terça-feira, 6 de outubro de 2009

Direito vence Super Taça

O Grupo Desportivo de Direito continua na senda de vitórias depois de ontem ter derrotado a Agronomia por 14-6.

Num jogo, onde as condições atmosféricas não foram as melhores, o grupo de Monsanto conseguiu desde cedo chegar à vantagem, através de uma penalidade de Pedro leal e um ensaio bem conseguido por Salvador Palha numa acção onde os restantes avançados do Direito conseguiram enganar o conjunto da Tapada.

Não demorou muito a resposta de Agronomia que ao ver-se em desvantagem começou a fazer os seus pontos através do jogo ao pé de Duarte Cardoso Pinto. A primeira parte terminou com um resultado de 11-6, mas este podia ser mais dilatado não fosse o abertura impedir um novo ensaio de Salvador Palha, numa jogada bastante semelhante ao primeiro ensaio.

Na 2ª parte o jogo piorou. Com a chuva a apodera-se do terreno de jogo este tornou-se mais pesado e mais jogado através dos avançados de cada equipa. Os restantes pontos foram conseguidos pelo nº15 do Direito, fechando o resultado em 14-6.

Alinharam pelo Direito:

  1. Jorge Segurado
  2. Nuno Taful
  3. João Correia
  4. Gonçalo Uva
  5. Eduardo Acosta
  6. Luís Portela
  7. Salvador Palha (5)
  8. Vasco Uva
  9. José Pinto
  10. Luís Salema – Gonçalo Malheiro
  11. Pedro Carvalho
  12. Miguel Leal – Ricardo Alves
  13. Miguel Portela
  14. António Aguilar
  15. Pedro Leal (9)

Alinharam pela Agronomia:

  1. Gustavo Duarte
  2. Bernardo Costa Duarte
  3. Rodrigo Aguiar – Álvaro Graça
  4. Patrício Bellesteros
  5. Carlos Quadros – João Pratas
  6. Jacques Le Roux
  7. António Duarte – João Paiva
  8. Juan Severino
  9. Lourenço Kadosh – Pedro Lorena
  10. Duarte Cardoso Pinto (6)
  11. Diogo Coelho
  12. Francisco Mira – Manuel Dentinho
  13. Fernando Costa Duarte – Manuel Assis Teixeira
  14. Michael Lubbe – Duarte Champalimaud
  15. Duarte Cortes

No final do jogo o Frederico Sousa considerou o resultado justo e realçou ainda o facto do Direito ser o clube com maior ascendente no Rugby Português do últimos 10 anos, onde ganhou 6 campeonatos. Do lado Agrónomo Ricardo Sequeira encarou o jogo com naturalidade dizendo que o adversário soube aproveitar as oportunidades dadas pela sua equipa e destacou o comportamento da sua equipa que se encontra em renovação e com muitos jogadores novos.

Neste jogo o destaque vai para os regressos de Diogo Coelho e Pedro Carvalho. Dois “pontas” que voltaram a pisar os relvados portugueses depois de uma ausência por lesão e estudos, respectivamente.

Duarte Cardoso Pinto mostrou neste jogo a sua boa forma e o seu bom jogo ao pé. Foi dos melhores elementos de Agronomia juntamente com Juan Severino. Destaque ainda para a titularidade de Fernando Costa Duarte a 2º centro e logo frente ao jogador mais experiente em campo, Miguel Portela.

Do lado do Direito, os regressos de Gonçalo Uva e José Pinto não se fizeram notar tanto quanto se esperava destes dois jogadores que nos últimos anos jogaram em campeonatos bastante mais competitivos que o nosso. Já Nuno Taful fez um bom jogo na posição de talonador e Gonçalo Malheiro teve pouco tempo para se mostrar.

Nos outros jogos os resultados foram:

Sub-20: CDUP 9 - 3 CDUL

Sub-18: Direito 17 - 3 Agronomia

Femininos: Benfica 26 - 0 CDUP

4 comentários:

Unknown disse...

Então ninguém tem nada para dizer sobre o jogo? Bem que podiam deixar opiniões para quem não pode lá estar...

GDD ganhou bem?

O Joe fez muita falta?

Direito Blog Spot disse...

Os sub-18 do Direito venceram a Agronomia por 17-3

portela disse...

Resposta Mendes: Jogo tipico de inicio de época que, tendo em contas as condições do tempo, justificou a falta de brilhantismo que aconteceu na final do Campeonato. Sem prejuízo foi um jogo bem disputado onde o Direito, mais experiente, soube beneficiar dos erros do adversário. Serão duas esquipas que, com toda a certeza, lutarão pelo titulo nacional, a par d eoutras, com destaque para uma Agronomia renovava mas cheia de miudos novos, portugueses e com a qualidade mais que suficiente para manterem o Clube no topo.

Unknown disse...

Obrigado Portela. Gostava de ter visto, até porque muito se espera deste Direito (que à partida tem a equipa mais completa) e talvez se esteja a baixar demasiado a fasquia para Agronomia. A ideia que tenho é os quatro da frente serão os mesmos do ano passado e, provavelmente, teremos também a mesma final. Espero que não.
Boa sorte a todos e que ganhe o Belém