domingo, 9 de janeiro de 2011

Um olhar aos finalistas: Belenenses.

E o Belenenses é o último finalista da fase final do Campeonato Super Bock 2010/11 a ser conhecido. Depois de entrar para a última jornada com a qualificação em risco (fruto de um grande campeonato da Académica), o Belenenses via-se obrigado a vencer o Benfica para fazer companhia a Direito, CDUL e Agronomia.

Com uma forte motivação influenciada pelo último jogo do capitão João Uva, pela entrada de um novo treinador e também pelo facto de querer estar entre os 4 melhores clubes nacionais, o Belenenses levou de vencido um Benfica com muitas ausências por 55-3.

Foi uma época de altos e baixos da equipa do Restelo. Depois de uns primeiros 6 jogos muito bons, onde perdeu apenas contra o CDUL (fora), tendo ganho em Monsanto ao campeão e no Restelo à Agronomia, depois de muitos anos sem conhecer a vitória, o Belenenses parecia estar a caminho de uma boa época. Mas o pior estava para vir. 
À equipa técnica azul cabe a tarefa de unir o plantel em torno de um objectivo.
A 5 de Novembro e depois das fantásticas vitorias ante Agronomia e Direito, o Belenenses entrou numa espiral de resultados negativos. O primeiro foi logo no estádio nacional contra o Benfica. Foi um jogo onde a equipa do Restelo parecia apática e sem imaginação. Esta derrota diante dos encarnados levou o Belenenses a uma série de 7 jogos onde só por duas vezes conheceu a vitória: diante do CRAV e do Técnico. Muito pouco para um clube que tem no plantel jogadores internacionais tanto em XV como em VII, para além do enorme talento dos jogadores que provêm dos sub-21, casos de Manel Costa, Rafael Simões, Luís Silva, Diogo Campos ou ainda Francisco Vieira de Almeida. 

Foi uma fase difícil para o clube azul (tudo numa altura em que a direcção do Belenenses não deixava usar o campo 2 do Restelo para realizar os jogos), que ganhou contornos com a derrota em casa diante da Académica (curiosamente no Restelo) e que levou à saída do neozelandês Kevin Horan. E aqui tudo pode ter mudado. 

João Uva deixa
temporariamente o Belenenses
Para o lugar de treinador entrou o líder dos sub-21, Albertino Minhoto. Conhecedor do rugby nacional, o treinador campeão pelo Benfica e pelo Belenenses em épocas passadas, pode trazer o virtuosismo da equipa da cruz de Cristo de volta. Com os regressos de David Mateus, Sebastião da Cunha (estiveram ao serviço da selecção de VII), de Diogo Mateus (que esteve suspenso) e de Salvador da Cunha (esteve em Inglaterra) o Belenenses prepara-se para a fase final com uma equipa bastante completa... mas sem antes ter uma má noticia. João Uva não vais estar disponível para jogar. O capitão e líder da equipa azul vai para o Brasil e seguirá de lá a fase final. Conseguirá o Belenenses suplantar uma saída tão importante? Só o tempo o dirá. Mas isto não é nada que outros clubes não tenham passado. Direito sem Gonçalo Uva e Miguel Portela e Agronomia sem Joe Gardener vivem a mesma situação.

A equipa do Restelo é de altos e baixo. É uma equipa capaz do pior, mas em dia sim pode fazer uma exibição de garra e luta capaz de vencer qualquer adversário. Existem jogadores para isso, e que o mostraram ao longo da fase de apuramento, dos quais destacamos:
  • Valter Jorge - o 3ª linha ou nº8 do Restelo, internacional em VII e XV é um dos jogadores mais fortes deste campeonato. Quando em corrida com a bola é muito difícil de parar e neste ano juntou-lhe uma capacidade finalizadora muito grande ao ponto de se tornar o melhor marcador (em ensaios) juntamente com Hafu, com 8.
  • Miguel Fernandes - É um dos jogadores à imagem do Belenenses. Lutador incansável, aquele que pode muito bem ser o avançado mais leve do campeonato nacional, tem uma alma de guerreiro que o torna num dos melhores jogadores do clube no que toca a defender. Habitual suplente, qualquer treinador do Belenense não hesita em apostar nele para entrar ou mesmo jogar a titular.
O formação e o asa do Belenenses são dois jogadores à imagem do clube.
  • Bruno Nifo - Passa despercebido a muitos o rápido formação do Belenenses. Quando em forma e motivado a sua forma de jogar melhora substancialmente e consegue levar os avançados consigo. Com grande técnica nomeadamente ao nível do passe este jogador será fundamental para as aspirações azuis. Se ele e Manel Costa estiveram em forma e inspirados é meio caminho andado para o Belenenses alcançar a vitória.
Dados Clube de Futebol "os Belenenses":
  • Ensaios marcados: 55
  • Ensaios sofridos: 34
  • Pontos marcados: 416
  • Pontos sofridos: 253
  • Maior vitória: Técnico vs Belenenses (3-77), com 13 ensaios marcados.
  • Maior derrota: Agronomia vs Belenenses (34-13), com 5 ensaios sofridos.
  • Melhores marcadores:
    • Manel Costa - 110 pontos
    • Valter Jorge - 45 pts
    • William Hafu - 40

Equipa base:
1. Facundo Borelli  2. William Hafu  3. Leandro Pereyra
4. Rafael Simões  5. Sebastião da Cunha
6. Miguel Fernandes  8. Valter Jorge  7. Salvador da Cunha
9. Bruno Nifo  10. Manel Costa
11. David Mateus  12. Diogo Mateus  13. Marcus Zavaleta  14. João Mirra
15. Pedro Silva

Nota: A nível de 3/4's, ainda sobraram Diogo Miranda e Francisco Moreia. Nos avançados Duarte Moreira também pode ser titular.

25 comentários:

Anónimo disse...

ALLEZ CDUL ALLEZ!!!
CAMPEÕES!!! Agora ninguém nos pára!!
Venham os pastelinhos que comemo-vos as dúzias!!!
Bora lá CDUL!!

Anónimo disse...

Sou do CDUL e muito agradecia ao blogger que apagasse o comentário estúpido anterior.

Anónimo disse...

Sou do cdul agradecia que deixasse ficar o comentário!
Bora lá CDUL somos os melhores porque não podemos manifestar?
Carrega CDUL!!
Não jogam nada, é só choradeira!!
Chora o direito chora agronomia chora o belem inteiro!!!

Anónimo disse...

Quase de certeza que estes comentários não são escritos por pessoas do CDUL. E se por um acaso são mesmo pessoas do CDUL deviam ter vergonha, e são pessoas que não fazem falta ao clube e à maneira de viver o Rugby do clube.

Anónimo disse...

Este comentario pode muito bem ser de um adepto/jogador do cdul, bastou ver os festejos na tapada. lol parecia que já tinham ganho o campeonato....

Anónimo disse...

Os festejos na tapada deveram-se ao facto de o cdul já não ganhar há muitos anos nesse campo e também por acabar em primeiro. Só demonstra o respeito que cdul tem pela agro! Não vejo qual o mal de se festejar.

Anónimo disse...

Uma pena para o rugby nacional esta notícia da saida do João Uva.
Um grande jogador e excelente líder.

Anónimo disse...

Deixa-me corrigir-te: um excelente distribuidor de "fruta" e um excelente lider!

Anónimo disse...

O CDUL já ganhou bem a uma Agronomia muito desfalcada. Atenção que não ganharam nada. Agronomia ganhou destacadíssisma o Campeonato de Inverno e por aí se ficou. Mais uma vez o vencedor sairá dos jpgos entre o Direito e Agronomia, as melhores e as mais consistentes.

Anónimo disse...

O CDUL já ganhou bem a uma Agronomia muito desfalcada. Atenção que não ganharam nada. Agronomia ganhou destacadíssisma o Campeonato de Inverno e por aí se ficou. Mais uma vez o vencedor sairá dos jpgos entre o Direito e Agronomia, as melhores e as mais consistentes.

Anónimo disse...

Ficar em 1-, 2-, 3- ou 4- lugar nesta fase é quase a mesma coisa. E como é lógico o CDUL não ganhou nada, até porque não havia nada para ganhar nesta fase. A única coisa que ganhou foi um lugar nas meias finais, exactamente o mesmo que o Direito, Agronomia e Belenenses.
Agora, que o CDUL começa a incomodar muita gente e que há muita gente com medo ... isso há. Basta ver os comentários que aqui andam. E não é medo por este ano, aliás não é medo só por este ano ... é pelo que aí vêm nos próximos tempos. Com a equipa mais jovem do campeonato, e com os sub-21s que dominam como querem e a seu belo prazer o seu escalão, vêm aí duros anos para os outros clubes, isso vêm. E há pessoas que estão a ficar nervosas com isso.

Anónimo disse...

Apesar do que dizem acho que o belenenses vai ter uma palavra a dizer. Como diz no pots o belenenses está sem pressão nenhuma para ganhar e em dia sim pode ganhar a qualquer equipa. Só quero ver até que eponto poderá ter influencia ter muitos jogadores a treinar na selecção:

cunha, david, diogo, miranda, mirra, hugo e duarte nos sevens e Pedro Silva, rafael e costa no XV. São 10 jogadores titulares.

Anónimo disse...

Claro que o Belem vai ter uma palavra a dizer nesta final four.
O Belem num dia sim é uma equipa muito muito difícil de bater. Do outro lado vai apanhar um CDUL que está a jogar bem e com confiança.
Vão ser 2 grandes jogos!

Anónimo disse...

o belem em tantos jogadores nas selecções como os outros, sou do cdul e estou contente mas nao acedito que seja este ano o da ida a final e da vitoria no campeonato, ainda falta traquejo a partir do proximo ano vamos ter uma decada de CDUL a final vai ser agronomia - belém.

Anónimo disse...

Sim porque o Cdul nao tem nng nos trabalhos da seleccçao...Lino,Appleton, Silveira, Macaco, Cabral, Junior, Fred oliveira, Carl,Girao...

Anónimo disse...

o CDUL domina os sub 21? este ano sim mas ou muito me engano ou o campeão dos ultimos 3 anos foi o belem, belem e agro vão à final e na final td pode acontecer.

Anónimo disse...

Para o ano vamos ter mais uma vez o Técnico na Divisão de Honra, uma equipa que faz imenso pelo rugby português ...

Levou 717 pts em 14 jogos, o que dá uma média superior a 50 pts por jogo, repito levou mais 50 PTS POR JOGO!!!!
Tem umas escolas fantásticas, manda vir e manda embora jogadores e treinadores conforme a vontade do freguês ... vêm cá jogar contra o CRAV como ganharam esse jogo toca a mandá-los embora porque começa a ficar muito caro.
Que miséria!!!

Pior que o Técnico só mesmo o Benfica que também vai continuar a dignificar o rugby português e a divisão de honra.

Anónimo disse...

Tanta azia porquê?

Anónimo disse...

Faz um post sobre a I divisão!!!

Parabéns ao CDUL, boa sorte para as meias finais!sem dúvida a equipa que mais dá prazer ver a jogar, devido á criatividade dos seus jogadores!

Anónimo disse...

Bom, e agora já acabou o rugby para os seniores da Académica, Benfica, Técnico, CRAV, Sétubal, Lousã e UTAD.
Até Outubro malta!

Anónimo disse...

agronomia este ano volta a ganhar o campeonato

para o benfica acabar a época agora é uma benção é que eles já não têm jogadores para fazer mais jogos.

Anónimo disse...

Lol o belenenses tem boas escolas mas voltaram a secar...esqueces-te que o CDUL dominou durante 5 anos os sub-21 e agora mais 5 irá dominar fruto do talento e jogadores que já nos seniores começam a ganhar experiencia...

Anónimo disse...

agronomia este ano já não se deixa enganar, nos outros anos andavam sempre em forma, acabavam em 1º lugar e depois na final quebravam, este ano andaram a trabalhar para estarem na máxima força nas fases decisivas e vão ganhar os 3 jogos, jogam a final com o cdul que não tem estofo ainda para finais

Anónimo disse...

Malta ja na ha idade para isto fds..calem se um bocado e depois ve-se dentro de campo..decerteza q as 4 equipas estao a trabalhar e a dar tudo para estarem na final!! nao a estodo e andamentos???qualquer equipa neste moemnto pode ser campea...tudo passa pelo e querer e a atitude e ponto final!deixem se disso e de mandar achas para a fogueira!

Anónimo disse...

Pq é que o Benfica está pior que o Técnico? Pq fez mais pontos, marcou muito mais ensaios e sofreu muito menos???