sábado, 9 de maio de 2009

Taça Ibérica Vs Liga Ibérica

Terminaram as provas Nacionais do escalão principal.

Depois de encontrados os vencedores do Campeonato Nacional da Divisão de Honra, da I e da II Divisão, finalmente procedeu-se à última etapa nas competições Nacionais, a Taça de Portugal. Num jogo marcado pelo mau tempo que se fez em Lisboa ambas as equipas estiveram perto da vitória durante a primeira parte. Mas na segunda tudo mudou. Uma Agronomia apostada em vencer, trouxe tudo para dentro de campo e conseguiu na segunda metade do tempo de jogo transfigurar-se e transformar todas as oportunidades em pontos. Um justo vencedor.

Contudo devo dar os parabéns a ambas as equipas. Não é fácil, depois de um campeonato terminado e com uma nova competição à porta (cuja importância será enorme) entregarem-se da maneira que estas duas fizeram àquela competição, que vai perdendo importância e valor ao longo dos anos.

Pois é, vem aí a Taça Ibérica. Depois de um período de dúvida, relativamente à concretização da Liga Ibérica e respectiva participação Portuguesa, tudo está decidido. Os clubes Portugueses não participam na Liga (acredito que o façam no futuro) e ficam-se pela Taça. Curioso o facto de agora a península Ibérica ter duas competições com o seu nome. Não me admiro que daqui a uns anos tanto o campeonato Português como o Espanhol, sejam um espaço de treinos e captação para as super-equipas Ibéricas.

De qualquer dos modos existe algo que me intriga na edição da Taça Ibérica deste ano: a não participação do actual Campeão espanhol. Será porque as datas dos jogos da Taça e Liga Ibérica coincidem? Se sim, como se apresentarão as outras equipas espanholas?

Corre-se o risco de os clubes Espanhóis não se interessarem pela Taça Ibérica?

Corre-se o risco de esta ser uma competição... sem competição?

Contudo é notável o esforço que tem sido feito pelas Federações no desenvolvimento na mesma Taça. Pelo menos em Portugal só a possibilidade de haver uma bolsa permitirá aos clubes não participantes enviarem jogadores para ritmos de treino diferentes. E estes poderão voltar no final com uma maior experiência, para além do tempo de treino que tiveram ao lado dos melhores em Portugal.

Se este voltarão para os clubes originais? Acredito que sim.

Só não o farão se forem persuadidos, mas aí não há nada a fazer: O Rugby em Portugal é amador!!

Zé Nunes

"RugbyField"

10 comentários:

Anónimo disse...

Há 2 clubes espanhóis que participarão na Taça Ibérica na sua máxima força: Cajasol Ciencias de Sevilha (2º na época passada e 3º esta época) e VRAC de Valladolid (4º nessas duas épocas).

O El Salvador, também de Valladolid, ainda não se sabe que tipo de equipa é que apresentará.

O que se sabe é na SIR (Liga Ibérica) Salvador/Vacceos e CRC Madrid/Gatos têm apresentado equipas de segundas escolhas (com os principais jogadores a jogarem na Copa del Rey, organizada pela FER) e que nenhuma equipa portuguesa participa nessa estranhíssima Super Ibérica Rugby ou L.I.

Ibérica?

Anónimo disse...

PS - Ciencias e VRAC não participam na SIR (LI), só participam na Taça Ibérica.

A SIR está a ser um fiasco completo e há que apostar é na Taça Ibérica, apoiada pelas Federações, mas com estas muito mais dinânmicas na angariação de patrocinadores para a prova.

Anónimo disse...

Quando sair a lista de convocados para os Sevens também se vai perceber como as nossas equípas se vão apresentar. Espero que os clubes já as conheçam para se orientarem na escolha nessa eventual bolsa de jogadores.

Anónimo disse...

Espectacular esta dos clubes irem buscar atletas a outros clubes para fazerem a Taça Ibérica. Assim, depois dum estudo desses atletas e do contacto com os atletas desses clubes, será muito, mas mesmo muito mais fácil as transferências. Os 4 grandes vão beneficiar muito, mas os atletas vão beneficiar muito mais. Quem se "quilha" são os clubes formadores. Para o futuro teremos: Um clube selecção e 4 clubes a dominarem totalmente o rugby português. A chatisse é terem de perder tempo com os outros clubezecos nacionais. De resto, jogos às 4ªs. (para isso é necessário tapar a entrada a qualauer clube da província no grupo de Lisboa) e o clube selecção nas competições internacionais. Bem pensado e melhor executado.

Anónimo disse...

os principais clubes espanhois estão pouco ou nada interessados na taça ibérica, para eles a super ibérica é mais importante. Segundo os blogs em Espanha e alguns jornais como a marca esta é a melhor organização e prova alguma vez vista em espanha... será?
Também estou curioso com os convocados para os sevens e não estou a ver como se pode fugir muito dos habituais Diogo Mateus, banana, Cabral, Pipoca, aderito, Foro, Mirra, Talvez haja a inclusão do sebastião. Vamos ver qual a hipotese do aguilar regressar e dar mais experiência, faltará sempre mais um avançado de qualidade já que o girão está indisponivel por motivos profissionais e o Acosta também, castigado ( mal???. talvez o Vasco Uva seja a melhor solução.

Muito bom o facto de outros 5 jogadores de cada clube não participante poderem jogar a taça ibérica, pode dar-lhes outro nivel de jogos e treinos.

vamos a sugestões:
Malheiro
Sarmento
fragateiro
Miguel freitas
Acacio
Mestre
Grenho
Francisco gama
Miguel teixeira
Sergio Franco
Serra
Ricardo Dias
Rui Rodrigues
Martim cabral
Nuno Taful
Bernardo eça
entre outros interesados...

só beneficiaria o rugby.

Anónimo disse...

afinal o sevilha tambem não vai jogar com todos na taça iberica. A espanha també vai jogar irb seven e fira sevens?

Anónimo disse...

Assinem e divulguem a petição on-line:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N21

Por um melhor Rugby em Portugal...

Anónimo disse...

"Al igual que hiciera el CRC Madrid hace un par de semanas, el club de rugby Cetransa El Salvador ha decidido no participar en la Iberian Rugby Cup. El motivo que alega el conjunto de Valladolid, que iba a disputar esta competición como campeón de la pasada edición liguera, es el número de competiciones que ha disputado esta temporada, así como la retirada del CRC."
(In site jornal Marca)

Com esta desistência julgo que ficará em causa a realização da Taça Ibérica. Puro amadorismo...

Anónimo disse...

Nos jogadores todos citados para a bolsa de jogadores da Taçã Ibérica no caso do SLB colocava também o Ventosa se já não estiver lesionado. Melhor que alguns dos citados.

Anónimo disse...

O Sevilha não vai participar na Taça Ibérica? Qual é a sua fonte? Tem um link?

Sobre o Cetransa El Salvador:
"Com esta desistência julgo que ficará em causa a realização da Taça Ibérica. Puro amadorismo..."

Porquê? Esse clube foi o principal impulsionador da SIR, mas nem sequer sabe planificar uma época.

O que disse sobre a SIR: importantíssima, a DH seria secundária e a Copa do Rey um torneiozito em que poriam a sua segunda equipa a jogar, uma coisa para rodar jogadores.

O que está fazer na SIR:

1. Afinal esperaram que a DH acabasse para começarem a SIR;

2. Nas 2 primeiras jornadas da SIR, o Salvador jogava nos mesmos fins de semana para a Copa do Rey e meteu a equipa principal a jogar nessa Copa e a equipa secundária a jogar a SIR!

3. Eliminado da Copa do Rey, este fim de semana só tinham jogo da SIR (onde usam o nome de Vacceos, uma pseudo franchise); mesmo assim, apresentaram uma equipa onde faltavam muitos dos seus melhores jogadores!!!

O Salvador e a Taça Ibérica:

1. Há meses, fizeram um comunicado em que diziam que não participariam na Taça Ibérica;

2. Instados pela FER/ACR a confirmarem que não participariam, dão o dito por não dito, e dizem que afinal vão participar (impedindo assim que o Ordizia ou o Getxo fossem convidados a tempo para ocupar o seu lugar)

3. Hoje dão outra vez o dito pelo não dito e vem dizer que afinal não participam.

Grandes profissionais...

Além de mais a SIR está a ser um fiasco.

Agora não tenho tempo, mas se alguém duvidar, posso por links de blogs espanhóis completamente insuspeitos.