segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jogador Jovem/Revelação 2008/09

Chegou-se ao final do Campeonato e da Taça de Portugal e com isto partimos para as análises.

"Qual o jogador jovem/revelação?", "Qual o melhor estrangeiro?" e "Qual o melhor jogador Português?" são algumas das votações que levaremos a cabo.

Para já iniciamos com a escolha do jogador jovem/revelação e há muito por onde escolher.

Bernardo Silveira:

Com apenas 19 anos, o jovem jogador do CDUL apareceu para preencher a lacuna de 2º centro da equipa universitária. Não só conseguiu o lugar, como também veio a ser convocado para a selecção de Sevens para disputar os difíceis torneios de Hong Kong e Adelaide. Ainda Sub-20, marcou presença no Campeonato da Europa que se realizou nos últimos dias em Madrid, tendo sido dos poucos jogadores que completou os 80 minutos em todos os jogos.

Pedro Rocha e Mello:

Mais uma grande promessa do Rugby Português. Cumpriu a difícil tarefa de jogar a Arriêr no Belenenses, numa altura em que se disputava a Taça de Portugal e as últimas jornadas da Divisão de Honra. Com bastantes internacionalizações nas camadas jovens, Pedro, é visto como um líder dentro de campo, capacidade que lhe permitiu ser capitão de selecção.

Acácio Sousa:

Foi um dos jogadores que o Benfica foi buscar para a época que passou. Chegou, viu e venceu. Agarrou o lugar de médio-formação no Benfica e devido às suas exibições mereceu uma chamada à selecção de sub-21. No último Campeonato da Europa foi dos melhores jogadores de Portugal. É claramente um jogador a ter em conta e uma promessa para o futuro.

Martim Bettencourt:

Fez uma época alternando os sub-20 com os seniores do CDUP. Jogou a nº8, a centro e a ponta, demonstrando uma polivalência rara em jogadores portugueses. É daqueles jogadores que fazem a diferença. Marcou, assim como os últimos, presença no Campeonato da Europa, tendo actuado sempre como nº8.

Hugo Valente:

No seu primeiro ano de Rugby Hugo Valente fez estragos nas defesas adversárias jogando a ponta. Neste ano, o jovem ponta, passou para pilar. Uma adaptação rápida deste potencial jogador à sua nova posição, faz dele uma promessa do Rugby Nacional para uma posição carenciada. É certamente um jogador que faz da força e da velocidade as suas armas.

Duarte Mónica:

É um daqueles jogadores que fazem vibrar as bancadas. Também polivalente (ponta, arriêr, centro e abertura), não se acomodou com o estatuto que ganhou no CDUL, onde foi o abertura de serviço nas meias-finais. Tem como pontos fortes a aceleração e a finta.

Francisco Tavares:

Não é qualquer um que tira João Correia de talonador para pilar. Francisco, chegou este ano aos Seniores e não foi surpresa nenhuma o nº de jogos que efectuou. É um primeira linha – talonador – bastante ágil e com uma técnica como poucos primeiras linhas em Portugal. Titular na Selecção de sub-21, marcou presença em Madrid.

Existem certamente muitos mais jogadores promissores que deram neste ano os primeiros passos nas equipas principais dos clubes portugueses. Jogadores como Manuel Costa, Manuel Dentinho e João Paiva são alguns deles. Para além deste existem ainda Duarte Moreira e Luís Salema, entre outros, que apesar da idade jovem já marcaram presença nos seniores no ano anterior.

Deixamos a escolha para os leitores.

(Devido a um erro as votações foram anuladas, procedendo-se, assim, a uma nova sondagem)

34 comentários:

Anónimo disse...

Com a honra feita a este blog e respeito às crónicas aqui elaboradas, parece-me que o Luis Portela devia estar incluído nesta lista. Foi jogador decisivo na vitória da Supertaça, jogador decisivo na final do Campeonato, um dos jogadores mais regulares no GDD. Salvo se o autor deste bolg estiver a guardar a sua nomeação para melhor jogador do campeonato, não se compreende a ausência do nome do Luis na lista agora elaborada.

Anónimo disse...

Acabou o campeonato nacional sub 18, agronomia foi campea:
1ºAgronomia 14 pontos 3 jogos
2ºCDUL 11 Pontos 3 jogos
3ºDireito 5 Pontos 3 jogos
4ºCREvora 0 pontos 3 jogos

Anónimo disse...

O Martim não jogou a ponta!
Também é de referir que este jovem é no seu segundo ano de séniores, o capitao dos séniores do CDUP!

Anónimo disse...

Os meios de voto ao dispor não permitem o voto no Hugo Valente.

Anónimo disse...

Na minha opinião poderias e deverias também incluir:
-Luís Portela (GDD)
-Digo Miranda (BLN)
-Luís Salema (GDD)
-Manuel Costa (BLN)
- João Mestre (SLB)
-Ventosa (SLB)
-Luís Sousa (GDD)
Acho que mereciam estar nos eleitos.
Grande abraço, continuação de um bom trabalho em prol do nosso rugby.

RUGBY MAN

Anónimo disse...

O Luís Portela foi sem duvida, uma revelaçao bem maior que qualquer um desses jogadores..

Anónimo disse...

O melhor jogador desta época é facil: Eduardo Acosta

outros candidatos:
Joe Gardener
Pedro Leal
Vasco Uva
Willie Hafu

Anónimo disse...

Ao meu ver o Henrique Morato e o Veltioven Tavares também entravam nessa lista. Afinal de contas os 2 também jogaram nos seniores e foram ao Europeu sub 21. Abraço continuação de um grande trabalho.

Anónimo disse...

O mestre foi o s20 de 1ano que mais jogo durante esta epoca. e TBM FOI AQUELE q mais deu nas vistas

Anónimo disse...

Vai ao site da Agronomia onde podes ver textos exemplares... Não há paciencia para tanto ressabianço. Chatos! É que o Presidente, embora contestatário, luta e dá a cara pelas suas palavras. Nisso ninguem o pode criticar mas antes enaltecer... Agora os anónimos que vêm para aqui dizer mal de tudo e de todos, incapazes de se congratularem pelas vitórias da Agronomia, mais preocupados em lançar farpas e insultos aos outros........ Demosntram muito pouco caracter. Provavelmente, à conta deles, a Agronomia tem uma pior imagem do que aquilo que realmente merecia... Um Clube de topo do rugby nacional e com grandes jogadores.

Anónimo disse...

jogador revelação ou Bernardo Silveira, Luis Portela ou Francisco Tavares.

Melhor jogador do campeonato:

Para mim deveriam haver 5 nomeados:

Joe Gardener (AGRONOMIA)
Juan Severino (AGRONOMIA)
Vasco Uva (DIREITO)
Miguel Portela (DIREITO)
António Dias (DIRETIO)

Anónimo disse...

A federação faz controlo antidoping?

Anónimo disse...

Bernardo Silveira sem duvida jogador revelaçao do campeonato ..

Anónimo disse...

Revelação sem dúvida dLuis Portela: foi peça chave na equipa Campeã Nacional ao longo do campeonato; foi dcisvo nas meias finais ( encostou o Hafu); foi decisivo na Final (marcou um ensio de 60 metros). A nível de Campeonato Nacional não vejo melhor escolha... Até porque, Silveira, Rocha e Melo e outros nomeados nem sequer fizeram mais de metade dos jogos pelo Clube.

Anónimo disse...

penso q a principal revelaçao deste campeonato foi certamente o luis portela! mas certamente deveria estar e nao esta é o luis salema, q fez a epoca toda a titular da equipa do direito, nos sub20 e ainda em madrid no europeu de sub21. ficou de fora nas meias finais e final devido a uma lesao na perna penso eu!duarte monica parece me q foram poucos os jogos que fez na fase regular,só jogou as meias por falta de outros como nuno penha e costa!

Anónimo disse...

tambem fez uma ganda joga na super taça no principio da epoca o salema!!!

Anónimo disse...

Segundo o blog do GDD, o Luis Salema fez 930 minutos pela equipa Sénior (toda a primeira fase + qualquer coisa).
ainda jogou pelos sub 20 vários jogos e, em alguns fim-de-semana, jogou Sábado pelos Séniores e Domingo com os sub 20.
Bom esforço=amor à camisola e ao rugby.

Anónimo disse...

Sim... o Luis Slamea fez um excelente Jogo na Super-taça. Foi também bastante regular na fase inicial do Campeonato. Se melhorar a sua atitude (leia-se concentração e brio combativo) ao longo dos 80 minutos do jogo, assim como nos treinos vai ser um jogador de Topo... Mas, sem esta melhora, dificilmente lá chegará. Aliás, ele e o Luis Sousa, são duas pessoas que precisam mais energiam na maneira como estão em campo. Lutar mais quando não têm a bola nas mãos... Mas são, sem dúvidas, bons jogadores e que poderão vir a ser fundamentais para o sucesso do seu Clube e Selecções Nacionais. Dependerá d avontade deles

Anónimo disse...

L.Portela- 5 Ensaios em 985 min. Considerando que um dos ensaios foi na final e decisivo, as placagens efectuadas ao longo da época (aquela ao hafu fica para a história), as placagens ao Conrad e ao Le Roux... não vejo outro nome para Jogador Revelação.

Anónimo disse...

Hartim do CDUP, Luis Salema do GDD, Bernardo Silveira CDUP indiscutíveis entre os melhores. Manuel da Costa Belém extraordinário e jogou sempre nos sub 21. No SLB claramente Ventosa melhor que Mestre. Só não foi aos sub 21 por lesão. Mas tem ido a todas as seleções e é talentoso.

Anónimo disse...

Ainda no CDUL esqueci-me de acrescentar os muito valiososos Duarte Mónica e Frederico Oliveira.

Anónimo disse...

uma coisa e jogador jovem revelacao, outra e jogador revelacao.a diferenca aqui sao as idades.posto isto, o jogador jovem revelacao este ano deve ser o bernardo silveira, pois nao so agarrou o seu lugar a 13 no cdul como o fez com exemplar desempenho.fez ainda este ano a selecao de sub 19 de sopot, sub21 de madrid e os sevens de hong kong e adelaide, e pode ainda vir a ser chamado para mais umas etapas.
jogador revelacao, na minha opiniao e o antonio dias do gdd, formado a formacao, adaptouse bem a ponta, bem nao, muito bem!nao sei porque nao e chamado a trabalhos de sevens.tera impedimentos proffisionais?nao quer?ou nao o querem?todas sao hipoteses plausiveis e com o meu habitual respeito pelas decisoes de cada um perante cada situacao.a seu favor esta o titulo de campeao nacional.

abraço.

Anónimo disse...

O luid Portela tem 21... tem a maior parte da época a mm idade dos restante elementos da votação...

Anónimo disse...

Revelação- Bernardo Silveira
Jogador do ano (SEM DÚVIDA NENHUMA) JOE GARDENER!!
este são os meus votos
Abraço
RUGBY MAN

Anónimo disse...

Jogador: Joe Gardner
Jogadora: Alexandra (SLB)
Revelação: Bernardo Silveira
Treinador: Ricardo Sequeira
Árbitro: Rohan Hoffmann
Árbito Revelação: Filipa Jales
Abraços

Anónimo disse...

Treinador sem duvida o Pico e equipa tecnica dele. 1º ano campeão, geriu uma equipa que tem quase sempre 6 jogadores na seleção e ainda conseguiu por na mm equipa velhos e novos.
Sem falar nos sub 21.
Jogador do ano- Jorge segurado
Reveleção do anoe e revelação jocvem do ano Luis Portela

Anónimo disse...

Gostava que a federação fizesse controlo antidoping, porque há prai jogadores que não enganam, e um deles está nesta lista! Mais nao digo, mantenham o olho bem aberto, os anabolizantes sao muito faceis de adquirir! Muito mesmo! E ainda por cima sem controlo por parte da federaçao, é inadmissível, se queremos ser uma potencia no rugby temos que caprichar nestas pequenas GRANDES coisas!

Anónimo disse...

Para mim, todos os jovens reveladores sao muito bons, mas temos que admitir, que o luis portela, e o mais destacado, visto ter feito grandes exibições, ensaios e placagens(gostei da passa no mirra).

Anónimo disse...

penso q o tomas brandao(sub-20 tecnico) tbm pode fazer parte dos jogadores revelação, fez bastantes jogos nos seniores e esteve mto bem sobretudo a defender.o mourato o costa e o velti (todos sub-20 belem) tbm sao jogadores que merecem estar na votação pelo que fizeram este ano nos seniores.mas a maior revelaçao foi sem duvida o silveira..

Anónimo disse...

O torneio de LONDRES, passa na SportTV?

Se sim, a que horas está previsto ser o 1º Jogo de Portugal?

Anónimo disse...

para mim o árbitro revelação é o Mourinha

Anónimo disse...

incrivel é o salema n tar na votaçao!!

Anónimo disse...

quinze ideal da div. honra deste ano:

1ªlinha: borelli, hafu, pipas

2ªlinha: severino, acosta

3ªlinha: portela, valter, v.uva

médios: pipoca, cardoso pinto

pontas: adérito, foro

centros: d. mateus, m. leal

15: joe

Anónimo disse...

acho que o vasco marques (CDUP) devia tar na votaçao, posiçao ingrata jogar na primeira linha, e tambem teve na selecçao sub-21, um pouco fora de forma este ano, mas um jogador a ter em conta po futuro