terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Concorda que não se pare o Campeonato durante os jogos da Selecção?"

João Correia, Diogo Mateus e Pedro Leal são jogadores habitualmente chamados para os trabalhos da selecção.

A Selecção portuguesa realizou no passado dia 7 o primeiro jogo da época. Ao mesmo tempo realizava-se em Coimbra o jogo entre Académica de Coimbra e CDUP.

No Domingo jogou-se o Direito-CDUL e o Belenenses-Técnico, tendo o embate entre Agronomia e Benfica sido adiado, muito provavelmente devido aos compromissos da selecção.

A verdade é que nos jogados realizados foram muitas as ausências. Desde o Direito que perdeu 9 jogadores para os compromissos dos Lobos, até ao CDUL que teve 4 jogadores convocados para o jogo contra a Namíbia.

Por outro lado, a ausência destes jogadores permitiu que novos jogadores fossem usados para os respectivos jogos. Jogadores do escalão sub-21, ou simplesmente habituais suplentes tiveram oportunidades de se mostrar nos embates que se realizaram, e os resultados dos jogos acabaram por não variar muito com os compromissos da selecção.

  • O Belenenses ganhou com ponto bónus
  • o CDUL-Direito foi um jogo disputado até ao final, tal como seria se não houvesse compromisso da selecção, e com a vitória a pender para cada um dos lados.
  • A Académica, favorita e sem o seu melhor marcador, venceu o CDUP em casa.

A questão é saber se estas jornadas durante os jogos da Selecção Nacional de Rugby têm razão de ser? Se é benéfico para os jogadores ou penaliza demasiado os clubes?

Concorda que não se pare o Campeonato durante os jogos da Selecção?

Cabe a si votar na sondagem e dar a sua opinião.

6 comentários:

Unknown disse...

A questão é claramente interessante e, na minha opinião, a resposta deve ir no sentido de não se parar o Campeonato nacional. Sendo o meu Clube o mais penalizado neste tema, estou à vontade para falar do tema. Sendo evidente que não podendo contar com todas as suas peças a equipa fica fragilizada para aquele jogo, a verdade é que dá oportunidade a outros para sentirem a pressão de ser titulares ou estarem convocados. Dá a oportunidade a jogadores mais novos terem o primeiro contacto com jogos fisicamente mais exigentes. Põe à prova a capacidade dos tecnicos de conseguirem tirar o máximo partido dos seus jogadores. Ocorrendo as indisponibilidades numa fase regular do campeonato parece-me que não vale a pena suspender-se os jogos... Outra questão, muito relevante, é saber se vale a pena o campeonato parar durente 3 meses!!!! Isso sim é um absurdo, retira mérito ao campeonato, desvirtua-o (pois uma equipa que está no seu topo em Janeiro poderá estar completamente diferente passado 3 meses), desmotiva jogadores e treinadores (que durante 3 m3eses andam a fingir que treinam e a correr para aquecer, sempre na expectativa do que acontece com os jogadores da selecção - se ganham forma, se vêm lesionados, etc..), retira visibilidade ao Campeonato (quem se interessa verdadeiramente pela fase regular???) é uma chatice... Não seria mais lógico jogarmos um campeonato segudio, sme paragens, onde a comunicação socila, durant 4 meses seguidos só desse importância ao actual Campeontao Super Bock, ond eos jogadore e treinadores preparavam os jogos de forma continua, dinamica??? O que s epassa actualmente é tão ridiculo que, numa hipótese de extremo, a equipa que joga a meia.final e final poderá ser constituída por 15 Ingleses/Franceses/Italianos, contratados e pagos apenas para ganahr o Campeonato... é esta a realidade actual! E é esse o espirito do rugby que tanto apregoamos?

João disse...

Outro factor a ter em conta, e ao qual nós podemos estar alheios é a própria distribuição dos jogos no calendário, por vezes torna-se imperativo que uma jornada se realize nestas condições pelo facto de não haver outra alternativa possível.
Se não tivesse isto em consideração poderia dizer que não concordo, porque de facto o ideal seria as equipas jogarem sempre na sua máxima força, um bocado como no futebol..mas tendo isto em consideração não sei bem se posso dar uma resposta, se prefiro que não haja jogos? sim. Se concordo que haja jornada caso não seja possível adia-la? claro.

Zebb disse...

100% com Gonçalo.Acrescento: campeonato deve continuar sem paragens agora assim como em Fevereiro e Março.
Já que somos dados a copy paste do que se faz nos outros paises transponha-se integralmente os modelos tidos como referencia.
Não se cozinhe soluções hibridas que favorecem apenas os clubes com mais jogadores na selecção.
Maior continuidade, mais jogos,isso é que todos os campeonatos de clubes precisam.
Estas paragens são terceiro mundistas dignas de uma nomenklatura de santo oficio.
A actual realidade do G4 e os outros se não for invertida podemos acabar por ter selecções maioritariamente formadas e treinadas por não portugueses.
Mudem o nome da Selecção : Lobos Rugby Clube.

Unknown disse...

Sobre este tema, vale a pena ler a entrevista do treinador do Belém no site oficial. Revela grande frustração com o modelo actual e dá a entender que não seria nada impossível criar um modelo com muito mais lógica. Bem sei que podemos pensar se o Daniel diria o mesmo nos tempos da selecção. Ou se está a desculpar-se dos maus desempenhos da equipa. Eu diria que não: fala com imparcialidade sobre uma situação de que todos nos apercebemos. E ninguém faz nada para que mude. Fazem sentido os cabazes que os 4 maiores dão aos restantes? Faz sentido haver tantas paragens ao ponto de um treinador, ao longo do ano, ter pouquíssimas oportunidades de reunir o grupo completo para objectivos significativos? Todos conhecemos estas questões. Se tivemos nos últimos anos grandes resultados nas selecções, devemo-lo à estrutura existente e aos sacrifícios dos que lá estão. Mas tudo isto se vai esgotar e corremos o sério risco de regredir, como aconteceu em Espanha, se o nosso campeonato base não for capaz de criar mais e melhores jogadores, mais rotinados nos seus clubes, que tragam público com vontade de ver grandes jogos. Neste momento, só quem gosta mesmo muito de rugby é que se dá ao trabalho de assistir aos jogos da fase regular. Pouco treino, muitas ausências, discrepância bruta entre várias equipas, etc, tornam o nosso rugby incapaz de trazer novo público aos estádios.

Manuel Cabral disse...

Uma outra questão prende-se com as outras competições. Sabe-se que as convocatórias para a seleção vem apenas de um grupo restrito de equipas, então, msmo que se interrompa a Divisão de Honra não há motivo para interromper as outras competições, e até para organizar nesses períodos, competições regionais, a cargo das AR's, ou mesmo de um Torneio Inter Regional de seleções, das quais os jogadores fazendo parte dos trabalhos da SN não possam fazer parte. Isso daria a possibilidade aos jogadores "emergentes" de se destacarem, e daria também espaço para o surgimento de mais e novos jogadores para os clubes.
Uma coisa é certa e já foi aqui referida: apenas com o desenvolvimento dos clubes será possível manter a seleção nacional em condições de jogar com as melhores.

Jorge disse...

Não podia concordar mais com o Manuel Cabral. Já era altura de voltarem as selecções regionais (Norte, Centro e Sul). O rugby só tinha a ganhar. Mais competição; descoberta de novos talentos; a possibilidade e existerem mais jogos a nivel nacional com intensidade e ritmo superiores ao que a maioria dos jogadores está habituado (nomeadamente nas divisões inferiores); e claro, amizade que é algo que se leva muito a sério na nossa modalidade. Fica a ideia de um post no futuro!!! Acho que o rugby Português devia apostar por este tipo de iniciativas para desta forma dar o tao desejado "salto qualitativo".