domingo, 3 de maio de 2009

Campeões 2008/09

Foi um dia memorável aquele que deu lugar às finais do Campeonato Nacional.

Desde as 10:30 da manha que o Estádio Nacional começou a ser invadido por pessoas amantes de um desporto que vai ganhando muito espaço no desporto Português.

E as coisas não podiam ter começado melhor. Num primeiro jogo entre C.F.”os Belenenses” e CDUL o resultado final fala por si só: 41-41.

CDUL – 41 Vs 41 – Belenenses

Um empate, com sabor a vitória para os universitários devido aos ensaios marcados (o CDUL marcou 5 ensaios contra 4 do Belenenses), onde o empate só surgiu no final da partida com uma penalidade a castigar uma falta da equipa de Belém. Um jogo que ficou marcado pelo quantidade enorme de pontos que se marcou e pela luta até ao fim de cada equipa.

Campeão da II Divisão: Cascais Rugby Linha

Rugby Linha – 19 Vs 14 – Montemor

De seguida houve espaço para a primeira final dodia. Rugby Linha contra Montemor. Duas equipas da II divisão portuguesa, mas ambas com bastante potencial, e certamente que as duas mereciam subir.

Um jogo que começou com um Linha a adiantar-se no marcador com dois pontapés de ressalto do Abertura. Contudo ainda na primeira parte o Montemor conseguiria marcar dois ensaios levando o jogo para o intervalo com uma vantagem de 8 pontos. Na segunda parte o Linha veio para a frente e conseguiu marcar uma penalidade reduzindo a diferença para 5 pontos, altura em que veio o ensaio decisivo. Uma jogada dos três-quartos só acabou dentro da área de validação, com uma grande finalização do internacional Pedro Silva. Até ao fim ainda houve tempo para uma penalidade transformada, tendo o jogo acabado depois desta.

Campeão Nacional: Grupo Desportivo do Direito

Direito – 32 Vs 25 – Agronomia

Para o fim, a tão esperada final.

Direito e Agronomia lutavam entre si pelo título de Campeão. Ambas as equipas se apresentavam na força toda (do lado verde Gere David estava lesionado). Da mesma maneira que os outros dois jogos anteriores a este, ambas as equipas queriam ficar à frente do marcador. Como tal qualquer falta no meio campo do adversário era uma penalidade. Foi assim que começou, tendo as estrelas de cada equipa, Pedro Leal e Joe Gardener, transformado sem problemas as faltas em 3 pontos.

Num jogo espectacular onde as equipas se iam adaptando com o passar do tempo, foi Adérito Esteves a estrela maior. Com 2 ensaios marcados e ainda um mal anulado, O direito conseguiu ir para a frente e controlar o jogo. Contudo não podemos deixar de realçar a importância que o ensaio do jovem Luis Portela teve. Numa altura em o jogo estava equilibrado e a vitória podia pender para qualquer um dos lados, o irmão de Miguel Portela interceptou uma bola na sua área de 22 e só parou no ensaio.

Dias destes dão orgulho ao Rugby Nacional. Jogos disputados até ao último minuto, com o resultado final sempre incerto.

Parabéns aos Campeões!

4 comentários:

Anónimo disse...

Qual foi o ensaio mal anulado??? Não me digas que te referes ao ensaio precedido de um passe para diante (avant) de mais de dois metros, que até do topo da bancada contrária se viu...
Mais cuidado neste tipo de comentários que podem descaracterizar e descredibilizar todos os outros que são muito bons.
Parabéns ao GDD. Do que se passou no fim do jogo, nem uma palavra! É indescritivel!!

Anónimo disse...

dois metros para a frente?! ve-se perfeitamente no resumo da sporttv a repetiçao e o passe é mais que limpo

Anónimo disse...

é inacreditável o ataque à arbitragem... Porque não têm razão e porque, acima de tudo, desvirtua, um dos valores que mais se preza no rugby: não comentar arbitragens. Boas ou más..
Não têm razão porque o Direito viu um ensaio mal anulado (quem não quer ver arrisca-se a cair no ridiculo) e, também, o ultimo ensaio da gronomia foi precedido de uma clara obstrução. O Direito viu 2 amarelos ao longo do jogo e Agronomia nenhum (apesar de algumas placagens altas). Quanto ao ultimo lance, não obstante o fiscal ter a bandeira levantada, o árbitro deu sinal que tinha visto o lance e que não lhe teria parecido motivo de qualquer sanção..
É uma pena que inistam tanto nesta discussão... Aos derrotados só lhes fica mal e, em vez de começarem a trabalhar já no próximo desafio, vão perder tempo, trabalho e animo numa discussão que não lhes leva a lado nenhum... a não ser: fama de maus perdedores (o que não me parece que a maioria dos Adeptos da Agronomia seja. Pelo contrário, com excepção de um ou outro delinquente alcoolizado, que existe em todos os Clubes, são execelentes adeptos). Uma ultima palavra para o presidente da Agronomia: é pena que as pessoas peguem na sua reacção a quente e, com isso, tirem-lhe o grande mérito que teve na construção da excelente equipa que é a actual Agronomia. Se todos fizessem metade do que o Presidente Agrónomo já fez, estaríamos numa posição ainda melhor a nível de rugby de Clubes e a nível de rugby Internacional. Por vezes o coração fala mais alto (não vejo qualquer ensaio em fora de jogo, vejo um ensaio mal anulado e um ensaio em obstrução) mas quem não compreende isso é má rés...

Anónimo disse...

O problema são todas as reacções a quente do referido dirigente. Se tiveres tempo (e paciência) relê os "Cantinhos" um a um. Vais chegar à conclusão de que há sempre referências aos outros em tom acusatório. É porque há compadrios, é porque o árbitro não esteve bem, é porque a selecção não é nacional, é porque eles são os melhores mas ninguém lhes liga pevas, etc...