domingo, 23 de janeiro de 2011

A caminho da final (2008/09)

Miguel Leal
Em 4 anos de finais para decidir o grande vencedor do Campeonato Nacional, Agronomia e Direito dominaram em quase todas as frentes. Desde 2006 que pelo menos um destes dois clubes marca presença na final. 

Em 2005/06 o Direito orientado por Daniel Hourcade foi à final defrontar o Belenenses, num jogo onde o clube de Monsanto logrou vencer.

Em 2006/07 houve lugar para a primeira final entre os dois clubes (veja mais AQUI), um ano depois foi a vez de Agronomia e Belenenses marcaram lugar no grande jogo (AQUI). Mas após esta final, que fechou o ano da presença portuguesa no Mundial de 2007, apenas deu Agronomia e Direito. 

Foi assim em 2008/09 e 2009/10, mas.... vamos olhar para a final de 2009.
Direito e Agronomia vinham de uma Fase Regular do campeonato "Super Bock" com participações bastantes semelhantes, mas com a agronomia a superiorizar-se no jogo da penúltima jornada, o que permitiu ao plantel de Ricardo Sequeira manter o título da Fase Regular. 

Nas meias finais, o Direito defrontou o Belenenses (3º classificado) e a Agronomia foi jogar com o CDUL (4º classificado). Foram dois jogos equilibrados, o que ficou bastante visível no resultado da primeira mão (Belenenses 3 - 9 Direito e CDUL 18 - 18 Agronomia), mas onde nem o Belenenses nem o CDUL conseguiram fazer a diferença na segunda parte da eliminatória, onde os finalistas mostraram a sua superioridade (Direito 18 - 10 Belenenses e Agronomia 19 - 3 CDUL). 

Agronomia e Direito ganharam assim o "direito" de marcar presença no jogo onde se decidia o título da época 2008/09. 

Carregue na imagem para aumentar.
Foi um dos jogos mais emocionantes de todas as finais até à data, assim como vinha sendo nas épocas anteriores. Ambos os clubes procuravam o titulo e todos os jogadores deram tudo o que tinham. Com grandes jogadores em campo de cada lado, como por exemplo Luís Pissarra, Duarte Cardoso Pinto, Joe Gardener, Jacques Le Roux e Juan Severino do lave verde e branco e ainda João Correia, Vasco Uva, Miguel Portela, Pedro Leal e António Aguilar do lado rubro-negro. 

O jogo foi, tal como foi dito, emocionante e disputado até à última. No entanto Direito veio para o jogo com maior entrega e foi aos poucos construindo uma vantagem alcançada por Pedro Leal (3+3+2) e Adérito Esteves (5). Com uma entrada muito forte do conjunto de Frederico Sousa, a Agronomia jogou algo apática e aos poucos foi recuperando a forma, muito através do seu nº15 Joe Gardener (3+3+2) e Duarte Cardoso Pinto (5). 

Foi assim o resultado para o intervalo com um jogo equilibrado. Mas ainda estava para vir o melhor. Depois do intervalo foram marcados 31 pontos dos dois lados. 

A segunda metade começou ao rubro com 2 ensaios nos primeiros 10 minutos, um para cada lado. Primeiro a Agronomia que começou a 2ª parte da mesma maneira que o Direito a primeira. Com domínio territorial a Agronomia conseguia aos 3 minutos os ensaio através de Jacques Le Roux, não transformado. No sentindo de de resposta imediata o Direito partiu para o ataque e aos 7 minutos marcava novo ensaio, desta feita por Miguel Portela. Com a respectiva transformação de Pedro Leal o Direito vinha para a frente com 2 pontos de vantagem.

A seguir seguiu-se um momento de domínio agrónomo. A equipa de Agronomia conseguia manter a bola e pressionar o Direito, que defendia bastante bem. Com uma equipa a jogar em bloco o grupo de Monsanto conseguiu marcar mais um ensaio por Adérito e aumentar a diferença pontual para 7 pontos (25-18). 
O público aderiu em massa à festa do rugby nacional.
A Agronomia sofria mais um ensaio numa altura em que dominava e motivados pelo seu jogo partiram mais uma vez rumo à vitória. Agora, foi nesta altura que veia o à tona a mentalidade e o pragmatismo do Direito. Com uma defesa muito forte e a jogar no contra ataque o que coloca o adversário sobre bastante pressão, pois como é sabido, o Direito não costuma falhar, A equipa de Monsanto voltou a ficar na defesa e a jogar com o coração. Foi nesta altura que a Agronomia perdeu o jogo. Numa jogada o asa Luís Portela conseguiu interceptar a bola e correr mais de 50 metros rumo à área de ensaio. Com a respectiva transformação o Direito aumentava a diferença para 14 pontos, quando faltavam menos de 10 minutos para o final da partida. 

A esperança foi abaixo, mas os jogadores de Agronomia não viraram costas e ainda conseguiram marcar um ensaio perto final. 

O jogo marcava 32-25 para o Direito e um ensaio transformado empatava a partida. Motivados pelo ensaio de Conrad os agrónomos foram para a frente a disputaram os últimos minutos de jogo na área de 22 dos advogado. Apesar de tudo o último ímpeto Agrónomo não foi suficiente e o jogo acabou com a vitória do Direito por 32-25. 

Ao apito do árbitro o festejo foi imediato.
Os adeptos festejaram a vitória e juntara-se assim aos festejos da equipa dos CDUL (venceu o Belenenses no jogo do 3º e 4º lugar) e do Cascais Rugby Linha (campeão da II divisão), que jogaram as suas finais no mesmo dia.

(Fonte: http://coisasderugby.blogspot.com/2009/05/agronomia-25-direito-32.html)
(Fotografias da autoria de Miguel Rodrigues: http://cdul.blogspot.com/2009/05/direito-campeao-nacional-pela-6-vez-em.html)

54 comentários:

Anónimo disse...

Vejam esta foto e depois se a agronomia foi ou não prejudicada, vejam a obstrução do muri. Sr. muri as desculpas não se pedem, evitam-se...

http://www.facebook.com/?ref=home#!/photo.php?fbid=1687260755101&set=a.1687251834878.87237.1645167149&pid=1547989&id=1645167149

Anónimo disse...

Foram levados ao colo pelo Muri e mesmo assim não chegaram lá. É a vida.

Para o ano há mais.

Anónimo disse...

ui ui, como se vai agora explicar o Sr. Muri.... era bom que os relatórios dos observadores fossem publicos...

Anónimo disse...

Vocês que escrevem aqui sempre a dizer mal, venha apitar jogos, vão a FPR, ainda ganham uns troncos e vão ajudar o Rugby com o vosso conhecimento.
Quando tiver tantos CN TPORTUGAL a Iberico como o Muri, digam tenha respeito.

Anónimo disse...

Era trigo limpo.

Os meninos do GDD eram uns totós que só pensavam na selecção...

Agora é o arbitro.

E ainda estamos à espera do castigo que o càbè tem que cumprir devido à conduta na final de há dois anos...por isso foi mandando a polícia de choque para Monsanto considerando que era um jogo de alto risco...para ele.

Ui ui isso é que é tramado...até lhe salta o diamante da gravata...

Anónimo disse...

Já cá faltava o mandatário da campanha anti-cabé.... Ó Sr. Mão de habilidades, no seu blog porque não se fica pelas noticias e larga da mão do cabé? em todos os posts critica a FPR, será que o cabé lhe sacou alguma namorada ou mulher? não se percebe esta perseguição..

Anónimo disse...

Este ultimo comentario deixou-me um bocado desorientado...
De quem e que o sujeito esta a falar?

Anónimo disse...

Deve estar a referir-se ao Mão de Mestre. Manuel (qq coisa, não me lembro do apelido)

Anónimo disse...

Oh escriba, tu és só um mas, por aqui não há só um.

Não te fixes no Mão de Mestre que tem feito um trabalho notável de informação sobre rugby.

Informação e opinião. Agora o escriba não sabemos quem é. Sabemos é que é pago...por todos nós. E os Árbitros já receberam? e os jogadores? Como é? ou comem todos ou há moralidade...

Exacto. Quando é que o teu patrão cumpre o castigo?

Diz-nos...pleeeeease!

Pidá disse...

quem nos dera a nos termos muitos maos de mestre...
é o unico que esta a trabalhar bem como blog em prol do rugby.

Anónimo disse...

continuem a achar que o direito so esta onde esta graças aos arbitros e a FPR enão se ponham a trabalhar mais e melhor que o direito agradece, enquanto andam a discutir se o arbitro roubou ou não o direito vai ganhando campeonatos e vai indo as finais, nao acredito que ganhem ao belém mas pelo menos chegarma a final e nao me parece que o arbitro tenha ajudado, tenho pena e que o dono do blogue não tenha feito nenhuma referência à homenagem ao cordeiro do vale, sempre pertenceu ao cdul , fez grande trabalho pela divulgação pela modalidade e tanto a actual como a anteriro fpr nunca se preocuparam em fazer uma justa hoemnagem mas o direito uma vez mais marcou pontos mesmo sendo um elemento de outro clube

Anónimo disse...

A homenagem ao Cordeiro do Vale, bem merecida, foi quase secreta, estavamos no intervalo quando foi anunciada. Não me suprendia se algumas pessoas presentes em Monsanto não tivessem percebido bem o que se estava a passar.

Anónimo disse...

Muita atenção a estes pacóvios do montemor!!!

Levaram no pacote 3 vezes esta época, ganharam 1 vez por 1 ponto onde o cascais jogou com a equipa B e ainda têm a coragem de dizer estas barbaridades!!



"O RCM, em séniores poderia ter ido à final?


Poder podia, mas alguém não deixou.


É que, tanto na primeira mão da meia-final como na segunda mão desta mesma meia-final, ocorreram duas situações (e só não viu quem não esteve lá ou não quem não quis) que podiam ter permitido outros resultados ao RCM.


A primeira em Montemor-o-Novo aos 35 minutos da 1.ª parte, um jogador do Cascais, nas barbas do Árbitro e em frente do nariz do Fiscal de Linha, agrediu a pontapé um jogador do RCM. O Árbitro teve um momentâneo lapso de discernimento e apenas marcou a falta, não expulsou o jogador do Cascais.


Isto, até na América "dava" cartão vermelho directo.


A segunda destas situações verificou-se no passado sábado no Campo da Guia, em Cascais. É que, aos 70 minutos da segunda parte, a equipa do Cascais fez jogo passivo durante 5 minutos e foi penalizada com 6 faltas consecutivas na sua linha de 5 metros (4 foras de jogo, 1 mergulho do ruck e 1 bloqueio de bola no ruck). Mais uma vez, o Sr. Árbitro teve um monentâneo lapso de discernimento e não marcou ensaio de penalidade em frente aos postes, como mandam os livros.


Isto até na Ásia "dava", se o Árbitro fosse um verdadeiro Árbitro, o tal ensaio de penalidade contra o Cascais.


A pergunta que fica é simples, se fosse ao contrário teria havido estes dois momentâneos lapsos de discernimento dos Árbitros? Temos sérias dúvidas....
Estes factos são no minimo disprestigiantes para a equipa que acaba por ganhar e passar à final, neste caso o Cascais.


Esperemos que no próximo sábado, na final, entre o CDUP e o Cascais, inexistam estes momentâneos lapsos de discernimento dos Árbitros e que vença o melhor em campo, para que não haja a suspeição de que há um esforço conjunto de várias entidades (sejam elas quais forem) para transformar a Divisão de Honra em Campeonato Nacional de Lisboa - com a honrosa excepção da "ilha" chamada Académica de Coimbra. "

Anónimo disse...

epah eu se fosse árbitro, também faria por tudo para, na próxima época, não ir apitar fora de Lisboa..

Anónimo disse...

Até simpatizo com o Montemor (acho que estão a fazer um bom trabalho!), mas estas declarações, que estão no site do clube e portanto são um bocado a poisção oficial do clube que as aceitou publicar, realmente são um bocado ridículas.

Anónimo disse...

realmente é ridiculo.. quem lê essas declarações vai pensar que o montemor foi constantemente prejudicado durante o campeonate, e nunca foi beneficiado numa arbitragem...

Anónimo disse...

o anónimo das 1:04:00 chama futeboleiros aos outros mas depois segue pelo mesmo caminho, aliás é muito comum neste antro de tristeza, todos choram e todos acham que têm razão, os de montemor choram porque foram roubados, os de cascais choram porque não lhes dão atenção, os agronomos choram porque são sempre roubados, a verdade é que todos se queixam e ainda se sentem no direito de chamar futeboleiros aos outros, ganhem masé tino, cambada de inuteis.

Anónimo disse...

Será que estes artistas do monntemor acreditam mesmo que podiam ter ganho a eliminatória?

Perderam por 17 pontos e estão-se a queixar de um ensaio de penalidade a 5 min do fim? Lol
E depois? Marcavam mais dois ensaios em 3 min?

Anónimo disse...

*perderam por 15 pontos

Anónimo disse...

É muito comum o site do montemor fazer comentários às arbitragens, o que diz muito da postura desse Clube.

Quem vai ver um jogo a Montemor tb fica surpreendido com a falta de educação dos adeptos.

Anónimo disse...

Ocascais de nada se queixa. Encontra-se na final com jogo marcado para sábado às 14:00 no EUL. Apenas se preocupa com a sua imagem, detriorada pelos comentarios mouflons. "Preto devia tar na jaula" , e chamar macaco ao jogador que realmente é preto é vergonhoso e inadmissivel num país civilizado como o nosso na prática dum desporto onde o fair play e a amizade sao duas das suas mais fortes caracteristicas. Bocas racistas gritadas em direcção ao campo na primeira mão em Montemor foram ouvidas em èvora e várias pessoas podem testemunhar. Ah, e esqueceram-se de mencionar que jogaram em cascais contra 14 durante 70 minutos, com a equipa do cascais a levar dois amarelos. Tenham vergonha e treinem masé

Anónimo disse...

De facto, a direcção do montemor fazia melhor se educa-se a sua massa associativa, é comum receberem os adeptos adversários com insultos e provacações, em mais nenhum lado isso acontece com tanta frequencia como em montemor. Nao presenciei, mas nao duvido que tenham feito comentarios racistas.

Anónimo disse...

"Ah, e esqueceram-se de mencionar que jogaram em cascais contra 14 durante 70 minutos, com a equipa do cascais a levar dois amarelos. Tenham vergonha e treinem masé"

que raio de contas são essas? lol

Anónimo disse...

lindo lindo vai ser ver o Minhoto a festejar o titulo, contra os drs do rugby e os estrangeiros e essa malta toda que acha que ele está ultrapassado, é um grande treinador e o belém acertou em cheio.

Anónimo disse...

realmente é dificil de perceber que o belenenses que tem de longe o melhor conjunto de jogadores, superior a todos os outros tenha andado tão por baixo durante o campeonato e depois com apenas algumas semanas de trabalho do Minhoto se comecem a ver logo excelentes resultados, só pode ser porque ele é bom e mais nada...

Anónimo disse...

1.Cristian Spachuk
2.João Correia
3.Thomas da Costa
4.Gonçalo Uva
5.Juan Severino
6.Vasco Uva
7.Julien Bardy
8.Aurelien Beco
9.Fábio da Silva
10.Yannick Ricardo
11.Pedro Leal
12.Cardoso Pinto
13.Frederico Oliveira
14.António Aguilar
15.Joe Gardener

16.Francisco Fernandes
17.Lionel Campergue
18.Ivo Morais
19.Eduardo Acosta
20.Laurent Balangué
21.Emmanuel Rebelo
22.Adrien Timóteo

Anónimo disse...

Pois, eu tinha avisado que o Direito ia à final e era campeão. Chama-se amor à camisola. Venha o Belém que vai de vela. A Agro já nem pia. E ainda têm lata de se queixarem do árbitro. O Muri odeia o Direito, mas aprendeu uma coisa: quando quer sabe apitar. Vou-me partir a rir para ver quem vai entregar a taça ao Direito no EUL.
O Cabé não é, de certeza.

Anónimo disse...

Até assusta ver o Direito ganhar tudo. Vai ser mais um ano de jantar de fim de época a contar troféus. Esta época em 15 ganhamos 15! Parabéns ao Belenenses nos seniores. Grande vitória. Para a Agronomia vai a faixa fair-play, não é que tenham, mas têm de arranjar. Para o CDUL o prémio revelação. Para a FPR o prémio "rugby só até Janeiro", depois é sevens e beach.

Anónimo disse...

Não deves ser do GDD!

Para a malta do GDD " até ao lavar dos cestos é vindima".

Que ganhem os melhores...e isso só se vê no fim da época.

Anónimo disse...

Pipas melhor q leandro
taful pior q borelli
segurado igual a hugo (um melhor na melle outro melhor em jogo aberto)
dorey igual a rafa
acosta igual a valter
luis sousa pior q salvador
palha pior q hafu
vasco igual a sebastiao
pinto melhor q nifo
malheiro igual a miranda
aguilar igual a david
m leal pior q diogo mateus
guerreiro pior q zavaleta
aderito melhor q mirra
pipoca igual a banana

quem saira vencedor?
por vezes nem sempre o melhor ganha...

Anónimo disse...

No GDD luta-se até à ultima... Cantar de galo não faz parte da maneira de estar no Clube.
Reconhecer o mérito do adversário faz parte da maneira de ser do Clube. Por isso, ter ganho à Agronomia, deixou-nos muito satisfeitos... porque é um grande adversário.
Tal como é o belenenes ou o cdul... Qualquer um podia ser campeão. Claro que, para os homens do Belém, só eles ou o Cdul podiam ser campeões e só eles é que jogam um bom rugby (ver declarações daquele estrangeiro que para lá anda armado em estrela e das declarações do capitão Mateus - ver no Record). Se assim é então que levem já a taça pois o GD Direito não vai fazer nada ao estádio nacional no próximo fim de semana.

Anónimo disse...

O Belenenses é um clube simpático. No sábado vai perder, mas mantém a simpatia de todos.

Anónimo disse...

chamar-lhe ia antes carisma..
além disso é um clube com boas escolas, um conjunto de bons jogadores, que jogam duro e quando querem podem jogar bem..

espero que seja uma grande final, e concerteza, que o direito ganhe.. pode nao ser tao simpatico, mas sao os melhores.

Anónimo disse...

CDUP levado ao colo pelo arbito em Évora...

Anónimo disse...

Não sei porque é que não é simpático.

Todos são muito bem recebidos nos nossos espaços.

O DBC, Direito Bar Clube é um sítio onde se encontram malta de todos os clubes. Os nossos jogadores têm grandes amigos espalhados por todos os clubes.

No Restaurante 1º Direito vemos antigos jogadores e dirigentes de todos os clubes, muto regularmente.

Claro que temos, últimamente, um elan ganhador. Mas depois das vitórias e com a t-shirt vestida+umas bjecas, volta tudo ao normal.

Vale a pena ler o "placard" que está colocado à entrada do nosso espaço em Monsanto.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se a final vai ser transmitida na televisão?

Obrigado

Anónimo disse...

"Por um ponto se ganha, por um ponto se perde.

É assim no Rugby como na vida.

Ao fim de 159 minutos sempre à frente numa eliminatória perdemos no último minuto por 1 ponto.

Todos nós estamos tristes e devemos estar tristes por esta derrota, aliás temos obrigação de estar tristes. Mas todos nós como equipa e como clube temos que aprender a crescer com o que aconteceu. Temos de tirar as nossas ilações, temos de ganhar experiência com isto e acima de tudo temos que tirar o que há de bom e de positivo nesta derrota.

Tenho a certeza que vamos fazer exactamente isso. Tenho a certeza que voltaremos ainda mais fortes, e que o trabalho que estamos a fazer vai dar frutos, seja este ano, seja no próximo, ... seja quando for. Quando se trabalha como estamos a trabalhar e com a qualidade das pessoas que temos como treinadores, managers, jogadores, etc ... as vitórias mais tarde ou mais cedo vão aparecer.

Não tenham uma dúvida sobre isso, eu vos garanto.

É um orgulho estar e trabalhar com vocês todos os dias e saber que vocês são o CDUL. Honraram a camisola como ninguém, e todas as pessoas do CDUL, sejam as do passado, as do presente e as do futuro têm um enorme orgulho de vocês. Parabéns por isso! Não é fácil conquistarmos a admiração e o orgulho das pessoas, ainda por cima num clube que já ganhou tanta coisa.

Por vezes é mais difícil representar e honrar a camisola de um clube do que ganhar. Não é que ganhar não seja importante, ganhar é o mais importante, é para isso que se treina, é para isso que se joga, ... é sempre o objectivo final. Mas há que saber ganhar e vocês já começam a saber o que é isso, pode demorar um bocadinho mais ou um bocadinho menos do que cada um de vocês pensa, mas já não falta muito!

Aproveito para vos pedir que não vão para sites, blogs, etc... fazer comentários que não sejam construtivos. Dizer que foi de A, ou de B, ou dizer que foi por causa do árbitro, da lesão deste ou daquele, do vento, etc ... Isso são desculpas de mau perdedor! E para se ganhar há que saber perder! Esses comentários pobrezinhos e ordinários são coisas de futebol, apesar de infelizmente já acontecerem bastante no Rugby em Portugal, mas não no CDUL. Não estraguem o Rugby, que é este fantástico desporto que todos jogamos ou já jogámos. Deixem isso para os outros, para os que não entendem o que é o Rugby e os valores que estão associados ao Rugby ... enquanto isso nós continuamos a treinar, a trabalhar, e ficamos ainda mais fortes para o que vêm aí.

Mais uma vez quero vos dizer que tenho um orgulho enorme em vocês e vemos-nos no treino de hoje, à mesma hora de sempre.

Um forte abraço,

Lourenço Fernandes Thomaz
Presidente do CDUL

P.S. Parabéns ao Belenenses e ao Direito."

Anónimo disse...

Este Sr. Manuel Mãos de habilidades Cabral, já farta!
O cabé era um critico da FPR, avançou e ganhou, porque este senhor não faz o mesmo? já chateia tanta critica e tanto mal dizer! Como pode ele dizer que é do rugby se tem um blog futeboleiro dos amigos do lobby?!?!
Chegue-se à frente ou cale-se!

Ass: escriba


p.s.- Parabéns ao presidente o cdul que escreveu um comunicado exemplar.

Anónimo disse...

Já agora aproveito para que esse sr
Este Sr. Manuel Mãos de habilidades Cabral deixe de usar os nomes de primeirona e segundona etc , termos Abrasileirados que isto não é o Brasil porra!!!

Anónimo disse...

a final é entre o direito vs belenses !!!!!!!! agora digam que é obra do mãozinhas..... vejam o link da fpr: http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?opm=25&id=8615&id2=25

é de chorar este site ..... e não é de rir

Anónimo disse...

Calar-se? Oh escriba!

Já viste a m---a que fizeste ao redigir o convite à comichão social?

Nós sabemos que te estás cagando para o GDD mas...aquilo é demais!!!
IGNORÂNCIA PÚBLICA!

E mais, o Mão de Mestre dá a cara e assina por baixo tudo o que escreve!!

E tu! Recebes o carcanhol e ninguém sabe quem és. Ninguém...enfim. Quem te paga deve saber...penso eu de que...eheheh!


Não bastou errar no número de títulos ganhos pelo Direito mas também erraram na posição na fase regular do campeonato pois o Direito não terminou em terceiro (como diz no comunicado da FPR) mas sim em segundo lugar (como mostra no site da FPR)

Anónimo disse...

O problema é que quem elaborou o comunicado foi-se informar ao site de Agronomia em relação à classificação.

Houve uma altura em que nem o nome do GDD lá constava...É claro que é um erro a que ninguém ligou. Aquilo é informação interna e ninguém tem nada a ver com isso. Agora os escribas da Federação?

Anónimo disse...

de facto é vergonhoso a importancia que dao à final. este site é mau de mais. comunicados e noticias no site muito maus.
estivesse a agronia( tambem nos podemos enganar nao é? e ate tem piada )na final e a historia era outra

Anónimo disse...

quando é a finbal...??? quero organizar o meu fim-de-semana

Anónimo disse...

Pipas melhor q leandro
taful pior q borelli
segurado igual a hugo (um melhor na melle outro melhor em jogo aberto)

é por isso que o hugo haka esteroides nem o belem é titular...
ahahahahahahahahahahahahahah


dorey igual a rafa ahahahahahhaha

perdes-te a cabeça o d'orey é muito melhor e é provavelmente o segunda linha em melhor forma em portugal
acosta igual a valter

nem vou comentar de tão ridículo que é...
luis sousa pior q salvador

palha pior q hafu saoincomparaveis um é trabalhdor outro é um glob globetrotter

vasco igual a sebastiao claro por isso é que o sebastiao nunca saiu da cepa torta e o vasco é internacionalmente respeitado


pinto melhor q nifo

malheiro igual a miranda

aguilar igual a david

m leal pior q diogo mateus

guerreiro pior q zavaleta

aderito melhor q mirra

pipoca igual a banana depende de que banana estas a falar mas se for o pedro silva parece-me que devias aprender a ver rugby

Anónimo disse...

Apelo a quem gosta de rugby: não procurem notícias no "site" da FPR. Tentem informar-se através de amigos, jogadores, ex-jogadores, treinadores, ex-treinadores, etc. São mais fiáveis. Apareçam no próximo sábado, entre as 13h00 e as 16h00, no Estádio Universitário. Pode ser que haja final do Campeonato Nacional. Pode ser que consigam ver o terceiro/quarto jogo interessante da época. É que é o último desta época. Grande FPR. Grande presidente. Grande época desportiva. Grande competitividade no campeonato nacional. Grandes derrotas no Europeu é o que se adivinha.

Anónimo disse...

Alguém me pode dizer em que dia e a que horas são as 2 finais sff?
Não consigo encontrar essa informação em lado nenhum.
Das duas uma ou não sei procurar ou o site da federação nao diz!

Agradeço resposta

Anónimo disse...

Podemos não concordar com o CN tão curto, podemos não gostar do Presidente da FPR, mas uma coisa é certa, após os jogos da fase final serão forte contributo para a selecção aparecer em grande no 1º fim de semana de Fevereiro, veremos...

Anónimo disse...

Só um comentário a quem diz que o acosta é igual ao valter... Riduculo!! Essa afirmação é totalmente descabida, a meu ver, na equipa nacional, até punha o acosta a titular, o vasco uva não está numa grande forma, e acho que o acosta desequilibra mais, é mais forte na mele e a entrar no contacto, sendo que cumpre bem o papel a defender... os 22 que mais gosto e que entrariam em campo case os treinasse (é apenas uma opinião) seriam:

1-Ruben Spachuck
2-João Correia
3-Anthony Alves
4-Gonçalo Uva
5-Juan Severino
6-Eduardo Acosta
7-Julien Bardy
8-Jack Le Roux
9-José Pinto
10-Joe Gardener
11-António Aguilar
12-Francisco Mira
13-José Lima
14-Frederico Oliveira
15-Pedro Leal

16-Francisco Fernandes
17-Lionel Campergue
18-Vasco Uva
19-Tiago Girão
20-Pedro Silva
21-Carl Murray
22-Gonçalo Foro

Anónimo disse...

o vasco uva foi so o melhor em campo na meia final mas caga nisso

Anónimo disse...

Acho que este seria o grupo mais forte quanto a equipa propriamente dita nao sei, esta é uma hipotese mas acho que estes sao os 23 em melhor posiçao de representar o país

1-Ruben Spachuck
2-João Correia
3-Anthony Alves
4-Gonçalo Uva
5-Juan Severino
6-Vasco Uva
7-Julien Bardy
8-Jack Le Roux
9-José Pinto
10-Joe Gardener
11-António Aguilar
12-Cardoso Pinto
13-Pedro Silva
14-Frederico Oliveira
15-Pedro Leal

16-Francisco Fernandes (3)
17-Lionel Campergue (2)
18-Balangué (2/3lina)
19-Tiago Girão(3Linha)
20-Jose Lima (13/11)
21-Mira (12)
22-Carl Murray (10/12)
23-Ivo Morais (1)

Anónimo disse...

o melhor em campo? nao viste o mesmo jogo que eu...

Acho que o zé lima é o melhor segundo centro do campeonato, o francisco fernades joga a nº1 e o ivo morais a nº3 e de longe o eduardo acosta tem de estar convocado, eu gostava de o ter no XV inicial, e visto o severino ser fundamental a segurar a primeira linha, po-lo-ia a 6... O vasco Uva é de facto um grande jogador, mas nos ultimos jogos nao me tem impressionado. E acho o eduardo acosta um grande jogador, mais pesado, mas que entra muito bem no contacto, melhor que o vasco... o vasco talvez seja um bocadinho mais agil, mas mesmo assim eu experimenta-lo-ia com o bardy e le roux...

Anónimo disse...

Enquanto o Vasco Uva pesa 99 kg, o acosta pesa 115... Na hora de placar, faz diferença! Para alem de ser um poço de força, que numa mele conta muito...

Anónimo disse...

Eu punha o Vasco e o Acosta