terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nova geração à procura de um lugar

O trabalho desenvolvido nas camadas jovens dos clubes tem dado frutos. Desde o Mundial de 2007 são muitos os jovens jogadores à procura de uma oportunidade para chegar à selecção principal do rugby nacional.

Na selecção de sub-20, do Europeu em Coimbra, estavam 3 internacionais de VII.

Com o final da primeira participação portuguesa num Mundial, jogadores como Joaquim Ferreira, Rui Cordeiro, Luis Pissarra, Gonçalo Malheiro, Frederico Sousa, Paulo Murinello e outros, deixaram os seus lugares para os mais novos. Esses foram rapidamente ocupados por Pedro Silva, João Júnior, Jorge Segurado e luso-franceses como David dos Reis ou até Julien Bardy e Emmanuel Rebelo. Mas não fica por aqui.

As últimas presenças de selecções portuguesas em campeonatos da Europa de sub-21 ou até sub-19 trouxeram muitos jogadores com potencial para ocupar os lugares deixados em aberto.

Manuel Costa com 20 anos é internacional VII e fundamental no XV azul.

Alguns deles já são, inclusivamente, internacionais na variante de VII e titulares nos seus clubes. Falamos de Manuel Costa, que em 5 jogos marcou 83 pontos, Francisco Serra, peça fundamental na Académica, Frederico Oliveira, que já foi chamado para os trabalhos da selecção de XV, Veltioven Tavares e João Mateus, jogadores com uma margem de progressão enorme. Mas ainda existem outros nomes que se devem ter em atenção no futuro próximo Hugo Valente, Luis Salema, Bernardo Silveira e Pedro Rocha e Mello.

Frederico Oliveira é um habitué na selecção de VII.

Estes jogadores, bastante evoluídos tecnicamente, fruto do trabalho desenvolvido na formação (pelos clubes e CNT), já contam com bastantes jogos na principal divisão do rugby nacional e podem ajudar a atrapalhar as contas do treinador nacional.

Falta-lhes experiência ao mais alto nível. Jogos a doer e com outro ritmo. Mas para isso vem a selecção de VII que, assim como noutros países, também é uma porta para os XV.

28 comentários:

Anónimo disse...

O Manuel Costa tem 19 anos e nao 20

Anónimo disse...

Outros também tem sido chamados regularmente para treino de Sevens, há quem lá esteja regularmente a treinar há quase 2 anos. Se não os querem porque chamam e fazem comparecer regularmente às 7h da manhã para treinos? Se não há lugar para outros mantenham estes a treinar e deixem os outros a estudar descansados, não criem expectativas falsas.

Anónimo disse...

Se formos ao mundial, iremos ter mais hipoteses com os jovens que têm vindo a despontar nas seleções mais jovens desde a seleção de sub 20 à de sub 18 temos jovens com potencial para nos representar e bem! Felizmente estamos a crescer!
Mesmo os que não jogam é importante sentirem-se uma opção util aos selecionadores tanto para os jovens como para o rugby, tem que haver opções e gente motivada!

Anónimo disse...

Ainda existem jogadores com grande futuro appleton (cdul)
Mourato (belem)
e infelizmente para o rugby nacional a agronomia não aposta nem da oportunidades aos jogadores mais jovens, como é possivel terem lá um 2º centro be jeitoso com cerca de 1,m90 e não ser aproveitado nos séniores? al+em do paralta que teve no europeu,e o murteira, pena para a agronomia não ter um treinadorsénior com capacidade de lançar esta malta. quem perde é a agronomia,mas tambem a nossa selecção!

Anónimo disse...

Há um miudo do Évora que jogava o ano passado nos sub-18 que me parece uma forte promessa...

Anónimo disse...

Esse miudo do evora chama se Jose Lima. Tem 17 anos e joga a 13 titular no evora.

Anónimo disse...

Evora seniores

Anónimo disse...

esse miudo ao que pareçe tem em 4 jogos 50 e tal pontos na sua primeira epoca nos seniores.

Anónimo disse...

O que é que aconteceu aos sub 21 do Belém?

Anónimo disse...

Para aqueles que perguntam pq é q anda malta lá a treinar há 2 anos, não conhecem a expressão "servir de saco"???

Anónimo disse...

Dexem Agronomia em paz. O seu treinador não tem nada a aprender contigo. O rapazinho com 1,90 está a ser preparado, tal como os outros. Não insistam, Agronomia está a trabalhar muito bem nos escalões mais jovens e descansem que eles vão surgindo. Só por má fé ou ignorância se diz que os jovens não são aproveitados.Vejam se há outra equipa que tenha mais jogadores oriundos das escolas. O CDUL ainda agora contratou mais dois estrangeiros e o Belenenses já vai em nove. Preocupem-se com o vosso clube.

Anónimo disse...

Nove? Não... 10.

Anónimo disse...

jose lima é de facto um fora de serie

Anónimo disse...

agora e que alguem tocou num ponto importante:

andam a dizer que agronomia nao aproveita as escolas... entao e o cdul e belem (senhores das teoricamente melhores escolas em portuGAL)???

O cdul entoa com a ganancia de ser campeao nao para de trazer estranjeiros e de meter malta oriunda de outros clubes a jogar. mas quando jogam com agro, belem ou gdd perdem sempre! é assim que se deve apostar nas escolas?

o belem meteu la um abertura todo jeitoso das escolas dizem vcs.. entao e os outros que sao tapados pelos bifes que la andam? o belem nao tem avançados nas escolas? parece que nao!

saudaçoes rugbistas

Anónimo disse...

Se tem avançados nas escolas ou não tem, não é da tua conta. O Belém traz os estrangeiros que bem quer. O dinheiro não é teu.

Mas só para te lembrar:
Diogo Ferreira, Hugo Valente, Fernando Murteira, André Cunha, Sebastião Cunha, Salvador Cunha, Francisco Cabral (oriundo da agro), Valter Ferreira, João Uva, Miguel Fernandes, Francisco Nogueira, Mateus Souza, Carlos Janardo, Diogo Santos, Miguel Coelho, Rafael Simões. São portugueses que esta época JÁ jogaram pelos seniores.

Alem do mais o que é que o "abertura todo jeitoso" tem a haver com os avançados estrangeiros.

Para tua informação jogadores sub-21 que esta época já jogaram pelos seniores: Diogo Santos, Rafael Simões, Miguel Coelho, Manuel Costa, Manuel Machado, Henrique Morato, António Almeida. E na calha para jogarem ainda estão
Rocha e Melo, Tomas Toulson e José Poppe, e ainda há mais não te preocupes.

Saudações

Anónimo disse...

Escusam de vir com piadas. Desta vez o Daniel Hourcade não está a receber da Federação, como quando treinava o Direito.

Anónimo disse...

O CDUL não pára de trazer estrangeiros? És mesmo atrasado mental.
O CDUL tem 3 estrangeiros a receber como teve sempre nos últimos 6 ou 7 anos. 3!!!
E o CDUL (ao contrário da tua equipa) tirando 2 fins de semana tem sempre 2 jogos por semana, equipa A e equipa B. O CDUL tem um plantel de quase 50 jogadores, todos motivados e onde todos jogam. Aliás como no ano passado que jogaram para o Campeonato Nacional 47 jogadores diferentes no ano passado.

Anónimo disse...

Ó JOVEM MUITO MALCRIADO DO CDUL, UM PLANTEL DE 50 JOGADORES É UM BOCADO ESTICADO, JÁ COM OS 2 NOVOS GRANDES REFORÇOS VCS TÊM 41 JOGADORES SENIORES INSCRITOS, TODOS SABEMOS QUE HÁ SEMPRE A DESISTÊNCIA OU AFASTAMENTO DE 10 A 20% DEPOIS DO INICIO DA ÉPOCA POR ISSO NÃO TE ESTIQUES TANTO, TENS 4 ESTRANGEIROS DÊS A VOLTA QUE DERES, E ÉS JUNTAMENTE O PRINCIPAL CANDIDATO AO TITULO JUNTAMENTE COM O BELEM, SE O MEU CLUBE TIVESSE DINHEIRO POSSIVELMENTE TAMBÉM TERIA UM BOM TREINADOR, O TEU CUSTA 5MIL EUROS MÊS E MAIS 3 OU 4 ESTRANGEIROS PARA AJUDAR, E NÃO TE ESQUEÇAS JOVEM UM BOCADO BRONCO SE A VOSSA SEGUNDA EQUIPA JOGA TODAS AS SEMANS E PORQUE OUTRAS EQUIPAS TBM TEM 2ª EQUIPA PARA JOGAR POR ISSO NÃO ESTAS SOZINHO, MAIS UMA PEQUENA PERGUNTA JOVEM BRONCO, O QUE É QUE ACHAS QUE OS JOGADORES QUE ESTÃO COM A EQUIPA DESDE O PRINCIPIO E AGORA VÃO SER POSTOS DE PARTE PARA AS VEDETAS QUE VEM DE FORA FAZER UMA PERNINHA DE 4 OU 5 MESES. VÃO SENTIR, É ASSIM TAO IMPORTANTE SER CAMPEÃO QUE JISTIFIQUE PAGAR UMA PIPA DE MASSA A 2 TIPOS QUE VÃO FAZER NO MÁXIMO 10 JOGOS??????

Anónimo disse...

Não te esqueças també que o Maxi é argentino.

O Júnior o Carlos e o Velti nasceram na Guiné.

O Nelo Angolano.

O Fragateiro veio do Porto.

O Martim Cabral, o Fialho, o Miguel, o Reguengos e o João Costa vieram do Évora.

O Belo jogou no Santarém.

E se procurarmos bem ainda há mais que são de fora...

Se calhar já nem existe CDUL...

Por isso, ou tens alguma coisa contra o presidente ou então não tens niguém para te chatear, o CDUL são só bifes e gajos de fora...

Chateia-te com outros clubes. Deixa o CDUL em paz. Ou então vai treinar para libertar essa testosterona em excesso que te incomoda...

Este post era suposto ser uma coisa boa... Gajos novos a chegarem-se à frente... Enfim...

Anónimo disse...

Com muitos ou poucos estrangeiros parece que a FAMÍLIA BELENENSE começa a incomodar muita gente...e acreditem que ao contrário dos outros clubes lá dentro não há nações portugueses ou estrangeiros,há um grupo que está doido para vencer!!

Saudações Cruz de Cristenses

Anónimo disse...

o anónimo que escreve em letras GRANDES está com um grande problema: dor de cotovelo e o verniz a estalar. Tenha juízo preocupe-se com o seu clube, deixe de espicaçar os outros. O que é que você tem a ver com a gestão do CDUL? Tenha respeito se quer ser respeitado.

Anónimo disse...

belém e cdul na final, direito nem cheira, eles vão estar é mt preocupados com a selecção e estão a cagar se no clube, agronomia pode intormeter-se na luta pela final e depois na final td pode acontecer. antes de comecarem ja armados em mau feitio esperem pelo jogo de amanhã e vão ver como o belém vai limpar o jogo, a mellé do belém é imbatível, fez um treino com a selecção e os meninos da selecção levaram na cabeça e como os meninos da selecção são os do direito ja dá para ver o que vai acontecer, não me arrisco a dizer que o belém vai fazer ponto bonus mas vai andar lá perto.

Anónimo disse...

nada disso. direito x belém vai ser um jogo imprevisível, no qual o belém vai estar sem 4 jogadores fundamentais, perante uma grande equipa do gdd. pode dar vitória folgada de uma equipa ou da outra. pode dar resultado equilibrado. pode dar tudo.

Anónimo disse...

eu concordo os tipos do direito estão a cagar se no clube, vão aproveitar esta folga nas selecções para descansarem e nem lhes passa pela cabeça jogar a 100% e a trabalhar no duro pq não se querem magoar no clube e depois falhar a selecção. ainda para mais jogam sem o pipoca que é o único chutador que há naquela equipa

Anónimo disse...

O puto do CRE para o ano está no CDUL.

Anónimo disse...

Se for mesmo bom, esperemos que sim... É sempre bem vindo...

Anónimo disse...

direito tambem está sem pipoca antonio dias, zé pinto, pipas, aderito... falta muita malta ainda...para nao falar do diogo coutinho, malheiro...

Anónimo disse...

Impressionante a bloco avançado do Belém.

Quanto valerá por mês?....