segunda-feira, 15 de março de 2010

Treinos de XV e convocados de VII's

Tomaz Morais voltou a chamar os jogadores para preparar o último e decisivo embate da European Nations Cup. 

Depois do regresso à capital portuguesa no domingo e de dois dias de descanso (domingo e segunda) os jogadores portugueses voltam à carga, desta vez com os Romenos no horizonte. 

Para estes treinos está confirmado o regresso de David Penalva, assim como Jorge Segurado, Gonçalo Foro e David Mateus, que ficaram de fora da partida de Madrid enquanto o luso-francês foi dispensado por razões pessoais. 
"Rugby Field" sabe que para este jogo existe ainda a possibilidade de Lionel Campergue (talonador do PAU - Pro D2) e Julen Bardy (Clermont - Top-14) chegarem e integrarem os treinos. 

Se Lionel Campergue tem como entraves a libertação do clube francês, o único português a alinha no Top-14 tem vindo a fazer toda a sua recuperação com a ambição de marcar presença nesta campanha e assim ajudar Portugal a qualificar-se para o Mundial. Relembramos que Bardy, que se lesionou gravemente em Janeiro num jogo do Top-14, sempre mostrou total interesse em representar a selecção nacional e tinha como objectivo recuperar-se da lesão até ao jogo contra a Roménia.

São igualmente conhecidos os 12 jogadores portugueses convocados para o torneio de Sevens de Hong Kong, que se enquadra no circuito Mundial da variante. Dos 15 jogadores pré-convocados na semana passada saem Nuno Penha e Costa, Sérgio Franco, Hugo Valente e João Mirra, entrando apenas Gonçalo Foro.


Madrid conquistada.

Resultado final: Espanha 15 - 33 Portugal.

Não podia ter corrido melhor o jogo dos Lobos em terras espanholas. Com muitos portugueses a apoiar a selecção os lobos conseguiram mostrar mais uma vez que estão em óptima forma e podem muitos bem conseguir mais um brilharete e marcar presença na pré-eliminatória de qualificação para o Campeonato do Mundo 2011n na Nova Zelândia.

A selecção portuguesa, apesar de ter entrado com uma oferta de um ensaios aos espanhóis, controlou sempre o jogo e ficou no ar a ideia de que podiam ter sido mais pontos. Todos os jogadores em campo tiveram uma exibição positiva, desde Thomaz da Costa (chamado para o lugar de Juan Murré) até Joe Gardener (que marcou mais uma penalidade perto do meio campo), estiveram em grande nivel, sem esquecer todos os jogadores do banco de suplentes. Poderão ler uma crónica do jogo em "Join the Maul".

A selecção portuguesa alinhou com:
  1. Francisco Fernandes
  2. João Correia 5 (Bernardo Costa Duarte)
  3. Thomaz da Costa (João Júnior)
  4. Conrad Stickling
  5. Gonçalo Uva
  6. Eduardo Acosta (Salvador Palha)
  7. Vasco Uva
  8. Juan Severino (Tiago Girão)
  9. José Pinto
  10. Pedro Cabral 2+2+2+3+3+3 (Duarte Cardoso Pinto)
  11. António Aguilar 5
  12. Diogo Mateus
  13. Pedro Silva (Miguel Portela)
  14. Frederico Oliveira
  15. Joe Gardener 3
Foi um jogo muito bem jogado, principalmente a nível de três quartos onde Frederico Oliveira, António Aguilar e Joe Gardener se encontravam bastante inspirados, pois se o ponta do CDUL conseguiu um ensaio fabuloso, já Aguilar marcou um ensaio bastante conseguido e de bom entendimento com Joe.

Pedro Cabral ("Puca") foi o homem do jogo. A boa forma vem dando frutos e nos últimos dois jogos marcou 33 pontos (18+15). Só na European Nations Cup o abertura do português leva 70 pontos.
No  passado sábado, Pedro voltou a dar saudades ao espanhóis do CRC Madrid, que este ano se encontram em 4º classificado depois de terem arrecadado o título no ano passado. 

Frederico Oliveira é o melhor marcador de ensaios (4), mais um que Pedro Silva e Gonçalo Foro.

Nos avançados há um jogador que vem dando nas vistas. Francisco Fernandes está a ser um grande guerreiro dentro de campo. O pilar do Tyrrose da Federale 1, é neste momento um dos indiscutíveis do XV nacional e não é para menos, Fernandes (que pode alinhar a asa) aguenta na melêe e ainda aparece no jogo aberto, para além de ser um jogador que pressiona bastante bem a linha adversária. Estas boas exibições que vem realizando (começou na Rússia e desde aí não perdeu o lugar) permitiram que o luso-francês, de 23 anos, fosse abordado pelo DAX da PRO D2 (2º divisão francesa).

Com esta vitória conseguiu-se manter o 3º lugar, apesar da derrota da Geórgia aos pés das Roménia (22-10). Na Rússia, a selecção de Leste venceu por contundentes 48-11 a Alemanha.


Depois de conquistada Madrid, tanto por jogadores como por adeptos, espera-se que o Estádio Universitário de Lisboa volte a encher com o apoio de todos os portugueses para a próxima final diante da Roménia (sábado 20 de Março).

(fotografia de Miguel Carmo - "fotorugby")

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fúria espanhola?

Como se apresentará a selecção espanhola neste sábado?

Parece estar difícil de encontrar motivação, para o jogo frente a Portugal, pelo lados de Espanha. Depois de derrota na Geórgia, os espanhóis perderam a oportunidade de ainda marcarem presença no Mundial (algo do qual nunca desistiram). Com o Mundial distante a única motivação para este jogo acaba por ser a manutenção (já quase garantida) e uma possível subida no raking da IRB.

Mesmo assim foram muitos os jogadores a que ficaram de fora para este jogo, por lesão ou opção, principalmente os jogadores a actuar no Campeonato Francês (Top-14). Dos 12 jogadores a actuar em França e Itália, convocados para o jogo com a Rússia a 13 de Fevereiro, apenas 6 foram novamente chamados. Mas há que ter em atenção que desses doze, cinco jogavam no Top-14 e que desses cinco apenas um jogará frente a Portugal. Com o Mundial já fora dos horizontes, Espanha atravessa um período difícil e este jogo contra Portugal acaba por ser um incógnita. 


Dos convocados para o jogo de Madrid estão 5 jogadores a actuar em França e 1 em Itália, de onde destacamos: Enrique Martin, defesa da equipa de espoirs (esperanças), equivalente a sub-23, do Aviron Bayonnais, e ainda Gibouin Fontana, 3ª linha do Bourdeaux (8º classificado da Pro D2). De Itália vem Martin Goenaga, ponta do Parma que participou na Challenge CUP deste ano. 

De terras Espanholas foram chamados 18 jogadores de: Cajasol Ciencias (4º classificado), VRAC (5º), CRC Madrid (3º), La Vila (2º), Bera Bera (9º), Gernica (6º) e Alcobenas (II Divisão). 

Como se pode verificar a convocatória parece ser diferente das habituais, o actual primeiro classificado do campeonato Espanhol... não tem nenhuma presença nos convocados, enquanto 1 dos jogadores disponíveis para o jogo de sábado actua na II Divisão de Espanha.


(fotografias retiradas de fotorugby e da autoria de Miguel Carmo)

terça-feira, 9 de março de 2010

2 estreias nos convocados para os VII.

Estados Unidos, Tailândia e Fiji serão os adversários no grupo C.

Nuno Penha e Costa e Francisco Appleton são as grandes novidades na convocatória da selecção nacional de VII para o torneio de Hong Kong. Os dois jogadores do CDUL são chamados pela primeira vez para integrar uma selecção nacional A, depois de terem sido internacionais em escalões inferiores.

Para além destes dois jogadores, as chamadas de Pedro Leal e Frederico Oliveira são de igual destaque. Os jogadores de Direito e CDUL, que têm vindo a trabalhar na equipa de XV, sairão do jogo de XV frente à Roménia para o aeroporto com destino à Ásia. 


Apesar destas novidades vemos que a convocatória não foge àquela que foi chamada para jogar os torneios de George e Dubai. Diogo Miranda, Sebastião da Cunha, Francisco Pinto Magalhães, Francisco Serra, Hugo Valente, Veltioven Tavares e Frederico Oliveira repetem a chamada, dando sequência à aposta em novos jogadores para esta selecção. Da última convocatória (Dubai e George) saíram jogadores como Gonçalo Foro, Bernardo Silveira, Manel Costa, Ricardo Dias e Diogo Gama.

É esta a equipa que vai preparar o torneio. A dúvida reside se serão chamados 15 jogadores ou se a mesma ainda será reduzida. 

Quarto de milhão ultrapassado.


1 ano e 3 meses depois conseguiu-se ultrapassar o 1/4 de milhão de visitas. 

No activo desde 4 de Janeiro de 2009, "Rugby Field" consegue atingir uma enorme quantidade de visitas que vêm dos mais distantes locais do planeta. Desde Espanha à Nova Zelândia, a passar pelos mais diversos países como Zimbabwe e Dubai, foram muitas a zonas no planeta que passaram por este espaço.

A todos os leitores e aqueles que colaboraram com este projecto, Obrigado.

Festa da Taça recomeça na quinta-feira!


Começa na quinta-feira a fase a eliminar da Taça de Portugal. Depois de conhecidos os clubes a participar nas devidas taças e os embates a realizar, temos as 8 equipas da Divisão de Honra e 4 da I Divisão.

Para a Taça Princinpal os embates começam a ser a doer. CDUL contra o Belenenses no Estádio Universitário e Direito frente a Agronomia em Monsanto. Nestes jogos, para além de toda a pressão do jogo em si, nomeadamente a decisão de quem vai marcar presença na final, estará em jogo a maneira como os jogadores reagiram sem a presença do habituais titulares, que estarão a prepara o embate com a Espanha.

Pedro Cabral, João Júnior, Tiago Girão, Frederico Oliveira e Gonçalo Foro do lado universitário e Diogo Mateus, David Mateus, Rafael Simões e Pedro Silva de Belém. Em Monsanto são muitas as ausências (10 jogadores) enquanto a Agronomia não deverá contar com os principais "pontapeadores" Duarte Cardoso Pinto e Joe Gardener, com o nº8 Juan Severino e Bernardo Costa Duarte. A este jogadores poderá juntar-se o centro Francisco Mira. Esta é uma oportunidade de ouro para muitos jogadores dos planteis deste 4 clubes. Jogadores sub-21 ou menos utilizados nos seniores poderão ganhar espaço no plantel se conseguirem protagonizar boas exibições durante as próximas semanas (meia-final e final).

Na 2ª Taça teremos 3 equipas do Norte e 1 de Lisboa. Pode-se dizer que das 4 equipas, aquela que perece mais lançada para conquista do título é a Académica. Com muitos jogadores internacionais, Francisco Serra, Ricardo Dias e Sérgio Franco (que regressou em boa forma de uma lesão), mais os estrangeiros, a Académica é por isto tudo a principal candidata. Mas antes de ambicionar uma Taça, o clube de Coimbra, terá que ultrapassar a sempre difícil e bastante reforçada Lousã. Lousã que conta com Geere David, Silvestre  Engelbrecht e ainda com um jogador revelação e com bastante potencial para a Divisão de Honra, o defesa, Ricardo Santos.

No outro desafio teremos um jogo que será levado ao limite. De um lado Benfica a querer "vingar-se" do afastamento da Taça no ano passado, do outro um CRAV a querer mostrar diante do seu público que o resultado do ano passado não foi um acaso e assim cativar ainda mais adeptos daquela cidade.

Jogadores a ter em atenção: Francisco Serra (Defesa AAC), Afonso Vareta (Centro CRAV), Ricardo Santos (Defesa RCL) e Gregory Mullamy (Abertura SLB)

Os "últimos da Honra" vs os "primeiros da Primeira". Será composta desta maneira a final desta Taça, independentemente dos resultados das meias-finais. 

No primeiro jogo estarão frente a frente duas equipas cujo duelo não será apenas na Taça, mas também no Campeonato. A armada argentina de Setúbal e o contingente sul-africano de Cascais, voltam a encontra-se depois de já se terem defronta uma vez este ano para o campeonato (empate a 16 pontos). Será curioso ver como se comportará a equipa da Guia sem o seu 2ª linha/nº8 Conrad Stickling. 

No outros desafio temos o duelo dos últimos. Muito se tem falado de CDUP e do Técnico pela piores razões. O fraco investimento e a falta de bons resultados (em 14 jogos para o Campeonato e Taça, o CDUP não ganhou nenhum e o Técnico apenas conta 2 vitórias) levaram estes clubes para os últimos postos da Divisão de Honra. A juntar a estes resultados temos ainda as recentes derrotas (embora sempre fora de casa) contra Lousã (CDUP) e CRAV (Técnico). 

Muitos terão estes clubes a agradecer por este modelo da Taça de Portugal, pois assim recebem uma oportunidade de  salvar a época.

Jogadores a ter em atenção: Louis Ackerman (Pilar GDS), Emiliano Floretin (3ªlinhaVS), Luis Bento (Pilar AEIST) e Vasco Marques (Talonador CDUP)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ivo Morais substitui Juan Murré

Ivo Morais joga a pilar direito - nº3.

Foi noticiado durante a semana que Juan Murré se lesionara com alguma gravidade. A notícia confirma-se agora com a não convocatória do jogadores Luso-argentino para o jogo frente à Espanha. O internacional português foi avaliado pelos médicos da selecção e foi-lhe diagnosticado uma lesão na cervical, que o jogador obriga a uma intervenção cirúrgica imediata. 

Deste modo o Murré fica ausente do jogo com Espanha, Roménia e, caso Portugal consiga a qualificação também não actuará frente aos jogos das eliminatórias. Assim, aumentam para três os jogadores lesionados e não convocados para os jogos: Juan Murré, Chrsitian Spachuck e Julien Bardy, sendo que este último poderá estar apto para o jogo contra a Roménia.



Assim e com dois jogadores de primeira-linha muitos importantes de fora, foi chamado Ivo Morais. O jogador luso-francês de 26 anos (nasceu em 1984) é chamado novamente por Potugal depois ter estado entre os convocados para o Europeu de sub-20 em 2004. Actualmente com 113kg e 1,80m, o pilar é titular na equipa francesa do Chateaurenard, clube onde encontra desde 2004. 

De regresso aos trabalhos da selecção estão também Francisco Mira e Rafael Simões, de Agronomia e Belenenses, assim como o 2ª linha David Penalva. Já ponta do Belenenses David Mateus está em dúvida com uma lesão.

I Divisão até à última


Está ao rubro a luta pelos 4 primeiros lugares na I Divisão. CRAV, Lousã, Cascais, Évora e Setúbal estão separados por 10 pontos a duas jornadas do fim.


Se CRAV e Lousã parecem já ter reservado os seus lugares na fase final da subida, Cascais Évora e Setúbal lutam pelo terceiro e quarto lugar. Apenas 5 pontos separam o Cascais (3º lugar) do Setúbal (5º lugar) e nas jornadas que se seguem o Setúbal vai jogar contra o Évora (fora) e Cascais (casa). Já o Dramático encontrará no outro jogo o Cascais Linha em mais um deby entre os dois. O Évora, para além do Setúbal, receberá a UTAD.

Jogos complicados e dos três aquele que parece ter o calendário mais acessível é o clube do interior alentejano. O Évora vai jogar com o último classificado da divisão e recebe o Setúbal. Muito estará em jogo neste desafio.

Em Setúbal mora uma armada Argentina de grande nível. Todos os anos o clube do Sado vira-se para o continente sul-americano e vai buscar jogadores de grande nível, referenciando alguns: Marcus Zavaleta (centro), Augustin Zavaleta (abertura), Andres Odstrcill (médio), EmilianoFlorentin (asa) são apenas alguns dos jogadores de grande qualidade que por esse clube passaram. Este ano o clube de Setúbal começou mal e as coisas ainda podem descarrilar. Com 5 pontos de diferença do Cascais o Vitória vê-se obrigado a ganhar os dois jogos que lhe faltam. só assim poderá ambicionar a fase final e certamente uma subida de Divisão.

O clube de Cascais encontrou os bons resultados neste ano. Conrad Stickling, Phillip Kellerman e ainda muitos outros jogadores como Louis Ackerman (pilar), trouxeram outro dinamismo à equipa da Guia que entrou neste campeonato como o principal candidato ao título. A arma desta equipa acaba por ser o pack avançado. Forte, disciplinado e bastante experiente este grupo de 8 jogadores têm ganho muitos jogos. Mas nem só de experiência é feito o pack. Juvelino Tavares, Francisco Sousa e Sebastião Van Zeller são os mais novos na equipa e foram recentemente chamados para os trabalhos da selecção sub-21.

No alentejo mora uma equipa histórica em Portugal. O CR Évora está este ano num período de altos e baixos. Tanto fazem uma grande exibição, como em Arcos vencendo o clube da terra por 8 a 3, como deitam tudo a perder. A evolução do clube depende de muitos jogadores que por força maior vêm para Lisboa, estudar ou trabalhar. Contudo a formação está a dar fruto e recentemente apareceu um jogador ainda sub-20 a dar que falar naquele clube. O mesmo jogador jogou pelos seniores e já marcou vários ensaios.


Duas jornadas que se seguiram às duras etapas da Taça de Portugal e muito poderá estar em jogo, principalmente numa altura onde o modelo competitivo do próximo ano poderá sofrer alterações. 

Quem acompanhará o CRAV e a Lousã na fase final? 

quarta-feira, 3 de março de 2010

Taça de Portugal: Meias- finais.


Já estão definidas as meias-finais da Taça de Portugal.

Tal como era de prever, os principais emblemas nacionais qualificaram-se problema de maior grau: O CDUL superou o Cascais, a Académica e o Montemor; o Belenenses conseguiu uma confortável vitória nas Olaias e teve uma vitória mais sofrido frente ao CRAV; a equipa de Monsanto venceu um aguerrido Vitória e o Benfica.

Resta a Agronomia, que vai ao Porto realizar o último jogo desta fase da Taça, depois de ter ganho à Lousã de Geere David e Silvestre (ex-jogadores de Agronomia).

Esta, contudo, é a única dúvida do sorteio. Em caso de vitória de Agronomia, a equipa da Tapada qualifica-se automaticamente para a Taça CUP. Contudo se o CDUP vencer o jogo, este poderá ainda chegar à taça principal. Para tal terá que marcar 4 ou mais ensaios, de modo a conseguir o ponto bónus e esperar que a diferença no resultado seja maior que 7 pontos.


Na 2ª Taça (Taça de Prata) vamos ter embates entre clubes da Divisão de Honra e clubes da I Divisão: Académica e Benfica (Divisão de Honra) e Lousã e CRAV (I divisão).

Após uma boa fase de grupos o CRAV volta a receber o Benfica em casa repetindo uma eliminatória do ano passado, da qual saiu vitorioso (24-16) num jogo que ficou para a história não só pelo resultado mas também por todo o ambiente que se gerou à volta do jogo por parte dos adeptos de Arcos.

A Académica espera pelo desenlace do jogo entre Agronomia e CDUP para saber qual o seu adversário. Caso a agronomia vença o jogo haverá lugar para um "derby" entre duas cidades vizinhas - Lousã e Coimbra. A ser, seria o regresso de Francisco Serra e Sérgio Franco (o jogador e o treinador) a um clube que já representaram.


Por último temos os jogos da Taça BOWL. Nesta competição qualificou-se ou clube da Guia (Cascais) e o Técnico da região de Lisboa. O CDUP vem representar o Porto enquanto o Vitória representa os clubes abaixo do Tejo.

Sem lugar para surpresas CDUP e Técnico poderão defrontar-se na 3ª Taça. É certamente um jogo do tudo ou nada onde ambas as equipas quererão lutar por salvar uma época que não correu como pensavam. Um Técnico que perdeu bons jogadores e um CDUP que espera por uma geração de bons jogadores das camadas jovens.

Não se deve esquecer, entretanto, o Cascais (bem reforçado com jogadores estrangeiros e Conrad Stickling) e ainda o Setúbal, com uma armada argentina de grande potencial.


Os jogos das meias-finais serão disputados no fim-de-semana de 13 e 14 de Março e as finais terão lugar no Estádio Nacional no domingo, dia 21 de Março.

terça-feira, 2 de março de 2010

Um olhar aos pontos

Pedro Cabral lidera isolado a tabela dos melhores marcadores com 55 pontos.

Portugal tem duas finais pela frente. Espanha e Roménia são as selecções às quais “os Lobos” terão de vencer para se manterem as pretensões de apuramento para o mundial.

Após uma inicio de competição negro, onde se perdeu nos dois confrontos directos frente à Rússia e à Geórgia, a selecção Portuguesa conseguiu arrancar a maior vitória de sempre em termos pontuais. 69 pontos marcados na Alemanha estabelecem um novo recorde de pontos em jogos da selecção Portuguesa.

Pedro Cabral, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro, Joe Gardener, João Correia, Vasco Uva, Francisco Fernandes, Diogo Mateus e Pedro Leal foram os autores de todos os pontos nesse jogo, entrando directamente para a história. Para a história fica principalmente o ponta do CDUL, Frederico Oliveira, que se estreou a marcar pelo XV nacional, logo com 3 ensaios.

Com esta vitória a moral portuguesa aumentou bastante para o encontro frente aos Espanhóis, que ao contrário do que muitos prevêem, não será nada fácil. A selecção do país vizinho encontra-se moralmente em baixo, após a derrota contra a Geórgia, que ditou o afastamento do Mundial, mas um jogo contra Portugal é sempre um bom tónico para aumentar o ego.

Espera-se pontaria afinada de Pedro Cabral e Joe Gardener, sem esquecer Pedro Leal, e ainda destreza e magia no ataque tal como no jogo frente à Alemanha. Coisa que não tem sido o ponto forte nacional.

Em 8 jogos os jogadores nacionais não marcaram mais de 98 pontos em chutos aos postes. Coisa pouca quando temos jogadores como Pedro Cabral, Pedro Leal, Duarte Cardoso Pinto e, mais recentemente, Joe Gardener. Só os primeiros 3 jogadores contam mais de 370 pontos em conversões e penalidades em 10 jornadas do Campeonato Nacional. Se fizermos uma média de pontos por jogo do Campeonato Nacional e da “European Nations Cup” temos:

Rapidamente se percebe que a pontuação dos jogadores na “ENC” não está nem perto daquela que os tem acompanhado ao longo do campeonato Nacional. Isto apesar de Portugal estar em 2º lugar na tabela de mais penalidades convertidas e ensaios transformados.

Por outro lado, a nível de ensaios a coisa parece já correr melhor. Apesar de sermos a 3ª equipa com mais ensaio marcados (23) ainda estamos muito distantes da Geórgia que já conseguiu ir por 39 vezes (!) à área de ensaio da equipa adversária. A Rússia tem apenas mais um ensaio que Portugal e curiosamente é (dos 4 primeiros) aquela que mais ensaio sofreu: 15. Portugal, Roménia e Geórgia apenas sofreram 9.

(números retirados de FIRA-AER.)
Legenda: E.m - ensaios marcados, E.s. - Ensaios sofridos; CEm - Conversão de ensaio marcada, CEs - Conversão de ensaio sofrido; Df - Drop marcado, Dc - Drop sofrido; Pf - Penalidade marcada, Pc - Penalidade sofrida.

É no entanto nas faltas que Portugal mais sofre. Em 8 jogos Portugal já sofreu 51 pontos devido às faltas. Estes 51 pontos representam quase metade dos pontos sofridos por Portugal (114). Não fossem estas faltas e Portugal poderia já estar qualificado para o Mundial.

Percebe-se agora quando Tomaz Morais tanto fala das faltas no meio campo português. É também por aí que Portugal tem que melhorar e se se quer manter o sonho do apuramento vivo terá que se tomar precauções já nos próximos jogos frente à Espanha (13 de Março - Madrid) e Roménia (21 de Março - Lisboa).

segunda-feira, 1 de março de 2010

Treinos de Sevens

Com a campanha de qualificação para o Mundial de 2011 a meio, Tomaz Moraiz decidiu chamar bastantes jogadores jovens para a preparação do torneio de Hong kong do Circuito Mundial de Sevens.

Apesar de muitos já contarem com internacionalizações na variante de VII não passou despercebido a pouca rodagem da maior parte dos jogadores chamados para um torneio deste nível.

Mas a grande novidade vai para a presença de jogadores como Francisco Apletton (ponta - CDUL), Diogo Dória (2ª/3ª linha - Técnico), Henrique Morato (centro - Belenenses), Manuel Santos (Defesa - Direito), João Ventosa (centro/ponta - Benfica) e Rodrigo Verdes (ponta - Setúbal) que apesar de serem jogadores com idade de sub-21 já jogaram pelos seniores dos respectivos clubes (alguns estão mesmo no plantel sénior). Estes jogadores são todos internacionais das camadas jovens e têm vindo a representar Portugal ao mais alto nível. Muitos deles eram internacionais sub-21 quando ainda jogavam pelos sub-18.

Manuel Costa, Veltioven Tavares, Bernardo Silveira e António Vieira de Almeida (todos internacionais em VII) juntam-se a lista de jogadores ainda sub-21, que integram os trabalhos da selecção.

Outros jogadores à espera de uma chamada são Fernando Costa Duarte, Afonso Sousa, Francisco Cabral, Nuno Penha e Costa e José Guerreiro. Neste grupo Francisco Cabral, que vem a realizar boas exibições, faz a estreia. Depois de integrar os trabalhos da Selecção durante os jogos de preparação do Torneio Europeu das Nações (jogou frente aos Expats), o jogador do Belenenses volta a receber uma oportunidade de Tomaz Morais e Pedro Netto.

Dos 12 jogadores convocados para os primeiros dois torneios do Circuito Mundial (Dubai e na África do Sul) apenas Diogo Gama falha a chamada para os treinos.

Nesses torneios as exibições portuguesas foram melhorando de jogo para jogo e ficou a ideia de que com mais jogos nas pernas “os lobos” podiam ir longe. Apesar de se terem ganho apenas 4 jogos, num total de 11 nos dois torneios, a verdade é que se defrontaram as melhores selecções mundiais e os resultados não foram negativos.

Taça de Portugal - 3ª Fase

A Agronomia não arriscou e frente à equipa Serrana fez alinhar os melhores jogadores disponíveis. (fotografia: António Lamas)

Com apenas um jogo por se concretizar da fase de grupos da Taça de Portugal (Agronomia contra CDUP), estão quase definidas as classificações dos grupos.

Apesar de muitos jogadores não poderem actuar nesta competição, por força da sua utilização para os jogos da selecção portuguesa, os resultados não fugiram ao esperado com a excepção de um ou outro que deram lugar a surpresas.

Clubes como a Lousã e o CRAV conseguiram ultrapassar históricos da Divisão de Honra, o Vitória de Setúbal (que vem a investir muitos na secção de rugby) conseguiu jogar de igual para igual frente ao campeão nacional, o Dramático de Cascais mostrou que ainda aguenta 40 minutos frente aos melhores de Portugal e o Montemor (único clube da II Divisão) não se portou mal.

Os principais candidatos a vencer os grupos conseguiram-no de forma regular. Agronomia, CDUL, Belenenses e Direito vão-se defrontar na principal Taça do novo modelo. Com muitos jogadores menos rodados, alguns ainda sub-21, utilizados no XV titular, os 4 grandes conseguiram provar que a sua formação está a dar resultados. Contudo os jogadores, da equipa sénior, menos utilizados no XV titular durante o campeonato precisam de minutos nas pernas para poderem render mais.

Na segunda Taça (Taça BOWL) Académica e Benfica aparecem como principais candidatos. Contudo CRAV e Lousã já deram provas que sabem ganhar aos clubes da Divisão de Honra e vão querer ir o mais longe possível nesta prova. Os dois clubes da I Divisão atingem esta Taça com muito mérito. São os principais candidatos à subida de Divisão nesta época e os jogos frente aos grandes (Belenenses e Agronomia) mostraram que estes clubes podem fazer estragos, nomeadamente a melêe do CRAV.

Para a terceira Taça reservam-se também bons jogos. Técnico e CDUP* são as bandeiras desta Taça, enquanto Cascais e Setúbal tentam subir mais alto. Se o Técnico, o CDUP e Cascais são clubes que detêm um passado de glórias (já conquistaram a Taça de Portugal no passado), o Setúbal pode nesta 3ª fase da competição atingir uma vitória histórica e quem vê o clube do Sado como um outsider pode-se muito bem enganar. Os jogadores Argentinos deste clube são realmente bons atletas que fazem a diferença num jogo.

O Montemor que deu a cara em todos os jogos, marcando inclusivamente 25 pontos contra um clube da Divisão de Honra, acaba por sofrer com a desistência de três clubes da Taça. Nestas condições a aventura do clube alentejano na Taça de Portugal termina.

(*Falta realizar o CDUP x Agronomia a 7 de Março)

Terminada a 2ª fase da Taça de Portugal, forma disputados 14 jogos (falta 1) e só por cinco vezes é que a diferença de 30 pontos foi alcançada ou superada.

Belenenses, CDUL e Direito nunca superaram a marca dos 30 pontos contra clubes de Divisões inferiores:

  • Belenenses – CRAV (28-6)
  • CDUL – Cascais (29-0)
  • Montemor – CDUL (3-29)
  • Direito – Setúbal (38-27)

Foi produtiva esta fase da "nova" Taça da Portugal. Se Agronomia, CDUL, Belenense e Direito estrearam jogadores sub-21 e experimentaram novos jogadores, os outros clubes jogaram quase na máxima força. Académica e Benfica, tiveram jogos bastante equilibrados contra Cascais e Setúbal, enquanto CDUP e Técnica perderam os seus jogos frente aos da divisão inferior. Estes resultados mostram o equilíbrio entre os últimos 4 classificados da Divisão de honra e os primeiros 5 classificados da I Divisão (Setúbal está em 5º lugar da I div.). Em 4 jogos disputados entre estes clubes, as vitórias dividiram-se: 2 para a Divisão de honra (Académica e Benfica) e 2 para a I Divisão (Lousã e CDUP)

  • Cascais – Académica (10-30)
  • CRAV – Técnico (17-13)
  • Lousã – CDUP (13-3)
  • Setúbal – Benfica (3-6)

Se formos relacionar os jogos dos 8 clubes contra os mesmos adversários temos:

O equilíbrio é notório entre os clubes com uma pequena excepção relativamente à Académica, que, de todos, parece ser aquele que mais se aproxima aos 4 grandes.

Sondagens (barra lateral):

  • Após a fase de grupos da Taça, concorda com uma nova edição da Taça igual a estes moldes para o ano de 2010/11?
  • Como qualificaria a diferença entre os 4 últimos da Divisão de Honra e os 5 primeiros da I Divisão?