domingo, 31 de maio de 2009

Internacional Namibiano no Cascais

Wessels é internacional Namibiano, apesar de natural da África do Sul (Jogador da esquerda).
Depois de assegurada a contratação do treinador sul-africano Phillip Kellerman, para assumir o controlo da equipa sénior do G.D.S. Cascais, o clube de Cascais contratou o internacional Namibiano, Emile Wessels.

Depois de 2 Mundiais, Wessels começa nova aventura em Portugal ao serviço do Dramático.

Wessels que esteve presente em dois Mundiais de Rugby, 2003 e 2007 e vem jogar para Portugal convidado pelo treinador Kellerman, é médio-abertura e faz do seu jogo ao pé o seu ponto forte.

Tem actualmente 29 anos e vem para Portugal desempenhar não apenas as funções de jogador com também de treinador-adjunto e treinador dos ¾'s da equipa do Dramático.

O futuro jogador do Dramático tem na sua carreira uma passagem pelo Rugby Inglês onde na época de 2003/04 foi por três meses consecutivos o melhor marcador do Campeonato da II Divisão Inglesa, nessa altura Wessels representava o Esher.

Wessels tem 18 pontos marcados em Mundiais de Rugby.

É certamente uma boa contratação para a equipa de Cascais que vê assim reforçado aquela que era uma das posições mais fragilizadas da equipa, com um jogador de nome e nível Mundial.

Ficha:

  • Nome: Emile Wessels
  • Idade: 29 anos (27 de Junho de 1979)
  • Naturalidade: Windhoek, África do Sul.
  • Internacionalizações: 19 (74 pontos) pela Namíbia.
  • Pontos nos Mundiais: 9 contra a Irlanda, 4 contra a Argentina, 3 contra a França e 2 contra a Roménia.

Sevens Edimburgo

Portugal fica pelas meias finais da Taça Bowl, num torneio onde defrontou 3 das melhores selecções do Mundo em Sevens.

Mais informações em "os Lobos"

Melhor Jogador

Era o maior candidato à vitória e não foi para menos.

Uma fotografia que deixa qualquer um sem palavras. (Fotografia retirado do blog Agronomia-imagens.)

Joseph Gardener foi considerado pelos leitores como o melhor jogador da Divisão de Honra 2008/09. A completar a 2ª época em no clube da Tapada da Ajuda, "Joe" foi um jogador essencial para Agronomia, marcando mais de 200 pontos (212) num total de 17 jogos.

Joe foi muitas vezes o centro das atenções da equipa Agrónoma. (fotografia da autoria de Miguel Rodrigues)

Joe tornou-se conhecido devido ao seu, forte, pontapé que rapidamente transforma uma situação de pressão numa situação de vantagem territorial. Mas apesar disto, Joe tornou-se num jogador perigosíssimo a atacar. Foi o melhor marcador de pontos assim como de ensaios (15 ensaios). Não é por acaso que muito se fala da possibilidade de este jogador, que já assumiu publicamente o seu desejo de representar a Selecção Portuguesa, poder ser convocado já no inicio do próximo ano para os jogos de Portugal. Joe chegou mesmo a representar o XV do Presidente nos jogos contra a selecção da Universidade de Cambrige.

Recentemente Joe Gardener foi eleito como o melhor jogador de Agronomia, agora Joe ganhou e merecidamente a sondagem de eleição do melhor jogador da Divisão de Honra com 35% (103 votos) das votações, num espaço de quase 300 votantes.

Em segundo lugar ficou Pedro Leal, com 18% dos votos.

  1. Joseph Gardener – 35% - 103 votos
  2. Pedro Leal – 18 % - 55 vts.
  3. Facundo Borelli – 17% - 50 vts.
  4. Vasco Uva – 12% - 36 vts.
  5. Francisco Mira – 7% - 21 vts.
  6. Gonçalo Foro – 5% - 17 vts.
  7. Duarte Cardoso Pinto – 2% - 6 vts.
  8. Valter Jorge – 1% - 4 vts.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sevens Edimburgo

Portugal vai disputar neste fim-de-semana a última etapa do circuito Mundial de Sevens da IRB.

Num grupo juntamente com a Austrália, Ilhas Fiji e Espanha, "os Lobos" podem repetir nova proeza e marcar presença na Taça Cup. Se contra as ilhas Fiji a probabilidade de vitória é muito pouca ou quase nenhuma, contra a Austrália e Espanha, esta já parece mais provável. Em 10 jogos com os Australianos os lobos já venceram 3, sendo que a última vitória teve lugar a semana passada nas meias-finais do torneio em Londres. Já contra a Espanha, Portugal apresenta um registo de 4 jogos, 4 vitórias.

Da última vez que os Lobos disputaram este torneio, este saíram de lá com uma Taça, mais precisamente a Taça Shield depois de ter vencido a Rússia por 10-5.

Jogos e resultado de Edimburgo 2007/08:

  • Portugal Vs Inglaterra (00-22)
  • Portugal Vs Nova Zelândia (00-28)
  • Portugal Vs Rússia (12-19)
  • Portugal Vs Austrália (05-19)
  • Portugal Vs Moldávia (36-00)
  • Portugal Vs Rússia (10-05)

Independentemente do lugar que Portugal possa obter neste torneio, a nossa Selecção pode-se gabar de ter conseguido, neste ano, a melhor classificação de sempre nos Circuitos da International Rugby Board.

Com 15 pontos Portugal ocupa o 10º lugar na tabela, estando à frente de selecções como a Escócia, Gales e França o que nos torna na 2ª melhor selecção Europeia, apenas atrás da Inglaterra.

Classificação Geral

Convocados:

  • Sebastião da Cunha
  • Diogo Mateus
  • António Aguilar
  • Pedro Leal
  • António V. Almeida
  • Pedro Silva
  • Adérito Esteves
  • Frederico Oliveira
  • Francisco Mira
  • Sérgio Franco
  • Gonçalo Foro
  • Duarte Moreira

Jogos (dia 31):

  • Portugal Vs Fiji – às 11:00 com transmissão em directo na Sport TV 2
  • Portugal Vs Austrália – às 15:00 com transmissão em directo na Sport TV 2
  • Portugal Vs Espanha – às 16:40 com transmissão em directo na Sport TV 2

Todos os jogos do serão transmitidos em directo na Sport TV 2.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Época de Sevens

"Depois de mais uma etapa do Circuito Mundial em Londres, onde Portugal atingiu um brilhante 6º lugar, é tempo das Competições Nacionais de XV darem lugar àquela que pode ser a próxima modalidade olímpica: Sevens.

É sabido que Portugal sempre teve jogadores com grandes capacidades para jogar Sevens, tal como o treinador nacional diz no jornal "a Bola" e que transcrevo "Portugal tem mostrado ao longo dos últimos anos que as características se adequam na perfeição ao perfil dos jogadores portugueses e ao seu estilo de jogo baseado na técnica e na criatividade" e como tal é de esperar que este resto de época seja um momento onde jogadores e equipas possam realmente mostrar valor, pois como também se sabe, nos Sevens são 7 contra 7 e tudo é possível.

Nesta altura da época são muitas as equipas que vão até Espanha ou outros paises disputar torneios internacionais de Sevens, e a nossa Selecção que daqui a 1 mês irá disputar o Campeonato da Europa da mesma variante do Rugby.. como tal esta fase da época é um tempo de oportunidades.

No ano passado coube ao G.D.S. Cascais organizar um torneio que representasse o Campeonato Nacional de Rugby de VII. Nesse torneio o campeão acabou por ser o favorito Belenenses.

Com uma equipa composta por jogadores habituados a jogar nos maiores palcos de Rugby do mundo, o Belenenses não deu hipóteses vencendo na final a Agronomia por números bastante esclarecedores. A 2ª taça foi ganha pela equipa Nortenha do CDUP, tendo ganho ao Benfica na final, e na 3ª Taça registou-se uma vitória do Cascais Rugby Linha, que para tal teve que derrotar a Académica de Coimbra. A verdade é que foi um dia bem passado, com grande embates onde qualquer equipa podia ter ganho, e também onde se pode ver jogadores, menos rodados nos plantei principais dos seus clubes, espalhar magia e onde se pode ver as equipas, teoricamente, mais fracas lutarem de igual para igual contra as mais fortes.

Como disse esta é uma oportunidade onde os jogadores menos rodados têm a possibilidade de se mostrar. Jogadores que podem realmente fazer desta variante o seu forte. E não é para menos. Se tudo correr bem vamos ter o Rugby como modalidade Olímpica em 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres. Se assim for espera-se que Portugal possa aparecer com um vasto leque de opções para a convocatória. É fundamental que assim seja, de modo a haver competitividade e se possa dar ainda mais por esse lugar.

Se existem jogadores? Existem… e muitos!

Espera-se um bom Torneio em Coimbra e que possam realmente aparecer novos jogadores com o objectivo concreto de lutar para ter um lugar na Selecção já nos próximos torneios da FIRA"

Zé Nunes

"Rugby Field"

domingo, 24 de maio de 2009

Sevens Londres

Portugal garante 6º lugar no Torneio de Londres.

Mais informações em "os Lobos"

Entretanto já saiu a convocatória para os treinos da Selecção de Sevens com olhos no Torneio de Edimburgo e preparação para os torneios da FIRA.

  • G.D. Direito - Luis Sousa;
  • C.F."os Belenenses" - Salvador da Cunha, Diogo Miranda, Hugo Valente e Pedro Rocha e Melo;
  • A.A. Coimbra - Francisco Serra e Rui Rodrigues;
  • CDUL - Bernardo Silveira;
  • S.L. Benfica - João Ventosa e João Mestre;

Nota: Todos este jogadores têm entre 23 e 19 anos, demonstrando a aposta em novos valores.

Melhor Jogador

António Dias e Pedro Rocha e Melo foram os jogadores votados como o Jogador Revelação e Jovem/Revelação, respectivamente.

Chega portanto a altura de se eleger o melhor jogar da Divisão de Honra.

Num ano onde se fez notar o regresso de jogadores importantes para o Campeonato Nacional, como Vasco Uva do Montpellier, Duarte Cardoso Pinto do Blagnac, o melhor jogador do Campeonato deve ser aquele que foi essencial para o clube. Aquele que conseguiu levar o clube mais longe devido aos seus pontos ou simplesmente devido à sua entrega em campo.

Sendo assim, os candidatos são:

Joseph Gardener:

É impossível falar de melhor jogador do campeonato sem ouvirmos o nome dele. Mais uma época onde foi o melhor marcador, 212 pontos entre os quais 15 ensaios, não só fazem dele um jogador essencial, como o tornam o melhor marcador de ensaios de sempre do clube da Tapada. A sua maneira de jogar dá segurança a qualquer equipa. Quando tem a bola ganha sempre metros e metros, seja ao pé ou a correr. A cumprir a 2ª época na Agronomia, Joe está quase confirmado como possível convocado para a Selecção Portuguesa.

Vasco Uva:

Em boa hora regressou "o capitão". Depois de uma experiência menos conseguida fora de Portugal, Vasco voltou para o "seu" Direito. É absolutamente incrível a garra e o espírito que Vasco entrega em cada placagem. Vasco foi, não apenas o jogador que é e que todos conhecemos a defender, como se mostrou bastante forte a atacar. Os seus 13 ensaios no campeonato demonstram-no.

Francisco Mira:

Mais um jogador com coração de Leão a defender. Francisco entrou para a equipa sénior de Agronomia com 18 anos. Passados 5 tornou-se não apenas num jogador de grande nível e importante para a equipa Agronomia, como também é um jogador bastante útil para os trabalhos da Selecção. Titular sempre que disponível, este jogador faz da força o seu forte. Fez uma das melhores épocas em Agronomia, tendo sido eleito como melhor jogador em 3 jogos, apenas marcada pela lesão que o afastou da fase final do Campeonato.

Duarte Cardoso Pinto:

Grande época no regresso a Portugal. O nº10 de Agronomia é evidentemente um jogador da casa e é um daqueles jogadores que mais puxa pela equipa. O "Velho", melhor marcador de sempre da Agronomia com 753 pontos, foi eleito inúmeras vezes como melhor jogador da Agronomia, nos jogos disputados. O capitão Agrónomo, é um dos principais obreiros da organização ofensiva e defensiva da equipa verde e branca.

Facundo Borelli:

Na segunda época em Portugal, Facundo conseguiu tornar-se num dos melhores pilares, senão o melhor, a jogar na Divisão de Honra. Com 28 anos este ex-internacional puma, revelou-se fundamental em todas as situações estáticas azuis. Com ele a primeira linha o Belenenses ganhou muita força e segurança.

Gonçalo Foro:

Foi o segundo melhor marcador do Campeonato com 12 ensaios. Gonçalo é certamente um dos melhores pontas de Portugal neste momento e se a isso juntarmos uma forma física extraordinário, fruto do trabalho desenvolvido nas selecções, principalmente a de Sevens, rapidamente percebemos que estamos na presença de um grande jogador. Gonçalo cumpriu uma época de grande nível, tornando-se no melhor jogador da equipa universitário de Lisboa.

Valter Jorge:

O nº8 da equipa azul é um autêntico tanque a entrar com a bola. É provavelmente um daqueles jogadores mais difíceis de pôr no chão. Valter que tem 25 anos foi eleito capitão da equipa do Restelo na época que passou. Internacional de XV e de VII, Valter é um jogador que pode fazer as posições de 2ª e 3ª linha, sempre com a mesma dedicação e entrega. Numa época menos conseguida do Belenenses, Valter Jorge foi sem dúvida um dos melhores jogadores do clube.

Pedro Leal:

Com 138 pontos o formação do clube campeão Nacional assegurou o 2ª lugar para melhor marcador. Pedro Leal vem fazendo boas épocas atrás de boas épocas. Sempre em grande forma, "Pipoca" é um jogador essencial para a equipa de Monsanto. A sua passagem de Arriêr para formação podem-lhe ter tirado visibilidade, mas a verdade é que o º9 do Direito não consegue fazer um mau jogo, o que o torna num jogador que qualquer equipa em Portugal gostaria de ter.

A última escolha pertence aos leitores. Espera-se que estes possam eleger aquele que realmente merece o prémio de Melhor Jogador 2008/09.

Jogador Revelação

António Dias é um justo vencedor do prémio Jogador Revelação.
António Dias a ser perseguido por dois agrónomos na Final da Divisão de Honra.
(Fotografia da autoria de Miguel Rodrigues)

O jogador natural do porto, actualmente atleta do Grupo Desportivo de Direito, venceu a sondagem com 40% dos votos. Apesar da sua posição preferida, e se calhar natural, ser formação, este ano António destacou-se a ponta. No primeiro ano com a camisola do Direito foi o jogador da equipa com mais minutos de jogo nas pernas, 1350, e marcou 6 ensaios, dados que provam a importância deste jogador na equipa de Monsanto.

Com 25 anos António tornou-se um jogador de grande importância no clube. A sua polivalência torna-o um jogador importante no seio da equipa, mas esta época António provou ser um jogador útil para a selecção de Sevens. Já nos Torneios de TEN's foi visível a sua aceleração e mudança de velocidade, capacidades normais num jogador de sevens.

(para mais informações sobre o jogador pode ler a entrevista em GDD.)

Em segundo lugar ficou o jovem Luis Portela com 152 votos.

  1. António Dias – 40% - 212 votos
  2. Luis Portela – 29% - 159 vts.
  3. Salvador Cunha – 7% - 40 vts.
  4. Emanuel – 5% - 28 vts.
  5. Carlos Quadros – 5% - 27 vts.
  6. Carl Murray – 4% - 26 vts.
  7. Jorge Segurado – 3% - 19 vts.
  8. Vasco Gaspar – 3% - 18 vts.

(Dentro de um universo de 522 votos)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Intercâmbio de árbitros

"Foram convidados para arbitrar as finais da Taça Regional em Toulouse (França), os Srs. Árbitros João Mourinha e Pedro Murinello.

Esta nomeação integra-se nos intercâmbios internacionais que este CA vem promovendo, e vem confirmar a qualidade e reconhecimento internacional dos Árbitros Portugueses. Aos Srs. Árbitros João Mourinha e Pedro Murinello, desejamos a maior sorte em mais esta representação internacional da arbitragem Portuguesa."

Fonte: FPR

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Convocados para Londres e Edimburgo:

Já são conhecidos os convocados para os torneios de Sevens em Londres e Edimburgo.

Numa convocatória marcada pela grande número de jogadores do Belenenses, os destaques vão para as chamadas de Sérgio Franco e António V. Almeida, demonstrando nova prova de confiança nestes dois jogadores com grande potencial.

Uma nota ainda para os regressos de Pedro Leal, António Aguilar, Frederico Oliveira e do capitão Diogo Mateus.

De fora ficaram Diogo Miranda e Bernardo Silveira.

Convocados:

  1. Adérito Esteves – Direito
  2. Pedro Leal – Direito
  3. António Aguilar – Direito
  4. Gonçalo Foro – CDUL
  5. Frederico Oliveira – CDUL
  6. Sérgio Franco – Académica
  7. Francisco Mira – Agronomia
  8. Sebastião da Cunha – Belenenses
  9. Duarte Moreira – Belenenses
  10. Pedro Silva – Belenenses
  11. Diogo Mateus (cap.) – Belenenses
  12. António V. Almeida – Belenenses

Para ver as fotografias do torneio em Sopot: "Sopot Sevens"

Pedro Cabral no CDUL

Depois do regresso de Tiago Girão, de Pedro Carvalho e do provável Gonçalo Uva, eis que mais um "Lobo de 2007" volta às terras lusitanas.

Pedro Cabral volta para Portugal e para o seu clube o CDUL.

Pedro Cabral esteve no último ano em Espanha onde foi médio-abertura do C.R.C. Madrid, clube que recentemente alcançou a dobradinha: Campeão e Vencedor da Taça de Espanha. Durante esse período, Pedro foi um elemento fundamental na equipa alcançando o prémio de melhor marcador do Campeonato, isto tendo em conta que o jogador faltou a muitas jornadas para estar com a selecção de Sevens.

Com o regresso de Pedro Cabral, o CDUL consegue assim criar uma linha de ¾'s bastante forte onde estão incluídos: Pinto Magalhães, Pedro Cabral, Peter Leulusso, Bernardo Silveira, Gonçalo Foro, Frederico Oliveira, Nuno Ferreira, Penha e Costa, entre outros… Para além deste o CDUL poderá ainda contar com o centro Carl Murray, caso se confirme a sua saída do Técnico.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Direito reforça-se

O campeão Português aposta em jogadores portugueses para a próxima época.

O internacional português, Gonçalo Uva, pode estar de regresso a Portugal. Depois de vários anos ao serviço do clube francês, Monttpellier Rugby, o 2ª linha está disposto a voltar para poder estar mais perto da família e ao mesmo tempo representar o seu clube de origem, o G.D. Direito.

Um outro jogador que irá fazer parte do plantel do Direito é Nuno Taful. O 1ª e também 3ª linha formado no Técnico, vai reforçar a equipa de Monsanto para o próximo ano. Taful irá assim cumprir a sua segunda época fora do clube das Olaias depois de ter representado o C.R.C. Madrid em 2007/08.

Duas aquisições de grande nível. Dois jogadores com 24 anos que vêm assim reforçar o forte "pack" avançado do Direito, que se vê recheado de internacionais como João Correia, Nuno Taful, Jorge Segurado, Acosta, Gonçalo Uva, Salvador Palha, Diogo Coutinho e Vasco Uva, para além de Rui D'orey, Francisco Tavares, Luis Portela, entre outros.

Entretanto, é sabido que o ¾'s centro do Técnico, Crag Murray pode estar a caminho de um grande em Lisboa, sendo o CDUL o destino mais provável.

domingo, 17 de maio de 2009

Sevens em Sopot

Portugal venceu hoje o torneio de Qualificação para o Europeu de Sevens que se realizou em Sopot, Polónia.

No jogo da final, Portugal ganhou à selecção anfitriã por 57-14.

Em 6 jogos Portugal marcou 295 pontos.

Mais informações em "Os Lobos"

Jogador Revelação

Depois de uma sondagem sobre o Jogador Jovem/Revelação, onde apenas incluímos nomes de jogadores, ainda, sub-20 ou de primeiro ano, partimos para a sondagem do Jogador Revelação 2008/09.

Nesta categoria o objectivo é destacar os jogadores que se apresentaram em melhor forma e que deram um salto qualitativo.

Os candidatos são:

António Dias:

Natural do Porto, António Dias apareceu este ano num Direito com a garra que o caracterizava no CDUP. Com um side-step ao nível dos melhores nacionais, o jogador de Direito, ganhou o lugar a ponta numa equipa que faz do três de trás um ponto forte na equipa. Para o registo ficaram os seus 6 ensaios.

Luis Portela:

Foi a estrela da Final. Com apenas 21 anos e a completar o seu 2º anos de seniores, Luis apareceu como um verdadeiro "pilar" da equipa de Monsanto. Autor de 5 ensaios e quase 1000 minutos de Rugby nas pernas, foi um verdadeiro guerreiro numa equipa que teve de dispensar muitos jogadores durante o ano para os compromissos da Selecção.

Jorge Segurado:

A sua boa época valeu-lhe não apenas uma chamada como a titularidade na Selecção Nacional. Jorge Segurado apareceu este anos com uma forma exemplar para um pilar nacional, facto que leva muitos a considerarem-no como um dos melhores pilares do Campeonato Nacional.

Salvador da Cunha:

É um dos melhores jogadores a defender do Campeonato Nacional. Com 3 anos de Rugby na equipa principal do Belenenses, Salvador conseguiu nesta época dar um grande salto – tornou-se num jogador essencial no XV azul. Apesar de ser um dos jogadores que dá menos nas vistas (ataca pouco), mereceu a confiança de Tomaz Morais e foi chamado para a Selecção de Sevens.

Carl Murray :

Fala-se muita na possibilidade deste ¾'s-centro rumar a outro clube no final desta época. Muitas foram as boas exibições deste jogador, que também fez bastantes jogos na posição de médio-abertura. Em 14 jornadas marcou 43 pontos tornando-se no melhor marcador da equipa revelação deste ano. Foi uma mais-valia para o clube das Olaias.

Carlos Quadros:

Devagar se vai ao longe. Carlos Quadros protagonizou uma época de grande nível, marcada pela consistência. É se calhar daqueles jogadores que não joga mal nem dá nas vistas, apenas cumpre o seu papel. Titular na maior parte dos jogos da Agronomia, Carlos apenas se viu relegado para o banco quando Jacques Le Roux voltou.

Emanuel:

Completando a sua segunda época no escalão principal do Rugby Português, Emanuel tornou-se numa peça fundamental do GDS Cascais. Este jogador começou a jogar Rugby apenas à 3 anos no Rugby Clube de Oeiras. Um ano depois de ter começado a jogar foi para o Cascais e não podia ter tomado uma melhor decisão. Esforçado e dedicado Emanuel foi um pilar de grande consistência numa equipa que em grandes dificuldades.

Vasco Gaspar:

Vasco Gaspar conseguiu nesta época garantir o lugar de Ponta na equipa verde e branca. Dotado de um side-step e de um bom jogo tanto à mão como ao pé, Vasco conseguiu nesta época ganhar muita velocidade. Ao mesmo tempo tem a seu favor a sua polivalência: pode jogar a Abertura, Ârrier ou ponta. Marcou presença na digressão dos Lobos à Irlanda.

A última escolha pertence aos leitores, que poderão dar o seu voto na tabela do lado direito.

Jogador Jovem/Revelação

Pedro Rocha e Mello é o grande vencedor da sondagem sobre o melhor Jogador Jovem/Revelação.

Numa sondagem onde apenas se incluíam os jogadores de 1º ano de sénior ou jogadores ainda sub-20 que tivessem jogado pelos seniores, todos os nomes poderiam ganhar.

(fotografia da autoria de Gonçalo Tavares)

Pedro Rocha e Mello apareceu este ano a ârrier no Belenenses numa altura em que a equipa azul se via muito desfalcada com muitos jogadores na Selecção de Sevens. Pedro não só fez uma grande exibição contra o Direito para a Taça como ganhou o lugar naquela posição.

Com uma grande atitude de liderança, o jovem jogador azul, conseguiu tirar a pressão de cima dos ombros e pegar na equipa (quem o viu jogar certamente que reparou no miúdo de apenas 19 anos a chamar, a orientar e a puxar por jogadores muito mais velhos que ele).

Assim em 1º lugar ficou o nº15 do Belenenses, com 33% dos votos (77), logo seguido por Bernardo Silveira com 25%.

  1. Pedro Rocha e Mello33%
  2. Bernardo Silveira25%
  3. Martim Bettencourt – 14%
  4. Francisco Tavares – 13%
  5. Acácio Sousa – 5%
  6. Hugo Valente – 3%
  7. Duarte Mónica – 3%

(a sondagem teve um universo de 230 votos)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Belenenses fora da Iberian Cup

"O Belenenses comunicou ontem à FPR a sua intenção de não participar na Taça Ibérica 2009, prova que se viu afectada por diversos factores perturbadores nas últimas semanas.

Os azuis, que defenderiam o título de Campeões de Portugal 2007/2008 que lhes deu acesso à prova, tomam esta decisão depois de conhecida a pré-convocatória da selecção nacional de Sevens relativa às etapas de Londres e Edimburgo do Circuito Mundial de Sevens.

A pré-convocatória de vários jogadores azuis, incluíndo grande parte da sua linha de 3/4’s base, resulta - uma vez mais - na descaracterização da sua equipa, situação que também foi considerada na tomada de decisão agora formalmente expressa perante a Federação Portuguesa de Rugby.

Por outro lado, os azuis também referem em comunicado a forma profunda como a Taça Ibérica 2009 foi afectada na sua estrutura competitiva com as desistências dos 1º e 2º classificados da Division de Honor espanhola 2008/2009." (fonte: Belenenses Rugby)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sevens

Convocados para o torneio de Sopot, Polónia:

  • G.D. Direito – Adérito Esteves;
  • C.F. "os Belenenses" – Pedro Silva, Diogo Miranda, Duarte Moreira, Sebastião da Cunha e António V. Almeida;
  • A.A. Coimbra – Sérgio Franco;
  • CDUL – Gonçalo Foro e Bernardo Silveira;
  • A.E.I.S. Agronomia – Francisco Mira.

Realce para a chamada do jovem António V. Almeida (sub-20) assim como o regresso de Sérgio Franco e Francisco Mira.

Equipas presentes no torneio e quadro competitivo em: Fira-aer.

Pré-convocados para os torneios de Edinburgo e Londres:

  • G.D. Direito – Vasco Uva, Adérito Esteves, António Aguilar e Pedro Leal;
  • C.F. "os Belenenses" – Pedro Silva, Diogo Mateus, Sebastião da Cunha, Duarte Moreira, Diogo Miranda, João Mirra;
  • A.A. Coimbra – Sérgio Franco e Francisco Serra;
  • CDUL – Gonçalo Foro, Bernardo Silveira e Frederico Oliveira;
  • A.E.I.S. Agronomia – Francisco Mira;

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jogador Jovem/Revelação 2008/09

Chegou-se ao final do Campeonato e da Taça de Portugal e com isto partimos para as análises.

"Qual o jogador jovem/revelação?", "Qual o melhor estrangeiro?" e "Qual o melhor jogador Português?" são algumas das votações que levaremos a cabo.

Para já iniciamos com a escolha do jogador jovem/revelação e há muito por onde escolher.

Bernardo Silveira:

Com apenas 19 anos, o jovem jogador do CDUL apareceu para preencher a lacuna de 2º centro da equipa universitária. Não só conseguiu o lugar, como também veio a ser convocado para a selecção de Sevens para disputar os difíceis torneios de Hong Kong e Adelaide. Ainda Sub-20, marcou presença no Campeonato da Europa que se realizou nos últimos dias em Madrid, tendo sido dos poucos jogadores que completou os 80 minutos em todos os jogos.

Pedro Rocha e Mello:

Mais uma grande promessa do Rugby Português. Cumpriu a difícil tarefa de jogar a Arriêr no Belenenses, numa altura em que se disputava a Taça de Portugal e as últimas jornadas da Divisão de Honra. Com bastantes internacionalizações nas camadas jovens, Pedro, é visto como um líder dentro de campo, capacidade que lhe permitiu ser capitão de selecção.

Acácio Sousa:

Foi um dos jogadores que o Benfica foi buscar para a época que passou. Chegou, viu e venceu. Agarrou o lugar de médio-formação no Benfica e devido às suas exibições mereceu uma chamada à selecção de sub-21. No último Campeonato da Europa foi dos melhores jogadores de Portugal. É claramente um jogador a ter em conta e uma promessa para o futuro.

Martim Bettencourt:

Fez uma época alternando os sub-20 com os seniores do CDUP. Jogou a nº8, a centro e a ponta, demonstrando uma polivalência rara em jogadores portugueses. É daqueles jogadores que fazem a diferença. Marcou, assim como os últimos, presença no Campeonato da Europa, tendo actuado sempre como nº8.

Hugo Valente:

No seu primeiro ano de Rugby Hugo Valente fez estragos nas defesas adversárias jogando a ponta. Neste ano, o jovem ponta, passou para pilar. Uma adaptação rápida deste potencial jogador à sua nova posição, faz dele uma promessa do Rugby Nacional para uma posição carenciada. É certamente um jogador que faz da força e da velocidade as suas armas.

Duarte Mónica:

É um daqueles jogadores que fazem vibrar as bancadas. Também polivalente (ponta, arriêr, centro e abertura), não se acomodou com o estatuto que ganhou no CDUL, onde foi o abertura de serviço nas meias-finais. Tem como pontos fortes a aceleração e a finta.

Francisco Tavares:

Não é qualquer um que tira João Correia de talonador para pilar. Francisco, chegou este ano aos Seniores e não foi surpresa nenhuma o nº de jogos que efectuou. É um primeira linha – talonador – bastante ágil e com uma técnica como poucos primeiras linhas em Portugal. Titular na Selecção de sub-21, marcou presença em Madrid.

Existem certamente muitos mais jogadores promissores que deram neste ano os primeiros passos nas equipas principais dos clubes portugueses. Jogadores como Manuel Costa, Manuel Dentinho e João Paiva são alguns deles. Para além deste existem ainda Duarte Moreira e Luís Salema, entre outros, que apesar da idade jovem já marcaram presença nos seniores no ano anterior.

Deixamos a escolha para os leitores.

(Devido a um erro as votações foram anuladas, procedendo-se, assim, a uma nova sondagem)

domingo, 10 de maio de 2009

Voltam os "Sevens"!!

Já foram sorteados os grupos dos dois últimos torneios dos "Sevens Series".

Londres (23 e 24 de Maio)

Grupo D:

  • Argentina
  • Nova Zelândia
  • Portugal
  • Canadá

1º Jogo – Portugal Vs Argentina

2º Jogo – Portugal Vs Nova Zelândia

3º Jogo – Portugal Vs Canadá

Edimburgo (30 e 31 de Maio)

Grupo B:

  • Fiji
  • Austrália
  • Portugal
  • Espanha

1º Jogo – Portugal Vs Fiji

2º Jogo – Portugal Vs Austrália

3º Jogo – Portugal Vs Espanha

(datas e horas dos jogos em "Resultado Final")

sábado, 9 de maio de 2009

Taça Ibérica Vs Liga Ibérica

Terminaram as provas Nacionais do escalão principal.

Depois de encontrados os vencedores do Campeonato Nacional da Divisão de Honra, da I e da II Divisão, finalmente procedeu-se à última etapa nas competições Nacionais, a Taça de Portugal. Num jogo marcado pelo mau tempo que se fez em Lisboa ambas as equipas estiveram perto da vitória durante a primeira parte. Mas na segunda tudo mudou. Uma Agronomia apostada em vencer, trouxe tudo para dentro de campo e conseguiu na segunda metade do tempo de jogo transfigurar-se e transformar todas as oportunidades em pontos. Um justo vencedor.

Contudo devo dar os parabéns a ambas as equipas. Não é fácil, depois de um campeonato terminado e com uma nova competição à porta (cuja importância será enorme) entregarem-se da maneira que estas duas fizeram àquela competição, que vai perdendo importância e valor ao longo dos anos.

Pois é, vem aí a Taça Ibérica. Depois de um período de dúvida, relativamente à concretização da Liga Ibérica e respectiva participação Portuguesa, tudo está decidido. Os clubes Portugueses não participam na Liga (acredito que o façam no futuro) e ficam-se pela Taça. Curioso o facto de agora a península Ibérica ter duas competições com o seu nome. Não me admiro que daqui a uns anos tanto o campeonato Português como o Espanhol, sejam um espaço de treinos e captação para as super-equipas Ibéricas.

De qualquer dos modos existe algo que me intriga na edição da Taça Ibérica deste ano: a não participação do actual Campeão espanhol. Será porque as datas dos jogos da Taça e Liga Ibérica coincidem? Se sim, como se apresentarão as outras equipas espanholas?

Corre-se o risco de os clubes Espanhóis não se interessarem pela Taça Ibérica?

Corre-se o risco de esta ser uma competição... sem competição?

Contudo é notável o esforço que tem sido feito pelas Federações no desenvolvimento na mesma Taça. Pelo menos em Portugal só a possibilidade de haver uma bolsa permitirá aos clubes não participantes enviarem jogadores para ritmos de treino diferentes. E estes poderão voltar no final com uma maior experiência, para além do tempo de treino que tiveram ao lado dos melhores em Portugal.

Se este voltarão para os clubes originais? Acredito que sim.

Só não o farão se forem persuadidos, mas aí não há nada a fazer: O Rugby em Portugal é amador!!

Zé Nunes

"RugbyField"

Portugal termina em 3º lugar

No último jogo do campeonato da Europa, a selecção Portuguesa de sub-21 venceu a Rússia por 23-13, garantindo o 3º lugar na prova.

Mais informações em "Os Lobos"

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Iberian Rugby Cup 2009

Terá inicio já no dia 23 deste mês a esperada Iberian Rugby Cup 2009. Com um trabalho desenvolvido entre as Federações Portuguesa e Espanhola de Rugby, a IRC 2009 aparece com uma nova imagem e organização.

Uma das novidades é a Bolsa de Jogadores - Com esta Bolsa qualquer jogador que esteja inscrito num clube Português, pode (desde que autorizado pelo seu clube) representar um outro clube Português que participe na IRC.

Modelo Competitivo:

4º Final (23/24 maio 2009):

  • a) CF "Os Belenenses"(1º Portugal) Vs VRAC Quesos Entrepinares (4º España)
  • b) AEIS Agronomia (2º Portugal) Vs 3º España (a confirmar)
  • c) Cetransa El Salvador (1º España) Vs GD Direito (Substitui SL Benfica - 4º Portugal)
  • d) Cajaso Ciencias (2º España) Vs CDUL (3º Portugal)

Semifinal Final (30/31 maio 2009):

  • A) Vencedor a) Vs Vencedor d)
  • B) Vencedor b) Vs Vencedor c)

Final (6 de Junho de 2009):

  • Vencedor A) Vs Vencedor B)

Bolsa de Jogadores:

"As equipas portuguesas que participam na IRC 2009 poderão incluir cinco jogadores que tenham representado outros clubes nas competições seniores nacionais na época 2008/2009.

Para este efeito, é criada uma "bolsa" com os jogadores seniores, ou equiparados, inscritos na presente época que manifestem à FPR interesse e disponibilidade para disputar a prova por qualquer dos clubes nacionais envolvidos, e cujo clube de inscrição não tenha obtido a qualificação para a competição.

No mail de inscrição dirigido a geral@fpr.pt os jogadores deverão indicar Iberian Rugby Cup : nome, contacto, posição de jogo, idade, peso, estatura, internacionalizações, declaração de autorização do clube cedente e declaração de responsabilidade do clube cessionário, conforme modelos oficiais anexos (requisitos obrigatórios). Mais Informações

A lista de disponíveis na bolsa será comunicada aos clubes participantes, que poderão a ela recorrer, cabendo a primeira escolha ao clube que mais jogadores da sua equipa estejam ocupados em compromissos das selecções nacionais, ou, em igualdade de circunstâncias, ao que obteve melhor classificação final na competição nacional da época anterior à competição, e assim sucessivamente.

Os clubes sem jogadores seleccionados não terão prioridade para efeitos de escolha de jogadores da bolsa.

O processo de escolha organiza-se por rondas de selecção, nas quais é permitido a cada clube, na ordem de prioridade resultante da aplicação do parágrafo anterior, escolher até quaisquer 3 (três) jogadores que integrem a bolsa, renovando-se a prioridade finda cada ronda de escolha. Serão organizadas as rondas necessárias para preenchimento das vagas para selecção do máximo previsto de 5 por cada clube. Em qualquer caso, nenhum clube poderá exceder o número máximo de participantes permitido nos termos do presente regulamento.

Aos jogadores seleccionados será atribuída uma licença especial. Trata-se de uma licença temporária, emitida pela FPR após preenchimento dos pressupostos materiais e formais, nomeadamente a obtenção de autorização do clube originário do jogador, e será exclusivamente válida pelo período de competição da Iberian Rugby Cup. A licença especial deixará de vigorar imediatamente após a realização do último jogo do respectivo jogador na Iberian Rugby Cup e não prejudica a validade da licença ordinária emitida ao abrigo da relação desportiva entre jogador e clube originário.

Todos os jogadores deverão ser beneficiários de uma apólice de seguro do clube que cubra, pelo menos, as exigências estabelecidas nas leis desportivas de cada país no que respeita aos acidentes desportivos, tanto no seu país como no da equipa rival. No caso de jogadores portadores de licença especial, serão responsáveis pelas obrigações de seguro os clubes cessionários." (in FPR)

De regresso!

"Pontapé de Ressalto" está de volta.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Daniel Hourcade no Belenenses

Está de volta um dos treinadores que mais marcou o râguebi Português. Daniel Hourcade volta a Portugal depois de uma experiência em França, onde treinava o Rugby Club Rouen.

O treinador Argentino, que esteve esta semana em negociações com o presidente do clube do Restelo, volta para treinar o Belenenses, que não renovou o contrato com o também argentino, Omar Tucurman.

No seu novo clube, Hourcade irá formar uma dupla com Francisco Borges, como tem acontecido sempre no Belenenses.

Hourcade volta a treinar jogadores como João Uva, Diogo e David Mateus com quem trabalhou nos meses que antecederam o Mundial de Rugby e tem oportunidade de trabalhar com toda uma nova geração de jogadores que vai aparecendo no Belenenses, casos de Salvador da Cunha, Duarte Moreira, Diogo Miranda, Pedro Rocha e Melo, Manuel Costa, etc…

Daniel Hourcade entrará em funções no inicio da próxima época e terá com objectivo principal o título de campeão.

Resumo Curricular:

  • Treinador do ano 2004/05
  • Vencedor da Taça de Portugal 2004/05
  • Campeão Nacional em 2005/06
  • Vice - campeão Nacional em 2006/07
  • 10º lugar no Mundial de Sevens – Treinador adjunto de Portugal
  • Presença no Mundial de Rugby 2007 – Treinador adjunto de Portugal

Clubes/Selecções que treinou:

  • G.D. Direito
  • Rugby Club Rouen
  • Argentina (Sevens)
  • Portugal (Sevens e XV)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Portugal perde com Roménia

A selecção Portuguesa de sub-21 ficou afastado da final do Campeonato da Europa 2009 após a derrota com os Romenos por 28-15.

Roménia – 31 Vs 15 - Portugal

(mais informações em "Os Lobos")

Ao encontro da final

Os jovens lobos portugueses têm hoje um jogo decisivo.

Portugal Vs Roménia

É provavelmente um dos jogos com maior expectativa do rugby português. Para além de passar à final do Campeonato, Portugal tem uma oportunidade de ouro para vencer a selecção Romena, em Sub-21.

O jogo terá inicio às 16 horas de Portugal. Na equipa titular prevê-se duas alterações: a entrada de Afonso Vareta e Luis Sousa para o lugar de Luis Salema e João Mestre, respectivamente.

  1. Luís Bento – Técnico
  2. Francisco Tavares – Direito
  3. Anthony Alves – Bourg-en-Bresse
  4. João Pratas – Agronomia
  5. Simón da Cruz – Massy Essonne
  6. Duarte Moreira – Belenenses
  7. Laurent Balangué – Colomiers
  8. Martim Bettencourt – CDUP
  9. Acácio Sousa – Benfica
  10. Manuel Costa – Belenenses
  11. Luis Sousa – Direito
  12. Afonso Vareta – E. Rugby do Porto
  13. Bernardo Silveira – CDUL
  14. Henrique Morato – Belenenses
  15. Diogo Miranda – Belenenses

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Taça de Portugal

Agronomia e Belenenses não param e preparam durante esta semana mais uma Final. Desta vez será a da Taça de Portugal.

A.E.I.S. Agronomia Vs C.F. "os Belenenses"

às 15:00 de sábado (dia 9) no Estádio Nacional

Estes dois encontram-se novamente para disputar mais uma final. Com certeza que ninguém se esqueceu dos últimos jogos entre Belenenses e Agronomia nos últimos anos. Encontros sempre jogados num ritmo alucinante e disputados até ao apito final.

As grandes dúvidas deste jogo surgem nas utilizações de Sebastião da Cunha e Gere David. Segundo se conseguiu apurar, ambos os treinadores estão a fazer os possíveis para recuperar os jogadores. Mas será que os recuperam apenas para a Taça de Portugal ou vêm na recuperação um objectivo mais distante, como a Taça Ibérica?

De qualquer das formas para além dos jogadores lesionados, Ricardo Sequeira e Omar Tucurman também não poderão contar com os respectivos jogadores da selecção de Sub-21, que se encontram a disputar o Europeu em Madrid até dia 9 de Maio.

Caminho até à final:

Agronomia:

1/8 – Cascais Vs Agronomia (00-56)

1/4 – Cascais R.L. Vs Agronomia (05-128)

1/2 – CDUL Vs Agronomia (06-27)

Belenenses:

1/8 – Académica Vs Belenenses (00-47)

1/4 – Belenenses Vs Direito (23-19)

1/2 – CRAV Vs Belenenses (05-65)

Relembramos que na última edição da Final da Taça de Portugal, o encontro foi entre a Agronomia e o Direito, com uma clara vitória da equipa recentemente Campeã Nacional por 30-13.

Taças de Portugal:
  • Benfica – 9 taças
  • Direito – 7
  • CDUL – 6
  • Académica de Coimbra - 5
  • Agronomia - 5
  • Cascais – 4
  • Técnico - 4
  • Belenenses – 3
  • CDUP – 2

domingo, 3 de maio de 2009

Campeonato Europa 2009, Sub-21

Depois de um jogo de apenas um sentido contra a Alemanha, que Portugal ganhou por esclarecedores 33-3, a Selecção de Sub-21 vai jogar contra a Roménia.

Os jovens Portugueses lutam por um lugar na final com a selecção mais forte do Campeonato. Mas nada está perdido. Portugal apresenta-se na máxima força e com jogadores que fazem parte dos planteis principais dos clubes da Divisão de Honra.

  • O clube Campeão Nacional, Direito, tem 3 jogadores que treinam com os seniores, entre os quais Francisco Tavares foi titular na 1ªmão das meias finais da Final Four;
  • Agronomia tem em João Pratas e João Paiva habituais convocados para os desafios dos seniores;
  • O Belenenses conta com Diogo Miranda e Duarte Moreira, que para além de serem internacionais em Sevens e, no caso de Diogo, XV, são habituais convocados e mesmo titulares na equipa do Restelo;
  • Martim Bettencourt e Vasco Marques são presença assídua na equipa nortenha;
  • Acácio Sousa e João Mestre são peças fundamentais no Benfica;
  • Rodrigo Ribeiro no Cascais e Rodrigo Silveira são titulares nos seu clubes.

E isto sem falarmos daqueles que jogam fora de Portugal: Laurent Balangué, Anthony Alves e Simon da Cruz.

Pode-se prever um jogo emocionante onde certamente os Lobos irão dar tudo o que têm para alcançar a tão esperada final.

Campeonato da Europa 2009, Madrid:

Quartos de Final

  • Portugal - 33 Vs 3- Alemanha
  • Roménia - 86 Vs 10 -Suécia
  • Geórgia - 35 Vs 26 - Espanha
  • Rússia - 40 Vs 23 - Ucrânia

Meias - finais

  • Portugal Vs Roménia
  • Geórgia Vs Rússia

Mais informações em "Os Lobos"

Campeões 2008/09

Foi um dia memorável aquele que deu lugar às finais do Campeonato Nacional.

Desde as 10:30 da manha que o Estádio Nacional começou a ser invadido por pessoas amantes de um desporto que vai ganhando muito espaço no desporto Português.

E as coisas não podiam ter começado melhor. Num primeiro jogo entre C.F.”os Belenenses” e CDUL o resultado final fala por si só: 41-41.

CDUL – 41 Vs 41 – Belenenses

Um empate, com sabor a vitória para os universitários devido aos ensaios marcados (o CDUL marcou 5 ensaios contra 4 do Belenenses), onde o empate só surgiu no final da partida com uma penalidade a castigar uma falta da equipa de Belém. Um jogo que ficou marcado pelo quantidade enorme de pontos que se marcou e pela luta até ao fim de cada equipa.

Campeão da II Divisão: Cascais Rugby Linha

Rugby Linha – 19 Vs 14 – Montemor

De seguida houve espaço para a primeira final dodia. Rugby Linha contra Montemor. Duas equipas da II divisão portuguesa, mas ambas com bastante potencial, e certamente que as duas mereciam subir.

Um jogo que começou com um Linha a adiantar-se no marcador com dois pontapés de ressalto do Abertura. Contudo ainda na primeira parte o Montemor conseguiria marcar dois ensaios levando o jogo para o intervalo com uma vantagem de 8 pontos. Na segunda parte o Linha veio para a frente e conseguiu marcar uma penalidade reduzindo a diferença para 5 pontos, altura em que veio o ensaio decisivo. Uma jogada dos três-quartos só acabou dentro da área de validação, com uma grande finalização do internacional Pedro Silva. Até ao fim ainda houve tempo para uma penalidade transformada, tendo o jogo acabado depois desta.

Campeão Nacional: Grupo Desportivo do Direito

Direito – 32 Vs 25 – Agronomia

Para o fim, a tão esperada final.

Direito e Agronomia lutavam entre si pelo título de Campeão. Ambas as equipas se apresentavam na força toda (do lado verde Gere David estava lesionado). Da mesma maneira que os outros dois jogos anteriores a este, ambas as equipas queriam ficar à frente do marcador. Como tal qualquer falta no meio campo do adversário era uma penalidade. Foi assim que começou, tendo as estrelas de cada equipa, Pedro Leal e Joe Gardener, transformado sem problemas as faltas em 3 pontos.

Num jogo espectacular onde as equipas se iam adaptando com o passar do tempo, foi Adérito Esteves a estrela maior. Com 2 ensaios marcados e ainda um mal anulado, O direito conseguiu ir para a frente e controlar o jogo. Contudo não podemos deixar de realçar a importância que o ensaio do jovem Luis Portela teve. Numa altura em o jogo estava equilibrado e a vitória podia pender para qualquer um dos lados, o irmão de Miguel Portela interceptou uma bola na sua área de 22 e só parou no ensaio.

Dias destes dão orgulho ao Rugby Nacional. Jogos disputados até ao último minuto, com o resultado final sempre incerto.

Parabéns aos Campeões!