segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A subir de forma

A selecção portuguesa jogou no passado sábado contra a selecção da Tonga no último e derradeiro jogo da Super Bock Cup. Num jogo de dificuldade acrescida (Tonga está em 15º lugar no ranking da IRB) os Lobos conseguiram mostrar uma enorme capacidade de organização e de superação dos obstáculos.

Miguel Portela realizou aos 35 anos mais uma grande exibição exibição.

Frente à Selecção da Tonga, que tinha 13 jogadores a actuar nos melhores campeonatos europeus, o resultado acabou por não exprimir o que se passou em campo. Os lobos, comandados por Pedro Cabral, efectuaram uma grande exibição na primeira parte, marcando 19 pontos contra apenas 8 da equipa do Pacífico. Desses 19 pontos, 14 foram da autoria do médio abretura do CDUL, que teve uma tarde inspirada. O único ensaio português coube a Gonçalo Uva após uma grande jogada de apoio e continuidade.

Na segunda parte o jogo pendeu para o lado da Tonga que com uma maior frescura física foi impondo o seu ritmo e chegou mesmo aos 24 pontos através de um ensaio e de 3 penalidades.

Rebelo e Cabral encheram o campo.

Sobre o jogo o grande destaque vai para a grande exibição de Emanuel Rebelo. O médio formação de 28 anos encheu o campo. A defender ou a atacar, o luso-francês foi um notável exemplo de entrega e coragem. O jogadores recebeu o prémio "Super Lobo" - melhor jogador em campo.

Destaque ainda para a dupla do CDUL: Pedro Cabral e João Júnior. Se o primeiro foi o melhor marcador do jogo (14 pontos) e deu muito a jogar aos três quartos portugueses, o segundo foi um pilar que fazia muita falta à mele. Com João Júnior as meles foram outras e a consistência dos avançados aumentou.

Portugal alinhou com:

  1. João Júnior (CDUL) – Jorge Segurado (GDD)
  2. João Correia (GDD)
  3. Juan Murré (Auch – França)
  4. Gonçalo Uva (GDD) (5)
  5. Eduardo Acosta (GDD)
  6. Aurélien Beco (Limoges- França) – Tiago Girão (CDUL)
  7. Salvador Palha (GDD) – Vasco Uva (GDD)
  8. Juan Severino (AEISA)
  9. Emanuel Rebelo (Dijon – França)
  10. Pedro Cabral (CDUL) (14) – Duarte Cardoso Pinto (AEISA)
  11. António Aguilar (GDD) – Pedro Silva (CFB)
  12. Diogo Mateus (CFB)
  13. Miguel Portela (GDD)
  14. David Mateus (CFB)
  15. Pedro Leal (GDD) – Gonçalo Foro (CDUL)
(Fotografias retiradas de CDULrugby)

23 comentários:

Anónimo disse...

O João Junior esteve efectivamente meuito bem ,mas só agouentou 30 minutos a partir daí acabou na mellé e voltaram as dificuldades, infelizmente com a entrada do Segurado a coisa também não melhorou.

Anónimo disse...

O pedro silva entrou para o lugar de david mateus e nao do antonio aguilar

Anónimo disse...

Com o Cabral a 10 a selecção é outra ... não há comparação. Um joga na cara dos adversários e arranja espaço para a equipa, o outro joga a 20 metros dos adversários.
Quem esteve bem também foi o António Aguilar, o Gonçalo Uva, o Aurelion Beco e o Emanuel Rebelo. O João Junior também não esteve muito mal.
O Portela ao contrário do que se disse tomou sempre decisões erradas, jogou bolas rápidas quando deveríamos ter chutados aos postes, foi apanhado pelo menos 2 vezes em fora de jogo, etc...etc...

Anónimo disse...

Concordo. O Portela esteve muito bem em jogo aberto, mas houve ali duas penalidades que seguiu rapido desapoiado quando poderiamos ter chutado aos postes ou ter duas touches bem dentro dos 22 metros...

Anónimo disse...

Falta de voz de comando, dentro de campo. Por muito experiente que seja, por muito estatuto que tenha, há um capitão, e dentro de campo é ao capitão que compete decidir como se jogam as penalidades.

Anónimo disse...

O Severino foi dos melhores em campo e nem uma referencia? porra que grandes clubistas. apenas comentam o cdul e cdd, e porque toda a imprensa falou comentam o melhor jogador em campo. Tenham vergonha

Anónimo disse...

Queres começar:

E o Gonçalo Uva, o Acosta, o Pipas, o Palha?

Todos eles realizaram boas exibições. Para mim o Palha jogou muito bem assim como o Juan Severino.

Mas os clubismos é só para os outros. Dentro da Agronomia (segundo o comentário anterior) não há.

Anónimo disse...

tem toda a razão! Chega de dar foco apenas ao GDD e ao CDUL. Qd é q isto para sr. blogueiro ex GDD...

Anónimo disse...

O Severino não esteve mal não senhor ... até esteve bem mas esteve muito longe do jogo que fez contra a Argentina A.
O Palha muito fraquito, o Acosta muito bem, e o Pipas ... patético. Quando uma selecção só tem 1 talonador e que vê-se que ele já não pode com uma gata pelo rabo, está todo roto, está todo partido e tem que ficar em campo é patético. Na 2ª parte ele já nem tinha força para por as bolas na touche, temos rapidamente que arranjar uma alternativa.

Anónimo disse...

Facundo Borelli. É "bife"? Sim. É necessário à selecção? Porrrrra, sem dúvida. Para as posições 1 e 2, não há melhor.

Anónimo disse...

Se o Pipas anda todo roto, o que anda o Taful a fazer na Selecção?!?

Anónimo disse...

o jogo do aguilar foi sem duvida um grafico de altos e baixos.

Anónimo disse...

ziiiiimboooora cabral!!!!

Anónimo disse...

Alguém sabe o que aconteceu ao Pipoca?
Teve que levar pontos e está bom? ou aconteceu mais alguma coisa?

Anónimo disse...

Ha aqui tantos invejosos do Portela....

E lixado levar baile de um gjo com 35 anos e ainda o ver a fazer as melhores placegens do jogo.
Das vezes q seguiu rapido uma andou apenas 30 metros a outra o severino fez avant e se tivesse chutado para fora ou aos postes o jogo tinha acabado e portugal precisava de um ensaio.
Ao menos antes de virem para aqui serem invejosos, saibam o que dizem.
Aprendam mas é com ele em vez de dizerem mal, pq vcs nem nos vossos clubes devem conseguir jogar.

Anónimo disse...

Isso é uma suposição tua.

Anónimo disse...

O Portela arrancou uma bela joga.é sem dúvida um excelente exemplo de um bom jogador de rugby. Só não percebi a não convocatória do Francisco Serra, com a lesão do Pedro Leal e o tempo assim era o jogo ideal para ele. O franciú do Rebelo defendeu tudo e todos apenas tem de melhorar a nível de passe que o Cabral viu se enrascado algumas vezes.

Anónimo disse...

Só podes estar a gozar quando indicas o Serra para o XV principal. Uma coisa é jogar na 2ª divisão outra é ser jogador na selecção. Por isso quando jogou só fez borrada. Deixou cair bolas para a frente e deu um ensaio. Comparar o Serra com o Aguilar só na tua rua.

Anónimo disse...

O Rebelo tem um passe muito bom. Basta ver os dois passes para os drops do Cabral.

Conseguiu acelerar sempre o jogo devido a isso mesmo . O seu passe é muito superior ao do Pipoca.

Não há duvidas nenhumas que o Rebelo e o Zé Pinto são dois melhores formações portugueses e ficamos muito bem servidos com os dois.

O Pipoca fica abaixo dos dois.

Anónimo disse...

O aguilar???!! tu é que deves ver rugby pelo 3 olho. mas com o tempo vais perceber que o Serra é sem dúvida o melhor 15 Português..então se jogasse em Lisboa ui! O jogo contra os jaguares correu lhe mal mas foi O seu 1 jogo a titular e com o tempo de chuva pior. Aproveita para veres o Serra nos sevens pode ser que te ilumines!

Anónimo disse...

É de facto de uma ingratidão... Se ha 2 homens que ganham metros e metros na Selecção nacional são o Portela e o Severino! e alem de ganharem metros, garantem SEMPRE a manutenção da posse da bola! ai sim, estão as diferenças dos grandes jogadores. O Aguilar? na maioria das vezes que ganha terreno 70% das vezes perde a posse de bola. Bem como outros que parece que fazem grandes jogos mas não tem a experiencia e cabeça como o Severino e o Portela. para mim são os 2 "garantes" desta equipa das quinas.

Quanto ao cabral, jogou bem, melhor ainda ao pé, e emendou a pessima exibição que fez contra a Argentina (apesar de ter jogado pouco, mas entrou muito mal no jogo!).

Abraços

Anónimo disse...

Com este formação Emanuel (grande revelação!) qualquer abertura joga bem, ao contrário do Pipoca, que não é nem nunca será um bom formação.

Anónimo disse...

Não sei que jogo é que viram para acharem que o cabral ,jogou bem , a derrota bem que lhe devemos , mas devia ser outro jogo q vi