segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lobos de Novembro..


Terminaram os três jogos teste dos Lobos. Frente a Canadá, Namíbia e EUA, três conjuntos que preparam o Campeonato do Mundo, os Lobos mostraram uma grande evolução, querer e qualidade que nos permite sonhar com voos mais altos.

O último jogo diante do Canadá foi dos três, o menos conseguido. Com um cansaço físico e psicológico que era evidente, o treinador nacional preparou o jogo com cuidado e com algumas ausências, principalmente a de Juan Severino, um jogador que vinha a ser um dos melhores do pack avançado. Apesar destas contrariedades o conjunto português conseguiu ainda assim assustar os Canadianos com dois ensaios muito rápidos nas pontas. António Aguilar e Gonçalo Foro, com um ensaio cada, mostraram estar à frente na luta por um lugar nessas posições.

Joe Gardener, José Pinto, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro e António Aguilar são os candidatos a melhor jogador do Portugal-Canadá. Não perca a oportunidade e vote já naquele que para si teve o melhor desempenho!!

Jogaram por Portugal:
  1. Francisco Fernandes (João Júnior)
  2. João Correia
  3. Christian Spachuck (Bernardo Costa Duarte)
  4. Rui D'orey (Eduardo Acosta)
  5. Gonçalo Uva
  6. Vasco Uva
  7. Julien Bardy
  8. Tiago Girão (Laurent Balangué)
  9. José Pinto
  10. Joe Gardener (10)
  11. António Aguilar (5)
  12. Pedro Silva (Francisco Mira)
  13. Frederico Oliveira
  14. Gonçalo Foro (5)
  15. Pedro Leal
Não foi a melhor exibição, mas ficou na retina dos portugueses um bom futuro com estes jogadores. Existem muitos jogadores para as diferentes posições e com a rotatividade efectuada pelos treinadores são poucos aqueles que aparecem como prováveis titulares.
Primeira linha em acção diante dos EUA. (foto: António Lamas)
Na 1ª linha Christian Spachuck teve um regresso em grande aos Lobos e parece ter o seu lugar assegurado a nº3. O mesmo não se passa com a camisola nº1. Francisco Fernandes, que já tinha deixado boas impressões no Torneio Europeu das Nações em 2010 conta agora com a concorrência de Anthony Alves que com apenas 21 anos é uma promessa assegurada para os Lobos. Com iguais possibilidades de alinhar no XV mas que, por razões diversas, não jogaram tanto neste mês estão Jorge Segurado e João Júnior (que entrou muito bem diante do Canadá). E não se deve esquecer aquele que poderá ser o maior pilar português, Ivo Morais, que diante dos EUA foi um dos responsáveis pelo banho de mellee que os lobos deram no último ensaio. Se na 2ª linha há dúvidas, na 2ª e na 3ª a questão é menos complicada. A provável 2ª linha titular será Gonçalo Uva e Juan Severino. Estes dois estiveram muitos bem em todos os jogos e neles deve residir a primeira escolha. Atrás deles, Eduardo Acosta e Rui D'orey parecem ser os mais lançados. 
Bardy foi o melhor em campo por 2 vezes. (foto: António Lamas)
A 3ª linha esteve em destaque em todos os jogos e a dupla de treinadores deve manter esses jogadores. Vasco Uva, Julien Bardy e Tiago Girão foram gigantes em todos os encontros e devem vestir as camisolas 6, 7 e 8 dos lobos. Mas na calha está mais uma revelação: Laurent Balangué. Este luso-francês entrou em todos os jogos e mostrou sempre bastante disponibilidade e garra nos jogos. É um jogador que pode desempenhar qualquer papel na 3ª linha sendo que aquele que está mais habituado é ao papel de asa.
José Pinto esteve sempre em destaque no comando das tropas. (foto: António Lamas)
Nos três-quartos José Pinto (sub-capitão) é titularíssimo. O nº9 do Direito esteve em grande plano em todos os jogos e foi dos melhores (senão o melhor) no último jogo. A Abertura uma aposta mais que ganha. Joe Gardener dá outra lateralidade ao jogo. Seja com o jogo à mão ou ao pé, "big show Joe", consegue colocar a bola rapidamente onde quer e lançar o jogo apartir daí. Ao seu lado Joe deverá ter Pedro Silva e Frederico Oliveira. Se o primeiro, não realizou exibições de bom nível  a verdade é que não comprometeu e e foi uma boa ajuda para Joe, assim como para Fred. Contudo é bom que Pedro não se esqueça que logo atrás dele tem um Francisco Mira motivadissimo por agarrar um lugar agora que Diogo Mateus deixou o XV.
Fraderico Oliveira, a revelação, e Francisco Mira. (foto: António Lamas)
Mas se o lugar de 1º centro pode estar tremido, o de 2º está mais seguro. É unânime a opinião de que Frederico Oliveira foi uma aposta ganha nessa posição. Começou mal, mas acabou muito bem tendo, inclusivamente, sido dos melhores em campo contra o Canadá. Resta uma dúvida, irá Pedro Mello e Castro colocar Fred a 2º centro no CDUL ou o mesmo continua a ponta?
António Aguilar é o melhor marcador de sempre da selecção com 16 ensaios. (foto: António Lamas)
No três de trás a aposta deverá ser António Aguilar, Gonçalo Foro e Pedro Leal. Estes três jogadores estiveram bem contra o Canadá e se os jogadores do Direito foram sempre titulares, o do CDUL respondeu sempre muito bem quando foi chamado. José Lima, Bernardo Silveira, Duarte Moreira, Diogo Coelho e Sérgio Franco devem ser os jogadores que poderão ter uma oportunidade caso algum dos actuais jogadores se mostre indisponível...

Foram bons jogos onde se viu um bom apoio dos portugueses. Errol Brain e Frederico Sousa já ganharam a confiança dos portugueses e mostraram desde logo trabalho.

38 comentários:

Anónimo disse...

O que aconteceu assim de tão especial nestes 3 jogos?????
1 V e 2 D. Vitória essa contra a Namíbia que ainda este fim e semana levou 30--22 da Espanha.
Não percebo ...

Anónimo disse...

Há sempre malta do contra. Não há outra solução. Entao perder por menos do era esperado, contra selecções que vao ao mundial e ganhar a uma delas é mau? Se queres falar da Espanha fala do resultado deles com o canadá oh palerma

Anónimo disse...

Palerma és tu que te deixar enganar por estas pseudo-resultados por equipas que vêm fazer experiências a 1 ano de Mundial ...
E ficas a saber que Geórgia, Russia e Roménia neste momento são mais fortes do que qualquer das 3 equipas que jogámos.
E se quiseres fica a saber que enquanto a Espanha ganhava 30-22 ao Canadá em XV, a Espanha empatava 12-12 com as Fiji em Sevens ... e não precisou de misturar XV´s e VII`s como nós continuamos a fazer.

Anónimo disse...

E não há votação para o homem do jogo no Portugal - Canadá?

Anónimo disse...

A espanha perdeu com o canadá 60-22

Anónimo disse...

A Espanha ganhou ao canada? LOL a Espanha levou 40 pontos de diferença do do Canada!

A russia, georgia e roménia são mais fortes que EUA e canada? LOL
Para já a georgia é muito mais forte que a russia e a roménia ( que se encontra ano apos ano mais fraca e vai voltar ao modelo de exportar jogadores para frança pois o actual de manter os melhores jogadores na romenia não esta a dar resultados esperados)

A Georgia é claramente a equipa mais forte do 6 naçoes B e por vezes dá-se ao luxo de nem chamar todos os melhores dos campeonato frances (tem 40 e tal jogadores entre TOP14,PROD2 e federale1). A Georgia,EUA e Canadá estão as 3 mais ao menos ao mesmo nivel . A Roménia e Russia estão abaixo desse nivel!

Ainda agora a russia comeu 70 e tal pontos do japão.

Anónimo disse...

Para Portugal continuar a evoluir era fundamental ter cada vez mais jogadores a jogar em França ( e digo França pois é muito mais facil jogadores estrangeiros arranjarem lugar nos clubes franceses do que em clubes de inglaterra ou da mangners league). Era importante exportar os melhores.
Por mais que os jogadores treinem durante a semana, depois ao fim de semana jogam na divisão de honra e o campeonato tem o nivel que se sabe. E como não há dinheiro, prevê-se que o nivel da divisão de honra se mantenha assim por muitos mais anos - muito fraco. Bem podem andar às voltas com os modelos (6+6, fases finais assim ou assado,com finais ou jogados em poule..), tanto faz... isso pouco vai alterar o nivel do nosso campeonato.

Jogadores como o Frederico Oliveira ou o José Lima vão acabar por estagnar se continuaram por muito tempo em Portugal. É inevitável.

Anónimo disse...

Melhor que o segurado e o junior é thomas da costa ou o Lionel Esteban

Anónimo disse...

Parece que já ha projectos em França de emigrantes para integrarem em clubes franceses jogadores de portugal! era bom que fosse para a frente!

Anónimo disse...

O blogueiro e para quando um post sobre as polémicas caseiras. Proponho dois temas para iniciar:
1. O Severin que jogou 4 jogos quando estava castigado.
2. Que os jornais andam com falta de noticias sobre rugby que até inventam cenas e fotos de coisas que, garantidamente, não se passaram na Sobreda há uma semana atrás. Afinal só um jogador do Benfica foi expulso, e muito embora o jogo tenha terminado aos 60 minutos nem sequer há inquérito.

Nota para reflexão - Qual a o ponto de encontro estes dois casos, a coincidência de um clube que começa por A.... e termina em ...mia

Anónimo disse...

Gostam é disto...parecem velhas cuscuvilheiras...intrigas...guerrinhas parvas....insinuações..isso é que é gostam. Falar de Rugby é chato.

Anónimo disse...

Esse assunto deixem estar que os advogados já estão a tratar disso.

Anónimo disse...

sejamos sérios . ivo morais é um gordo q nao fez nada em campo . o thomas da costa o ano passado so fazia faltas q davam em ensaios de penalidade contra Portugal . quer o Junior quer o segurado sao mt melhores q esses dois e q o frasncisco fernandes . o anthony alves jogou mt bem e deve continuar a ser aposta

Anónimo disse...

este comentario.... o Thomas da Costa fazia faltas que davam ensaios de penalidade? o Homem jogou 2 ou 3 jogos, quais foram os ensaios de penalidade ? O Ivo Morais é um gordo que não fez nada em campo? so podes estar a brincar. o ivo morais jogou apenas 30 minutos e no jogo contra os EUA esteve muitissmo bem nas meeles e foi isso que deu o ensaio a Portugal. O Francisco Fernandes este ultimo jogo jogou quase todo o jogo lesionado no ombro, tirando isso fez um grande 6 naçoes b e jogou bastante bem contra a namibia. o Anthony Alves ainda é um miudo que pouco joga na federale1. Tem futuro mas ainda não é melhor que o Thomas da Costa, nem o Ivo Morais nem o Francisco Fernandes.

O Joao Junior era suplente numa equipa da 4ª divisão inglesa...

Anónimo disse...

Só para os pseudo atentos de que desvalorizam os resultados , a Namíbia que jogou com a Espanha não tinha só os 8 melhores jogadores , porque voltaram para os clubes profissionais , pouca coisa , como pouca coisa foi eles terem vencido a Nations Cup do ano passado , também não foi nada , só para quem não foi à Geórgia jogar é que não o tão dificil que é , os resultados dos USA e Canadá não foram assim tão maus, Mas esses iluminados talvez devem marcar umas palestras para todo aprenderem com eles , ou dizer qual é a sua equipa para podermos observar. São todos como General Bessa , quando lá andou foi o que foi , mas agora dá liçôes a toda a gente , talvez possa explicar como se ganha um jogo contra 14 jogadores durante 60 minutos , essa gostava de saber.

Anónimo disse...

-Portugal 5 Vs EUA 61 - Ano:1998
-Portugal 17 Vs EUA 22 - Ano:2010

-Namibia 88 Vs Portugal 9 - Ano:1990
-Portugal 12 Vs Namibia 34 - Ano:1991
-Portugal 19 Vs Namibia 36 - Ano:1998
-Portugal 9 Vs Namibia 12 - Ano:2009
-Portugal 24 Vs Namibia 12 -Ano:2010

-Canadá 42 Vs Portugal 12 -
Ano:2007
-Portugal 13 Vs Canadá 21 - Ano:2008
-Portugal 20 Vs Canadá 23 - Ano:2010

Anónimo disse...

Na continuidade de respostas ao primeiro post, Portugal subiu no ranking já para não falar da evolução que tem feito ao longo destes últimos anos! Força Portugal vamos continuar!

Anónimo disse...

eu so portugues de gema e admito que nao gosto da maioridade dos emigrantes....mas os que estao ligados ao rugby e pelo que se ve sao pessoas interessadas pelo rugby portugues e presentes nele ate, acho que nos nao as deveriamos afastar com comentarios de merda e que so mostra no fundo a nossa ruralidade. nao me interessa quantos luso franceses venham desde que mostrem a vontade e o querer do julien bardy e de outros penso que qualquer portugues so tem que sentir orgulho. e sem falarmos so a nivel do rugby penso que temos mtos portugueses a vencer no estrangeiro dos quais nos podemos orgulhar, como e o caso do great duke que tenho defendido ate em algumas ocasioes....apoiemos quem gosta do nosso rugby, apoiemos quem gosta d rugby portugues e faz alguma coisa por ele...

Anónimo disse...

Aqui fica um pedido ao blogger:

UMA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO ACTUALIZADA para podermos todos os que vêm a este blog saber como está o campeonato, já que a FPR não é capaz.

Obrigado

Miguel disse...

Para aqueles que andam com a cabeca entrerrada na terra aqui vai.

Elsewhere in the 'second division' of internationals this week, there was controversy galore in Tblisi as Georgia scored an 89th-minute try to overcome the USA 19-17.

In fact it seems Georgia have had the rub of the green two weeks running, with their narrow win over Canada the week before also tinged with mites of controversy.

Legit or not, one thing's for sure, the other members of Georgia's pool will not be looking forward to facing these lelos one bit come next September. And it seems that should you be unlucky enough to have to got to Tblisi, you will not be able to buy a win

As for the controversy, we'll let you decide...

- v Canada
http://www.youtube.com/watch?v=fYAwhzxg47k&feature=related

- injury time win v USA
http://www.youtube.com/watch?v=5FpwvtI_Vg8

Anónimo disse...

O mira deveria e merecia já ter ser titular a 12 nos ultimos 2 jogos.

Anónimo disse...

Este homem ainda tinha muito a ensinar e transmitir ao rugby português.
Está no portela13:
http://www.portela13.com/index.php/rugby-nacional/99-silencio-que-fala-o-mago

Anónimo disse...

Resultados e classificações atualizados de todos os campeonatos portugueses no mão de mestre

Anónimo disse...

O Mão de Mestre está errado.
O Técnico tem 14 pontos. Fez 5 pts este último fim de semana contra ao CRAV.

Anónimo disse...

Existem 2 atletas cheios de potencial, k jogam no NSS Rugby, sao eles Marco Dias e Carlos Santos

Anónimo disse...

o thomas da costa fez um ensaio penalidade contra romenia , outro com georgia . logo sao 2 . o ivo morais mal se mexe e se souberes alguma , mas alguma coisa de meeles terias visto q fica todo torcido mal entra na meele. o junior apesar de ter sido suplente e o segurado titular sao mt mt mt melhores q o francisco fernandes e q o thomas da costa q jogam pouco . nao te esqueças q apesar de tarem em frança , estao em equipas de federal 1 e 2 ( 3ª e 4ª divisao respectivamente ) e q la tb jogam pouco . e so mais uma coisa essas equipas de federal 1 e 2 , nao sao melhores q as equipas dos 4 classificadso em Portugal. nao venhas com o ideologoia q sao melhores só pq vem de fora , pq nao sao

Anónimo disse...

Thomas da Costa, Fransciso Fernandes e Ivo Morais são todos da federale1 e não há nenhum pilar da federale2 e são todos titulares nas suas equipas. Não fazes a minima ideia do que estas a falar. Quem é suplente na federale1 é o Anthony Alves. Quanto ao Junior ser melhor que o Francisco Fernandes tambem é para rir, visto que o junior é sempre suplente do Francisco Fernandes seja com o Tomaz Morais seja com o Errol Brain. Quanto a dizeres que as equipas da federale1 não são melhores que as 4 melhores equipa.
LOL Só na equipa do Thomas da Costa onde ele é titular jogam internacionais romenos como o Sorin Socol ou o Iulian Dumitras, isto ja para nao falar na quantidade de internacionais georgianos, de tonga, fiji etc que jogam na federale1. Na federale1 há equipas que teeem orçamentos acima de 1 milhao de euros. outras com orçamentos de 2 milhoes, outras com orçamentos de 500 mil, 1,5 milhoes, 700 mil. Onde é que pensas que estas equipas gastam o dinheiro? É para atirar ao rio?

e é tambem engraçado que o Thomas da Costa tenha feito um ensaio de penalidade contra a Georgia.... Ele nunca jogou contra a Georgia!

E Ivo Morais teve apenas em 3 ou 4 melees por Portugal, curiosamente nas quais Portugal deu cabo dos EUA como nunca se tinha visto...Pouco mais tempo jogou. Mas tu ja viste que não presta. ahahaha.

Tu nem sabes bem em que clubes jogam estes jogadores (federale 2 LOLOLOL), nem se jogam muito ou pouco...

Já agora pergunta ao Gardener porque é que com tão boas equipas na divisão de Honra ele se mudou para uma equipa que está em 9º lugar na sua poule da federale1? Deve ser maluquinho...

Anónimo disse...

O ódio que muita gente tem aos emigrantes em França chega a dar graça...na altura que o Bardy que veio para primeira vez jogar a Portugal há 2 anos disseram logo que era um jogador banal que so fazia avants, que o Salvador Palha era 100 vezes melhor que ele e que em Portugal havia dezenas de terceiras linhas melhores que ele...

Anónimo disse...

Onde estão os tipos que diziam isso. Escondidos certamente. sabem tanto de rugby como eu sei de lagares de azeite.

Great_duke disse...

Existem bons e maus jogadores em todo o lado (sejam eles emigrantes ou não). Não generalizem...

O importante é que Portugal tenha a jogar os melhores portugueses em cada momento, venham eles de Portugal, França ou República Centro-Africana...

Anónimo disse...

este portela so fazer spam e pub .. zomfg

Anónimo disse...

sei do q estou a falar . basta ir ao sito do rugbyrama e ver os tempo de jogo q cada jogador tem . nao te esqueças q o gardner assinou por um clube q faliu e depois teve q arrranjar outro clube á pressa . e o thomas da costa jogou o ano passado contra a georgia . foi titular ate . great duke tou de pleno acordo ctg . mas tb acho q um jogador deva ser internacional so pq joga fora de Portugal. quem vier de fora tem sempre q fazer a diferença em campo e mts mts vezes nao é o caso .

Anónimo disse...

Para de dizer disparates! Informa-te! Quem jogou contra a Georgia a pilar direito foi o Murré! a primeira linha desse jogo foi fernandes-j.correia-murre! E o rugbyrama não tem o tempo de jogo dos jogadores da federale1! No itsrugby.fr é que aparece todas as estatisticas da federale e se quiseres ponho aqui e mostro-te que o fernandes, thomas da costa e ivo morais são titulares na federale1.

Anónimo disse...

http://www.espnscrum.com/worldcup/rugby/match/99949.html

Portugal Georgia do ano passado! onde é que está o thomas da Costa??????????????

fichas do Ivo Morais, Thomas da Costa e Francisco Fernandes:

http://www.itsrugby.co.uk/player_7886.html

http://www.itsrugby.co.uk/player_9682.html

http://www.itsrugby.co.uk/player_5285.html

Quem tem jogado muito pouco é o Anthony Alves:

http://www.itsrugby.co.uk/player_20761.html

Anónimo disse...

Já agora diz la em que parte do site do rugbyrama se ve o tempo de jogo de jogadores da federale1??

Anónimo disse...

porque ir no rugbyrama, o site do lusofrancês, brian freitas, da esta informaçaos...

Anónimo disse...

tens q ir a partte dedicada aos clubes e tao la as fichas de jogo

Anónimo disse...

Homologação resultado jogo SL BENFICA - AEIS AGRONOMIA
O jogo SL Benfica-AEIS Agronomia foi suspenso pelo árbitro aos 55 minutos de jogo.

 

O árbitro agiu de acordo com a Lei 5-7d tendo em conta que não estavam reunidas as condições que garantissem a segurança dos jogadores.

 

A Direcção da FPR decidiu homologar o jogo com o resultado existente na altura em que este foi dado por terminado.

 

A Direcção da FPR lamenta o sucedido e chama a atenção dos capitães de equipa, treinadores e dirigentes que a sua acção e, fundamental para que os jogos se realizem em condições de normalidade."

Lol ... Lol ... Lol ... O Queimado queimou-se.