domingo, 17 de maio de 2009

Jogador Revelação

Depois de uma sondagem sobre o Jogador Jovem/Revelação, onde apenas incluímos nomes de jogadores, ainda, sub-20 ou de primeiro ano, partimos para a sondagem do Jogador Revelação 2008/09.

Nesta categoria o objectivo é destacar os jogadores que se apresentaram em melhor forma e que deram um salto qualitativo.

Os candidatos são:

António Dias:

Natural do Porto, António Dias apareceu este ano num Direito com a garra que o caracterizava no CDUP. Com um side-step ao nível dos melhores nacionais, o jogador de Direito, ganhou o lugar a ponta numa equipa que faz do três de trás um ponto forte na equipa. Para o registo ficaram os seus 6 ensaios.

Luis Portela:

Foi a estrela da Final. Com apenas 21 anos e a completar o seu 2º anos de seniores, Luis apareceu como um verdadeiro "pilar" da equipa de Monsanto. Autor de 5 ensaios e quase 1000 minutos de Rugby nas pernas, foi um verdadeiro guerreiro numa equipa que teve de dispensar muitos jogadores durante o ano para os compromissos da Selecção.

Jorge Segurado:

A sua boa época valeu-lhe não apenas uma chamada como a titularidade na Selecção Nacional. Jorge Segurado apareceu este anos com uma forma exemplar para um pilar nacional, facto que leva muitos a considerarem-no como um dos melhores pilares do Campeonato Nacional.

Salvador da Cunha:

É um dos melhores jogadores a defender do Campeonato Nacional. Com 3 anos de Rugby na equipa principal do Belenenses, Salvador conseguiu nesta época dar um grande salto – tornou-se num jogador essencial no XV azul. Apesar de ser um dos jogadores que dá menos nas vistas (ataca pouco), mereceu a confiança de Tomaz Morais e foi chamado para a Selecção de Sevens.

Carl Murray :

Fala-se muita na possibilidade deste ¾'s-centro rumar a outro clube no final desta época. Muitas foram as boas exibições deste jogador, que também fez bastantes jogos na posição de médio-abertura. Em 14 jornadas marcou 43 pontos tornando-se no melhor marcador da equipa revelação deste ano. Foi uma mais-valia para o clube das Olaias.

Carlos Quadros:

Devagar se vai ao longe. Carlos Quadros protagonizou uma época de grande nível, marcada pela consistência. É se calhar daqueles jogadores que não joga mal nem dá nas vistas, apenas cumpre o seu papel. Titular na maior parte dos jogos da Agronomia, Carlos apenas se viu relegado para o banco quando Jacques Le Roux voltou.

Emanuel:

Completando a sua segunda época no escalão principal do Rugby Português, Emanuel tornou-se numa peça fundamental do GDS Cascais. Este jogador começou a jogar Rugby apenas à 3 anos no Rugby Clube de Oeiras. Um ano depois de ter começado a jogar foi para o Cascais e não podia ter tomado uma melhor decisão. Esforçado e dedicado Emanuel foi um pilar de grande consistência numa equipa que em grandes dificuldades.

Vasco Gaspar:

Vasco Gaspar conseguiu nesta época garantir o lugar de Ponta na equipa verde e branca. Dotado de um side-step e de um bom jogo tanto à mão como ao pé, Vasco conseguiu nesta época ganhar muita velocidade. Ao mesmo tempo tem a seu favor a sua polivalência: pode jogar a Abertura, Ârrier ou ponta. Marcou presença na digressão dos Lobos à Irlanda.

A última escolha pertence aos leitores, que poderão dar o seu voto na tabela do lado direito.

17 comentários:

Anónimo disse...

Acho que se poderia incluir ainda:
-Bernardo Duarte(uma grande consistencia nas fases estaticas, melhor nacional)
-Rodrigo Sacadura(já merecia uma chamada a nossa selecção)
-Mira
-Pedro Silva (banana)
-Maxi Jordan (grande época)
-João Junior (grande evolução)~
Acho que era justo pelo menos estes.

Mas nos que estão voto no antónio Dias.

Abraço
RUGBY MAN

Anónimo disse...

ganhámos na polónia, na final contra a equipa da casa vencemos por 57 - 14.

sobre os jogadores revelação:

"Fala-se muita na possibilidade deste ¾'s-centro rumar a outro clube no final desta época."

sabe de mais alguma coisa?

e para além desta possivel transferência?

Anónimo disse...

acho que vai para o CDUL

Anónimo disse...

É um aescolha dificil...

O Lui e o António foram claramente mais-valias para o direito.

O jorge ganhou bastante consistência e está a tronar-se num dos melhores pilares portugueses.

O Slavador ganhou a titularidade este ano e transformou-se num grande jogador.

O Carlos Quadros está como o Jorge Segurado. Este ano ganhou bastante consistência.

O Vasco parece-me aquele que tem menos hipoteses de ganhar.

o Emanuel é um bom pilar que precisa de ganhar mais experiência.

E o o bife do tecnico parece-me ser um jogador bastante bom mas este ainda nao foi o ano dele.

Arrisco no Luis Portela.

De reste acredito que poderiam estar incluidos neste grupo o Bernardo Costa Duarte e o Duarte moreira.

Continuação de um bom trabalho.

João Silva

Anónimo disse...

Na minha opinião o jogador revelação foram 3:

-Antonio Dias
-Luis Portela
-Salvador Cunha

Todos este jogadores fizeram uma grande época para alem de se apresentarem em grande forma.

Anónimo disse...

Na minha opinião, acho que é descabido o António estar incluido neste lote. Apesar de ser um dos meus grandes amigos nunca poderia votar nele, isto porque o António não pode ser incluido como revelação, só mesmo por quem não acompanha o nosso campeonato. Joga na primeira divisão há 6 anos, só porque agora se transferiu ( por motivos profissionais) para uma equipe em Lisboa é que se começa reparar nele??!! Fez 5 épocas ao mesmo nível pelo CDUP, só que vivia a 300 km do "centro do rugby nacional" isto não faz dele um desconhecido.
Tem muito mérito por ter sido campeão, mas isto não faz dele uma revelação, mas sim mais uma vez uma confirmação.

Miguel Costa

Anónimo disse...

é bastante dificil ganhar o lugar numa equipa como Direito, pricipalmente quando o lugar em questão é o de ponta, onde têm o Adérito, o kiki, o aguilar, etc...

Como tal e depois de ter feito jogos de alto nivel onde deu bastante nas vistas. Sim, acredito que pode ser revelação.

Não pelo talento, que lhe está inato, mas por ter aparecido nas bocas do rugby em Portugal.

De qualquer maneira o prémio melhor jogador nao lhe ficava mal.

Anónimo disse...

Eu acho que foi claramente o arrier do CDUL,o Maxi Jordan. Como não está incluido, vou-me abster na votação

Anónimo disse...

o maxi fez uma boa epoca mas nao pode ser considerado um revelação ainda por cima pelo pessimos jogos que fez nas meias finais.

Anónimo disse...

...Como tal e depois de ter feito jogos de alto nivel onde deu bastante nas vistas. Sim, acredito que pode ser revelação.

Não pelo talento, que lhe está inato, mas por ter aparecido nas bocas do rugby em Portugal..

este comentário é sintomático e preocupante porque 100% verdadeiro. O António Dias só é "revelação" por ter "aparecido nas bocas do rugby em Portugal". Se o Antonio não tem rumado a Lisboa por razões profissionais, não passaria do que foi ao longo dos 6 anos que jogou pelo Cdup. um fantástico jogador mas ilustre desconhecido.E quantos Antonios andarão por aí escondidos sem ninguém lhe apetecer ver? porque é preciso "ir lá" ver. Uma, duas,as vezes que for necessário. A concentração de equipes do rugby Português em Lisboa não seria nada de assustador se as estruturas responsáveis fizessem o trabalho/apoio de sapa que nunca fizeram no resto do País. Depois queixem-se que os ovos estavam todos no mesmo cesto.

Anónimo disse...

Já muito se falou sobre a indisponibilidade do a A.Dias em "voar" mais longe. O talento dele não terá escapado ao T. Morais, o jogador é que não quer ir mais longe. É óbvio que não é um ilustre desconhecido. o prémio revelação pode ser dado a um jogador com 10 épocas nos seniores se, de repente, fizer um grande ano que foi o que aconteceu. Direito ganhou muito com ele e, por isso, espantou (no bom sentido) toda a gente.

Anónimo disse...

Acrescento que, mesmo assim, pela consistência (Direito e Selecção), para mim a revelação foi Segurado.

Anónimo disse...

O Emanuel Almeida teve este ano a sua 1ª época na Divisão de Honra, e não 2ª.

Abraço

Anónimo disse...

Como se pode por em causa o prémio Revelação para o Luis Portela??? Foi peça fundamental na equipa vencedora da Super Taça e do Campeonato nacional. Foi decisivo nos jogos das meias finais. Marcou um ensaio extraordinário na Final. Tem 21 anos. Qualidades que mais nenhum jogador portugues tem... O ANtónio Dias, deverá ser candidato a melhor jogador. Uma força da natureza. Mas não inventem com o prémio revelação!!! Só falta o Tomás ter a habilidade de convencer o miudo a dedicar-se à Selecção. Porque de uma coisa ninguem o pode acusar: quando disponível, o Luis Portela entrega-se 100% ao trabalho.......

Anónimo disse...

O Maxi Jordan o jogador mais-valia do Cdul nesta epoca, nao ha duvidas, Como não está incluido??

Anónimo disse...

o Maxi, em todos os jogos importantes.... Borregou. Falhou nas meias finais, falhou contra o Direito, etec..... Além de ser profissional, comparando com o que o Luia Portela, Salvador Cunha (que grande joga aquela em que deu a vitoria sobre a Agronomia), o Carl do Tecnico (sobressaiu sempre mesmo nas derrotas), o Antonio Dias, . Julgo ser incomparavel a actuação do Argentino com os restantes nomeados..

Anónimo disse...

O Aguilar é um bom jogador e já deu bastante ao Rugby português. E, por muito que não gostemos dos comentadores de Rugby portugueses, não me parece que o Aguilar seja tendencioso. Já no jogo do campeonato, pareceu-me que tanto o comentador como o Tomaz estavam bastante entusiasmados com a vitória do direito. Mas mais vale isso do que ser hipócrita.