segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pré-convocados para a recepção à Namíbia

Errol e Pico com novos testes à porta?
Os lobos voltaram aos trabalhos. Depois de um último jogo onde se registraram prestações bastante positivas, principalmente nos avançados, o treinador neozelandês voltou a chamar os jogadores para prepararem o próximo jogo frente à Namíbia no dia 20 deste mês.

Na última vez que se defrontaram Portugal perdeu por 9 pontos a favor contra 12 pontos dos africanos.
Tal como Errol anunciara na conferência de imprensa antes do jogo contra os EUA, este jogos são para ganhar, mas mais não deixam de ser jogos teste cujo objectivo pode consistir em experimentar jogadores e/ou sistemas de jogo. É nesta linha que se fez a nova convocatória.
Do jogo de sábado passado saíram 3 jogadores. Todos eles da primeira linha e cujos compromissos com os clubes (em França) não os deixavam continuar em Portugal. Por seu lado e conforme tinha sido decidido na altura da viagem do presidente da FPR a França, outros portugueses a actuar em França podem agora vir dar o seu contributo à selecção de Portugal. Assim, Francisco Fernandes, de 26 anos e que já representou Portugal na altura das 6 Nações B deste ano, volta às contas da equipa técnica nacional. Para os mais esquecidos este foi um jogador que efectuou grandes exibições nos 5 jogos efectuados.

Joe Gardener, que foi um dos melhores diante do EUA, têm a concorrêcnia de Cardoso Pinto e Cabral. 
Ao lado deste regresso, aparecem também futuras promessas do rugby nacional. Jogadores que já estiveram nos treinos da selecção na preparação do primeiro teste da "Super Bock Cup". São eles João Pratas, Bernardo Silveira, Rafael Simões, Manuel Castro Pereira e Guilherme Megre.
  • Pilares: Jorge Segurado (Direito); João Júnior (CDUL); Francisco Fernandes (Tyrosse); Anthony Alves (Montauban);
  • Talonador: João Correia (Direito); Bernardo Costa Duarte (Agronomia);
  • 2ª linha: Rui D'orey (Direito); Juan Severino e João Pratas (Agronomia); Rafael Simões (Belenenses); Gonçalo Uva (Montpellier);
  • 3ª linha: Vasco Uva (Direito); Tiago Girão (CDUL); Guilherme Megre (Agronomia); Julien Bardy (Clermont); Laurent Balangué (Colomiers);
  • Médios: José Pinto e Pedro Leal (Direito); Duarte Cardoso Pinto (Agronomia); Pedro Cabral (CDUL)
  • Centros: Francisco Mira e José Leal (Agronomia); Bernardo Silveira (CDUL) Pedro Silva (Belenenses);
  • Pontas: António Aguilar (Direito); Gonçalo Foro e Frederico Oliveira (CDUL);
  • Defesas: Joe Gardener (Agronomia); Manuel Castro Pereira (Cascais)
Julein Bardy, que foi o homem do jogo frente aos EUA, continua disponível para ajudar a selecção de Portugal. É uma óptima noticia para os portugueses que assim podem contar com um dos melhores jogadores a vestir a camisola dos lobos nos últimos anos, principalmente quando o mesmo se encontra vinculado a um clube do Top-14. É bom sinal saber que o clube o libertou para estes jogos, isto depois de se saber oficialmente que o jogador queria, e muito, vestir a camisola dos Lobos.
Laurent Balangué (Pro-D2) e Anthony Alves (Fed-1), que fizeram parte da campanha da selecção sub-21 no Campeonato da Europa de 2009 em Madrid, continuam nos trabalhos da selecção. Estes jogadores efectuaram um bom jogo no sábado passado e certamente que serão uma boa aposta para o futuro, visto que ambos têm 22 e 21 anos, respectivamente.

Os próximos treinos da Selecção estão marcados para:
dia 16 - 13h00 e 19h30
dia 17 - 19h30
dia 18 - 13h00

Desta selecção sairam muitos jogadores que hoje em dia completam os quadros das selecções nacionais.
Em nota de curiosidade: Bernardo Silveira (CDUL), João Pratas (Agronomia), Laurent Balangué (França, ProD2), Anthony Alves (França, Fed.1), Diogo Miranda (Belenenses), Luís Sousa (Direito), Manuel Costa (Belenenses) e Duarte Moreira (Belenenses), jogadores habitualmente chamados aos trabalhos das selecções de XV e de VII, fizeram parte da campanha do Campeonato da Europa de 2009 em Madrid onde se alcançou um 3º lugar com vitórias sobre Alemanha e Rússia e apenas uma derrota frente à Roménia. (Ver desempenhos AQUI)


5 comentários:

Anónimo disse...

Não há jogos do TOP14 no fim de semana, por isso é que o G.Uva e o Bardy foram tao facilmente libertos.

Anónimo disse...

E porque será que num campeonato profissional como o Top 14 não há jogos neste fim-de-semana?

Anónimo disse...

Por causa dos tests matches internacionais. Para alem dos jogadores franceses, há os georgianos, romenos, argentinos, canadianos,americanos,italianos,portugueses,samoanos,fijianos,tonganeses etc etc etc que jogam no TOP14 e estão todos ao serviço das seleções este fim de semana.

Anónimo disse...

O Cardoso Pinto não está convocado, está lesionado desde o jogo contra o Cdul. Não jogará tão cedo.

Anónimo disse...

O PROXIMO JOGO DO TOP14 E NO 4 DEZ