sexta-feira, 15 de maio de 2009

Belenenses fora da Iberian Cup

"O Belenenses comunicou ontem à FPR a sua intenção de não participar na Taça Ibérica 2009, prova que se viu afectada por diversos factores perturbadores nas últimas semanas.

Os azuis, que defenderiam o título de Campeões de Portugal 2007/2008 que lhes deu acesso à prova, tomam esta decisão depois de conhecida a pré-convocatória da selecção nacional de Sevens relativa às etapas de Londres e Edimburgo do Circuito Mundial de Sevens.

A pré-convocatória de vários jogadores azuis, incluíndo grande parte da sua linha de 3/4’s base, resulta - uma vez mais - na descaracterização da sua equipa, situação que também foi considerada na tomada de decisão agora formalmente expressa perante a Federação Portuguesa de Rugby.

Por outro lado, os azuis também referem em comunicado a forma profunda como a Taça Ibérica 2009 foi afectada na sua estrutura competitiva com as desistências dos 1º e 2º classificados da Division de Honor espanhola 2008/2009." (fonte: Belenenses Rugby)

34 comentários:

júlio disse...

vergonha!!

Anónimo disse...

Não ache sinceramente que seja uma vergonha - apenas a realidade.

O Belenensese tem sofrido muito à custa das convocatórias da Selecção de Sevens.

Se bem que devia ter recursos para render os jogadores que vão para os Sevens, a verdade é que os sub-20 também têm a Taça de Portugal e não podem desistir da comoetição apenas porque os séniores precisam de jogadores.

Para o ano espera-se que o Belenenses possa ter mais jogadores de grande nivel, porque senão prevê-se mais uma época como esta.

Relativamente à desistência só lamento fazer-se o mesmo que os Espanhois - não querem ter nada a haver com a Taça Iberica, só SIR!

Anónimo disse...

Fantástico então o belenenses não era a melhor escola do pais ..... com tantos miudos?? o que vai acontecer as equipas que desistem? todos refilamos com a taça de Portugal e as equipas que desistem ...

afinal so agronomia não desiste! e também tem baixas.

Anónimo disse...

acho que não vamos comparar o numero de baixas...

Anónimo disse...

A decisão tomada parece-me perfeitamente normal. A Taça Ibérica tornou-se numa competição descredibilizada e que nada trará às equipas portuguesas. O Silêncio das Federações quanto aos episódios que estão a ocorrer é que é de estranhar. O que é de retirar disto tudo não são acusações aos Clubes que se afastaram mas antes lençar a grande questão: NÃO SERÁ DE EQUACIONAR ABANDONAR O BRAÇO DE FERRO COM A SIR, RECONHECER-LHE O MÉRITO E CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO, E FORMALIZAR-SE UMA COMPETIÇÃO OCICIAL COM O CUNHO DE IRB, FPR E FER? Para mim esta deveria ser a grande questão que as Federações deviam equacionar... O resto são questões de maldizentes e cobardes (ninguem se identifica). Miguel Portela

Anónimo disse...

Centralizem cada vez mais o escopo dos jogadores convocados nos 4 primeiros clubes...

Limitem a base do CNT e das convocatórias das diversas selecções aos 4 primeiros clubes...

Façam isso...

E depois queixem-se que não há competitividade, que os clubes são prejudicados nas convocatórias da Selecção...

Estão agora a colher os frutos de andarem só a trabalhar com 4 clubes e não com todos os outros...

What goes around, turns around...

Anónimo disse...

bela imagem do clube e do rugby portugues.

ze do coice disse...

o belem tem toda a razao. sendo que a situaçao financeira nao e a mais desafogada depois de uma epoca em q tudo correu mal, sera que vale mesmo a pena deslocaçoes a espanha por 60 mil euros? com tantas baixas? acho q nao. alem disso, depois de desistencia dos dois clubes espanhois, sera que ainda vale a pena levar isto por diante? acho q nao.

Anónimo disse...

Meus caros, vergonha é ter treinadores a ameaçar de porrada árbitros. Vergonha é ter adeptos grunhos, que gritam "gatuno" em coro num jogo televisionado. Vergonha é a selecção de 7's viver actualmente à conta do Belém. Isso é que é vergonha. O Belém tomou a decisão que entendeu, e vai viver com as consequências. Estavam sempre a dizer que o Costa e o Dídio estavam sempre feitos... pois bem, desta vez o Belém tomou uma decisão à séria, e mais nada.

Anónimo disse...

Não me parece que o Belenenses tenha razão. Esta desistência de uma competição oficial é extremamente desprestigiante para o clube e, em geral, para o rugby português.

A convocatória de três jogadores titulares para os sevens não pode servir de pretexto, pois o clube disputou certas jornadas do campeonato com limitações bastante maiores.

A desistência de dois clubes espanhóis também não: é da responsabilidade destes essa desistência, que tem muito mais a ver com questões políticas do que desportivas, pois os desistentes são dois clubes bastante envolvidos com a SIR, em situação de ruptura com a Federação Espanhola de Rugby.

Esta desistência revela uma confrangedora pequenez por parte do clube que foi campeão na época 2007/2008, que agora se declara incapaz de cumprir os compromissos assumidos.

Penso que a Taça Ibérica deveria continuar com os clubes que não desistiram, registando-se as correspondentes faltas de comparência dos clubes desistentes e punindo-se estes desportivamente nos termos regulamentares, caso exista sanção para essas faltas de comparência (se não existir sanção, deveria existir).

Lamento pelo Belenenses e pelo rugby português.

Anónimo disse...

A partir do momento em que se compromete a taça com a desistência dos dois clubes espanhois, passa a valer tudo, incluindo a desistência (por bons motivos nitidamente)do belenenses que não vai gastar todo o dinheiro necessário, ou juntar uma equipa competitiva pelo bel-prazer de jogar rugby. No fim de uma época desgastante, com a necessidade de arrumar a casa, com as confusões das federações envolvidas, com a questão anterior da liga ibérica que gerou tanta polémica, parece-me apropriado. Ou as coisas estão bem organizadas e os compromissos não são desfeitos à primeira, "porque sim", ou então não vale a pena participar na fantochada.

Anónimo disse...

Não são três titulares... são mais. E ainda com problemas na 1ª linha, devido ao rídiculo e rocambulesco processo do castigo ao Facundo Borelli, que um dia ainda será contado em detalhe aqui ou noutro lugar mais apropriado (aquele boletim de jogo é uma obra de arte que merecia ser emoldurada).

Anónimo disse...

para o sr iluminado que se queixa da suspensão do Facundo, só podes estar a brincar, até o próprio jogador na cabine pediu desculpa a toda equipa pela cabeçada que deu no Pipas dizendo que não sabe o que lhe passou pela cabeça para ter aquela reacção e que estava profundamente arrependido. como vês não houve qualquer invenção do àrbitro. a menos que o menino queira que os senhores do belenenses não sejam castigados quando cometem infracções.
É pena que um excelente blog como este sirva para virem para aqui dizer idiotices e lançar veneno e suspeições,

Anónimo disse...

O Cdul tb desistiu da Taça Ibérica, está confirmado. Não fizeram nenhum comunicado oficial talvez por vergonha mas já está a informação na FPR e os clubes já foram informados.

Isto deve-se resolver num GDD - Agro.

Que palhaçada! Ainda falam mal do Cabé.

A única equipa que se preparou e investiu nesta prova internacional e é isto. Grande trabalho da FPR, mais uma vez.

Vamos longe

Anónimo disse...

sera que nao tem olhos na cara?
estao a acabar com o excelente trabalho de um grupo

Anónimo disse...

percebe-se agora porque é que foi apenas Agronomia a investir este ano.
Todas as outras equipas que estão bem representadas na FPR já sabiam que isto da Iberian Rugby Cup seria um flop e portanto não vamos gastar dinheiro deixem os agricultores pensarem que vão ter muitos jogos internacionais.

Mais uma boa tentativa do sr. Lourenço Tomas para que Agronomia não tenha jogos na tv, assim é mais fácil roubar os patrocinios.

Anónimo disse...

se eu fosse jogador do belem ou do cdul ficaria bastante contente com as decisões tomadas.
Centenas de atletas, as melhores escolas (penso que não ganharam nada) e não tem gente para competir neste prestigiante (deixa de ser) prova. Simplesmente ridiculo.
Poderse-á pensar que tudo isto é para prejudicar os outros 2 clubes ainda interessados, gdd e agro, caso sigam em frente será sempre para disputar um trofeu referente a uma prova coxa.

Azar!!

Força GD DIREITO e AGRONOMIA.

Mostrem que são grandes clubes!
Cheguem à Final e deem-nos outro grande jogo a assistir.

Anónimo disse...

Tudo isto é ridículo, . O Belem e o cdul sabiam muito bem que ia haver um torneio de sevens. A FPR comprometeu-se a pagar as deslocações e a transmitir os jogos pela televisão . Não havia outros encargos. Estranho que os clubes não tenham tido uma conversa entre eles. Há certamente outras razões. Aguardemos para ver, mas o que parece claro é que realm,ente Agronomia eraa ú nica equipa preparada e que queria realmente disputar a Taça.

Anónimo disse...

Devem estar com uma azia para os lados da Tapada, parece que é tudo contra eles.

Desta vez concordo que tem tido uma postura sempre coerente perante as competições. isto não pode ser só quando nos apetece.

Vamos longe....

Anónimo disse...

o que é mais engraçado é que sendo uma organização entre federações (Portugal e Espanha) vamos aos seus sites e, nada. Pode ser que passe despercebido.

Penso que isto é caso para advogados, quem vai pagar os prejuizos causados a Agronomia e Direito. Este caso tem pernas para andar. Pode ser que deixem de brincar ao rugby e passem a dar mais importancia aos clubes que investem e não aos que vão se encostando ao poleiro.

Era bom saber a opinião do Tomas Morais acerca disto, ele que sempre defendeu este tipo de competição. Agora terá que ir contra os seus patrões

Anónimo disse...

Ridiculo, é mesmo muito amador tudo isto, muita gente pediu para não se desistir para mostrar aos espanhois que faltar a 1 compromisso é grave e desleal e assim de repente somos nós a seguir o exemplo. Isto não é contra o Belenenses é contra todos os que tomaram a atitude, porque no meu caso até simpatizo com o Belém. Sinceramente estou triste e desiludido com o nosso rugby e querem depois que nos levem a sério ...ah! ah!

Anónimo disse...

" Centralizem em 4 clubes "
Ah pois, agora é que começaram a soar as trompetes. Agora é que começam a estar assustados por centralizarem o rugby em Lisboa. Esperem-lhe pela volta. Estão convencidos que que as empresas não sabem que o rugby se reduz à area de Lisboa. Mais uma ou duas épocas assim e voltamos aos "patrocinadores da amizade". Toma la algum e nem sequer quero saber se fazes ou não publicidade. Até é melhor levares o dinheiro e não pores lá o nome da firma para ninguém desconfiar que estamos a investir tão mal o dinheiro. QUE VERGONHA A DESISTÊNCIA DO BELEM E CDUL.

Anónimo disse...

Para mim apartir das desistencias das 2 equipas espanholas,e das 2 supostas equipas e as iriam substituir,que, esta taça deixou de ter qualquer credibilidade, os espanhois estao-se a borrifar para a taça, querem e saber da liga!

Esta situação ja se estava a prever a algum tempo...

Cumps

Meister

Anónimo disse...

Os compromissos são para serem cumpridos.

A direcção do Beleneneses Rugby e o grupo de pessoas que se auto intulam directores do CDUL estiveram muito mal.

Anónimo disse...

Os espanhóis conseguem acabar com a taça ibérica........Mas quem dá a estocada final são clubes portugueses.......Caricato...!!

Anónimo disse...

Tens toda a razão. Quem ouviu os directores do Belem e do CDUL a pugnarem por mais competições, a vangloriarem-se das escolas (patrocinadores das equipas seniores mas nunca o disseram, claro) a tudo fazerem para o rugby se reduzir a 4 clubes, vêm agora desistir da competição. DESISTIR. Se fossem homens tinham simplesmente que se apresentar em campo e em ultimo caso esperar pelos adversários. Vêm com desculpas de maus pagadores e agora com esta atitude passaram os trunfos para os espanhois. VERGONHA. Há que aguardar as notícias e esperemos que a comunicação social exponha tudo isto. É preciso dismistificar este tipo de directores que não assumem compromissos. Andam meses a falar de Agronomia U(não tenho nada a ver com este clube) mas tenho de dar razão ao Cabé.

Anónimo disse...

Taça Ibérica, sem o campeão espanhol? querem tugas a participar numa farsa destas?

Anónimo disse...

resultados de sopot:

Hungria 0 - Portugal 82
Portugal 56 - Luxemburgo 0

cumorimentos

Anónimo disse...

resultados de sopot:
Portugal 26 - Suécia 5

Anónimo disse...

Os Clubes espanhois não querem saber da Taça Ibérica para nada. Eles estão é empenhados na SIR.

A Taça Ibérica já não faz sentido e não serve para coisa nenhuma.

Os clubes portugueses tem duas hipoteses. Ou se juntam à SIR ou ficam a jogar uns contra os outros aqui no nosso cantinho.

Esqueçam a Taça Ibérica. Faz parte do passado.

Anónimo disse...

Não esquecer que a SIR não é mais do que um grupo de equipas espanolas a jogarem umas contra as outras........

Anónimo disse...

"Os Clubes espanhois não querem saber da Taça Ibérica para nada. Eles estão é empenhados na SIR."

Quanto aos clubes que disputaram a DH e ao que foi promovido, quer o senhor dizer que 5 clubes espanhóis não querem saber da Taça Ibérica para nada e estão é empenhados na SIR (e alguns desses 5 nem sequer estão muito empenhados nesse completo fracasso que é a SIR).

Esqueceu-se de dizer que 6 outros clubes espanhóis não querem saber da SIR para nada.

Anónimo disse...

que sentido faz uma competição entre os 4 melhores portugueses e e o 3º e 4º clube espanhol? pena que assim seja mas os espanhois querem mais do que uma simples taça a eliminar. Será que nos temos capacidade financeira e jogadores em número suficiente para entrar numa SIR ( sem contar com estrangeiros)? Penso que sim, embora dificil com as mentalidades existentes. Deve-se pelo menos tentar.

Pedro Soares

Anónimo disse...

Quase toda a gente quer mais do que uma simples taça a eliminar.

A questão é: há dinheiro para isso?

Pensa que os jogadores dos clubes espanhóis que estão a jogar a SIR estão a ser pagos? Só uma minoria é que recebe. Na DH espanhola era muito maior o número de jogadores que recebiam.

Pensa que os clubes espanhóis estão a cumprir as famosas condições que os empresários da SIR quiseram impor? Não, não estão, nem de perto nem de longe.

A nossa DH, para já não falar na DH espanhola, é mais profissional do que a SIR. Parece mentira mas se se informar bem (o que não será possível através dalguns blogs espanhóis detidos por empregados da SIR) vai verificar que é verdade.

O que é curioso é que os dirigentes da SIR e os seus empregados nos blogs estão a ser pagos. Claro que escrevem maravilhas sobre aquela desgraça que está a criar uma divisão enorme no rugby espanhol.