sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Com distinção mas sem glória.

Adérito Esteves frente às Fiji no jogo inaugural do torneio.
A participação portuguesa no primeiro dia de rugby do Dubai foi uma das que mereceu maior destaque da imprensa mundial. Para a história ficou a vitória sobre a Inglaterra, uma das candidatas ao título do circuito.

O torneio começou logos com o jogo entre as ilhas Fiji e Portugal. Com uma vitória para a equipa do pacífico, aos Lobos restava olhar para a frente a ganhar às selecções europeias: Inglaterra e França. E não é que foi mesmo?
Com uma grande exibição daquele que é o melhor marcador do primeiro dia de sevens no Dubai, o ponta do CDUL, Frederico Oliveira, os Lobos conseguiram superiorizar-se ao conjunto inglês e alcançar aquela que foi a primeira vitória de sempre frente a Inglaterra. Com esta vitória Portugal pode-se orgulhar de já ter ganho a todas as selecções do Reino Unido.
Frederico Oliveira, com cinco ensaios em 3 jogos, é o melhor marcador do torneio.
Moralizados com a vitória e uma possibilidade de marcar presença entre as 8 melhores selecções do torneio na Taça principal (Taça CUP), os Lobos foram para cima dos Franceses no último jogo do dia. Com um Frederico Oliveira, mais uma vez, endiabrado tanto na defesa como na ataque (pode ser o próximo lobo a partir para terras gaulesas), a vitória acabou por sorris para os portugueses.

Classificação final do Grupo D.
Apesar desta vitória a Taça CUP não estava garantida. Faltava-se jogar o Inglaterra - Fiji para saber quais a equipas a ficar em 1º e 2º lugar. Um empate ou uma derrota da Inglaterra era o suficiente, pois no confronto directo levava-se vantagem, fruto da vitória portuguesa, mas a sorte não estava do lado português. A Inglaterra com um jogo muito táctico e forte levou a melhor sobre as ilhas do pacífico e conseguiu assim os 3 pontos acabando a fase de grupos empatada com Portugal e Fiji.

Com este resultado e os muitos pontos sofridos diante das ilhas Fiji os lobos ficaram com a pior diferença de pontos (-10) e assim perderam para as ilhas Fiji  (49) e Inglaterra (15) a possibilidade de figurar entre as 8 melhores do Torneio.
A merecida festa depois da vitória frente à Inglaterra.
Apesar de tudo, conquistaram-se 7 pontos, o que para muitas selecções é o suficiente para passar à Taça Cup. Para Portugal não foi, mas mais uma vez provou-se que se está no bom caminho e os Lobos mereciam estar na Taça CUP. Mas agora há que olhar em frente e trazer a Taça Bowl para Lisboa. Para tal teremos que vencer a Rússia na partida referente aos 1/4 de final.

14 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que cala o Mestre. aquele homem é chato e só gosta de maldizer. agora vem criticar a fpr por dar uma ma informaçao quando na entrevista do pipoca tambem aconteceu o mesmo, será que se está a fazer a um lugar na fpr?

Anónimo disse...

parabéns Portugal!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quer ridiculo o ultimo comentário. Mas pronto destes ja nao nos livramos...
(alguem a fingir-se que é de fora de Portugal)

Grande Fred e Pipoca (nervos de aço).

Parabéns ao Mirra pelo passe magistral, que mereceu elogios de todos os comentadores, no 1º ensaio do fred.

Anónimo disse...

Acho que há ali jogadores que estão em excelente forma. Esta selecção de Sevens está muito forte e consistente.

Para mim o melhor VII possível é:

1- Sebastião Cunha
2- Frederico Oliveira
3- Adérito Esteves
4- Pedro Leal
5- Diogo Miranda/João Mirra
6- David Mateus
7- Gonçalo Foro

Anónimo disse...

Sebastião Cunha é abaixo da critíca. Tão tão fraquinho. Não defende e a atacar tem medo de avançar quando tem gajos à volta dele.

Mirra coitadinho.

1 - Oliveira
2 - Luis Sousa
3 - Adérito
4 - Pipoca
5 - Miranda
6 - David Mateus
7 - Foro

Anónimo disse...

Atenção que o cunha lesionou-se e pode parar algum tempo!

Anónimo disse...

Gajos que estão em excelente forma? Quais gajos????
Tirando Fred e Pipoca quem está em forma?

Adérito completamente em baixo de forma, David Mateus já esteve muito melhor e pode dar muito mais, Foro o mesmo, ... Quem está em excelente forma?

E não vamos falar de Valente, Mirra, etc...

Anónimo disse...

Gostei do comentário do adepto de agronomia a cascas no cunha e no mirra... É que esses dois jogadores são apenas dois dos mais experientes daquele grupo.

Anónimo disse...

experiente ou nao o cunha é medonho. senao revejam os jogos e vejam que sempre que ele entra no jogo seja a defender, a passar, a correr com a bola sai td mal...

Anónimo disse...

É exactamente isso, esperto. Deves ser um boss a jogar. O cunha esta a jogar mal, mas isso não faz dele medonho. Tá em má forma? sim, mas isso não faz dele um mau jogador. Não é por acaso que é um jogador com muitos torneios e muitos jogos nas pernas. É o jogador com mais potencial em Portugal, não tenho duvidas, mas não explora isso. Mas a verdade é que ele é fundamental nos sevens. Diz a historia dele e da selecção de sevens nos ultimos anos onde foi sempre titular desde 2005. Não é obra do acaso de certeza!!

Anónimo disse...

aos patetas que falaram mal do cunha vejam so os resultados sem ele no segundo dia!
e o unico jogador que traz consistencia a equipa! fundamental a sua experiencia dentro de campo a dar confinca aos outros!

agradecia aos burros q dizem mal dele que revejam os jogos do primeiro dia e que vejam de onde eq as bolas vem para as podermos jogar

Burros

Anónimo disse...

e são passadas muito bemmm...autenticos passes de hospital não fosse bom quem as apanha e íamos por um belo caminho é muito facil dizer que as derrotas são de de vodo a quem não jogou. Há é que pensar que ontem se foi optimo poderia ter sido excelente se o Cunha lá não estivesse.

Anónimo disse...

Campeão das 12:58, contamos entao contigo para o proximo torneio, visto que o Cunha pa ti nao serve.
Depois logo vias a falta que aquele homem não faz ao grupo.
Quanto a ti...teria sido o apocalipse se tu lá tivesses.