quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um olhar aos finalistas: CDUL.

Depois de uma apresentação do campeão nacional, olhamos agora para aquele que tem vindo a ser a melhor equipa neste campeonato: o CDUL.

Sem ganhar o campeonato há mais de 20 anos o o clube da cidade universitária adoptou uma estratégia de há anos para cá que consiste numa aposta em jogadores da formação. A grande prova disso é a utilização de muitos sub-21 durante os jogos deste ano, coroada com a boa exibição dos mesmos. Bernardo Silveira e Francisco Appleton são bons exemplos de dois jogadores ainda com idades do escalão de sub-21 e que são preponderantes nos seniores. Mas essa aposta não ficou por aqui.

Depois de dois anos com treinadores estrangeiros a comandar a equipa principal, a direcção do CDUL decidiu devolver o papel de treinador principal ao ex-internacional Pedro Melo e Castro, com resultados à vista. O CDUL lidera o campeonato da fase regular e em 13 jogos soma 12 (!!) pontos bónus. Apenas falhou diante o Direito na 9ª jornada. Também um exemplo de sucesso foi contratação de Paulo Gonçalves, ex-treinador dos seniores do Benfica, para os sub-18. 
O plantel do CDUL também vale pelas muitas e boas opções paras as diferentes posições.
Esta nova medida tem trazido muitos frutos àquele clube que tem uma das melhores escolas nacional. De lá saíram nos últimos anos jogadores como Pedro Cabral, Gonçalo Foro, Duarte Figueiredo, Tiago Girão e Salvador Palha (actualmente no Direito) que marcaram presença no Mundial de 2007. Mas mais recentemente Francisco Pinto Magalhães, Bernardo Silveira e Francisco Appleton que nos últimos tempos têm vindo a fazer parte do grupo de jogadores quem tem trabalhado ao serviço da selecção de VII.

João Júnior
Com estes jogadores mais umas "contratações" muito bem sucedidas como a de Diogo Fialho, Frederico Oliveira, João Júnior, entre outros, a equipa universitária criou condições para figurar entre os 4 melhores clubes do país e fazer jus ao seu nome e seu histórico. Mas apesar destas condições os clube azul escuro nunca conseguiu pôr em resultados práticos (fase final) o sucesso desta estratégia. Até este ano.

Em 2010/11 a equipa comandada por Pedro Melo e Castro aparece mais confiante e matura. Pedro Cabral, Tiago Girão, Diogo Fialho, Duarte Figueiredo, Frederico Melim, entre outros, têm sido aquilo que o clube precisava e se a estes juntarmos jogadores que conseguiram ao longo dos anos ganhar uma boa experiência competitiva como Francisco Pinto Magalhães, Nuno Penha e Costa, Lourenço Machado, Afonso Sousa, etc.. que apesar da idade conseguem colocar nervos de aço dentro de campo, facilmente percebemos que está aqui uma equipa candidata ao título.

Mas o primeiro destaque desta equipa vais para o seu treinador. O antigo internacional português e ex-jogador do CDUL voltou ao cargo de treinador do seu clube, dois anos depois de ter levado a equipa ao primeiro 3º lugar da fase final. De regresso, o antigo 2ª linha conseguiu pegar numa equipa cheia de potencial e qualidade e deu-lhe consistência, tornando-a na única equipa que pontuou em todos os jogos do campeonato até ao momento. 
Melo e Castro com Caupers.
Pedro Cabral é a cabeça da equipa e também o seu melhor marcador. Em menos de 13 jogos o médio abertura alcançou um total de 110 pontos, que o põe em segundo lugar no top-5 logo atrás de Francisco Serra que conta...111. Cabral, que é visto como um dos mais criativos jogadores portugueses, fruto da sua irreverência, tem contado com muito apoio nas sua linhas atrasadas. Se o CDUL ambiciona um lugar no pódio, o seu º10 terá que saber usar o melhor dos seus 3/4's.
Coimbra e Melim, dois jogadores habitualmente titulares.
Se Pedro Cabral acaba por ser a cabeça de cartaz do CDUL, Bernardo Silveira e Frederico Melim têm sido peças fundamentais na equipa. Este dois jogadores juntos somam  13 ensaios (8 do centro e 5 do asa) e jogo após jogos têm vindo a mostrar o porque de serem apostas seguras do seu treinador. Uma nota curiosa sobre o centro que este ano foi pela primeira vez chamado aos convocados da selecção nacional de XV nos test-matches.

Dados Centro Desportivo Universitário de Lisboa:
  • Ensaios marcados: 58
  • Pontos Marcados: 440
  • Ensaios sofridos: 13
  • Pontos sofridos:  152
  • Maior vitória: Técnico vs CDUL (08-62), 10 ensaios marcados.
  • Maior derrota: CDUL vs Direito (09-16), com 1 ensaio sofrido
  • Melhores marcadores:
    • Pedro Cabral - 110 pontos
    • Nuno Penha e Costa - 44 pts
    • Bernardo Silveira - 40 pts
Equipa base:
1. Diogo Fialho  2. Duarte Figueiredo  3.João Júnior
4. Afonso Sousa  5. Frederico Melim
6. Lourenço Machado  8. Tiago Girão  7. Francisco Coimbra
9. Francisco P.M.  10. Pedro Cabral
11. Gonçalo Foro  12. Carl Murray  13.Peter Leulusso  14. Frederico Oliveira
15. Maxi 

Em dado de curiosidade, fora da equipa base ficaram jogadores como Louis Ackerman, Nuno Ribas, Frederico Vasconcelos, Bernardo Silveira, Nuno Penha e Costa, entre outros, o que mostra as boas soluções que existem naquela equipa.

16 comentários:

Anónimo disse...

Tal como o anterior, excelente artigo.
Só uma pequena correção, Paulo Gonçalves é o treinador dos sub18 juntamente com o Pedro Neiva, os treinadores dos sub21 são 2 ex-jogadores do CDUL, Bernardo Caupers e Kiko Chaves e o Pete Leulusoo

Anónimo disse...

Sim concordo um bom artigo, mas Sub 21 para mim são seniores, não é nenhuma aposta, eu com 19 anos no meu tempo já era Senior, e ia a Coimbra ( noutros tempos ) levar nos cornos.
Bom ano 2011 para todos

Anónimo disse...

E mesmo com as muitas saídas que tiveram, continuam em primeiro e a jogar um rugby espectacular, se contassem com o luis bleck, reguengos, kiko chaves, martim cabral, joao costa poderiam ser ainda mais competitivos.
Força Cdul

Anónimo disse...

Sem duvida nenhuma. Os Sub-21 são seniores. O campeonato Sub-21 é que não pode ser jogado por jogadores seniores com mais de 21 anos. Sub-21 é uma categoria dentro dos seniores, nada mais.

Anónimo disse...

Acho que o CDUL tem hipóteses, mas tem de estar a 100% e convém acabar em 1º.

Anónimo disse...

o paulo goncalves ta nos sub 18, é um grande treinador

Anónimo disse...

Afinal ninguém comenta o facto do CDUL ter três estrangeiros nos três quartos ? Curioso.

Anónimo disse...

Parece-me importante referir os também treinadores Cassiano Neves e Pedro Gonçalves. Fundamentais nos resultados obtidos.

Anónimo disse...

A equipa técnica dos seniores do CDUL é constituída pelo Melo e Castro, Manuel Sommer, Luis Cassiano Neves e Pedro Gonçalves.

Anónimo disse...

O nome correto do CDUL é:
Centro Desportivo e Universitário de Lisboa

Anónimo disse...

mais um bom artigo, mas aposta na formação? o ano passado tinham 7 estrangeiros este ano mesmo a brincar têm 4, já agora o que faz o carl no cnt se ele tão cedo não pode jogar pela sn? tirando isso são para mim a melhor equipa a par de agronomia, trabalham muito e com muita humildade enquanto outros andam com a mania que bastam os nomes e as camisolas para ganharem. allez CDUL

Anónimo disse...

o Cdul nao tem andamento para o gdd basta ver a equipa:
jorge segurado VS fialho o jorge é mt melhor
taful VS duarte - taful
pipas VS junior- pipas
acosta VS afonsini - acosta, ate so com uma perna
d'orey VS melim - d'orey
coutinho VS machado - coutinho
palha VS coimbra - palha
vasco VS girao - vasco
ze pinto VS kiko - ze pinto
malheiro VS cabral- empate
leal VS carl um é melhor a defender outro a atacar vai ser um bom duelo
ze guerreiro VS peter- peter
aguilar VS macaco - aguilar
aderito VS federico - outro bom duelo, depende do dia de cada um
pipoca VS maxi- pipoca

Anónimo disse...

tu também nao és nada facsioso:
o segurado pode ser mais movel, mas na mele o fialho é melhor.

o junior é melhor que o pipas em tudo

o cabral mais dinamico que malheiro

comparar o leal ao murray é ridiculo, claramente o murray, o leal é um menino


o aguilar tem dias

e o fred oliveira em XV parece-me que desequilibra mais que o aderito.

Com isto não quero dizer que o CDUL seja claramente superior, apenas que um jogo entre ambas as equipas, parece-me a mim, que vai ser mais renhido do que o comentário anterior ilustra. Se virmos os jogos de esta epoca, 1 vitória para cada lado...

Anónimo disse...

lamento dizer mas os sub18 estao em penultimo

Anónimo disse...

e eu lamento dizer mas os sub-21 estão em 1º lugar só com vitórias e com uma grande vantagem do 2º lugar.

Anónimo disse...

Este ano (2011) é que vai fazer 20 anos desde a ultima vez que o CDUL levantou a Taça de campeão Nacional pelas mãos do Saudoso Bernardo Marques Pinto, 20 anos tambem da morte do seu fundador e mentor o Sr. Engº Vasco Pinto de Magalhães. Por isso é um ano de grande simbolismo ao CDUL e que espero poder acabar em festa para o CDUL e assim levar o seu 18º Titulo como campeão Nacional. É uma equipa muito jovem, mas com muita garra e ambição. Muito bom artigo, parabens.
Abraço
T.A