domingo, 22 de novembro de 2009

CDUL reforça equipa.

O CDUL reforçou-se fortemente para o resto da temporada. Com os campeonatos do hemisfério Sul parados o clube universitário foi buscar dois jogadores oriundos da Nova Zelândia.

Os reforços Jamie Helleur e Glen Gregory jogam no campeonato principal da Nova Zelândia (Air New Zealand Cup) e representam os clubes de Auckland e Tasman, respectivamente.

Jamie Helleur já actuou nos maiores palcos do hemisfério sul.

O primeiro jogador vem reforçar as linhas atrasadas do clube universitário e já actuou no Super 14 onde inclusivamente marcou dois ensaios na última temporada. (para mais informações carregue AQUI). Já Gregory joga a avançado, mais precisamente a asa. O possante jogador de 99 kg e 1,93m, que vem reforçar a uma 3ª linha composta por Tiago Girão, Veltioven Tavares e Lourenço Machado, também pode jogar a 2ª linha.

Com estas duas contratações, o CDUL fica com um plantel mais competitivo e vê-se reforçado de dois jogadores bastante experientes e habituado a jogos de grande nível.

40 comentários:

Anónimo disse...

já aqui tinha escrito ainda antes do inicio do campeonato, a final vai ser CDUL - Belenenses e aí tudo pode acontecer
Agronomia e direito limitam-se a lutar pelo 3/3 e descida técnico ou CDUP

Anónimo disse...

sim de certo que será isso, como foi nos ultimos anos não foi? o cdul sempre nas finais e a ganhar! ou estarei enganado? é este o ano do cdul, como foi o ano passado, e o anterior e por ai... e nunca ganham nada!alias o gdd e a agro nem contam não é? ridiculos!

Anónimo disse...

Sim Sra, grandes escolas do CDUL......

Anónimo disse...

haja dinheiro... que as escolas arranjam-se.

Anónimo disse...

Sem querer causar polémicas, qd chegar a FINAL 4, qtos jogadores das escloas vai ter o CDUL no seu XV?

Maxi, Pete mais estes dois, Malta do Évora, malta do Belas, FOliveira...

Anónimo disse...

Eu não sou do CDUL, mas essa história das escolas já mete nojo. Queremos um campeonato inter-escolas ou uma Divisão de Honra com jogadores de excelência, bem apoiados por estrangeiros de cheios de qualidade?

Caramba, o CDUL foi buscar um gajo com jogos feitos no Super14. Não foi um boi qualquer que só vem porque tem BI neozelandês, ou sul-africano ou argentino.

Embora seja uma dificuldade acrescida para o meu clube, fico bastante contente com o reforço do CDUL com jogadores de qualidade assegurada. O que é bom para o nosso campeonato é bom para o Rugby português.

Mau mesmo é jogos com diferenças pontuais de 70, 60, 50 e 40 pontos. Isso é que é mau.

Anónimo disse...

Campeonato reduzido a 4 clubes, jà.

Anónimo disse...

quando a seleccao tiver com todos disponieis devia jogar com esta equipa:
1- João Júnior
2- João Correia
3- Cristian Spachuk
4- Gonçalo Uva
5- Juan Severino
6- Vasco Uva
7- Julien Bardy
8- Tiago Girão
9- Zé Pinto
10- Pedro Cabral
11- Gonçalo Foro
12- Diogo Mateus
13- Pedro Silva
14- Adérito Esteves
15- Pedro Leal

16- Jorge Segurado
17- Thomas da Costa
18- David Penalva
19- Eduardo Acosta
20- Emmanuel Rebello
21- Duarte Cardoso Pinto
22- David Mateus

Anónimo disse...

A 4 não, mas a 6 sim, claramente.

Anónimo disse...

Acho que o cdul devia ir buscar mais 4 ou 5 estrangeiros, porque com a "prata da casa" não se safa! Assim, talvez consigam um honroso 3º ou 4º lugar do costume!

Anónimo disse...

e o Penalva nao calça?
Tem memoria curta

4-GUVA
5-PENALVA
6-JUAN
7-BARDY
8-VASCO

Anónimo disse...

Memória curta? Memória curta é deixar o melhor recuperador de bolas nacional, o João Uva, de fora das contas da selecção. Quem agradece é o Belém, claro.

Anónimo disse...

Para virem para o cdul é porque não são grande espingarda!

Anónimo disse...

«Queremos um campeonato inter-escolas ou uma Divisão de Honra com jogadores de excelência, bem apoiados por estrangeiros de cheios de qualidade?»

Este anónimo não está bem a ver "a coisa" pelo lado certo do prisma...

A questão não é que campeonato queremos. A questão é saber se em Portugal se pode contar com os clubes para formarem bons jogadores de rugby séniores, ou não. Desses mesmo de qualidade para poderem vestir a camisola de Portugal. É que isto está a significar uma realidade que deveria ser combatida:

1º- Na DH há cada vez menos portugueses formados pelos clubes, ou seja, a principal prova nacional do rugby português é o palco das férias dos jogadores do hemisfério sul. Sem eles, não há qualidade de rugby. É por aí que queremos ir?

2º- Que têm os clubes a oferecer aos miúdos seus sócios que têm legítimas aspirações a jogar na Equipa principal? Uma carreira até aos sub-21? E depois? Deitamos os miúdos fora? É isto que chama mais miúdos ao rugby?

3º- O que está a acontecer aos clubes da I e II divisão? Passaram eles a ser as escolas onde os clubes da DH vêm buscar os maiores valores? (Belas, Évora, Setúbal...) Então nunca passarão da da cepa torta e esse fraco espírito competitivo também não é bom para o rugby nacional, ou é?

4º- com tão poucos portugueses bem formados nas escolas de clubes competitivos que outra hipótese se dá ao seleccionador nacional senão ir buscá-los a frança ou esperar que os "bifes" se naturalizem passados 3 anos consecutivos a jogar em Portugal?

Eu também gosto mais de ir ver jogos da DH cheios de jogadores de nível superior mas reconheço o "reverso dessa medalha" e os malefícios que estamos a cozinha para o médio-longo prazo.

Anónimo disse...

Comentário das 3:27 PM muito bom!

Bons argumentos!

Anónimo disse...

1º - Não concordo contigo. A maioria dos jogadores estrangeiros que cá andam não estão a gozar férias. Há muitos, e provavelmente os mais influentes, com 2, 3 e 4 anos de Portugal, em alguns casos no mesmo clube. Sem eles a qualidade baixa, mas não se perde. Em todo o caso não queremos (eu pelo menos não quero) um campeonato sem estrangeiros. Seria caso único no mundo evoluído do Rugby (tirando se calhar a Geórgia, mais coisa menos coisa);

2º - Se vires bem, clubes como a Agronomia, o Belenenses e o CDUL têm feito a integração de muitos jogadores das escolas nas respectivas equipas seniores. Num desses clubes conheço mesmo jogadores Sub-21 que já foram várias vezes convocados para os seniores e que só não vão porque ainda não se sentem preparados para isso. Têm a porta aberta, ou escancarada.

3º - Esse é um assunto que nada tem a ver com estrangeiros. Aliás, se há assim tantos que necessidade têm os clubes maiores de ir buscar valores aos mais pequenos?

Esse fenómeno que referes é transversal a todas as modalidades. É assim. E de certa forma os treinadores que têm miúdos bons, ao lado de equipas medíocres, apoiam a decisão dos seus elementos mais fortes em mudar-se para clubes que lhes possam dar maior margem de evolução. Vejam o caso do Veltioven, do Belas, que evoluiu muito no Belém e vai ser reforço de peso no CDUL.

Consequências negativas? Terá sem dúvida muitas. Mas penso que as consequências positivas são claramente superiores.

4º - Poucos portugueses bem formados em escolas de clubes competitivos? Que Rugby vês tu? Caramba, eu vejo putos Sub-21 de 5 ou 6 clubes jogarem de caras nas equipas seniores, alguns dos quais por cima de estrangeiros (caso do Manuel Costa que meteu o bife 10 do Belém no banco, no ano passado)... Estás muito enganado!

Ir buscar jogadores a França é opção lógica, legal e positiva. São portugueses e mais nada! Bifes, apesar de tudo não são assim tantos na nossa selecção. E certamente que, a prazo, são os portugueses quem vai evoluir mais com a integração de estrangeiros nos Lobos.

Achas que teríamos ido a França sem o Spachuk? Ou sem o Severino? Achas que teríamos a mínima hipótese de ir à NZ sem o Acosta? Ou sem o Bardy?

Penso que quem não está a ver a coisa pelo prisma certo és tu... Mas enfim, cada cabeça sua sentença.

Anónimo disse...

Se o campeonato portugues já é fraquissimo, imaginem como seria se as equipas não tivessem estrangeiros. Ainda mais fraco seria!
O nivel de competição baixaria ainda mais e quem saia prejudicado seriam os próprios jogadores portugueses que jogam em Portugal.

Todos os campeonatos na Europa tem estrangeiros e até em maior quantidade que em Portugal.

A unica excepção, tal como referiram, é o campeonato georgiano. Mas quantos georgianos a jogar no seu país vão à selecção da Georgia? Nenhum. Os jogadores georgianos vão muito novos para França e começam em clubes das Federales e nos Espoirs e depois vão evoluindo em França.

Anónimo disse...

Vejo algumas almas agitadas. Eu sou do CDUL e fico satisfeito de ver que temos capacidade para trazer estes jogadores. Serão mais valias e ensinarão e muito os miúdos que por lá andam.

Quanto à qualidade das escolas e do maior ou menor número de jogadores oriundos das mesmas nos XV de cada equipa, a verdade é que não +e jogador de rugby senior quem quer, é quem pode e tem mentalidade para isso.

Se existirem miúdos que se queiram afirmar, há espaço para eles nas equipas, seja CDUL, Agro, Belém ou Direito. Haja talento, vontade de descansar em vez de grandes noitadas nas vésperas dos jogos, aprender, evoluir, numa palavra, serem profissionais e as oportunidades aparecem.

Anónimo disse...

Silveira no Direito!!

Anónimo disse...

" Anónimo disse...
Memória curta? Memória curta é deixar o melhor recuperador de bolas nacional, o João Uva, de fora das contas da selecção. Quem agradece é o Belém, claro.

Segunda-feira, Novembro 23, 2009 2:03:00 PM"

Permita-me discordar da sua pessoa, mas penso que se equivoca, sendo que a meu ver Salvador Palha é melhor recuperador de bolas que João Uva sendo essa uma das características (para além de ser um autêntico 'cão' durante todo o jogo, está em todo o lado onde está a bola) que fez com que conquistasse o lugar na Selecção Nacional que um dia foi ocupado pelo 3ª linha belenense... Cumprimentos

Anónimo disse...

espectacular é terem falado mal da Agronomia quando ia buscar estrangeiros mas como é o CDUL é uma excelente gestão, é só hipócratas

Anónimo disse...

Eu permitir permito. Só que não tenho essa opinião. O que aconteceu não foi o Palha ter roubado o lugar ao João Uva. O que aconteceu foi o João Uva ter sido apagado do mapa, já que nem convocado é. Muito triste, sobretudo para Portugal, que também por essa razão, mas não só, claro, deixou de ser a equipa placadora que foi.

Anónimo disse...

Subscrevo tudo o que o comentário das 3:27 PM diz. O que vai acabar por acontecer, não é o campeonato a 6, é mesmo o campeonato a 4. E se acham isso bom, então n vale sequer a pena discutir.

O problema passa pelas mais fortes estarem cada vez mais fortes (vão constantemente buscar os melhores jogadores dos mais fracos)e não haver qualquer compensação. N digo financeira nem nada do genero, bastava que o "surplus"...os tais miudos que até têm futuro, mas que estão completamente tapados e que não fazem sequer 80 minutos numa época fossem para os mais fracos. E isto n se passa, nem se vai passar tao depresa..(egos enoooormes...)

Em relação aos estrangeiros...há que haver bom senso. No caso destes do cdul, pelo CV, parece-me optimo para eles e para o campeonato.

Cumps

Anónimo disse...

silveira no direito, confirmado ontem as 23.45h. e com agrado que vejo este jogador aprender com portela e fazendo miguel leal saltar

Anónimo disse...

23h46, vamos ser rigorosos!

Anónimo disse...

diogo miranda na agronomia confirmado hoje ás 12.30

Anónimo disse...

ganda cdul, que se lixem os putos. Vamos ser campeões!

Obrigado Lourenço é o "maior"

Anónimo disse...

Acho mto bem q o Joao Uva não calce na selecção! Pode ser bom recuperador de bolas, mas já por N vezes prejudicou as suas equipas com atitudes estupidas (lembrem-se do Mundial em que levou 1 amarelo).

A meu ver o Palha está muito bem e é um gajo novo com capacidade para evoluir ainda mais quer tecnicamente quer fisicamente.

Anónimo disse...

Mundial? Amarelo?

Já agora tira o Severino, que a perder por 50 e com o jogo a segundos do fim agride nas barbas do árbitro um escocês e fica a ver o mundial da bancada...

Ridículo argumento.

Sem o João Uva quem perde é Portugal. Ponto.

Anónimo disse...

O melhor 7 portugues é o Julien Bardy que agora está lesionado.

Para alem de ser mais novo que o Palha e o J.Uva é maior e mais pesado. Tem 24 anos, 188 cm e 98 kgs.

Não é por nada que ja renovou pelo Clermont e não é por nada que é considerado pelo responsaveis do clube como um jogador de grande futuro.

Quantos 3ºas linhas em Portugal conseguiriam entrar no plantel de um clube de topo do campeonato francês como o Clermont?

E não é simplesmente estar no plantel do Clermont que só por si já é dificil. Antes de se ter lesionado ( volta em Janeiro), jogou em 4 jogos do TOP14 e mais 2 da heineken cup, tendo marcado um ensaio e entrado no XV da jornada do TOP14 uma vez. E está só na primeira época como profissional do Clermont.

Anónimo disse...

Chamuscado...tou-te a topar...

Anónimo disse...

A diferença entre o CDUL e os outros clubes é que nós não nos andamos a chorar à FPR por causa das selecções etc... Estamos sempre a jogar sem os nossos jogadores porque o rugby é assim, a vida é assim e é assim que temos que preparar uma época.
Temos tido 5/6/7 jogadores a treinar sempre no XV e agora para os VII`s vão outros 7 (repito 7!!!) para Dubai e África do Sul. e ainda bem que os nosso jogadores podem ir à selecção. Não choramos como os outos clubes.
Por isso temos que ter um plantel de 40 jogadores e ainda bem que o temos e que está a ficar cada vez melhor, só assim chegaremos a campeões e a lutar pelo título.
em vez de andarmos a fazer birrinhas e atentar desmarcar jogos como os outros.
est aé a verdade, sei que dói a alguns mas é a verdade.

Anónimo disse...

fds e ninguém fala do pack do belenenses todo ele estrangeiro , tirando o sebastião e o uva?!

o cdul até ao momento jogou apenas com 1 jogador que é pago para jogar pelo cdul,o pete , infelizmente o carl magoou-se...

o que o cdul está a fazer, é o tem vindo a fazer ao longo dos anos ,e todas as equipas (excepção do direito) fazem...
ir buscar 3 estrangeiros.. nada de novo, apenas que 1 dos jogadores,já jogou na prova máxima de clubes do hemisfério sul!

a agronomia diz que este ano aposta na formação, pk não tem dinheiro nem pa mandar cantar um cego...vai valendo o paulo duarte...Mas a dívidas, essas acumulam-se..

Aproveito para dar os parabéns aos 6/7 jogadores do CDUL que foram convocados para os sevens, e que irão faltar a 2 jornadas do campeonato , inclusive o monkey, que supostamente os jogadores de XV este ano não jogam 7´s , lá está... mas n iremos chorar como outros e iremos encontrar soluções internas para vencer esses 2 jogos e estou certo que tal acontecerá tal a riqueza do plantel do CDUL!

Evaristo disse...

Jogadores estrangeiros de qualidade a jogar em Portugal? Óptimo, que venham pois elevam o nível do jogo. Porém, há uma coisa que a mim, que não ando por dentro do que se passa nos clubes e se calhar por causa disso, me tem feito uma enorme perplexidade: Onde é que os clubes, sem as receitas de bilheteira e de quotas, vão arranjar dinheiro para pagar a estes atletas que de certeza não jogam por meia dúzia de tostões.Mecenas? Não acredito. Subsídios da Federação? Não devem ser assim tão grandes. Não percebo, decerto por deficiência minha.Alguém me poderá esclarecer?

Anónimo disse...

patrocinios, escolas, investimentos feitos com o coração...

Anónimo disse...

Mas quem são os 7 jogadores do cdul que vao para o dubei?

Anónimo disse...

Sevens Dubai e George (4/5 e 11/12 de Dezembro)
Gonçalo Foro
Frederico Oliveira
Bernardo Silveira
Afonso Sousa
Veltihoven Tavares
Kiko Pinto Magalhães
Lourenço Machado (prevenção)

Anónimo disse...

Salvador pede demissão em Agronomia........ amanhã na bola.

Anónimo disse...

Claro que o foro vai dubai, afinal vai ter que sair do XV... pois chegou o KIKI que é do GDD. logo Foro fora...LOL

Anónimo disse...

Escândalo ter o kiki na selecção! Há só praí 5 pontas melhores que ele só no nosso campeonato.