terça-feira, 3 de novembro de 2009

"Super Bock Cup" - Portugal x Namíbia - todos os jogos.

A selecção Africana que se encontra a preparar a eliminatória de apuramento frente à Tunisia, nos dias 14 e 28 de Novembro, vem pela 3ª vez a Portugal. Antes em 1991 e 1998 as duas selecções já se haviam defrontado, sempre com a vitória a sorrir para os Africanos. Contudo o primeiro jogo entre os dois países remonta a 1990... na Namíbia.

O primeiro jogo teve lugar em Windhoek, na Namíbia, a 21 de Abril de 1990. Num jogo marcado pela diferença de pontos, para a história ficou a estreia de António da Cunha, que recentemente foi homenageado com o prémio carreira da FPR. O resultado final acabou por ser 88-9 e por Portugal jogaram: R. Carvoeira, J. Chança, V. Durão, J. Jonet, J. Laureano, L. Neves, E. Macedo, J. Pereira, J. Pires, J. Queimado, J. Rocheta, J. Rodrigues, J. Rosado, N. Thomaz e J. Vilar Gomes.

Namíbia 88 x 9 Portugal.

No segundo jogo, disputado em terras lusitanas, mais propriamente em Lisboa, a equipa Portuguesa conseguiu fazer frente a poderosa equipa Namibiana. Apesar dos 8 ensaios sofridos, a equipa Portuguesa conseguiu subir de nível. Num jogo onde o resultado final foi de 12-34, João Jonet, António da Cunha, Sérgio Ferreira, José Queimado, Francisco Borges e Tomaz Morais, foram alguns dos que jogaram nesse jogo.

Portugal 12 x 34 Namíbia.

No terceiro e último entre as duas selecções, Portugal voltou a perder. Apesar do resultado de 19-36, a selecção Portuguesa conseguiu criar grandes embaraços à equipa da Namíbia, que já se encontrava qualificada para o Mundial 1999. Este foi também um jogo marcado pela despedida de José Carlos Pires, que na altura era o capitão da selecção. Jogaram: Sérgio Ferreira, Paulo Alcino, Joaquim Ferreira, Marcelo D’orey, Sommer Ribeiro, Tiago Costa, Rui Chança, José Carlos Pires, Luís Pissarra, João Bento, Sérgio Azevedo, Nuno Mourão (3+3+3+2), Salvador Amaral (3), Ricardo Nunes (5) e Rohan Hoffman.

Portugal 19 x 36 Namíbia.

A selecção Portuguesa defronta pela 4ª vez a congénere Namibiana. Com um saldo negativo, 3 jogos-3 derrotas, Portugal pode neste jogo inverter a tendência e ganhar pela primeira vez na sua história à 2ª melhor selecção Africana.

Sem comentários: