sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Competições pós-campeonatos nacionais.

Lisboa 1 vs Lisboa 2, de 2010.
Era um pergunta que reinava no mundo oval. Afinal quais seriam as competições pós-Campeonato Super Bock?

Depois de no ano passado se ter realizado um torneio de Selecções Regionais, em 2011 a competição repete-se. Assim o Norte, Centro, Lisboa e Sul têm a oportunidade de vencer uma prova que serve não apenas como "mais" uma competição mas também como uma oportunidade para se detectar talentos que podem no futuro entrar para o CAR.

Ao contrário de 2010, em 2011 Lisboa aparece só com uma selecção e o Norte separa-se do Centro. Uma das fortes razões para esta decisão pode, e muito bem, ter sido a forte evolução da Académica (5º grande?) e o desempenho do CRAV e do CDUP. Pois se o CRAV ficou em último no campeonato, é bom não esquecer que foi sempre um adversário difícil de bater e uma equipa que defendia muito bem. Já o CDUP está lançado na corrida pela subida para o Campeonato Super Bock e conta com os regressos dos melhores e mais experientes jogadores.
A competição aparece com os mesmo quadros da época passada. Assim, e de acordo com a FPR, os jogos serão realizados já no dia 6 de Fevereiro, em campos (ainda não conformados) fora de Lisboa.

**

**
*Selecções e respectivos clubes nas imagens (carregue nas imagens para aumentar)

Em 2009/10 o grande vencedor foi a selecções de Lisboa 1, de onde faziam parte jogadores de CDUL, Direito, Benfica, Técnico, Santarém , entre outros.. No jogo da decisão a Selecção de Lisboa 1 venceu a Lisboa 2 por 17-0. Nessa equipa apareciam jogadores como Frederico Melim, Rui D'orey (capitão), Nuno Taful, João Ventosa, entre muitos outros. 

Depois da competição nacional a selecção regional de Lisboa 1 (Corvos) virou-se para a Taça Ibérica das Regiões, onde defrontou o conjunto da Andaluzia no campo das Olaias. Num jogo que foi praticamente de um sentido os portugueses venceram os espanhóis por 29-8.

Jogaram por Lisboa:
  1. Emanuel Almeida (Benfica)
  2. Francisco Tavares (Direito) - Miguel Vilaça (CDUL)
  3. Diogo Santos (Belenenses) (5)
  4. Frederico Vasconcelos (Cascais Linha) - Sebastião Vanzeler (Cascais)
  5. Rui D'orey (Direito)
  6. Frederico Melim (CDUL) (2)
  7. Filipe Pereira (Benfica) - Francisco Sousa (Cascais)
  8. João Lino (CDUL)
  9. Noé Franquito (Direito) (5) - Sebastião Pimentel (Santarém)
  10. Rodrigo Ribeiro (Cascais) - Manuel Morteira (Agronomia)
  11. João Mestre (Benfica) (5+5)
  12. Carlos Gomes (CDUL) - João Ventosa (Benfica)
  13. Franciso Appleton (CDUL)
  14. José Guerreiro (Direito) - Luís Sousa (Direito) (3+2+2)
  15. Luis Castro (Técnico)
Desta equipa foram vários os sub-21 ou com idades inferiores a 22 anos que marcaram presença no plantel sénior nos respectivos clubes. Miguel Vilaça, Diogo Santos, Sebastião Vanzeler, Filipe Pereira, Francisco Sousa, João Lino, Rodrigo Ribeiro, Manuel Murteira, João Mestre, João Ventosa, Francisco Appleton, Luis Sousa e Luis Castro só desta selecção. E ainda faltam as selecções do Norte/Centro e do Sul. 

Este ano ao contrário do ano passado a grande candidata ao título é a selecção de Lisboa. Mas o Norte com CDUP e CRAV, o Centro com Académica e Lousã e o Sul com Benfica, Montemor e Évora podem acrescentar um brilhantismo à competição. É que eles não têm nada a perder e podem, de uma vez por todas, alargar o espaço nacional a essas regiões, mostrando bom rugby e bons jogadores. Para esses jogadores, este pode ser o salto!

Está igualmente definido o quadro competitivo da nova Taça Patrocinador. À semelhança da Taça de Portugal do ano passado, os clubes vão disputar 3 Taças, como se de um torneio de sevens se tratasse. Assim, e de acordo com a FPR, o quadro é:
Clique na imagem para aumentar.

11 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um nome para esta competição...! PATÉTICA!!!

Anónimo disse...

Mas eu pergunto será que há aqui meninos de coro?

Alguém estava à espera que esta Taça Patrocinador (que neste momento nem patrocinador existe ainda) fosse alguma coisa?
Alguém acha que as selecções Regionais prestam para alguma coisa?
Alguém acredita nos Torneios de Sevens que são obrigatórios?

Acordem para a realidade: O RUGBY DE CLUBES EM PORTUGAL FECHA NO DIA 29 DE JANEIRO.

Acabou!!! Capute!!! Até para o ano!!!

E é muito bem feita, votaram no senhor agora aguentem-se.

Anónimo disse...

olha que giro, e as finais da I Divisão que vão ser no campo B do CDUL. É de chorar a rir a falta de respeito por parte da FPR!!

Aquele campo é ridiculo para se ver uma final!!
Os anos anteriores as finais foram:

DH, I & II Divisões
Estadio Nacional, num só campo!!

Esses gajos da FPR são uma anedota

Anónimo disse...

eu disse-vos que agronomia este ano não cometia os erros dos anos passados, eu disse-vos que chegáva-mos na máxima força nesta altura ganhámos o 1º jogo por 4 pontos e vamos ganhar o 2º por uma diferenca de 10 a 15 pontos, agronomia é mt mais equipa que o Direito , o direit oacusa desgaste e ao mesmo tempo vê-se que os pricncipais jogadores se andam a poupar para jogar na selecção vejam os jogos que fizeram aguilar, pipoca, vasco uva , pipas e jorge segurado nem se virem em campo.

Anónimo disse...

CDUP conta com com o regresso dos melhores e mais experientes jogadores?! Quem? Muito pelo contrário...

Anónimo disse...

tendo jogado o ano passado nas seleções regionais pareceu claramente uma aposta ganha. contudo este ano parece-me que a divisao das equipas nao foi a melhor, ha um grande desnivel entre a seleção de lisboa e as restantes.

Anónimo disse...

a seleção Lisboa tem as 4 melhores equipas da divisão de honra...

Não me parece um divisão muito coerente no que toca a equilibrio entre seleções...

Anónimo disse...

Seleções regionais não são formadas em função do potencial valor de conjuntos de equipas a determinar.
São formadas ...por regiões!
E haverá sempre umas mais fortes que as outras.

Anónimo disse...

Não sabia que em Portugal havia agora 4 regiões especialmente distintas!!que anedota....Lisboa essa bela Região!e chutam o benfica (o mais fraco) para o Sul!

Anónimo disse...

E é desses quatro clubes que sai o "grosso" para a selecção nacional, logo pode muito bem ser um torneio disputado! Só depende de como as equipas encararem os jogos!

Abraço
Martim Bettencourt

Anónimo disse...

A final do campeonato vai ser no campo 2 do CDUL?? Este campo n tem o minimo de condiçoes para os adeptos verem o jogo!!