quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jogo de testes!!

Errol não perde tempo e aproveita para avaliar jogadores.
Errol Brain e Frederico Sousa têm o primeiro e grande teste já neste sábado frente à poderosa selecção dos Estados Unidos.
Naquele que será o primeiro desafio do novo treinador dos Lobos, Errol decidiu criar uma equipa com alguns jogadores novos e várias mudanças, nomeadamente nos três-quartos.
Assim no primeiro teste da "Super Bock Cup" o XV inicial será:
  1. Christian Spachuck
  2. João Correia
  3. Anthony Alves
  4. Gonçalo Uva
  5. Juan Severino
  6. Vasco Uva
  7. Julien Bardy
  8. Tiago Girão
  9. José Pinto
  10. Joe Gardener
  11. António Aguilar
  12. Pedro Silva
  13. Frederico Oliveira
  14. José Lima
  15. Pedro Leal
suplentes: Lionel Campergue, Ivo Morais, Rui D'orey, Laurent Balangué, Pedro Cabral, Francisco Mira e Gonçalo Foro.

Há inúmeros destaques nesta equipa que entrará em campo já neste sábado. Desde já a inclusão de Anthony Alves na equipa titular em detrimento de Jorge Segurado e João Júnior. O pilar luso-francês, internacional sub-21, fará a sua estreia em jogos internacionais com a camisola dos Lobos, mas não é o único.
José Lima que esteve recentemente no Europeu de sub-19 vai ser igualmente titular e poderá calhar-lhe uma das missões mais difíceis: jogar frente a frente ao ponta do Biarritz, Takudzwa Ngwenya. A acontecer, está será uma das missões mais difíceis, mas certamente que poderá uma aposta ganha do treinador neozelandês. Pois caso se dê um encontro entre os dois: ou o americano leva a melhor (o que seria normal) ou o português o apanha. E caso se dê esta segunda opção o ponta de Agronomia poderá guardar o seu lugar na história.

Joe Gardener foi colocado a abertura. A visão deste jogador, juntamente com o forte passe e pontapé, podem ser as principais razões desta colocação. Mas com Joe a nº10 quem iria para 15?
É o regresso saudado daquele que foi considerado com o melhor defesa no "XV da década". Pedro Leal volta a ser aposta para jogar atrás da linha de três-quartos depois de muitos jogos dos Lobos onde apareceu a formação.

Frederico Olivaira jogou a centro nas camadas jovens do Cascais.
Se Joe é surpresa a nº10, que dizer de Pedro Silva e Frederico Oliveira como dupla de centros? A verdade é que se um já está acostumado à posição (na semana passado jogou frente ao Benfica a 12) de Frederico Oliveira não se pode dizer a mesma coisa. Se tem as capacidades de jogar nessa posição? Sim. Se tem a experiência? Não. Mas estes jogos servem para isto.

Não perca a oportunidade e dê a sua opinião sobre o primeiro XV de Errol Brain e Frederico Sousa, comentando e votando na sondagem colocada na barra lateral direita.

60 comentários:

Anónimo disse...

Takudzwa Ngwenya joga preferencialmente a 14, pelo que vai ter pela frente o Aguilar...

Anónimo disse...

E pela capacidade extraordinária de placagem do Aguilar não vai passar nenhuma vez. Nem arranca.

Anónimo disse...

ainda bem que é o Aguilar em vez do Zé Lima, não vá o desgraçado do puto jogar só 1 vez pela selecção na vida ...
e por falar em placar o Gardne a abertura é uma excelente aposta.

Anónimo disse...

A ver vamos como dizia o ceguinho...

Anónimo disse...

Esta convocatória é muito interessante! Gostaria mais de ver José Lima a centro e Frederico Oliveira a ponta mas nada como experimentar e ver se resulta!

FORÇA PORTUGAL FORÇA

Anónimo disse...

A meu ver penso que o pack avançado está bastante forte, boa 2ª linha, muito boa 3ª linha, na 1ª linha o Pipas está muito em baixo de forma mas vamos ver.
em relação à linha de 3/4 parece miserável e muito desequilibrada (não há um único placador a sério) mas nada melhor que ver primeiro e dar o braço a torcer depois, o que seria muito bom sinal.

Anónimo disse...

Boa jogada do Sr. Fredrico Sousa, tira a dupla de centros da agronomia apara o jogo do direito...Ao menos que ponham o Lima a centro que é o lugar dele.
O mira é uma eterna promessa, ou entra ou sai, mas este fim-de-semana deu jeito ficar...

Anónimo disse...

tanto o fred como o ze lima placam muito bem. Do pipoca nem se fala e o banana tambem placa bem. O antonio e o melhor a atacar e o joe e muito forte ao pe. Acho mesmo que vao haver muitas boas surpresas!

Anónimo disse...

zé pinto - defende bem
joe - não defende
aguilar - não defende
banana - não defende
oliveira - defende a ponta, ali a centro é diferente
zé lima - não defende
pipoca - placa quando consegue, mas é valente

Anónimo disse...

meu caro... Ha uma diferença muito grande entre defender bem e placar!!

Anónimo disse...

A colocação dos jogadores de 3/4é interessante e revela audácia,o que não acontecia com o Tomaz.
Nestes jogos testes isso é importante,testar os jogadores,vê-los a jogar em diversas posições e tirar conclusões.Muito bem pois ao Pico pela atitude e se errar pode-se emendar no próximo jogo.
Por esta forma de trabalhar já valeu a mudança porque anteriormente prevalecia o conservadorismo,o calculismo para ficar bem na fotografia e o medo de falhar.

Penso que o Joe a abertura não é uma boa escolha.Já o vi a jogar nesta posição diversas vezes e não resultou.Falta-lhe inteligência para ler o jogo e parece que bloqueia e alem de não gostar de jogar nessa posição.
Vamos ver se o modelo de jogo o benefecia,pode ser.

O Fred a 2º também é audaz,para mais tem estado muito apagado nesta época.Veremos se a ideia é boa.

Não sei se há alternativa ao Lima à ponta mas é certamente melhor que o Foro,de qualquer forma será uma estreia de fogo.

Volto a afirmar que apesar das minhas considerações muito elogio a coragem de fazer estas experiências em contraponto com o que suceda no passado.

Anónimo disse...

"meu caro... Ha uma diferença muito grande entre defender bem e placar!!"

Começam os teóricos ... mais 10 min e temos aqui Grão-Duque, Bryan Freitas, Portela e o novo membro Nuno Salvador.

Defender bem não é só placar, mas placar tem que se fazer sempre não?

Anónimo disse...

uma convocaçào quase perfeita imaginem o beco em terceira linha o rebelo em formaçào o ricardo em abertura i passar o gardener para defesa sem esquecer o reforço dos dois pilares t costa i alfredo fernandes esta equipa è o meu sonho força lobos

Anónimo disse...

http://www.portela13.com/index.php/rugby-nacional/59-vamos-apoiar

força Portugal

bryan disse...

Boa! Muita boa equipa!

Anónimo disse...

Em relaçao a Joe a 10 tenho um bocado medo porque o joe nao placa grande coisa. de resto acho q a equipa tem tudo para brilhar! Força Portugal! Força Ze Lima! Grande revelaçao!

Anónimo disse...

não és tu que tens um bocado de medo, o Joe é que tem.

Anónimo disse...

O Francisco Fernandes não veio porque o Tyrosse não o dispensou para este primeiro jogo, mas está convocado para os 2 jogos seguintes:

http://www.ustyrosse.com/index.php/component/content/article/27-newsq/265-selections-internationales-et-comite

Era interessante tambem testar outro pilar novo o Lionel Esteban que agora está no Albi da PROD2. Parece que apesar de ser o pilar mais leve das divisões profissionais em França é muito bom nas formações ordenadas.

Anónimo disse...

Alguem sabe onde esta o mister Mario Manaia ?
E um optimo treinador !

Anónimo disse...

Esta convocatória era boa para o jogo da Namíbia, não para o dos EUA.

Não devemos fugir a mais uma derrota pesada com este XV.

Não me incomoda as derrotas neste tipo de jogos se elas contribuirem para uma boa dose de aprendizagem.

Eu sou a favor da mudança, mas tudo tem limites, esta convocatória traz inexperiência demais e inadaptibilidade de alguns jogadores a determinadas posições.

Dou sempre o benefício da dúvida e era bom que estivesse errado mas duvido...

Anónimo disse...

um jogo contra os EUA não é para se fazer testes. é um jogo para ganhar e tem que jogar os melhores e mais nada. Esta equipa esta com os melhores, nada tem haver com coragens ou riscos e o SR. Errol Brain escolheu os que mais certezas lhe dão. O frederico Oliveira o ano passado foi aqui muito criticado por se estrear no XV, e foi somente o jogador que melhor se saiu, ao contrário da super estrela agronoma Joe Gardner, que só fez porcaria. Também estão lá jogadores que não tem qualidade de selecção mas dedvem-se respeitar as opções pois tem sempre uma razão de ser.

Anónimo disse...

pois é! dizer mal do portela que placa e defende? vale tudo. Este é jogo para ganhar oa americanos não tem nada de especial e eles sim ainda por cima são muito pouco placadores. Também acredito que não é a penar em testyar jogadores, que o Errol Brain escolheu esta equipa portuguesa.

Borá lá CDUL

Anónimo disse...

Os americanos não são nada de especial????
Mas tá tudo maluco????
Os americanos estão sempre presentes nos mundiais. Os seus jogadores são profissionais e jogam nos melhores campeonatos europeus e não só ( o capitão todd Clever por exemplo o ano passado jogava nos Lions no Super14). O Treinador deles é o ex-treinador da Irlanda Eddie O'Sullivan. A única vez que jogamos contra eles levamos um cabaz.
Se a selecão dos EUA, 15ª do Ranking IRB, não é nada de especial o que dizer da nossa????

Anónimo disse...

ao anonimo que diz que o mira e a eterna promessa:

entao o que dzer do miguel leal?! achas que era ele que devia estar convocado?

Anónimo disse...

Ou o Sr Errol Brain é um génio incompreendido, porque é incompreensível esta linha de 3/4s, ou anda a ser mal aconselhado pelo seu adjunto, ou já não percebo nada disto... Valha-nos o Pipoca que pode tirar alguma jogada maluca da cartola porque de resto há poucas probabilidades de vermos uma jogada à mão pelas linhas atrasadas. Ainda por cima com o Gardner a abertura, vai sere um jogo de chutos. Que chatice!

Helder Vasconcelos

Anónimo disse...

Esta linha de 3/4 é ridicula!!! Vai ser um "passador"!!! Quem é que placa??? Concordo com uma renovação, mas não tanto assim!! Tá bem que há que fazer experiências, mas cuidado!

Anónimo disse...

"não és tu que tens um bocado de medo, o Joe é que tem."
muito boa frase, digo-to de anónimo para anónimo!
Quanto ao resto, concordo que temos um pack forte e uns 3/4 com muito para provar.
Na verdade vamos todos ter muitas saudades do Diogo, para mim o melhor jogador português de sempre.
Pelo menos desde o início dos anos 90, os outros que me perdoem.
O Banana é bom jogador mas sem um louco ao lado a placar por dois deixa-me muitas dúvidas. Mas gosto do Fred a segundo.
O Joe a 10 é boa ideia para atacar, mas perdemos muito a defender. O Pipoca não consegue por a bola no campo deles da mesma maneira e até costuma inventar naquelas arrancadas que dão muito jeito nos sevens... mas que são capazes de dar merda em quinze.
De avançados vamos jogar de igual para igual.
Boa sorte a todos e que o treinador traga alguma coisa de novo que bem precisamos!

Anónimo disse...

http://www.portela13.com/index.php/rugby-nacional/63-portugal-vs-us-eagles-um-jogo-que-vale-a-pena-irmos-apoiar

está inetressante

Anónimo disse...

Amanhã começa mais uma etapa na Selecção Nacional, nova equipe técnica, novas ideias, novos jogadores. Que tal também nós apoiantes termos uma nova mentalidade?!?

Deixo desde já aqui um repto, apoiarmos sempre a nossa selecção nacional. Mostrarmos mais uma vez a outros desportos e principalmente ao Futebol que o Rugby é diferente, é um desporto único. Que se dentro de campo é jogador com agressividade mas com muita lealdade, fora de campo os adeptos vivem o desporto, sentem as emoções mas acima de tudo são desportistas e com fair play. Deixemos de acusar injustamente uma selecção que ainda não entrou em campo mas sim apoiemos incondicionalmente até que o árbitro apite para o final do jogo, porque o Rugby é isso mesmo entrega e sacríficio até nos deixarem ir nós vamos.

VIVA PORTUGAL VIVA O RUGBY.

Anónimo disse...

Subscrevo o comentário acima. Vamos apoiar a nossa selecção, FORÇA PORTUGAL

Anónimo disse...

Isso mesmo, Vamos lá LOBOS!

Anónimo disse...

com os chutos do Leal nem vamos sair da nossa 22... mas ok


Força Lobos!

Anónimo disse...

tomara termos 15 Pipocas...

Anónimo disse...

cala-te estupido das 12:48 por seres muito bom é que estás lá e se lá fores leva os cotovelos ligados....

Anónimo disse...

nào vamos sair dos 22 i deixa là que o vento seja pouco senào ele vai aterrar a alvalade ou a perpignan ahahah

Anónimo disse...

Tu é que vais aterrar em perpignan com esse teu português!!!

Anónimo disse...

9-Zepinto
10-Joe
11-Aguilar
12-Pedro Silva
13-Ze Lima (posiçao natural)
14-Fred Oliveira (posiçao natural)
15-Pipoca

Anónimo disse...

o Joe tem jogado sempre a arriere no Aubenas esta epoca:

http://www.itsrugby.fr/joueur-zoom-18904-federale1-2010-match.html

Carlos Costa disse...

Mesmo que não ganhem, espero que façam um bom jogo, penso que é o mais importante para ver se as coisas ganham outro rumo e se dão uma alegria aos adeptos da modalidade!

Ainda assim parece-me a mim que jogadores com pouca experiência internacional acrescido de jogarem em posições que não são as usuais poderá trazer problemas. Penso que são demasiados contras para um jogo destes. Uma derrota muito pesada a meu ver não será benéfica em nenhum sentido. Penso que pôr o José Lima a jogar frente ao Ngwenia, caso aconteça, é de uma violência brutal dado o fosso de experiência e qualidade entre os dois. Sem depreciar o José Lima claro, mas Ngwenia tem uma velocidade fantastica que se viu no mundial e nas competiçoes europeias. Apesar de basicamente ser um velocista e pouco mais é um grande jogador.

Acho ainda que referir-se à equipa dos EUA como "nada de especial" é ligeiramente idiota tendo em conta que a selecção portuguesa tem tido dificuldade em ultrapassar equipas claramente inferiores à dos EUA.

Espero que este jogo seja uma agradavel surpresa e não um pesadelo de 80 minutos, FORÇA LOBOS!

Anónimo disse...

Não subscrevo a maior parte destas preocupações e passo a explicar:

1 - O Joe a 10, exactamente conta os EUA (é só desse jogo que falamos), é a única posição onde pode render mais. Quer dizer tão só jogar sempre no campo do adversário, pôr não a linha de 3/4 mas o trio de trás sempre alerta, até abrirem espaço para se jogar à mão. Não me parece nada mau passar de muitas situações no nosso meio campo para touches dentro dos 22 do adversário. Parece-me ser esta a ideia dos treinadores e não a dou por má. Com uma única ressalva: pontapés aos postes TODOS para o Pipoca, por favor!!

O Joe não é o maior placador do mundo, mas se o jogo se abrir a ponto de ser preciso que um 10 plaque a toda a hora, haverá que mexer nessa posição e talvez noutras... porque alguém não está a fazer o trabalho que deve e não é só o 10!!

Fred a 13 é uma excelente jogada. Se há alguém capaz de ser criativo e irreverente como clama o Portela, rápido o suficiente para desequilibrar, antes que a bola chegue aos pontas é ele. Além disso é o melhor apoio no ataque para e com o Aguilar e o Zé Lima, que deve andar a apanhar bonés se jogar ao lado de um fechadura...

Que espero para amanhã: uma equipa capaz de desorganizar o jogo metodicamente enervante dos americanos, pôr o jogo sistematicamente atrás das suas costas e obriga-los a recolocarem-se permanentemente.
Uma 3ª linha feroz, que não dê descanso a ninguém e que basicamente f**da todo e qualquer breakdown que os gajos queiram rápido!

E depois que se divirtam a jogar, revestidos com a responsabilidade da camisola que é de todos nós. Que seja um jogo bonito de ver, f***do na luta mas tecnicamente bom.

O resultado do jogo é o que amanhã menos interessa. Interessa o resultado da prestação e a forma de cada jogador português. Se estiver tudo em alta, melhor!

Bora lá Lobos, Força Portugal!!

Anónimo disse...

Concordo com o anonnimo anterior, mas o facto de se considerar os eua uma equipa nada de especial, não tem a partida que revelar idiotice.é um ponto de vista diferente... Gostava de ver Portugal ganhar finalmente um jogo destes, Perdeu sempre por pouco com adversários deste nivel como o Canada, Namibia, Jaguares entre outros. Faltou uma ponta final. Que amanhã seja Portugal a vencer!o Lima vai dar conta da tal vedeta, vão ver!

Anónimo disse...

Só acho que uma equipa que dá tanta luta ao munster e aos saracens devia ser levada mais a serio. Mas também é verdade que contra o uruguai nao foram nada de especial... a ver vamos.

Anónimo disse...

Força Ze Lima, Joe a 10 e Fred Oliveira! A linha 2\4 vai resultar! Vamos acreditar nos nossos LOBOS! E nas apostas do nosso novo treinador!
Força Portugal!

Anónimo disse...

*3\4!

Anónimo disse...

Força Portugal vamos passar boas energias...vamos vencer se isso não acontecer vamos fazer um bom jogo....por PORTUGAL...Vai Selecçao acreditamos que são os melhores

Anónimo disse...

o jogo vai ser transmitido??

Anónimo disse...

e uma nota no blog para o Rugby Clube de Montemor que venceu categoricamente o CDUP, no fim de semana passado, não ?

Boa sorte Lobos, mais do que ganhar, honrem as cores portuguesas.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior! Para quem dizia que o Montemor iria ser o lanterna vermelha da primeirona, não está nada mal diria eu. Atenção ao reforço sul-africano do RCMontemor, que certamente irá dar que falar e quanto a mim tem qualidade para estar no 15 inicial de qualquer uma das equipas da divisão de honra.

Anónimo disse...

alguém sabe de algum link para se ver o jogo?

Anónimo disse...

http://estadiofutebol.com/canal.php?c=sporttv2

Anónimo disse...

http://www.portela13.com/index.php/rugby-nacional/66-muito-razoavel

Miguel de Castro disse...

O resultado bom é demonstrador de quão mesquinhos os Portugueses são... Senão esta caixa de mensagens estava inundada.... Assim como perdemos por uma diferença pequenissima ninguém comenta o quão bem estivemos...


FORÇA LOBOS...

FORÇA ERROL BRAIN E FREDERICO....


RUMO AO rwc 2015

Miguel de Castro

Anónimo disse...

Muito bom resultado!

E mais uma vez, na minha opiniao, a demonstraçao de como o Vasco Uva e o melhor jogador portugues actualmente

Anónimo disse...

1.Francisco Fernandes (Tyrosse)
2.Lionel Campergue (Pau)
3.Cristian Spachuk (Colomiers)
4.Gonçalo Uva (Montpellier)
5.Juan Severino (Agronomia)
6.Vasco Uva (GD Direito)
7.Julien Bardy (ASM Clermont)
8.Aurelien Beco (Limoges)
9.Emmanuel Rebelo (Dijon)
10.Pedro Cabral (CDUL)
11.Pedro Leal (GD Direito)
12.Cardoso Pinto (Agronomia)
13.Adrien Timoteo (Lourdes)
14.Frederico Oliveira (CDUL)
15.Joe Gardener (Aubenas)

16.Juan Murre (El Salvador)
17.João Correia (GD Direito)
18.Thomas da Costa (Lourdes)
19.Laurent Balangué (Colomiers)
20.José Pinto (GD Direito)
21.Yannick Ricardo (Castanet)
22.António Aguilar (GD Direito)

Anónimo disse...

Julien Bardy foi o melhor jogador. E de longe....

Anónimo disse...

Defendemos quase sempre bem e não atacámos nada de especial. Deixem.se das paneleirices das equipas.

Anónimo disse...

Bom jogo. Agora é continuar na mesma linha, e acima de tudo seleccionar por valor e não por compadrio.

Pena que não se ataque a linda de vantagem. Os passes são feitos parados e sem oposição. Um dos ensaios americanos começa por aí.

Anónimo disse...

Mais uma vez ficou demonstrado que os nossos melhores 1ªs linhas estão todos em França com a excepçao do capitão Joao Correia:

Pilares
-Lionel Esteban (Albi/PROD2)-28 anos
-Cristian Spachuk (Colomiers/PROD2)-29 anos
-Francisco Fernandes (Tyrosse/Fed1) -25 anos
-Thomas da Costa (Lourdes/Fed1) -26 anos
-Ivo Morais (Chateaurenard/Fed1) -26 anos
-Anthony Alves (Montauban/Fed1) -21 anos

Talonadores
-João Correia (GD Direito) 31 anos
-Lionel Campergue (Pau/PROD2) 22 anos

Não vale a pena inventar e sair destas opções.

Anónimo disse...

gostei de ver, bom jogo ´Parabens selecçã de portugal boas alteraçoes

Anónimo disse...

O jogo foi bom (claro que era melhor vencer) mas a equipa esteve concentrada. Não cometeu muitos erros e esteve forte fisicamente, aliás na parte final até achei que estavamos mais forte que os americanos...........

Estamos no bom caminho.....

Vencer o próximo FIRA-AER e apuramento para o RWC 2015.