quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Final da 1ª volta do Campeonato Nacional

Muito se tem falado sobre a diferença de jogo entre um Belenenses, Direito, Agronomia ou CDUL contra um Técnico, Benfica, Académica ou CDUP. Esse desnível deve-se puramente à falta de profissionalismo e experiência das equipas inferiores.

Na tabela dos candidatos vemos o Belenenses, Direito e Agronomia separados apenas por um ponto. O Belenenses, com dois jogos em casa, é o primeiro classificado da tabela, tal como na classificação geral, com a diferença de que o saldo de pontos é negativo. Contudo foi o clube que marcou mais pontos e ensaios de entre os 4.

Em segundo lugar aparece o Direito empatado com a Agronomia. Curiosamente a Agronomia nos jogos contra equipas candidatas apenas marcou 1 ensaio (contra o CDUL) conquistando o resto dos pontos através de penalidade. O Direito, por seu lado, só não conquistou pontos (sem contar com o pontos bónus frente ao CDUL) em casa - ganhou fora ao Belenenses e empatou na Tapada.

Em último surge o CDUL. Os últimos 3 anos do campeonato nacional foram de Agronomia (2007), Belenenses (2008) e Direito (2009), este (devia) ser o ano do CDUL. Os regressos de Pedro Cabral (melhor marcador em Espanha) e Tiago Girão, para além de Murray (ex-técnico), Veltioven (ex-Belenenses) e Fragateiro (ex-CDUP) deviam ser mais que razões para o clube universitário conseguir fazer frente aos últimos campeões. A verdade é que em 3 jogos só ganhou em Monsanto contra uma equipa do Direito inferiorizada. Pouco para uma equipa que tarda em ganhar os jogos frente aos candidatos.

Se o campeonato tem maior adesão do público nos jogos entre os 4 candidatos, pois é nestes que os jogadores dão realmente o seu máximo, a verdade é que o que se apresenta em melhor forma é o Belenenses. Como tal o clube de Belém é o grande candidato ao título.

Numa tabela realizada de propósito para esta situação reparamos num distanciamento de uma Académica e de um Benfica relativamente ao Técnico e ao CDUP, este último ainda não teve jogos em casa frente às equipas menos fortes do campeonato nacional.

O Benfica, com 2 jogos fora de casa (Coimbra e Olaias), conta vitórias em todos os embates, enquanto a Académica, varia entre grandes resultados, como a deslocação ao campo do Técnico onde marcou 51 pontos, e dois péssimos jogos em casa frente ao Benfica e CDUP (contra os nortenhos uma vitória por 5 pontos é pouco). Estes dois clubes serão aqueles que mais dificuldades causarão aos 4 da frente.

Após 3 jogos fora, o CDUP prepara-se para receber todas as equipas em casa, enquanto o Técnico inverte a situação e irá, assim, deslocar-se a Coimbra, Sobreda e Porto. A questão da descida de Divisão será discutida por estes dois clubes, passará por estes dois clubes.

Participe e escolha as equipas mais prováveis a serem campeãs e a descer de divisão na sondagem lateral!

19 comentários:

Anónimo disse...

Caramba! Agronomia só marcou um ensaio nos jogos que fez com os três melhores classificados? E quantos sofreu? Um do Belenenses e um do Direito. Realmente há uma enorme diferença....Agronomia , já se sabe, não é candidata a coisa nenhuma, mas por acaso perdeu com o Belenenses , com ponto de bónus e sem o Joe,empatou com o Direito, praticamente sem o Joe também , tendo dominado a maior parte do jogo e merecendo claramente ganhar. Com o CDUL ganhou por uma diferença de doze pontos. Esta é uma realidade. Claro que também acho que o Belenenses, com oito estrangeiros está fortíssimo, que o Direito é a Selecção Nacional e que o CDUL, além das contratações que tinha feito acabou de contratar mais dois estrangeiros de grande valor. É por isso natural que seja a mais fraca das quatro classificadas para a Final Four, mas, pode ser que este ano aconteça o contráriom das duas épocas anteriores em que era favorita e que sacabou por perder a final. Vamos ver

Anónimo disse...

já se sabem os jogadores escolhidos para irem ao dubai e george?

Anónimo disse...

Zé Carlos(ZIZI) vai ser chamado novamente á selecção, os pilares capazes estão de volta, zizi e xixa vao ser chamados para os proximos embates, numa sportv perto de si.

ass: emanuelle carreira

Anónimo disse...

Para quê analises sobre futuros probáveis camapeões. Ainda não perceberam que o campeonato não é uma prova de regularidade e sim uma prova com duas jornadas que decidem o campeão. Que interessa um clube ser o melhor na regularidade, se na meia final tiver 4 ou 5 jogadores lesionados ou castigados e perder a meia-final. É OU NÃO É VERDADE. Por isso analisem quem está melhor, quem é o campeão do Natal, do Carnaval, ou da Páscoa. tudo o resto "são cantigas". O QUE CONTA SÃO OS DOIS ULTIMOS JOGOS. Ou melhor. O que conta para já é a meia final, pois se um clube estiver mal nesse jogo, nem sequer vai à final.

Anónimo disse...

desculpem: provábeis

Anónimo disse...

O que se analisa aqui é a regularidade entre os 4 primeiros e os últimos 4.

Vê-se que há superioridade do Belenenses e do Direito. A Agronomia agora com o Joe vai dar que falar e o CDUL com os novos bifes tb.

Anónimo disse...

Entre os clubes da DH e da 1ª divisão o verdadeiro campeonato a que podemos ir fazendo análises quanto às possiveis classificações serão só para os 4 ultimos da Divisão de Honra. Todos os restantes estão pendentes de duas meias finais e final. No caso da 1ª divisão a classficação da primeira fase é importante, porque como só há uma meia final (1º vs 4º e 2º vs 3º) e ainda 5º vs 8º e 6º vs 7º) os clubes têm de lutar pela melhor classificação possivel. No caso da DH os clubes do 1º ao 4º, como têm a meia final a duas mão até se podem dar ao luxo de andar a jogar a feijões como é o caso do Direito que não se incomoda nada de jogar com Sub 21. Quando chegar a hora da verdade tem lá todos os internacionais e isso é que conta.

Anónimo disse...

Não percebo porque não sai a lista de convocados para os sevens Dubai+ Africa do Sul e o Cdul coloca logo no seu site os seus jogadores convocados, que depois modifica e tira o Foro dos Sevens. Porque é que a FPR não divulga, se já se sabe quem vai. Se ainda não se sabe porquê que o CDUL divulga antes de ser oficial? Pelo menos no site do Belem não há nada. Se alguem sabe então a lista de convocados e o motivo desta trapalhada que divulgue por favor.

Anónimo disse...

atneção que a agronomia tem um jogo em atraso com o benfica, logo pode alterar a clissificação.

Anónimo disse...

A final e Belem - CDUL , refilavam porque a meia final era so a uma mão , passou a duas e continuam a refilar, antes deste sistema era final four todos contra todos a duas voltas , refilaram que não era justo , não sei bem porque,sabem lá o que é que querem , querem dizer mal e deitar a baixo o resto é conversa

Anónimo disse...

diziam que só havia paragens pq o direito tinha mts jogadores na selecção agora não há paragens é porque o direito não se importa de jogar com os sub 21 pq já sabe que vai às 1/2 finais, podiam dar alugm mérito ao clube que mesmo sem 9 jogadores deu forte réplica ao CDUL e sem 10 venceu o técnico e mesmo ao porto foi sem 5 ou 6 jogadores, contra o tecnico jogaram ao todo 7 sub 21

Anónimo disse...

Na sondagem está que o cdup vai descer, a frente dos outros.
So queria lembrar que o cdup, tal como foi dito esta vai receber os outros tres clubes em casa e muita coisa pode mudar.

Anónimo disse...

Alguém me pode explicar resumidamente, porque já não entendo nada disto, como vai ser o modelo competitivo da DH e 1.ª divisão na próxima época. É que fala-se de um modelo que não implica a descida de nenhum clube?!! Afinal, como será?

Anónimo disse...

Pergunta ao Cabé...

Anónimo disse...

Deves é perguntar ao Direito e Belenenses. Quanto a não haver paragens é porque deves andar distraido. Os clubes vão parar 3 (três meses.

Anónimo disse...

Quem é que anda a criticar os modelos competitivos sucessivamente?

Anónimo disse...

TODOS

Manuel Cabral disse...

Podem ver a lista dos convocados para o Dubai em http://portugalsevens.wordpress.com

Anónimo disse...

Vão parar 2 meses e 10 dias.