terça-feira, 13 de outubro de 2009

IRB - World Series: Dubai e Àfrica do Sul.

Aproxima-se a data em que a selecção de VII inicia novamente os “World Series” da variante.

Num ano em que Portugal apenas participa em 5 dos 8 torneios, devido à etapa decisiva da selecção de XV, já são conhecidos os grupos dos primeiros dois torneios: Dubai e África do Sul.

Os sorteios não foram favoráveis a Portugal, calhando-nos as melhores equipas de Sevens do Mundo.

Dubai – Grupo D (4 e 5 de Dezembro):

  • Nova Zelândia
  • Argentina
  • Portugal
  • França

África do Sul – Grupo B (11 e 12 de Dezembro):

  • Ilhas Fiji
  • Austrália
  • Portugal
  • Rússia

As convocatórias para estes torneios não serão fáceis. Se jogadores como Gonçalo Foro, Adérito Esteves, Pedro Silva, Pedro Leal, David e Diogo Mateus e Sebastião da Cunha, são peças fundamentais e jogadores com nome nos torneios, eles também são jogadores importantes para a série de jogos que a selecção de XV vai ter pela frente.

São portanto jogadores como Francisco Serra, Ricardo Dias e Frederico Oliveira que podem vir a tomar um papel muito importante na nova equipa de VII Portuguesa. Uma nova geração de jogadores que possa trabalhar da mesma maneira que os actuais fazem. Numa altura em que o Rugby de VII se tornou desporto Olímpico, é crucial que se possa ter o mais número de jogadores a trabalhar pelas duas equipas (VII e XV) e a solução pode estar nos jogadores mais novos.

Diogo Miranda, Sérgio Franco Hugo Valente, Veltioven Tavares, Bernardo Silveira, Afonso Vareta e Manuel Costa, foram alguns dos jogadores que mereceram a confiança do Treinador Português, mas como eles existem muito mais que um dia podem vestir a camisola da selecção de VII.

Deve Tomaz Morais apostar em jogadores jovens para a variante de VII? Dê a sua opinião e vote na sondagem da tabela lateral.

3 comentários:

Unknown disse...

não deve, tem. Com o apuramento de XV não podemos ter os foros, mateus e afins em VII.

Finalmente chega a hora de separamos as duas selecções. a médio prazo, a especialização dos jovens nos VII vai dar tão bons ou melhores resultados que os mais velhos as jogarem XV e VII

ss disse...

eu tambem concordo, alias penso que se os jogadores mais novos começarem a ser mais precisos nos sevens vai ajuda los a terem melhor ritmo e preparaçao para depois irem para a selecçao de xv senior.

Manuel Cabral disse...

Muito se tem falado na questão de ter duas equipas separadas. Essa é também a minha opinião. Gostaria de ver uma sondagem sobre esse assunto: Uma só equipa para os 7's e para o XV, ou duas equipas, uma para os 7's, outra para o XV?