quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Derby de Cascais

Neste sábado vão haver jogos de grandes emoções. No Estádio Universitário a selecção portuguesa defronta os Jaguares, da Argentina, mas as emoções não se ficam por aqui.

Na Tapada da Ajuda, casa de Agronomia, vai haver derby de Cascais. De um lado o Cascais Rugby Linha, fundado por antigos jogadores do Dramático, do outro o GDS Cascais. Um jogo que tem a particularidade de ser o primeiro entre os dois clubes depois da cisão e cujos motivos de interesse aumentam quando apenas 1 ponto separa os clubes na tabela classificativa.

O Dramático de Cascais que após um campeonato menos conseguido na divisão de Honra de 2008/09, voltou este ano com novos elemento, entre os quais Conrad Stickling (ex-jogador de Agronomia) e o treinador Philip Kellerman, cujos métodos de treino são inovadores em Portugal. A equipa da Guia, um gigante do rugby português (são muito os títulos do clube de Cascais), apostou forte e o treinador trouxe consigo novos jogadores como: Louis Ackerman, Jamie Batting, Patrício Desmond e Andrew Barclays.
Do outro lado o Cascais Linha com um orçamento bastante reduzido e uma aposta em jogadores portugueses. Do plantel deste novo clube, constam ex-jogadores do Dramático, Belenenses, CDUL e Agronomia, entre outros. Mas os títulos parecem rondar os dois clubes de Cascais. Se o primeiro tem o historial que tem em mais de 30 anos de Rugby, o clube da Linha traz, em 2 anos de Rugby, 1 campeonato da II Divisão e duas finais da mesma, para além de 2 taças Shield nos campeonatos nacionais de Sevens.

Este jogo entre os dois clubes de Cascais é um jogo esperado por muitos há dois anos. Em 2007 após muitas conversas, vários jogadores da equipa sénior do GDS Cascais decidiram sair do clube. Na base da decisão estava o descontentamento com a maneira que o rugby vinha a ser gerido pela direcção do clube da Guia. Dos jogadores que saíram, muitos juntaram-se e decidiram fundar um outro clube. Nasceu assim o Cascais Rugby Linha (Associação Rugby da Linha).

Dois anos após a saída começaram negociações sobre uma possível fusão, entre os dois clubes: GDS Cascais e Cascais R.L.. As tentativas de fusão de ambas as partes acabaram por não dar resultado e os dois clubes seguiram assim caminhos diferentes.

Estão lançados os dados num jogo de emoções fortes e bastante esperado pelos amantes do rugby em Portugal. Um jogo que para além de bem jogado será, definitivamente, muito disputado.

19 comentários:

Anónimo disse...

Sou obrigado a "tirar o chapéu" a estes gajos do Linha que ainda mal nasceram, sem campo, sem dinheiro, sem história, sem escolas, já conseguem mexer com o Rugby Nacional e atrair multidões para o jogo da jornada. Parabéns seja qual for o resultado!!

Quanto ao Cascais com outras ambições, com alguns profissionais, é evidente a superioridade, e que ganharão o jogo com alguma facilidade, será interessante ver como o Conrad, jogador que jogou aqui a final do Campeonato Nacional na época passada, se bate agora na 2ª Divisão num jogo de nivel francamente inferior.

Anónimo disse...

Ainda com o ritmo da 3ª o Linha vai ser cilindrado, o Cascais tem obrigação de dar uma trepa.

Mas não vá haver surpresas, lá estarei para ver este 1º Derby

Anónimo disse...

Porque é que há de cilindrar!? justifica!?
O dramático perdeu com a lousã, num resultado muito idêntico ao rugby linha com a lousã.
O dramático empatou com o setubal, o linha ganhou!!

continuas a achar que vai haver trepa!?

Acho que vai ser um jogo bastante bom e bem disputado por parte das duas equipas.

Que a tapada seja um palco de um fantástico jogo de rugby e que ganhe o melhor.

Anónimo disse...

Não há justificação para uma equipa com o historial do Dramático, que vem da DH, investe fortunas num treinador, vai buscar o melhor jogador profissional da Agro mais uns quantos da áfrica do Sul, Chile..., para jogar taco a taco com o Linha. O que seria?

Não é senão a obrigação, se assim não for...algo mal vai para aquelas bandas???

Anónimo disse...

O MELHOR JOGADOR PROFISSIONAL DA aGRO.... MAL SERIA

Anónimo disse...

Não há duvida: o Cascais parte como favorito, quanto mais não seja pelo objectivo declarado de voltar à divisão de honra. Ao Linha ainda falta dar alguns passos para esse objectivo. Falta consolidar a equipa, conseguir infraestruturas e dinheiro para poder adquirir alguns jogadores que façam a diferença. Subir já este ano seria o pior que lhes podia suceder. Mas isso não quer dizer que não vá à Tapada discutir o jogo: há vários pontos em disputa e se considerarmos os pontos bónus o Linha tem mais objectivos que apenas não perder.
Vou à Tapada ver o jogo. O árbitro nomeado estará à altura da "temperatura quente" que se espera.

Anónimo disse...

O Conrad não é o melhor profissional da Agro... o melhor profissional que actua em Portugal é, sem qualquer comparação com qualquer outro estrangeiro, o Jaques LeRoux, 7 da Agronomia!!
Muitas casas acima do Hafu!!

Anónimo disse...

Atençao ao numero de profissionais do Cascais, apenas dois, Conrad e Louis.

Anónimo disse...

Mais os treinadores, mais outros que recebem qqer coisinha...

Anónimo disse...

profissionais no Cascais:

1 - Conrad (#8, SA)
2 - Akerman (pilar, SA)
3 - Desmond (2ª linha, Chile)
4 - Kellerman (treinador, SA)
5 - Alex (treinador adj, Cascais)
6 - Tiago Ataíde (Treinador adj, Belas)

Se quisermos ser rigorosos ainda temos

7 - Caldeirinha (Treinador musculação)
8 - Departamento médico

Nada contra, só para esclarecer que não são 2 profissionais.

Anónimo disse...

Andam a falar de pressão em ganhar quando:

1 - É um jogo da 2ª divisão
2 - Não interessa para nada em termoa de resultados(o Cascais vai à FF da subida e o RL ao FF da descida no fim das contas da fase regular)
3 - Grande diferença entre a qualidade das duas equipas.

Mas se mesmo assim formos sérios e para se ver quem é que tem pressão em ganhar imaginem duas equipas X e Y com as seguintes características e no fim digam qual é que tem obrigação de ganhar um jogo entre as duas.


Equipa X:
- Campo próprio
- Ginásio próprio para os jogadores
- 3 treinadores profissionais (1 estrangeiro)
- 3 jogadores estrangeiros contratados
- Despromovido da divisão honra
- Objectivo da época: campeão nacional da 2ª divisão
- Bom orçamento
- 30 anos de História

Equipa Y:
- Sem campo próprio
- Sem Ginásio
- 2 treinadores amadores
- jogadores todos amadores
- Promovido da última divisão
- Objectivo da época: manutenção na 2ª divisão
- Fraco orçamento
- 3 anos de História

A análise fria dos factos, sem tendencionalismos. Bom jogo para ambas as equipas.

Anónimo disse...

Este ainda anda noutra onda. Chama à 1ª divisão, 2ª divisão. certamente chamará à Divisão de Honra (se calhar nem sabe que existe) 1ª divisão. Bem percebo este tipo de "lapsus memoranduns".

Anónimo disse...

Tirando a 1ª divisão ser a DH, e a 2ª a 1ª, o comentário está muito bom.

Anónimo disse...

Podes acrescentar ainda o chaveiro, a mulher da limpeza, a senhora que está na recepção do ginásio, o senhor que trabalha no bar, o arquitecto que fez o pavilhão, etc., são muito mais do que 10 profissionais. adoro este discurso da malta do rugby da linha. parece uma equipa que começou a aprender a jogar rugby ´há 2 anos e depois vai-se a ver e têm uns quantos ex-internacionais, quase toda a equipa já jogou na divisão de honra, orçamento milionário com ajuda do "BPI"

Anónimo disse...

Já alguém sabe o resultado do Cascais com o Rugby da Linha.

Anónimo disse...

Cascais 22 RL 15

Anónimo disse...

Por acaso, também nunca vi um departamento médico amador. O que será um médico amador???!!! Talvez o dono do talho, que ao fim do dia de trabalho vai fingir que é médico num treino de rugby.

Anónimo disse...

Médico amador foi aquele do Setubal que fez um atestado a jurar por sua honra (qual honra ?) que os atletas estava doentes. Quando será feiot o tal inquerito para ele ir dentro ?

Anónimo disse...

Na secção de rugby do Setúbal tudo é muito estranho...