terça-feira, 9 de março de 2010

Festa da Taça recomeça na quinta-feira!


Começa na quinta-feira a fase a eliminar da Taça de Portugal. Depois de conhecidos os clubes a participar nas devidas taças e os embates a realizar, temos as 8 equipas da Divisão de Honra e 4 da I Divisão.

Para a Taça Princinpal os embates começam a ser a doer. CDUL contra o Belenenses no Estádio Universitário e Direito frente a Agronomia em Monsanto. Nestes jogos, para além de toda a pressão do jogo em si, nomeadamente a decisão de quem vai marcar presença na final, estará em jogo a maneira como os jogadores reagiram sem a presença do habituais titulares, que estarão a prepara o embate com a Espanha.

Pedro Cabral, João Júnior, Tiago Girão, Frederico Oliveira e Gonçalo Foro do lado universitário e Diogo Mateus, David Mateus, Rafael Simões e Pedro Silva de Belém. Em Monsanto são muitas as ausências (10 jogadores) enquanto a Agronomia não deverá contar com os principais "pontapeadores" Duarte Cardoso Pinto e Joe Gardener, com o nº8 Juan Severino e Bernardo Costa Duarte. A este jogadores poderá juntar-se o centro Francisco Mira. Esta é uma oportunidade de ouro para muitos jogadores dos planteis deste 4 clubes. Jogadores sub-21 ou menos utilizados nos seniores poderão ganhar espaço no plantel se conseguirem protagonizar boas exibições durante as próximas semanas (meia-final e final).

Na 2ª Taça teremos 3 equipas do Norte e 1 de Lisboa. Pode-se dizer que das 4 equipas, aquela que perece mais lançada para conquista do título é a Académica. Com muitos jogadores internacionais, Francisco Serra, Ricardo Dias e Sérgio Franco (que regressou em boa forma de uma lesão), mais os estrangeiros, a Académica é por isto tudo a principal candidata. Mas antes de ambicionar uma Taça, o clube de Coimbra, terá que ultrapassar a sempre difícil e bastante reforçada Lousã. Lousã que conta com Geere David, Silvestre  Engelbrecht e ainda com um jogador revelação e com bastante potencial para a Divisão de Honra, o defesa, Ricardo Santos.

No outro desafio teremos um jogo que será levado ao limite. De um lado Benfica a querer "vingar-se" do afastamento da Taça no ano passado, do outro um CRAV a querer mostrar diante do seu público que o resultado do ano passado não foi um acaso e assim cativar ainda mais adeptos daquela cidade.

Jogadores a ter em atenção: Francisco Serra (Defesa AAC), Afonso Vareta (Centro CRAV), Ricardo Santos (Defesa RCL) e Gregory Mullamy (Abertura SLB)

Os "últimos da Honra" vs os "primeiros da Primeira". Será composta desta maneira a final desta Taça, independentemente dos resultados das meias-finais. 

No primeiro jogo estarão frente a frente duas equipas cujo duelo não será apenas na Taça, mas também no Campeonato. A armada argentina de Setúbal e o contingente sul-africano de Cascais, voltam a encontra-se depois de já se terem defronta uma vez este ano para o campeonato (empate a 16 pontos). Será curioso ver como se comportará a equipa da Guia sem o seu 2ª linha/nº8 Conrad Stickling. 

No outros desafio temos o duelo dos últimos. Muito se tem falado de CDUP e do Técnico pela piores razões. O fraco investimento e a falta de bons resultados (em 14 jogos para o Campeonato e Taça, o CDUP não ganhou nenhum e o Técnico apenas conta 2 vitórias) levaram estes clubes para os últimos postos da Divisão de Honra. A juntar a estes resultados temos ainda as recentes derrotas (embora sempre fora de casa) contra Lousã (CDUP) e CRAV (Técnico). 

Muitos terão estes clubes a agradecer por este modelo da Taça de Portugal, pois assim recebem uma oportunidade de  salvar a época.

Jogadores a ter em atenção: Louis Ackerman (Pilar GDS), Emiliano Floretin (3ªlinhaVS), Luis Bento (Pilar AEIST) e Vasco Marques (Talonador CDUP)

11 comentários:

Anónimo disse...

Será que do Cascais, sem o Conrad, também irão dizer que vai levar um cabaz do Vitória?

Anónimo disse...

Estas vozes da I Divisão que vêm aqui provocar para serem ouvidas... que chatice. Já tou como o outro bloguer nao fales da I divisão.

Anónimo disse...

Os jogos da Taça Principal no dia 11 de Março não são às 20:30?

Anónimo disse...

Por incrível que pareça, são!

1º À mesma hora um do outro, em Monsanto e no EU...

2º À mesma hora dos jogos europeus daquele desporto violento que dá pelo nome de foot-ball...

Bem pensado...a bem do rugby e da sua visibilidade.

Anónimo disse...

bem pensado e a bem do rugby sim senhor, para permitir que as pessoas que gostam realmente de rugby vão a Madrid ver a selecção.
quem fica em casa a ver jogos de bola em vez de ir ver as meias-finais da taça é porque fica em casa a ver a bola ao fim de semana também e interessa pouco ao rugby português.

Anónimo disse...

Interessa pouco? Essa arrogância é má conselheira.

E os dois jogos no mesmo dia e à mesma hora? também é bem pensado?

Anónimo disse...

É óbvio que é mal pensado. Quem gosta de rugby também gosta de futebol, é inevitável.
Teria sido preferível adiar as meias-finais para depois dos jogos da selecção.

Anónimo disse...

"Quem gosta de rugby também gosta de futebol, é inevitável."

Será?

Anónimo disse...

Cada um fala por si.

Há vários Lobos com cativos nos vários estádios dos 3 maiores clubes de futebol e não só.

Eu, pessoalmente, também gosto muito de basquete.

E ainda há outros que só gostam de bilhar de bolso...eheh, e a malta não critica...

Liberdade! para que serves?

Anónimo disse...

Eu explico porque é que afirmei que quem gosta de rugby também gosta, normalmente, de futebol. Nós nascemos com uma bola de futebol nos pés e sem bola de rugby nas mãos. Gostar de rugby, infelizmente, em Portugal, não á natural e nem muito normal. Se queremos adeptos nos estádios, e eu quero, temos de lhes dar condições. Uma delas é não fazer jogos à noite, que está frio, muito menos à hora de jantar, para não levarem com a família a chatear, e ainda para mais quando há jogos de futebol dos grandes e para a Europa. É uma questão de bom senso que, pelos vistos, quem decidiu não teve. É pena. Vamos ter 30 gajos em Monsanto e outros 30 no universitário. Se calhar não estarão nas bancadas...são os que estão no campo. Segunda falamos que na sexta vou para Madrid. Bora Lobos!

Anónimo disse...

à noite tá friozinho?
vai para casa comer uma sopinha e uma peça de fruta ...