terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rugby Clube da Lousã reforça-se.

O Rugby Clube da Lousã que já marcou presença no escalão principal do Rugby Português entre o final da década de 80 e inicio da década de 90 está com os olhos postos na subida de Divisão.

O Clube que já formou grandes jogadores para o Rugby Português como Daniel Redondo (internacional júnior), Ricardo Redondo (internacional de Sevens), João Catulo (internacional de quinze) Luís Ramos (internacional júnior), João Alberti e mais recentemente Francisco Serra (actualmente na Académica e também internacional de Sevens), foi buscar para a época que se inicia em Outubro os ex-jogadores de Agronomia, Gere David e Silvestre Engelbrecht.

Gere David (à esquerda) é um avançado polivalente que pode jogar tanto a 2ª com a 3ª linha. Silvestre (à direita) jogou na época passada a 1º centro.

Este dois jogadores foram armas bastante fortes para o jogo agrónomo. Enquanto o primeiro é um jogador bastante forte e rápido, tendo-se destacado ao longo do campeonato Nacional pelos seus 10 ensaios, o segundo destacou-se pelo seu porte físico e pelo impacto no contacto.

Estes dois jogadores vão trazer certamente uma força anímica bastante forte ao clube da Serra da Lousã e tornam-se assim um adversário e um candidato ao título da I Divisão juntamente com Setúbal, Évora, Cascais Linha, Dramático e CRAV.

Serevi no meio da fila de baixo.

Uma última curiosidade sobre o clube serrano: O histórico Waisale Serevi já representou a Lousã num torneio de Sevsns disputado em Madrid.

31 comentários:

Anónimo disse...

já se sabia há algum tempo... acreditam mesmo que o Sylvester era centro lá no sítio de onde veio. ATENÇÃO: Não estou a pôr em causa a qualidade do jogador em questão...n confundam...

Anónimo disse...

O silvestre está inscrito como pilar no plantel da Lousã.

Anónimo disse...

Bem a Agronomia levou uma grande razia nos estrangeiros.

O Conrad saiu, o Gere David saiu, o Sylvester saiu, o vincent saiu.

O Joe dizem que está magoado não é?

Sobra o Lubbe e o Severino..

Anónimo disse...

Oito dias antes da foto o R.C. Lousã estreou em Lisboa as famosas camisolas justas. Foram inventadas polos lousanenses e na altura foram alvo de muita chacota nesse Lisboa Seven´s, salvo Serevi que nesse mesmo dia veio dar os parabéns aos lousanenses pelas incriveis camisolas. Quem sabe se não foi a ousadia dos lousanenses em lançar estas camisolas que levou Serevi a ir ao Madrid Seven´s representar os atletas da serra da Lousã. Neste momento todas as equipas de topo no mundo utilizam este tipo de camisolas.

Anónimo disse...

só pela genialidade das camisolas, a lousã merecia estar na heineken cup todos os anos

Anónimo disse...

Tudo normal quanto às camisolas. Tudo o que foge ao correctamente estabelecido é normalmente "gozado" por quem não tem coragem de arriscar. Portugal, que neste momento é uma das maiores potências no rugby de sete passou a utilizar este tipo de camisolas um mês depois. Já aí o Tomás Morais estava um passo a frente dos grandes treinadores mundiais. A camisola da Lousã foi enviada para França 8 dias depois da sua estreia no Lisboa Seven´s.

Anónimo disse...

pela fotografia a camisola da lousã parecia muito louca

Anónimo disse...

Já saiu a lista de jogadores que vai integrar o centro de alto rendimento:

GD Direito
-Jorge Segurado
-João Correia
-Nuno Taful
-Gonçalo Uva
-Eduardo Acosta
-Vasco Uva
-Salvador Palha
-Pedro Leal
-Adérito Esteves
-António Aguilar

CDUL
-João Junior
-João Mussolo
-Tiago Girão
-Pedro Cabral
-Frederico Oliveira
-Gonçalo Foro

Belenenses
-Sebastião Cunha
-João Uva
-David Mateus
-Diogo Mateus
-Pedro Silva

Agronomia
-Juan Severino
-Lourenço Kadosh
-Duarte Cardoso Pinto
-Francisco Mira
-Joe Gardener

Benfica
-Acácio Sousa
-Diogo Gama
-Yannick Ricardo

Cascais
-Conrad Stickling


Porque é que o José Pinto não aparece? Vai jogar para fora outra vez?

Anónimo disse...

devem-se ter esquecido ás vezes acontece...
mas n faz mto sentido ele n estar pq só lá estão o Pipoca (nem sei se vai jogar a 9) , o Acácio e o Kadosh... por isso deve ter sido engano quase de certeza...

Anónimo disse...

Na Agronomia ainda lá esta o Jack Le Roux.

Anónimo disse...

Esqueçam Agronomia sff.

Nem o Salvador saiu, nem nng saiu que a direcção não quisesse.

Em breve vêm reforços.

O jack o lubbe o juan e joe estão cá. contrataram um bom treinador adjunto, OB tÊm um bom preparador fisico.

tÊm um tm a tempo inteiro, têm boas estruturas, bons campos, calma.

calma o vosso problema é que de agronomia so sabem o que o cabe e o salvador querem, ou então pelo orgão oficial do clube.

o clube esta bom e recomenda-se.

Um abraço

Anónimo disse...

Convém acrescentart ao referido no post que o RC Lousã venceu o Madrid Seven´s com o Serevi e foi à final no ano seguinte sem o Serevi.

Anónimo disse...

Agronomia ficou com os estrangeiros que interessam, os outros , excepeto o Conrad , não eram mais valias e tiravam o lugar aos Nacionais, agora se forem buscar mais 2 ou 3 voltam a cair na mesma asneira.

Lousã não tenho dúvidas com estes reforços é forte candidato à subida, espero que os aproveitem para para alé de jogadores serem treinadores das camadas jovens.

Anónimo disse...

O cascais linha é candidato a subida de divisão?!

Fred All Mighty disse...

Isso é álguma surpresa?!

Anónimo disse...

o Cascais Linha nao passa de underdog. Veio da 2a divisao, nao tem estrangeiros e ainda nao tem estrutura para subir de divisao. Ficam bem na 1a. Vao concerteza dar algumas dores de cabeca a todas as equipas adversarias.

Anónimo disse...

relembro que não é preciso ter estrangeiros para se ganhar.

é verdade que viemos da II, assim como setubal veio e foi à final. e nos a dois anos lutamos taco a taco com eles.

Sempre me disseram. Nunca subestimem os adversários..

Anónimo disse...

O estar um ano bem no rugby (desporto essencialmente amador) não dá nenhuma garantia.
Recordem-se do UTAD, Caldas da Rainha, Montemor-o-Novo, Loulé, Vilamoura. Se se mantem um nivel uniforme durante alguns anos é natural que para subir de patamar não seja facil, mas para descer muito, também não é natural.
Por isso se querem a minha opinião o Cascais é o principal candidato à subida, enquanto ao Setubal ainda lhe falta algum "estatuto".

Anónimo disse...

Não é o nome do clube que decide a subida.

O Dramático, que tem o historial que tem, neste momento passa por grandes dificuldades, principalmente no que diz a jogadores.

O Cascais só será candidato quando tiver jogadores experientes que neste momento não tem (tirando o Conrad)

Anónimo disse...

Vejo mais como candidatos à subida 3 clubes:

1. Setúbal
2. Arcos
3. Lousã

A seguir diria que o "ranking" seria:

4. Cascais
5. Évora

E por último, sem qualquer ordem, Agrária, Linha e UTAD.

Isto tudo em desprimor para nenhum clube e sabendo-se que os jogos se ganham no campo e que os nomes são coisas do passado.

Anónimo disse...

O que é um facto, e sinónimo de evolução do rugby nacional, é a maior competitividade que as equipas da 1ª Divisão apresentam. Parece-me que o campeonato e o rugby poruguês só têm a ganhar com isso!

É interessante ver que não existe, por enquanto, um claro vencedor à partida, e que todas as equipas são ossos duros de roer!

Apesar das grandes diferenças para a Divisão de Honra, prevê-se um campeonato da primeira divisão bastante interessante.

Anónimo disse...

Parece que o setubal nao ficou a tras, contratou 8 argentinos, mais de metade da equipe.

Pelos vistos a crise ainda nao chegou à queles lados...

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
Vejo mais como candidatos à subida 3 clubes:

1. Setúbal
2. Arcos
3. Lousã

A seguir diria que o "ranking" seria:

4. Cascais
5. Évora

E por último, sem qualquer ordem, Agrária, Linha e UTAD."
---



1 - O Setúbal candidato à subida?!
Não estou a ver esse cenário. A acreditar no que se conta nos bastidores os problemas já começaram. O dinheiro é pouco e o ambiente no balneário já foi melhor.
A ser verdade é pena porque segue o rumo de muitas outras equipas que quiseram trepar muito e depois a queda foi grande e hoje não passam de equipas medianas. Ex: caldas, utad e vilamoura

2 - Arcos e Lousã reforçados vão bater-se com o Cascais (na minha opinião este sim o candidato destacado á subida).

O CRE, como já nos vem habituando, pode fazer uma gracinha porque é (na minha opinião) uma grande Equipa. Os responsáveis pelo clube têm vindo a proceder a uma aposta na formação que praticamente todos os anos dá frutos. E o resultado é a equipa sénior que é raro não estar presente nas fases decisivas do campeonato. E veja-se, sem terem de recorrer ao mercado externo.

O Cascais Linha pode vir a ser a sensação da 1.ª divisão este ano.


A UTAD é a velha história...

A Agrária não tem ao nível sénior capacidade para se bater com equipas como évora, cascais, crav e lousã.
Será uma "guerra" engraçada para acompanhar entre agrários e os de setubal. Quem sabe a disputa do 5.º lugar.

A. M

Anónimo disse...

O Vitoria de Setubal, nao tem problemas de ambiente de balneario nenhum. Alias nunca esteve melhor, muita ambicao, muito querer, muita vontade de fazer melhor que nao epoca passada. Quanto aos oito argentinos, nao falem do que nao sabem.

I ja agora nos bastidores nao existem problemas nenhuns, vai meter veneno na tua terra.

Anónimo disse...

O CRE é o maior fornecedor de bons atletas para as equipas de Lisboa.

Zé Pedro disse...

Pelo que consigo acompanhar da 1ª divisão penso que o favorito é o Dramático.

Tal como outros clubes que se assumem favoritos está reforçado, principalmente no sector avançado (Pilar, Conrad e 2ª Linha por chegar e um inglês nos 3/4) e têm 2 vantagens que os outros clubes não possuem: Vêm da divisão de honra, que apesar dos cabazes que levaram é outro nível de rugby. Por segundo, têm um excelente treinador, que não só começou a pré época a 14 de agosto como também transmite grandes conhecimentos tecnicos e tácticos aos jogadores, que são bastante jovens e tem boa margem para evolução.

O Setúbal, depois da época do ano passado, pode ser prefeitamente considerado favorito, ao contrário do que ja li aqui, princpialmente se mantiver os argentinos que são excelentes jogadores.

A Lousã ao contratar 2 Sul Africanos de grande nível mete-se na corrida pelo titulo mas há que lembrar que 2 jogadores nao fazem uma equipa, e penso que dificilmente o restante plantel consiga acompanhar o nivel de rugby dos reforços adquiridos.

O CRAV tem menos argumentos em termos de reforços porém é a equipa que está sempre na luta pela subida e é provavelmente a equipa mais regular a jogar em casa, que é conhecida por ser um ambiente bastante dificil para o adversário.

Estas penso que serão as 4 equipas que disputarão o título, e sem dúvida que o Évora e o Linha as incomodarão varias vezes. Uma divisão que vai ser interessante de seguir!

Abraço e boa época

Anónimo disse...

Cascais, Setubal, CRAV e Lousã principais candidatos.

O Cascais junta um grande treinador e três estrangeiros de bom nível a uma equipa que apesar de muito jovem e pouco habituada a ganhar, ganhou experiênca nos ultimos dois anos na divisão de honra.

O Setubal deverá manter o excelente nível do ano passado e tem todas as condições para estar presente em mais uma final, provavelmente contra o Cascais.

O CRAV junta ao seu plantel um pilar profissional e fará da sua formação ordenada o ponto forte do seu jogo. Não deverá ter problemas em chegar às meias finais.

A Lousã, um pouco apagada nos últimos anos terá nos dois sul africanos a oportunidade de ouro para crescer como equipa e voltar a estar presente na final four que lhes tem escapado ultimamente.

O Évora é sempre uma equipa de respeito, mas é pena perder jogadores todos os anos para clubes de Lisboa senão podia perfeitamente já estar na divisão de honra, mas não me parece que o consigam este ano.

Rugby Linha apesar de ter jogadores muito experientes não tem estrutura, plantel e treinador que lhes permita lutar pelo campeonato. Deverá acabar em 6º.

Agrária deverá superiorizar-se facilmente à utad e garantir a permanência.

Anónimo disse...

boa análise!
No Cascais convém lembrar que o António Pinto voltará a jogar

Anónimo disse...

Boa análise salvo dizer que a Lousã esteve um pouco apagada nos últimos anos. Vejamos
2004-05: 3º lugar (1º na fase apuramento)
2005-06: 3º lugar(1º na fase de apuramento
2006-07: 3º lugar
2007-08: 2º lugar
2008-09: 5º lugar. A pior classificação do RC Lousã no "ranking" nacional dos últimos 22 anos(13ºlugar) entre os 16 melhores clubes nacionais . O apagamento terá mais a ver com o "tempo de antena" do que com o trabalho que está a ser feito a nivel de camadas jovens e sobretudo estruturas. Talvez assim se entenda porque desejamos tanto ser campeões e tão pouco ir para a DH.

Anónimo disse...

"O Vitoria de Setubal, nao tem problemas de ambiente de balneario nenhum. Alias nunca esteve melhor, muita ambicao, muito querer, muita vontade de fazer melhor que nao epoca passada (...)I ja agora nos bastidores nao existem problemas nenhuns, vai meter veneno na tua terra."
--------------------------------

Hum, brincalhão.

Anónimo disse...

Quem é que vos fez aquelas primeiras camisolas e onde é que tiveram tal ideia abasolutamente genial ?