Muitos dos melhores jogadores do mundo jogam nestas posições:
11 e 14
Jogadores como Campese, Robinson, Lomu, o actual melhor jogador do mundo Shane Williams, Habana, entre outros, foram pontas do mais alto nível. Foram jogadores que se destacaram pela sua técnica, força, velocidade, ou até mesmo pelo seu "side-step".
Foram verdadeiros atletas.
Há quem diga que a posição de ponta é uma das mais chatas no Rugby, pois pode-se passar ao lado do jogo. Mas a verdade é que um ponta tem uma das tarefas mais espectaculares do XV: correr com a bola e fintar. É por isso que a maior parte deles ficam para a história.
Em Portugal já houve, e há, bastantes bons jogadores para essas posições, como Nuno Durão (um dos melhores jogadores de sempre de Portugal)e António Aguilar. Estes dois jogadores já deram bastantes alegrias a Portugal pelo Mundo fora. Tanto na selecção de Sevens como na de Quinze.
Hoje em dia Portugal tem muitos jogadores para estas posições. A grande questão é:
Quais os melhores pontas de Portugal?

É um dos jogadores mais possantes em Portugal e quando aparece embalado, são poucos os que se metem à sua frente para o placar. Jogador fundamental na Selecção de XV, mas é na de VII que realmente faz a diferença. David foi formado no extinto clube TLP tendo mais tarde ido para o Belenenses com o seu irmão gémeo, Diogo. Curiosidade: Nas camadas jovens jogou a 8.

Gonçalo é a a figura de proa do CDUL. Convocado para o Mundial de 2007, teve poucas oportunidades de jogar. Presença constante nos torneios de Sevens e na Selecção de XV é actualmente o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional, atrás de Joe Gardener, com 12 ensaios em 11 jornadas. Gonçalo teve um crescimento parecido com o de David. Formado no CDUL, sempre jogou a avançado, mais propriamente a 2º linha, tendo nos seniores sido adaptado a ponta e com bastante sucesso, pois pode fazer da sua aceleração uma arma bastante forte.

É uma "Pérola Negra" nesta Selecção. Começou a jogar Rugby no R.C. Oeiras. Fez uns treinos no G.D.S. Cascais mas foi em Agronomia que deu nas vistas. É um jogador bastante possante e dificílimo de placar. Quando corre com a bola quase nunca a perde e devido à sua estrutura ainda consegue entrega-la ao apoio. Actualmente no G.D. Direito, é uma das peças fundamentais da Selecção de VII, faltando-lhe apenas cultura táctica para poder jogar na Selecção de XV.

São poucas as palavras que possam descrever este jogador. António é o melhor marcador português em Mundiais de VII com 12 ensaios. É um dos jogadores mais experientes de Portugal e é certamente aquele que melhor ataca. Waisali Serevi disse: "O António tem capacidade para ser um dos melhores jogadores do mundo em Sevens", e a verdade é essa. Com velocidade, uma boa técnica individual em todos os aspectos, apenas peca no capítulo da defesa.

"Kiki" voltou. O primeiro jogador português a marcar um ensaio no Campeonato do Mundo é certamente, em forma, dos melhores pontas em da actualidade a jogar em Portugal. Com grande velocidade e força (tem apenas 24 anos) Pedro tem capacidade e tempo para fazer muito mais. A grande questão prende-se com a forma física. Mas na sua melhor forma, não é um jogador para ser titular?

É provavelmente um dos jogadores mais rápidos em Portugal. A sua forma de jogar lembra Shane Williams e Robinson. Pequeno, rápido e dono de um grande "side-step". Formado e criado em Agronomia este ano foi afectado por uma lesão grave que o impediu de ir ao Mundial do Dubai. Será um jogador que passará ao lado de uma grande carreira? A verdade é que é dos únicos em Portugal com estas características.
São todos jogadores de grande nível. Todos têm experiência a nível internacional. Mas não são os únicos. Atrás deste surgem outros com hipóteses de vestir a camisola nacional: Vasco Gaspar, Rodrigo Sacadura, Sérgio Franco, entre outros...
São nomes que podem vir no futuro próximo fazer parte dos trabalhos da selecção.
Deixamos a escolha para os leitores!