quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Convocados para o estágio da Selecção de XV

A Selecção Portuguesa de rugby inicia na próxima semana uma onda de trabalhos que vai culminar com os jogos do Torneio Europeu das Nações. Os convocados para o primeiro estágio de preparação para a Qualificação para o Mundial, nos dias 7, 8, e 9 de Setembro:

G.D. Direito: Jorge Segurado, João Correia, Cláudio Ferrete, Nuno Taful, Eduardo Acosta, Salvador Palha, Pedro Leal e José Pinto

A.E.I.S. Agronomia: Bernardo Costa Duarte, Francisco Mira, Juan Severino, João Pratas, Joe Gardener

CDUL: João Júnior, Nelo, Pedro Cabral, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro, Bernardo Silveira e Afonso Sousa

C.F. Belenenses: João Uva, Diogo Mateus, Pedro Silva, David Mateus, Hugo Valente e Sebastião da Cunha*

CDUP: Martim Bettencourt

S.L. Benfica: Acácio Sousa, Yannick Ricardo, Diogo Gama e Bruno Conceição*

Académica de Coimbra: Francisco Serra, João Mateus e João Paulo

G.D.S. Cascais: Conrad Stickling

De França foram ainda chamados:

Thomas Vaz - Clermont

Emmanuel Rebelo – Dijon

Aurélian Beco – Limoges

Anthony Alves – Montauban

Francisco Fernandes – Tyrosse

É um convocatória que apenas inclui 11 jogadores que estiveram presentes no Mundial de 2007 e onde são notórias as ausências de Vasco e Gonçalo Uva, Duarte Cardoso Pinto, Sebastião da Cunha, Tiago Girão e David Penalva, Christian Spachuck, Juan Murré e Julien Bardy, de França, entre outros.

Mas as grandes surpresas prendem-se com a chamada de Joe Gardener e Conrad Stickling que fazem a estreia oficial, como portugueses, nos estágios de Portugal. Ambos os jogadores já iam trabalhando no CNT e fazem a sua estreia em estágios da Selecção (Joe Gardener já tinha estado presente num estágio no Algarve)

Destaque ainda para a inclusão de mais de 13 jogadores com menos de 23 anos. Todos eles são importantes nos seus clube e garantem um futuro a esta selecção. Entre os quais estão João Pratas, João Mateus, Martim Bettencourt, Acácio Sousa, Bernardo Silveira e Anthony Alves, jogadores que estiveram presentes nos Europeus de sub-21 e sub-19 (João Mateus), do ano passado e que este ano têm uma oportunidade de mostrar o seu valor na Selecção principal.

Esta convocatória vem também confirmar o ingresso do "mundialista", Diogo Gama no Benfica.

*confirmado depois do anúncio da convocatória.

9 comentários:

Anónimo disse...

Mais informações sobre os novos jogadores:

O Thomas Vaz joga nos reichels do Clermont e tem apenas 21 anos.

Emmanuel Rebelo é médio de formação e capitão há varios anos do Dijon da Federale 1. Tem 28 anos mede 1,69 m e tem 75 kgs e é um dos melhores 9 da federale 1.

O Francisco Fernandes tem 23 anos e já joga há varios anos no Tyrosse tendo inclusivamente jogado na PROD2. É pilar e tem 1,82 m e 114 kgs.

O Aurélien Béco tem 22 anos. É terceira linha e tem 1,93 m e 95 kgs. Já jogou no TOP14 no Brive e este ano está numa das mais fortes equipas da Federale 1, o Limoges. Chegou este ano e já é capitão.
De referir ainda que é internacional sub21 pela França.
De qualquer maneira pode jogar por Portugal.

O Anthony Alves é pilar ainda Espoir do Montauban e já jogou por Portugal nas camadas jovens.
Tem 22 anos.

Anónimo disse...

ha algumaexplicação para a ausencia de tantos jogadores experientes e habituais na nossa selecção como e o caso do sebastiao, uvas, girao, duarte e spachuk?

Anónimo disse...

Spachuk esta em frança num clube profissional e nao pode fazer como ele quer, o club nao é obrigado de deixar-lo ir para so treinos.

Anónimo disse...

Spachuk, Bardy, Murré e Penalva jogam no TOP14 e PROD2 logo estar a chama-los para treinos não faz sentido, pois só prejudica a sua evolução nos seus clubes.

Isto são só treinos, quando for jogos oficiais vão estar disponiveis.

Anónimo disse...

Primeiro novo reforço do Belém:

http://www.belenensesrugby.com/www/2009/09/03/farias-reforca-pack-azul/

Anónimo disse...

por esta convocatória já se pode ver quem são as equipas que descem de divisão... cdup e técnico, sendo que martin bettencourt para o ano vai ser pressionado para jogar numa equipa do CNT..

cumprimentos

Anónimo disse...

Sim, mas e os Uvas? Porque não estão nos trabalhos?

Anónimo disse...

na minha opinião, o martim bettencourt e das maiores promessas europeias do rugby..acho-o um jogador excepcional,muito completo, e acho que se for bem trabalhado pode vir a liderar a nossa selecção rumo a coisas muito boas com a geração de ouro silveira,vieira de almeida,appleton,brandao,jubas,morato,luis sousa,salema e outros. o nosso rugby tem futuro se estes rapazes trabalharem.

Anónimo disse...

Não se pode usar e gastar os trunfos todos de uma vez!

Pois já não estamos em 2007!




Já somos PROFISSIONAIS!

O leque de escolha, é maior agora!

BOM TRABALHO, para todos os CONVOCADOS e os CONVOCÁVEIS.