quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sevens

Convocados para o torneio de Sopot, Polónia:

  • G.D. Direito – Adérito Esteves;
  • C.F. "os Belenenses" – Pedro Silva, Diogo Miranda, Duarte Moreira, Sebastião da Cunha e António V. Almeida;
  • A.A. Coimbra – Sérgio Franco;
  • CDUL – Gonçalo Foro e Bernardo Silveira;
  • A.E.I.S. Agronomia – Francisco Mira.

Realce para a chamada do jovem António V. Almeida (sub-20) assim como o regresso de Sérgio Franco e Francisco Mira.

Equipas presentes no torneio e quadro competitivo em: Fira-aer.

Pré-convocados para os torneios de Edinburgo e Londres:

  • G.D. Direito – Vasco Uva, Adérito Esteves, António Aguilar e Pedro Leal;
  • C.F. "os Belenenses" – Pedro Silva, Diogo Mateus, Sebastião da Cunha, Duarte Moreira, Diogo Miranda, João Mirra;
  • A.A. Coimbra – Sérgio Franco e Francisco Serra;
  • CDUL – Gonçalo Foro, Bernardo Silveira e Frederico Oliveira;
  • A.E.I.S. Agronomia – Francisco Mira;

40 comentários:

Anónimo disse...

quem é esse miudo? so por ser do belenenses já merece ir?? nao havera jogadores com idade adulta para jogar?? é ridiculo apostar-se em miudos so porque sao miudos. ha jogadores melhores e esses sim deviam ir!

Anónimo disse...

realmente tb não percebo... não é o caso de ser sub 20, a questão é q nem estava pré-convocado e de repente está convocado! Pq não outro, por exemplo Francisco Serra? lesão? mais uma vez o belém a trabalhar bem...qto aos restantes convocados nada a dizer. boa sorte

Anónimo disse...

nos sevens quem manda é o Neto , portanto é o Belem, tudo dito !

Anónimo disse...

e na de quinze e o tomaz morais logo e o direito.....

voces que estao para ai a dizer que o antonio nao devia ir ja algua vez viram algum jogo dele?

o anotnio desde os iniciados que vai sempre as seleçoes muitas vezes ate a do escalao acima...e isso demonstra que e um grande jogador e que merece uma oportunidade do tomaz ou do neto no ano em que eles estao a dar muitas opurtonidades a miudos

Anónimo disse...

O Vieira de Almeida vai porque é óptimo jogador e tem um enorme potencial e margem de progressão para sevens. Porquê apostar em alguém com mais 10 anos num torneio destes que é óptimo para dar os primeiros passos?
Além disso precisamos de preparar novos jogadores para os torneios IRB.

Anónimo disse...

O Vieira de Almeida tem as características certas para jogar nos Sevens. Suponho que parte das pessoas indignadas com a sua convocação nunca o tenha visto jogar, mas ok...

Em todo o caso o Belém não tem interesse nenhum em ter mais um batalhão de jogadores nos Sevens, ou já se esqueceram que terá 1/4 de final da Taça Ibérica no dia 23 (Sevens de Londres)?

Quem se está a mexer bem?

Anónimo disse...

eu q efectuei o 2º comentário, não me referi ao valor do jogador, apenas algumas questões: teve na seleção de sub21? este ano, fez quantos jogos plos seniores? experiência de sevens? pois bem, q eu saiba jogou 2/3 jogos plos seniores, e aos sub21 não foi, ainda assim não lhe retira qq valor enquanto jogador, mas vejamos, não existem outros q até estiveram pré-convocados para o mundial q podiam ir? O Luis Sousa? o Francisco Serra? depois podemos pegar noutros jogadores com bastantes jogos de div de honra este ano, por exemplo, Salema, Luis Sousa e Luis Portela, Mestre, Mónica, Rodrigo Ribeiro, Martim Bettencourt... Não me digam q todos rejeitaram a ida aos 7's ou q nenhu deles tem caracteristicas... já nem falo de rocha e melo, morato, pq estes ou mto me engano ou estarão indisponiveis...
A mim, repito mais uma vez, parece-me q existe claramente um proteccionismo exagerado aos jogadores de "Os Belenenses"

Anónimo disse...

Ele é um jogador com muito bom potencial para os sevens, é rapido e tem boa tecnica

Anónimo disse...

Mas alguem pensa que o Tomás o escolheu porque não é bom? Está tudo maluco. Se não foi aos sub 21 é porque não pode, lesão etc. muita gente que era para ir e tinha lugar nos sub 21 não foram por problemas, caso do frederico Oliveira do CDUL, caso do Ventosa do Benfica etc, indo outros em sei lugar que até não são tão bons, mas é mesmo assim o nosso desporto. O atleta em causa mostrou bastante valor nos treinos e está em excelentes condições de fazer 1 boa prova. Outros também lá foram da mesma idade e se não foram convocados é pq ainda recuperam de lesões e não se encontram em forma ou não são tão bons para o momento actual. Parabéns ao V.A. pela convocatória, e de facto não sou mesmo adepto do belenenses, mas não sou cego e confio que a equipa técnica quer o melhor para Portugal!!!

Anónimo disse...

É Sevens, meus caros. Não é qualquer jogador de XV que joga 7's. É preciso velocidade, capacidade para ler jogo, excelente passe, capacidade de manter a bola, capacidade de perfuração, boa cobertura defensiva de grandes espaços...

Lançam-se nomes de jogadores a torto e a direito como alternativa ao VA (como antes do Miranda, ou antes ao Bernardo Silveira, que ninguém questiona apesar do péssimo torneio que fez em Adelaide) sem pensar nas características do jogo, e dos jogadores.

Luis Portela? Sim, será alternativa para a 3ª linha de XV no futuro... Mas para Sevens? Brincamos? Martim Bettencourt idem. Um jogador de enorme potencial no futuro (desde que estabilize numa posição, e não ande entre a 3ª e o centro)... mas para Sevens?

Mestre? Epá... ok. É implicação com o Belém, ok.

Se me falassem do António Dias, por exemplo...

Anónimo disse...

Será que ninguem sabe que é o pai deste miúdo...?
Será que é o Vieira de Almeida da FPR?lol
Este miúdo eu admiro-o muito e tem muita qualidade, apesar de ele n ter culpa, acho que este chamada é muito premiscoa..Parabens na mesma e já que tas a ter a oportunidade que outros não terão, aproveita-a!!
Boa sorte.

Anónimo disse...

Sim, é filho do Vieira de Almeida vice-presidente da FPR. Qual é o mal?

Bolas, em França tens um seleccionador nacional que chamou o irmão para a selecção principal e ninguém levantou ondas...

Na NZ tens jogadores do Super14 filhos de administradores da NZRFU e ninguém estrabucha...

Cá, num Rugby de tostões em que nem há dinheiros nem interesses pelo meio, a chamada de um miúdo a um torneio de Sevens da FIRA dá logo lugar a estas conversas de permiscuidades e afins...

VA: mereces completamente a chamada! Aproveita! Evolui! Curte a tua primeira internacionalização sénior.

Anónimo disse...

Há uma coisa que temos de ter em conta.

Muitos treinadores convocam, chamam ou pões a jogar aqueles jogadores em quem têm confiança.

Caso, por exemplo, do António Aguilar. Bom jogador, mas muito irregular a defender. Contudo o Tomas Morais tem mais confiança nele do que noutros. E se o Tomaz é o treinador de Portugal a última escolha cabe a ele.

O miudo foi convocado agora. Não me cheira que seja por confiança, até porque nunca o treinou. Mas secalhar é um miudo que trabalha para ser um bom jogador. Muito provavelmente, irá fazer poucos minutos de Sevens em Sopot, mas com certeza que irá ganhar experiência. Se junytarmos essa experiência, ao potencial e ao trabalho poderemos vir a ter a qui um grande jogador.

Assim como o Antonio Almeida temos o Bernardo Silveira e outros...

Há que dar oportunidades e secalhar o Antonio Alemida mereceu esta.

Anónimo disse...

Nao falem no nome do Antonio Aguilar, que so vem estragar o Rugby Portugues.
Porque nao levam aos 7´s o defesa do Tecnico? Acho muito bem darem oportunidade a jogadores novos. Outro nome que nao fica bem nos seleccionados, para a equipa de 7´s é Francisco Mira...
Um Abraço

Franco

Anónimo disse...

O Aguilar só vem estragar o Rugby português? Há cada comentário... Porquê? Tem sido um jogador importante nas selecções, no seu clube, teve importantes experiências profissionais no estrangeiro... enfim.

Quanto ao VA, é um gajo que o Tomaz conhece, naturalmente! Mais que não seja do CNT. Tem todas as condições, vai fazer minutos, experimentar uma deslocação, treinar com a selecção, etc... Acho MUITO BEM.

Anónimo disse...

Eu convocava o Frederico Sousa, Miguel Portela, Filipe Grenho, Paulo Murinello, António Pinto... Malta à antiga.... Com espirito aguerrido e competitivo :):):). Brincadeira, as convocatórias são aquelas que os selccionadores melhor entendem (se os resultados forem menos bons eles, selecionadores, são os primeiros responsáveis). Haver tanta sugestão para outros nomes e, ainda por cima, tão novos, só pode ser um BOM sinal para o rugby portugues... Agora temos que ir buscar esultados colectivos. Não é só fazer jogadores individuais... Estou em crer que é possível. A começar já no europeu.

Anónimo disse...

Ora bem! É preciso é malta nova. Deixem lá os clubes em paz, e olhem mais para o valor individual de cada um. Se na Polónio correr mal (temos mais do que obrigação de ganhar, contra aqueles chouriços todos... só lá está a Geórgia, mais ninguém de jeito) são os treinadores que ficam mal na foto, por isso esta é a melhor convocatória do momento.

Anónimo disse...

o tomas tem andado de olho neste jogador e não é de agora. faz uma grande aposta e uma vez mais vai sair a ganhar a equipa. o treinador de alta capacidade que fez o 2º comentário deverá

Anónimo disse...

Interessante seria ver um bom campeonato nacional de sevens entre os vários clubes.

Quanto a esta convocatória nada a dizer de bem nem mal, é a convocatória que foi e paciência. Óbvio que há melhores jogadores, e óbvio que este torneio que tem uma qualidade inferior aos outros servirá para rodar jogadores novos e isso é importante!

Há em Portugal cerca de 15 jogadores de sevens muito bons:

(a ordem dos números é irrelevante)

1- Pedro Leal
2- Tiago Girão
3- Diogo Mateus
4- David Mateus
5- Pedro Silva
6- Pedro Cabral
7- Gonçalo Foro
8- Adérito Esteves
9- Vasco Uva
10- Sebastião Cunha
11- João Mirra
12- António Aguilar
13- Diogo Coelho
14- Miguel Portela
15- Pedro Carvalho

depois há cerca de 5/6 jogadores bons que estão a evoluir nos sevens:

1- Diogo Miranda
2- Duarte Moreira
3- Francisco Mira
4- Frederico Oliveira
5- Bernardo Silveira
6- Salvador Cunha

e depois há ainda um conjunto de 7/8 jogadores que muito em breve irão figurar nas escolhas:

1-
2-

Anónimo disse...

boa aposta o VA

Anónimo disse...

que chatice misturarem sempre clubes nisto. Outros mais novos também vão aparecer, estão lá anda a treinar e irão também ser convocados. É preciso gente nova, podem querer que o Tomás não olha a clubes, olha em frente. é preciso também que treinem, que sejam regulares que apareçam muito no ginásio...há tanta coisa que a malta que fala, não sabe!!!

Anónimo disse...

A mim o puto Vieira de Almeida não me choca nada, agora o João Mirra??? O Belém trabalha bem mas é para não ter que o aturar cá!!E vai este pontazinha que só dá é casas com jardim e tudo porque: «ah e tal, até sabe abrir umas bolas à posição 9» - muito duvidosa explicação - e o António Dias fica?
Assim avançamos, mas é devagarinho.
Abraço

Anónimo disse...

por acaso o António Dias é muuuuuito melhor que o Mirra
sobretudo no que diz respeito à defesa!
É pena que ele nao esteja interessado

Anónimo disse...

Segundo consta o António Dias não tem disponibilidade profissional para participar

Anónimo disse...

A academica tem uma equipa fantastica de sevens. Um jogadores como o sergio franco, francisco serra, rui rodrigues e ricardo dias são fantasticos. Principalmente sergio franco, um jogador com uma capacidade de desiquilibrar fantastica, rapidissimo e quase impossivel de apanhar quando alguem lhe da o lado de fora. Pelo menos em Portugal julgo ser um dos melhores finalizadores da variante de sevens.

Anónimo disse...

A chatisse é que se não estiverem lá os nossos melhores (Mateus, Uvas & Compª.) os atletas como o Sérgio Franco não vão lá para atacar. Vão lá é para defender e aí é que a "porca torce o rabo". Nesse caso os treinadores têm de pensar mais como é que se defende para depois atacar, do que levar atletas de ataque e quanto à defesa "estamos conversados".

Anónimo disse...

É ridículo estarem sempre a meter em causa a capacidade do Mirra nos Sevens quando se trata de um jogador que tem feito a maioria dos torneios IRB e FIRA nos últimos 2 ou 3 anos.

Acham que se não fosse mesmo bom para a variante o Tomaz não o tinha mandado à vida dele?

Não seja mesquinhos. Não coloquem a antipatia que sentem pela pessoa (sim, é um gajo execrável) acima da avaliação do jogador nesta variante específica. Ele joga muito bem Sevens.

Anónimo disse...

epa, nem por isso. tou-me nas tintas pa se ele é antipatico, parvalhao ou um granda sócio
ele é bom com a bola nas maos, mas a defender é muito, mas muito comprometedor.
alem disso nem é grande velocista.
o antonio dias tem estas capacidades e defende bem.
em sevens a defesa no um pa um é fundamental, faz a diferença entre ganhar e perder jogos

Anónimo disse...

Sim, mas o toni não está disponível. Ou seja, é como se não existisse. Depois não sei se é assim tão diferente do Mirra na defesa, mas ok.

Anónimo disse...

é pois, o antónio dias a jogar a centro pelo direito fazia sempre a volta de 10 placagens por jogo, o que é muito, acredita.
se repararem nos jogos dele, não falha uma unica placagem a qualquer jogador quer seja muito forte ou muito rápido.
Alias, eu diria que o melhor trunfo do António Dias é mesmo a defesa, tem uma tecnica de placagem impecavel

Anónimo disse...

defender? placar? mas uqem é que o faz neste momento ao nivel dos sevens?

Anónimo disse...

a TAÇA DE PORTUGAL, continua a não existir?

Anónimo disse...

a equipa do Belenenses desistiu da taça ibérica!

VERGONHOSO

Anónimo disse...

rapaz, vergonha é roubar e ser apanhado. mete-te na vida do teu clube e deixa os outros tomarem as suas decisões.

Anónimo disse...

"defender? placar? mas uqem é que o faz neste momento ao nivel dos sevens?"

certamente que não vês jogar o Diogo Mateus há muito tempo...

Anónimo disse...

Taça de portugal? Há um post muito recente que fala da grande vitória da tua agronomia. Dá-te ao trabalho de ler os posts até ao fim antes de falar.

Anónimo disse...

Realmente a equipa de sevens da académica tem muito bons valores...só é pena nenhum dos jogadores acima mencionados não serem filhos de algum artista ligado à FPR. A não convocatória de Francisco Serra neste lote para a Polónia em detrimento dum filhinho da malta da FPR
é simplesmente vergonhoso! mas mudar a mentalidade da malta de Lisboa é muito dificil e já vem de trás.

Anónimo disse...

Axo piada como é que nunca foi dada uma opurtunidade ao Saca da Agronomia nos Sevens!!!
Por muito que não se queira falar de clubes... é OBVIO que existem preferencias quanto as camisolas que envergam.JÁ NÃO CONSEGUEM TAPAR ESSE ASSUNTO. O Tomas evita-o, agora o Neto...

Anónimo disse...

que absurdo!

Anónimo disse...

e o ponta do evora? ninguem repara nele? tambem é rapidissimo e tem boa tecnica, defende bem tambem!Abram os olhos e n chamem so jogadores de lisboa...