sábado, 8 de janeiro de 2011

CDUL Campeão da Fase Regular

CDUL - campeão da Fase Regular.
Depois de 14 jornadas emocionantes o CDUL é um justo vencedor da fase regular do campeonato Super Bock, com 11 vitórias em 14 jogos. Um prémio merecido pela equipa orientada por Melo e Castro que levou todos os jogos como uma verdadeira final e onde alcançaram 12 pontos bónus!!!

À entrada para a último jornada (de muitas decisões) havia muito por se decidir e o CDUL e o Belenenses fizeram questão de mostrar que não estavam para brincadeiras. 
Frederico Vasconcelos, num ensaio histórico.
Na Tapada da Ajuda, assistiu-se a um jogo onde de muita luta devido às condições do relvado, fruto do temporal que passou por Lisboa nos últimos dias. Mesmo assim o CDUL foi para cima do adversário e apesar de ter terminado em desvantagem na primeira parte, Agronomia vencia por 7-0 com um ensaio de penalidade depois de uma jogada de insistência de Manuel Dentinho, o clube universitário veio do intervalo com uma maior força anímica e o banco fez a diferença. 

Kiko encheu o relvado.
Carl Murray, João Júnior, Gonçalo Foro, Frederico Vasconcelos e a boa pontaria do titular Maxi trouxeram uma frescura física ao CDUL que permitiu, aos poucos e poucos veio dar frutos. A perder por 10-0 (com uma penalidade de Cardoso Pinto) a Agronomia via o título no fundo do tunel, mas ainda havia muito em jogo. E Maxi fez questão de o confirmar. Com penalidade atrás de penalidade, castigando as muitas faltas do conjunto Agrónomo, o CDUL foi-se colocando em primeiro lugar na tabela e em 30 minutos chegou ao 10-9 que lhe garantia o titulo (ao CDUL bastava fazer um ponto bónus para ficar em 1º lugar). 

A bancada azul pedia aos jogadores para manterem a bola, pois com este resultado o 1º lugar não lhe escapava. Mas os jogadores tinham outra ideia!

Depois de uma jogada de insistência perto da área de ensaio verde e branca, com os avançados muito bem comandados pelo formação Francisco Pinto Magalhães, foi a vez de Frederico Vasconcelos (ex-Cascais Rugby Linha) fazer aquele que foi provavelmente um dos ensaios mais festejados desta época pelos adeptos azuis e garantir o título de campeão da Fase Regular. Em frente aos postes, Kiko passou a bola a Frederico que com um jogador pela frente fez aquilo que qualquer jogador mais gosta de fazer e marcar o ensaio do jogo. 

Mira foi um dos ausentes.
Foi um jogo onde o grupo universitário muito lutou e mostrou um maior querer. Depois de muitos anos de jejum o CDUL volta a festejar um título, que embora não seja reconhecido por ainda haver uma fase final que decide o "verdadeiro" vencedor do Campeonato Super Bock, pode ser um ponto de viragem e dar uma nova maturidade ao clube português com mais títulos nacionais. 

Do outro lado esteve um Agronomia que se apresentou com muitas ausências. Bernardo Costa Duarte, Jacques Le Roux e Francisco Mira não estavam sequer no banco e para ajudar Diogo Coelho começou no banco. Num jogo moralmente decisivo, mas que não decidia nada José Ricardo decidiu rodar a equipa e dar oportunidade aos que jogam menos. Foi o caso de Salvador Kadosh, Bernardo Marques e Manuel Dentinho... que responderam muito bem ao treinador. 


Agronomia:
  1. Gustavo Duarte (José Leal da Costa)
  2. Salvador Kadosh
  3. Chris Eves
  4. Tiago Vanzeler
  5. Bernardo Marques
  6. João Pratas (António Duarte)
  7. Tomás Gonçalves
  8. Juan Severino
  9. Duarte Cortes (Lourenço Kadosh)
  10. Vasco Gaspar
  11. Manuel Dentinho (Diogo Coelho)
  12. Duarte C.P. (3+2 (Fernando C.D.)
  13. José Lima
  14. Manuel Carvalho
  15. Pedro Lorena
CDUL:
  1. João Mussulo (João Júnior)
  2. Francisco Amaral
  3. Diogo Fialho
  4. Afonso Sousa
  5. Frederico Melim
  6. Lourenço Machado (Frederico Vasconcelos (5))
  7. Francisco Coimbra
  8. Tiago Girão
  9. Kiko P.M.
  10. Pedro Cabral (Carl Murray)
  11. Bernardo Silveira (Gonçalo Foro)
  12. Peter Leulusso
  13. Frederico Oliveira (Nuno Ferreira)
  14. Nuno Penha e Costa
  15. Maxi (3+3+3+2)
Terminou assim o campeonato regular e dá-se agora inicio a uma fase a doer. O CDUL fica em primeiro, seguido pela Agronomia, Direito e... Belenenses que foi à Sobreda vencer o Benfica e assim garantir o lugar na fase final.

Apesar de um campeonato espectacular, onde conseguiu vitórias sobre clubes que vão estar na fase final (CDUL, Agronomia e Belenenses), a Académica ficou pelo caminho. Um triste fado este o do clube de Coimbra que na opinião de muitas merecia estar na fase final. Mas por esse lugar da fase final vai o Belenenses que venceu, com ponto bónus, o Benfica na Sobreda, num jogo de um sentido. 
João Uva (aqui contra o Técnico) fez o ultimo jogo pelo Belenenses nesta época.
O Belenenses, que recentemente mudou de treinador, aparece nesta fase final como o menos favorito a ganhar o campeonato Super Bock. Contudo o plantel agora orientado pelo experiente Albertino Minhoto é capaz do melhor e do pior, e neste seguimento os adeptos do clube da cruz de Cristo esperam que o pior já tenha passado e que o melhor venha já para a semana, quando defrontarem o CDUL.


Belenenses vs CDUL
Estádio do Restelo/Nacional, no dia 15 de Janeiro


Agronomia vs Direito
Tapada da Ajuda, no dia 15 de Janeiro



(Para ver a tabela vá à página da "Classificação Geral" no topo do blog, ou carregue AQUI)

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que o CDUL mereceu ganhar hoje, mas o que é que adianta ser primeiro da fase regular? A verdade é que, nesta altura, qualquer equipa pode chegar ao título e era relativamente indiferente o escalonamento dos 4 primeiros. Por exemplo, quem pode dizer com absoluta certeza que o Belenenses é menos perigoso para o CDUL do que o Direito?
Nota negativa para o péssimo estado do relvado na Tapada. O rugby é um desporto de inverno, mas hoje o campo não ajudou a um espectáculo que, mesmo assim, foi emocionante e teves fases bem interessantes. Se o tempo ajudar, podem acontecer dois grandes jogos no próximo fim de semana e, já agora, era bom que fossem em horas diferentes: haveria com certeza mais público e os adeptos teriam possibilidades de ver mais rugby. À atenção de quem decide. Destaques: no CDUL Magalhães, Girão e Maxi. Na Agronomia, Chris, Cardoso Pinto e Lima.

Anónimo disse...

O João Uva não joga as meias porquê?

Anónimo disse...

De acordo com o Gossip rugby

"João Uva!

pois é, o menino ´feio porco e mau´ do rugby português estará de fora na final four pois se mudará para o Brasil.
Jogou o seu último jogo com a camisola ´azul bebé´ contra o Benfica. "

Anónimo disse...

Bom comentário mas faccioso num aspecto. Nunca nos ultimos anos li que o vencedor da fase de apuramento para o "play-off" fosse campeão do que quer que fosse. Desta vez foi dito e redito que o CDUL foi o campeão, mas que (só falta dizer infelizmente) ainda há mais 2 jogos para jogar....
Ah, só mais uma coisa. Não tenho nada a ver com qualquer dos 4 clubes

Anónimo disse...

Não percebo porque é que o post diz que a Agrinomia ficou em 2º?
Não altera em nada as meias finais, só a ordem dos jogos.
Se até no site da FPR diz que ficou em 3º.

Anónimo disse...

Agronomia ficou em 3º.
CDUL não foi Campeão de nada. Ganhou a fase final que, como todos sabem desde o inicio e assim está estabelecido nos regulamentos, serve apenas para apurar os 4 finalistas e a ordem das meias finais.
Ao fim de mais de 5 anos deste conceito de campeonato não faz sentido as pessoas inisitirem com este tipo de alusões.
Não se trata de uma fase regular mas sim de uma fase de apuramento. Aliás, uma fase bem disputada, renhida e, ao contrário do que muitos airmam, com um nível razoável de rugby.

Anónimo disse...

Faz lembrar o futebol. Campeões do Inverno.

Anónimo disse...

Ficar em 1-, 2-, 3- ou 4- lugar nesta fase é quase a mesma coisa. E como é lógico o CDUL não ganhou nada, até porque não havia nada para ganhar nesta fase. A única coisa que ganhou foi um lugar nas meias finais, exactamente o mesmo que o Direito, Agronomia e Belenenses.
Agora, que o CDUL começa a incomodar muita gente e que há muita gente com medo ... isso há. Basta ver os comentários que aqui andam. E não é medo por este ano, aliás não é medo só por este ano ... é pelo que aí vêm nos próximos tempos. Com a equipa mais jovem do campeonato, e com os sub-21s que dominam como querem e a seu belo prazer o seu escalão, vêm aí duros anos para os outros clubes, isso vêm. E há pessoas que estão a ficar nervosas com isso.

Anónimo disse...

Então mas o CDUL não é campeão? Mas ganhou a Liga dos Campeões não? É que a julgar pelos festejos pareceu

Anónimo disse...

Isso vindo de uns gajos que andam a celebrar há 75 anos e só ganharam 1 campeonato ...

Anónimo disse...

parece-me que os festejos do CDUL por ter ganho à Agronomia demonstram o respeito pela equipa da Tapada, a satisfação de vencer um adversário tão forte, o resto são parvoíces de alguns adeptos

Anónimo disse...

concordo inteiramente com o ultimo comentario. Os festejos mostram respeito, e ainda contentamento natural por ter acabado em 1º lugar nesta fase. Nao vejo qual e o mal nisso, o objectivo nao é lutar todos os jogos? ou os da Agornomia so lutam pra entrar na final four? e estas comparaçoes com o futebol nao fazem sentido...