segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Portugueses e estrangeiros

Terminou a primeira volta do Campeonato Nacional.

Após 7 jornadas assistimos àquilo que mais se esperava: Um grupo da frente composto pelos mais fortes clubes nacionais Belenenses, CDUL, Direito e Agronomia.

Contudo não deixa de ser curioso o facto de Académica e Benfica estarem com um nível diferente do Técnico e do CDUP (que é uma sombra daquilo que foi em tempos). Apesar de terem estruturas e investimentos diferentes, o clube de Coimbra e o Benfica estão a subir de forma, com um claro destaque para a Académica que, apesar dos estrangeiros, tem aparecido com uma fornalha de bons jogadores das escolas, entre os quais Francisco Serra, dando a entender que o investimento está a ser pensado e equilibrado.

Dos 4 clubes da frente do campeonato todos vão buscar jogadores estrangeiros, excepto o Direito, que conta com, pelo menos, 9 jogadores da selecção. Belenenses, CDUL, Agronomia e Direito (Eduardo Acosta) têm no seu plantel, pelo menos, 17 jogadores não nascidos em Portugal. Se há quem veja isto como uma desvantagem para a formação e, consequentemente, para o futuro do clube e de Portugal, a verdade é que estes jogadores também conseguem trazer um nível de rugby bastante superior ao praticado no nosso país.

Jogadores como Hafu, Facundo Borelli, Jacques Le Roux, Peter Leulusso, Joe Gardener, entre outros, são mais-valias não apenas para os seus clubes como também para o Campeonato. Com estes jogadores pode-se ambicionar a resultados maiores? Naturalmente, mas não é tudo devido a eles.

Entre os 4 grandes de Portugal podemos contar jogadores portugueses que são tanto ou mais importantes que os estrangeiros:

  • Belenenses: Diogo e David Mateus, João Uva, Pedro Silva, Sebastião da Cunha, Valter Jorge, etc…
  • Direito: Gonçalo e Vasco Uva, Miguel Portela, Adérito Esteves, João Correia, Pedro Leal etc…
  • CDUL: Pedro Cabral, Gonçalo Foro, Tiago Girão, João Júnior, Duarte Figueiredo, Frederico Oliveira, etc…
  • Agronomia: Duarte Cardoso Pinto, Bernardo Costa Duarte, Diogo Coelho, Lourenço Kadosh, Gustavo Duarte, etc…

Estes jogadores acabam por dar uma continuidade e, mais importante, coração à equipa. Jogadores formados no clube e que, com muito trabalho e dedicação conseguiram chegar à Selecção e jogar contra equipas/selecções de outros países, aumentando a sua experiência e competitividade, são os que realmente conseguem dar o equilíbrio necessário para a equipa e o clube terem resultados.

Zé Nunes

13 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo.

Os jogadores estrangeiros são uma mais valia mas não são os jogadores que fazem a diferença. Prova disso são os bifes do técnico e benfica que não conseguem por o clube a jogar bem. É preciso haver jogadores portugueses de qualidade.

o problema é que nem todos vão a selecção e sem isso os português não evolui.

Anónimo disse...

O Francisco Serra é escola da Lousã e não da Académica...

Anónimo disse...

mas,aprendeu tudo na academica...






o bigodes

Anónimo disse...

O seu a seu dono. O Francisco Serra e o João Paulo Lopes (o melhor dos avançados de Coimbra) foram da escola da Lousã onde jogaram dos 12 até aos 20 anos. Depois foram para Coimbra.

Anónimo disse...

Se o campeonato portugues já é fraquissimo, imaginem como seria se as equipas não tivessem estrangeiros. Ainda mais fraco seria!
O nivel de competição baixaria ainda mais e quem saia prejudicado seriam os próprios jogadores portugueses que jogam em Portugal.

Todos os campeonatos na Europa tem estrangeiros e até em maior quantidade que em Portugal.

A unica excepção, tal como referiram, é o campeonato georgiano. Mas quantos georgianos a jogar no seu país vão à selecção da Georgia? Nenhum. Os jogadores georgianos vão muito novos para França e começam em clubes das Federales e nos Espoirs e depois vão evoluindo em França.

Anónimo disse...

Oh Bigodes não sejas injusto.

Anónimo disse...

Interessante. O João Lopes e o Chico Serra trabalharam 3 anos com o Sérgio Franco a treinador na Lousã. Depois com 20 anos foram para Coimbra e continuaram estes 3 anos (2dois na 1ª divisão e um na Divisão de Honra)com o Sérgio. Mas segundo o Bigodes foi lá que aprenderam tudo.

Anónimo disse...

E assim se inicia mais uma importante e vital discussão no Rugby nacional: a origem do João Lopes e do Chico Serra.

Anónimo disse...

Os Académicos adoooooooooram vir arrotar postas de pescada, com e sem razão!
Depois têm a outra faceta, a de serem as vítimas. Ou porque o seu melhor marcador não aparece na lista à frente de quem devia, ou porque falta um ensaio sofrido na tabela, etc. Têm sempre qualquer coisa a dizer. Mandem-nos para o campeonato espanhol, pode ser que lá eles tenha paciência para eles.

Adepto, farto que os bigodes e seus conpinchas estejam sempre a encher os Blogs de estupidezes

Anónimo disse...

ver artigo fantastico de antonio aguilar no jornal a bola de hoje.
Para reflexão...

Anónimo disse...

ó sebastiao, ou salvador, ou manel maria, ou la quem voce é, vá à caca!! nao seja pateta porque a malta de coimbra é sempre esquecida em tudo!!

Anónimo disse...

coitadinha da malta de coimbra...

Anónimo disse...

Logo este ano que íam lutar pelo título (O seu Presidente dixit). Agora já só vão ao play-off do título. Amanhã vão passar a lutar com o Benfica pelo 5º. E lá para Março vão tentar não descer com o CDUP. Tadinhos.