sexta-feira, 8 de maio de 2009

Iberian Rugby Cup 2009

Terá inicio já no dia 23 deste mês a esperada Iberian Rugby Cup 2009. Com um trabalho desenvolvido entre as Federações Portuguesa e Espanhola de Rugby, a IRC 2009 aparece com uma nova imagem e organização.

Uma das novidades é a Bolsa de Jogadores - Com esta Bolsa qualquer jogador que esteja inscrito num clube Português, pode (desde que autorizado pelo seu clube) representar um outro clube Português que participe na IRC.

Modelo Competitivo:

4º Final (23/24 maio 2009):

  • a) CF "Os Belenenses"(1º Portugal) Vs VRAC Quesos Entrepinares (4º España)
  • b) AEIS Agronomia (2º Portugal) Vs 3º España (a confirmar)
  • c) Cetransa El Salvador (1º España) Vs GD Direito (Substitui SL Benfica - 4º Portugal)
  • d) Cajaso Ciencias (2º España) Vs CDUL (3º Portugal)

Semifinal Final (30/31 maio 2009):

  • A) Vencedor a) Vs Vencedor d)
  • B) Vencedor b) Vs Vencedor c)

Final (6 de Junho de 2009):

  • Vencedor A) Vs Vencedor B)

Bolsa de Jogadores:

"As equipas portuguesas que participam na IRC 2009 poderão incluir cinco jogadores que tenham representado outros clubes nas competições seniores nacionais na época 2008/2009.

Para este efeito, é criada uma "bolsa" com os jogadores seniores, ou equiparados, inscritos na presente época que manifestem à FPR interesse e disponibilidade para disputar a prova por qualquer dos clubes nacionais envolvidos, e cujo clube de inscrição não tenha obtido a qualificação para a competição.

No mail de inscrição dirigido a geral@fpr.pt os jogadores deverão indicar Iberian Rugby Cup : nome, contacto, posição de jogo, idade, peso, estatura, internacionalizações, declaração de autorização do clube cedente e declaração de responsabilidade do clube cessionário, conforme modelos oficiais anexos (requisitos obrigatórios). Mais Informações

A lista de disponíveis na bolsa será comunicada aos clubes participantes, que poderão a ela recorrer, cabendo a primeira escolha ao clube que mais jogadores da sua equipa estejam ocupados em compromissos das selecções nacionais, ou, em igualdade de circunstâncias, ao que obteve melhor classificação final na competição nacional da época anterior à competição, e assim sucessivamente.

Os clubes sem jogadores seleccionados não terão prioridade para efeitos de escolha de jogadores da bolsa.

O processo de escolha organiza-se por rondas de selecção, nas quais é permitido a cada clube, na ordem de prioridade resultante da aplicação do parágrafo anterior, escolher até quaisquer 3 (três) jogadores que integrem a bolsa, renovando-se a prioridade finda cada ronda de escolha. Serão organizadas as rondas necessárias para preenchimento das vagas para selecção do máximo previsto de 5 por cada clube. Em qualquer caso, nenhum clube poderá exceder o número máximo de participantes permitido nos termos do presente regulamento.

Aos jogadores seleccionados será atribuída uma licença especial. Trata-se de uma licença temporária, emitida pela FPR após preenchimento dos pressupostos materiais e formais, nomeadamente a obtenção de autorização do clube originário do jogador, e será exclusivamente válida pelo período de competição da Iberian Rugby Cup. A licença especial deixará de vigorar imediatamente após a realização do último jogo do respectivo jogador na Iberian Rugby Cup e não prejudica a validade da licença ordinária emitida ao abrigo da relação desportiva entre jogador e clube originário.

Todos os jogadores deverão ser beneficiários de uma apólice de seguro do clube que cubra, pelo menos, as exigências estabelecidas nas leis desportivas de cada país no que respeita aos acidentes desportivos, tanto no seu país como no da equipa rival. No caso de jogadores portadores de licença especial, serão responsáveis pelas obrigações de seguro os clubes cessionários." (in FPR)

32 comentários:

Anónimo disse...

palpita-me que Agronomia já ganhou o primeiro jogo por falta de comparencia. Lá se vai uma boa receita da Tapada.

Saudações

Anónimo disse...

Não concordo com essa medida, as equipes têm os seus próprios plantéis!

Mas é bom para jogadores de equipes que não participem ganharem visibilidade e poderá originar algumas transferências de jogadores no futuro:

Possíveis jogadores que suscitem interesse:

- Nuno Taful (CR Técnico)
- Carl Murray (CR Técnico)
- Miguel Teixeira (SL BENFICA)
- Filipe Grenho (SL BENFICA)
- Acácio Sousa (SL BENFICA)
- Bruno Conceição (SL BENFICA)
- Hamish Aika (CASCAIS)
- Emanuel (CASCAIS)
- Gonçalo Malheiro (CDUP)
- Miguel Freitas (CDUP)
- Kosteky (CDUP)
- Abreu Lima (CDUP)

Anónimo disse...

Nestas condições prevejo o Filipe Grenho no Direito.

É o abertura que lhes falta.
Sem menosprezar o Salema.

Prevejo um Cdul a ir buscar um ponta e o Belem a ir buscar um Arriêr.

Só a Agronomia é que não deve ir buscar ninguém.

Anónimo disse...

Óbvio. Não vai perder ninguém para a selecção de Sevens...

Anónimo disse...

Belém a ir buscar um 15?
Pilar, sim. 15 nunca.

Alternativas:
- Rocha e Melo
- Diogo Miranda
- Pedro Silva (se não for aos 7's)
- Francisco Moreira

Anónimo disse...

Pelo que ouivi o Filipe Grenho por incompatibilidades profissionais vai abandonar o rugby

Anónimo disse...

PENSO QUE É DE LOUVAR ESTA POSSIBILIDADE DE SE IR BUSCAR JOGADORES A OUTRAS EQUIPAS. LEMBRO QUE AGRONOMIA QUANDO FOI JOGAR O TORNEIO DE MOSCOVO LEVOU 6 CONVIDADOS

Anónimo disse...

o carl e o taful tem lugar em qualquer equipa que vai disputar o torneio. se nao no XV, nos 22 ..

Anónimo disse...

Estou completamente em desacordo. Com sinceridade penso que nem um nem outro são jogadores para qualquer das equipas que participarão na TI. Pelo menos o Taful, não de certeza!

Mediante as ausências por via da selecção de Sevens, talvez (TALVEZ) o Carl tivesse as algumas hipóteses.

Vi-os jogar esta época várias vezes e parecem-me não estar assim tão acima da média da sua própria equipa, o que não é grande elogio.

Anónimo disse...

Tu não sabes o que dizes! Ou então não entendes nada de nada de rugby. O Carl Murray é apenas o melhor 2º centro de raiz a jogar em Portugal. Como explicas ter sido chamado para a selecção de estrangeiros no jogo de treino com os Lobos? Como explicas ter sido convidado para estar no Tour Internacional dos Samurai, equipa de convites? Que me digas que no Técnico o gajo não joga na posição certa ou que não rende por causa da qualidade dos outros jogadores até entendo, agora que a sua própria média é baixa... revela pouco conhecimento

A medida é excelente e pode beneficiar em muito algumas equipas.
Bom post!!

Anónimo disse...

o evora tem o gonçalo duarte silva (2ªlinha )e o martim cabral que dariam mto jeito p ex ao direito

Anónimo disse...

E já se sabe quem vai aos Sevens ou pelo menos quem já está a trabalhar com esse intuito? Eu pelo menos não vi nenhuma lista de convocados para treinos. Provavelmente já o Tomás ou Neto tem uma ideia e dá para prever quem vai...ou pelo menos os clubes saberem disso.

Anónimo disse...

já se sabe!

Anónimo disse...

Essa bolsa de jogadores é mais uma que vai servir para os 4 clubes (por sinal todos de Lisboa) da frente ficarem ainda mais fortes e aumentar a clivagem para os restantens clubes...

Se vão escolher jogadores para lugares carenciados, como é óbvio vão querer "seduzir" esses jogadores para na próxima época ficarem e não voltarem aos clubes de origem...

Só quem for muito ingénuo ou não perceber como é que anda o rugby em Portugal é que não percebe isso...

E depois, qual é que é o sentido que faz ir uma equipa disputar uma competição com jogadores de outros clubes?

Isto não é desvirtuar uma competição de clubes? (Pf não me falem da AGRO em Moscovo pq isso foi uma Tour quase "social"...)

Já agora também, gostava de saber como se vão sentir os jogadores dos clubes cessionários, que jogaram a época toda e depois vêm-se tapados por outros que não têm nada a ver com clube deles?

Estão a fazer dos 4 primeiros clubes umas selecções regionais!!

É este o caminho que o Rugby Português quer tomar?

Anónimo disse...

Não concordo.
pode acontecer com alguns clubes como o Cdul e o Direito.
Em relação ao Belenenses e a Agronomia nunca se ouviu noticias de aliciamnto e pode-se confirmar pelos seus planteis.
O exemplo de Agronomia em Moscovo é um bom exemplo, já não me recordo dos jogadores que foram convidados mas foram vários e quando regressaram voltaram aos seus clubes. É engraçado que foi pelo menos um do GDD e nesse ano levaram o Adérito.
Á história do Adérito pode ainda dar muito que falar pois a sua saida não foi nem pacifica nem clara...

Anónimo disse...

concordo!
No Belenenses apenas temos o Cabral, que curiosamente veio do Agronomia mas com o argumento de ir jogar com os seus amigos Cunhas.
Em Agronomia apenas há o Gaspar que curiosamente vem do Belenenses e que saiu chateado com os treinadores. Nesse verão houve muitas conversas ente Cabé e M. Costa sobre essa transferencia em S. Martinho.

Quanto ao Cdul é tavez a equipa que joga mais baixo aliciando jogadores e patocinios de outros clubes, não consguem produzir nada.
O GDD usa as Selecções para esse fim, são muitos os exemplos, e agora com o Pico nos Sub21 vamos ver para a próxima epoca.

Anónimo disse...

Agronomia foi buscar o Joe ao Técnico!!

Anónimo disse...

Foi, mas esperou que Técnico descesse de divsão. Teve tudo acordado na epoca anterior e como o técnico conseguiu a manutenção voltaram atras. Se tem duvidas perguntei aos intervenentes.
De qualquer maneira haviam umas contas para saldar. Os mas velhos lembram-se do caso Lois e Mourão, esse sim bastante baixo.

Anónimo disse...

os jogadores não são livres de jogarem noutros clubes?

Anónimo disse...

Os jogadores segundo percebo depois da competição também voltam aos clubes de origem. Não vejo o porque de tanta maldade e malandrice.

Anónimo disse...

O Belenenses só não ficou com o Frederico Oliveira porque não conseguiu. Bem que tentou. O Velithoven Tavares também não foi aiciado? Não se façam de virgens ofendidas. A Agronomia não foi buscar o Duarte Champalimaud e o Manuel Assis Teixeira ao Casacias e o Mira ao CDUL? O Direito não foi buscar o ponta do Évora?
Todos fazem.

Anónimo disse...

E o Diogo Santos que era do Cascais não foi aliciado para o Belenenses? E não tentaram aliciar outros? e o Diogo Santos também não foi aliciado pelo Direito? São todos iguais...pessoal! Para além de que os jogadores tem também uma palavra a dizer, não é 1 modalidade amadora? Então....

Anónimo disse...

Evidentemente são os jogadores a decidir onde querem jogar. Só não concordo quando se usam mentiras para aliciar jogadores, ou quando se usam as Selecções Nacionais como foi dito acima.

Anónimo disse...

Todos diferentes nos métodos e no entanto todos iguais.
O rugby ainda é um desporto de cavalheiros.
Pelo que se lê nos blogues e o que se passa nos jogos não me parece.

O verniz salta com muita facilidade.

Anónimo disse...

Todos falam em clubes a irem buscar jogadores,mas ninguém refere que é necessário a vontade do jogador para se inscrever na bolsa e o acordo do clube que representam na época em curso.
É um detalhe importante e fundamental.
Aguardo com curiosidade a divulgação pública dos inscritos.
Será que haverão jogadores rejeitados e outros contrariados?

Anónimo disse...

deixem os jogadores jogar!

Anónimo disse...

Agronomos e afins:

"... Vem aí mais um jogo de nervos (FINAL DA TAÇA) pelo que é preciso serenarmos um pouco. Aos intervenientes deseja-se um bom espectáculo. Que lutem do principio ao fim, com bravura e espirito guerreiro, mas respeitando os principios que movem este desporto. Haverá falhas da arbitragem com certeza... Mas não pensem nisso. Marquem bons ensaios, façam grandes placagens, contruam boas plataformas de ataque e divirtam-se. Aos adeptos pede-se que, de uma vez por todas, vão para as bancadas a apoiar as suas equipas, sem insultos aos arbitro, jogadores adversários etc... Bebam álcool para se divertirem e não para deitarem cá para fora frustações ou outras preocupações do vosso dia a dia. Façam a festa, confraternizem!!! É possível e vão ver que, quer a derrota quer a vitória, terá uma sabor bem mais agradável... RESPEITO."

VIVA O RUGBY!!!

Anónimo disse...

a historia do dede n tem mto q falar. chateado com os treinadores e incomodado com os racistas sul-africanos q lhe faziam a vida num inferno. e normal o aliciamento, e todos os q mudam acreditem q e pra melhor, senao nao mudavam.

Anónimo disse...

Isto serve para os 4 clubes de Lisboa aumentarem a diferença face aos outros.
Tenho muita pena que jogadores das outras equipas que não das 4 de cima sejam constantemente aliciados e influenciados a mudar por pessoas com alguma responsabilidade. Entre os quais pessoas ligadas à federação e equipas técnicas nacionais. Isto sim é um atentado à competitividade e aos princípios de rugby.
Ou muito me engano, ou o rumo que estamos a seguir em vez de fortalecer o rugby nacional e os clubes, vai apenas fortalecer um grupo restrito de jogadores e clubes.

Anónimo disse...

Tenho igual simpatia, ou antipatia, por GDD e Agrú, mas uma coisa é evidente: o melhor que o Adérito fez foi sair para o Direito.

Anónimo disse...

Europeu de Sub-21

Rússia 13 - 23 Portugal

Anónimo disse...

"Não concordo.
pode acontecer com alguns clubes como o Cdul e o Direito.
Em relação ao Belenenses e a Agronomia nunca se ouviu noticias de aliciamnto e pode-se confirmar pelos seus planteis."

Agro foi buscar o Adérito ao Oeiras e Belém foi buscar o Veltioven ao Belas ainda na idade júnior.

Agro esperou que o Técnico baixasse de divisão para ir buscar o Joe? O que está a dizer é que ir buscar jogadores a clubes de divisões secundárias não é condenável.

Mas.. em que divisão é que jogavam os jogadores do Évora e do Belas que o CDUL foi buscar? Não era na DH, pois não?