quarta-feira, 3 de junho de 2009

Melhor Treinador

Graham Henry, o melhor treinador do Mundo em 2008.

É dos trabalhos mais ingratos do Mundo porque ou se ganha ou se é... despedido!

No nosso país encontramos equipas recheadas de bons jogadores e capazes de grandes resultados a nível nacional e internacional. Jogadores que trabalham, estudam, pais de família, etc… E, verdade seja dita, não é fácil gerir uma equipa de jogadores com compromissos exteriores.

É por isso que é necessário ter como treinador de uma equipa pessoas que consigam concentrar e tirar o melhor de cada jogador. São precisos treinadores que motivem um jogador não apenas a treinar e a jogar, como também a cumprir tudo aquilo que é necessário para se ser um bom atleta.

"Deve-se investir em cursos de treinadores!" foi uma frase já ouvida e esta aposta tem dado frutos.

Neste ano apareceram ex-jogadores para os cargos de treinador de equipas, como foi o caso de Frederico Sousa e Joaquim Ferreira. Mas será que um bom treinador é aquele que é campeão? Pura e simplesmente é aquele que cumpre os objectivos consoante o orçamento e qualidade de equipa?

Que os leitores possam escolher aquele que no seu entender foi o "Melhor Treinador da época 2008/09".

Frederico Sousa (Direito e Portugal sub-21):

Campeão logo na primeira época. Aquele que foi um jogador de grande nível, que marcou presença no Mundial 2007 atingiu no seu primeiro ano o estatuto de treinador campeão. Com 31 anos, Frederico pegou numa forte equipa do Direito e levou-a à final do Campeonato. Foi um treinador que arriscou pôr em campo jovens jogadores como Luis Portela, Luis Salema, Francisco Tavares, entre outros. Para além do Direito, Frederico Sousa treinou ainda a selecção de sub-21 que se classificou em 3º lugar no Campeonato da Europa.

Em 17 jogos para o campeonato ganhou 15 e perdeu apenas 2. Já na Taça o Direito ficou pelos quartos de final onde perdeu com o Belenenses.

Ricardo Sequeira (Agronomia):

Regressou este ano ao seu clube depois de uma ano a trabalhar na Selecção Nacional com Tomaz Morais. O seu papel na Agronomia é fundamental. É o grande responsável pela evolução do jogo da equipa da Tapada nos últimos anos. O experiente treinador é daquelas pessoas que mais percebe de rugby em Portugal e os resultados de Agronomia demonstram-no. É um treinador que actua longe das câmaras e faz do trabalho a sua arma.

Em 17 jogos para o campeonato ganhou 16 e perdeu apenas 1. Venceu a Taça de Portugal.

Craig Sundland (CDUL):

A jovem equipa do CDUL sobe a olhos vistos. Com 3 presenças na Fase Final nos últimos três anos, conseguiu em 2008 o seu melhor resultado desde aí. Ainda longe de lutar por um Campeonato o CDUL arrecadou neste ano o 3º lugar. Com um Campeonato muito regular, com a aposta em novos jogadores e com apenas 2 estrangeiros, o CDUL conseguiu mostrar que pode lutar de igual para igual contra os últimos campeões Direito, Belenenses e Agronomia. Muito se deve também ao seu treinador, que no seu primeiro ano teve a coragem de apostar em jogadores novos e conseguir tirar o melhor proveito deles.

Em 17 jogos venceu 9 e perdeu 5. Na Taça foi até às meias-finais onde perdeu com a Agronomia na Tapada.

Omar Tucurman (Belenenses):

Pegou na equipa azul a meio do campeonato depois do desaparecimento de Bryce Bevin. Conseguiu levar a potente equipa do Belenenses até à Fase Final depois de muitos jogos onde se viram sem os principais jogadores, aos serviço da equipe de Sevens. Tem ainda a seu favor, ter ganho a aposta nos jovens jogadores dos sub-20, que surpreenderam! Com um trabalho feito longe das câmaras é caso para dizer que Omar fez um bom trabalho tendo em conta todas as dificuldades. Foi o treinador que mais apostou em jovens no Belenenses.

Em 5 jogos para o campeonato ganhou 2 e perdeu 3. Na Taça fez 3 jogos, apenas perdendo na final.

Joaquim Ferreira (CDUP e Portugal sub-21):

Um Pilar do rugby português. Depois de ter deixado de jogar rugby Joaquim Ferreira pegou num CDUP um bocado desamparado. Com condições de treino bastante diferentes daquelas a que se está habituado, com deslocações a Lisboa quase todas as semana e com uma equipa composta por jogadores não têm acesso a infra-estruturas dignas da sua dedicação, Joaquim conseguiu motivar as tropas a virem representar o único clube do Norte no principal Campeonato de Portugal e assim manter-se na Divisão de Honra. Foi um dos responsáveis pela inclusão de jovens jogadores da formação na equipe sénior. Para além deste papel, Joaquim fez dupla com Frederico Sousa, como treinador da Selecção de sub-21.

Em 14 jogos para o campeonato venceu 4 e perdeu 10. Na Taça ficou pelos oitavos de final.

Tomaz Morais (Portugal XV e Sevens):

É impossível não pôr Tomaz Morais neste leque de treinadores. Mais uma vez a nossa Selecção conseguiu resultado muito bons no Torneio Europeu das Nações. O terceiro lugar, a 1 ponto do 2º e a 2 do 1º classificado, põe-nos a sonhar com novo Mundial. Mas este ano foi diferente das anteriores qualificações: empatou-se com a Geórgia, fora de casa, e conseguiu-se uma histórica vitória na Roménia. Se juntarmos a estes resultados a muito boa prestação de Portugal no Circuito Mundial de Sevens, este pode muito bem ter sido um óptimo ano para o treinador da Selecção Portuguesa.

Em 5 jogos oficiais ganhou 3, empatou 1 e perdeu outro. No Sevens, Portugal atingiu a sua melhor classificação de sempre, o 12º lugar com 15 pontos.

A escolha pertence aos leitores.

Que ganhe aquele que merece.

68 comentários:

EJA disse...

A todos,

A ARS organiza a Festa Final de época 2008/2009 com um convívio de Rugby Juvenil para os escalões sub-8, sub-10 e sub-12, no Estádio Nacional do Jamor (Campo A,B e 3), no sábado dia 6 de Junho.

Além do Convívio realiza-se, ainda, a Jornada Final do Circuito e Convívio de AR’ SEVEN’S para o escalão de SUB – 14, nos campos A,B,3,4. Esta festa de rugby só faz sentido com a presença de TODOS os jogadores, árbitros, treinadores e pais.

A Escola de jovens Árbitros apela, mais uma vez, à presença dos atletas Sub 14, Sub 16, Sub 18, Sub 20, Femininos, Seniores e Veteranos para agarrar no apito e arbitrar os jogos do convívio.

Programa:

Convívio
10h30 – Briefing com Formadores da Escola de Jovens Árbitros - Variações das Leis do Rugby Sub12
11h00 – Início dos Jogos
13h30 - Previsão do Final dos Jogos (convívio)

Circuito Ar’ Seven’s (sujeito a alterações)
14h00 – Briefing com Formadores da Escola de Jovens Árbitros - Variação das Leis para Sevens
14h30 – Início dos Jogos
17h30 - Previsão do Final dos Jogos com entrega de prémios

Para uma boa preparação do evento pedimos que se inscrevam através do e-mail escolajovensarbitros@gmail.com antes do evento (mas se não o fizerem não é grave, basta aparecerem no dia 6).


Apareçam!!


Escola de Jovens Árbitros
Associação de Rugby do Sul

Anónimo disse...

Esta foi a 3ª época consecutiva em que o CDUL ficou em 3º lugar.

Anónimo disse...

Frederico sousa sem duvida alguma... se mais alguem ganhar esta votação é uma injustiça...

É obra pegar numa equipa onde a difgerença entre o mais velho e o mais novo em campo é de 16 anos e conseguir ser campeão e ainda levou os sub 21 a grandes jogos onde a maioria dos jogadores com quem rabalhou adorou esar com ele.

Muitos parabens

Anónimo disse...

Primeiro que tudo parabéns pelo excelente blog, com temas actuais e interessantes.

Quanto a esta votação creio que o prémio deve ir para o treinador Frederico Sousa, porque logo no seu ano de estreia como treinador ganhou 2 dos troféus em que o seu clube disputou. Começou a época a vencer a Supertaça num grande jogo contra o Belenenses e venceu categoricamente a Agronomia numa grande final do campeonato.

Apenas uma questão, a Agronomia em 17 jogos do campeonato (14 da fase regular mais as duas meias finais e final) teve 14 vitórias, duas derrotas e um empate.

E os jogos do cdul também estão mal. o cdul fez apenas 16 jogos com 10 vitórias, 5 derrotas e um empate.

Parabéns também aos treinadores Sérgio Franco e Nuno Durão que foram campeões com as suas equipes.


cumprimentos,

André Matos

Anónimo disse...

joaquim ferreira no topo dos treinadores é ridiculo!
e o cdul tem 3/4 estrangeiros. pete,o ruivo e o outro feio e ainda o maxi.

Anónimo disse...

o assunto é interessante mas de factos com alguns erros.
Cdul com 4 jogadores estrangeiros.
Joaquim Ferreiro só foi incluido por ser quem é já que o Cdup desceu bastante de nível.
Poderia por exemplo incluir Nuno Mourão que fez um trabalho mt mais meritorio.


cumprimentos

JP

Anónimo disse...

Concordo com o último comentário.
Não quero com isto dizer mal do joaquim ferreira, mas penso que o nuno mourão conseguiu após uma entrada no campeonato com duas derrotas gigantes e onde o objectivo da equipa era conseguir a manutenção (suposição do que a equipa esperava obter), o técnico acabou num 5º lugar à frente do Benfica.
Não quero também dizer que o Nuno Mourão mereça ganhar (acho que o Pico será o vencedor sem margem para dúvidas) mas sim que merece estar presente na escolha do melhor da época.

Cumps

Adepto de rugby

Anónimo disse...

Objectivamente o Frederico Sousa teve resultados que, inquestinavelmente, o levam a melhor treinador do ano. Ganhou a Super-Taça e Campeonato. Jogadores mais novos conseguiram o seu espaço na equipa ( Luis Salema, Luis Portela, Luis Sousa - este menos usado-, Francisco Tavares, Francisco Pereira dos Santos). Os jogadores mais velhos foram bem utilizados, tendo-lhes sido devolvida liderança e autoridade no grupo. É um treinador que tem a seu favor o facto de ter experiência de grandes jogos (internacionais e nacionais). Sabe o que é ganhar (ganhou muitas vezes) e sabe quanto custa a derrota... Mais do que palavras, é grande conhecedor do jogo e de bons métodos de treino. Vai, sem duvida, na linha de Tomaz Morais. Talvez com a vantagem de ter aprendido dos erros do Treinador da Selecção nacional... Uma ultima nota que não se pode deixar de referir e que vai numa palavra de reconhecimento aos adjuntos Frederico Pedro Nunes e Martim Tomé.. Estes, que o ano passaram treinaram os jovens que este anos tão importantes foram para a equipa senior, foram essenciais para o sucesso deste ano. O Rugby é um desporto colectivo... A Equipa Tecnica do GDD valeu por esse mesmo colectivo. Parabéns

Anónimo disse...

Pico "levou os sub 21 a grandes jogos onde a maioria dos jogadores com quem rabalhou adorou esar com ele."???

só pode ser um gajo a gozar com a malta! toda a gente sabe q o pico é um gajo execrável e q houve vários gajos dos sub21 q recusaram convocatória para n o aturar

Anónimo disse...

o pico e um gajo intratavel mas os jogadores q com ele treinam acabam por se habituar e adapatar-se a ele. alem disso, tendo o xixa na sub21 e o tome e o bird no direito, o seu feitio toma um segundo plano.

Anónimo disse...

ze nunes, e q tal uma votaçao do XV do ano em seniores e sub20? um abraço

Anónimo disse...

Perdoem-me a opinião, mas falta o nome de um treinador...

Phillipe Kellerman pela arte de conseguir ser despedido da Agronomia e conseguir em meses um "tacho" a tempo inteiro num clube feito em pedaços...

É obra!!!

Anónimo disse...

O Kellerman não foi despedido da Agronomia. Foi ele que se despediu por achar que não tinha condições para desenvolver o trabalho que pretendia. Basicamente percebeu que o rugby em Portugal é ainda demasiado amador para a sua forma de trabalhar.

Por isso é que surpreende a sua entrada para um clube que vai disputar a divisão secundária, onde o amadorismo será ainda mais notório. Mas talvez o desafio seja mesmo esse, construir uma equipa a partir da base. Ou então estava mesmo sem trabalho lá na terra dele e a necessidade de ganhar algum para a sopa tenha ditado este novo compromisso.

Anónimo disse...

O Pico realmente ganhou uma final. Fez um bom trabalho mas convém não esquecer que perdeu duas vezes com agronomia por cinquentas, é obra. Tem muito que mostrar. Evidentemente que o Tomás está a um nível diferente, mas é óbvio que o Sequeira é o segundo melhor treinador português.

Anónimo disse...

Qual foi a razão para o Ricardo Sequeira não ter sido o treinador da Agronomia no ano passado?

Anónimo disse...

já alguem sabe os convocados para a selecção de sevens que vai a OSTRAVA?!?

Anónimo disse...

Mais do que o Joaquim Ferreira, o Nuno Mourão merecia a "nomeação". O Cdup, como já foi dito, esteve uns furos abaixo do que seria de esperar...e o Técnico, uns furos acima, tendo alcançado um surpreendente 5º Lugar.

Cumps

Anónimo disse...

Definitivamente Frederico Sousa.Previa um desastre no Direito entre feitio, falta de experiência e autoridade ( afinal foi companheiro de jogo de quase todos que treinou) mas enganei-me redondamente. Ainda bem para o Rugby Português que ganhou mais um treinador de qualidade, para o Direito que ganhou outro treinador vencedor e para ele próprio que se afirma como treinador ao nível do que foi como jogador.

Anónimo disse...

e os convocados para ostrava são??

Anónimo disse...

telefona ao Tomaz

Anónimo disse...

Convocados para Ostrava

Antonio Aguilar (cap), Sebastião Cunha, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro, Pedro Leal, Adérito Esteves, Luis Portela, Serra,Diogo Miranda e Duarte Moreira.

Anónimo disse...

O Pico e o GDD, nos jogos decisivos, jogou para ganhar e...ganhou.

Supertaça e final do Campeonato.

O resto é conversa.

Anónimo disse...

Gostava de saber quem se lembrou do Frederico Sousa para treinar o direito foi uma aposta de risco que por acaso deu bem quem teve treinadores como o Morais e o daniel foi um grande risco.

Anónimo disse...

os treinadores nomeados deveriam ser só do campeonato nacional com miuto respeito pelos outros. neste caso claramente o Ricardo sequeira, por duas vezes esmagou o Frederico Sousa embora este tenha mostrado boas qualidades

Anónimo disse...

boas qualidades? o rapaz é demais arrogante. Teve a sorte deste campeonato se jogar numa final e ser muito pouco competitivo. Voto no Ricardo sequeira que é muito mais completo. Também concordo que os treinadores das selecções não devem entrar na votação.

Anónimo disse...

O melhor treinador não pode ser alguém que levou 2 cabazes de 50s de Agronomia!

Ricardo Sequeira, embora tenha perdido a final, mostrou que é um grande treinador e muito completo ao longo de toda a época. Merece o título sem dúvida.

Anónimo disse...

Ainda não percebi uma coisa.

Qual é o objectivo dos Campeonatos? Ser campeão ou dar cabazes às outras equipas. É que se for dar cabazes devia haver o título do "cabazeiro" nacional do ano.

Anónimo disse...

e ser treinador é muito mais ainda do que ser só campeão e perder ou ganhar. Tanto um como o outro em discussão tinham as melhores equipas. Também a obrigação de ganhar.

Anónimo disse...

O GDD ganhou a final porque o corpo técnico, com o Pico à cabeça, estudou bem o assunto.

Pelos vistos o R Sequeira é muito bom mas adormeceu à sombra da bananeira. Um ano antes tinha acontecido o mesmo. Já não me lembro quem era o treinador.

O GDD tem uma Direcção que funciona e que define estratégias.
Não faz é barulho...fica lá no seu "cantinho"... :) Há muitos anos.

Não são obras do "por acaso"

Anónimo disse...

lol q ressabiados estes agronomos. realemnte quem e campeao e quem ganha nas alturas importantes, n quem da cabazes. como muitos treinadores dizem aos putos "quem fica p'ra historia sao os campeoes, nao quem jogou melhor" e "as finais n sao pra se jogar, sao para se ganhar"

Anónimo disse...

Eu não percebo o que faz o Xixa, o gajo do Belem e o do CDUL...
o que ganharam eles ou que notáveis prestações fizeram

Sinceramente, do meu ponto de vista os candidatos seriam:
Pico
Ricardo Seq
Tomaz
Nuno Mourão.

Mas o triunfador o Pico, sem dúvida.
O Ricardo Sequeira morreu na praia...
O Tomaz assim assim, conseguiu bons resultados e outros menos bons.
O Mourão, com uma equipa que quase parece uma manta de retalhos, com malta sem arcaboiço para estas andanças, conseguiu um bom 5º, para quem vinha da 2ª.
A ver para o ano como será, sem 2 estrelas que faziam a máquina mexer.

Anónimo disse...

lolol
Direcção do gdd? olol quem são? o que fazem eles?
ridiculo, o que vale ao nosso gdd são alguns jogadores e ex-jogadores que andam a puxar a carroça, pq a direcção do nosso gdd não existe, só mesmo no papel.
Miguel portela a presidente já!!

p.s.- sem dúvida o prémio só pode ser discutido por 2: -Pico e sequeira.

Anónimo disse...

o miguel portela nao pode ir para presidente já porque ainda vai jogar mais um ano!! decerto para conquistar o seu 7º campeonato nacional

Anónimo disse...

e contratações e mudanças de clube?

quem sabe noticias fresquinhas?

Anónimo disse...

Australia vs Barbarians
10h30

http://pt.justin.tv/kostaz007/popout

Anónimo disse...

nosso GDD?

Não me parece...que seja teu.

Ou então se for, estás na ignorância.

Por isso estás perdoado...

Anónimo disse...

Argentina vs Inglaterra

16h00

http://pt.justin.tv/live24live/popout

Anónimo disse...

British Lions vs Free State Cheetahs

14h

http://pt.justin.tv/kostaz007/popout

Anónimo disse...

João Bettencourt treinador do Ano!

Anónimo disse...

albertino minhoto treinador do ano!!!!!

Anónimo disse...

O cdup tem imensas dificuldades. nao treinam num campo, mas sim m areia. Por isso, e com todas as dificuldades acrescidas que tiveram, nao se podia aspirar a mais.

Anónimo disse...

Resultado dos sevens de Madrid, alguém sabe?

Anónimo disse...

Portugal ganhou a final com a Espanha por 19-12.

Anónimo disse...

Direito perdeu na meia final com o belem, belem perdeu na final com os B 7's equipa muito boa em 7s. Cascais rugby Linha perdeu na meia final da de prata com os vencedores da final!

Anónimo disse...

Benfica feminino ganhou Taça de Prata (2ª taça).

Anónimo disse...

benfica ganhou o torneio de milão

Anónimo disse...

O Portela e o joão Correia ganharam vermelhos. E os jogos do direito foram um festival de cartões. Muito feio o jogo contra os júniores do Rugby Cisneros (que acabaram por perder, justamente).

Vergonhosa a imagem deixada pelo direito em Madrid.

Parabens ao Belenenses e ao Rugby da Linha.

Anónimo disse...

Acho lamentável este último comentário, muito sinceramente. Estive presente em Madrid com a minha equipe e não acho que a prestação e imagem do Direito tenha sido vergonhosa. Fizeram jogos bons e houve jogadores do Direito que fizeram um grande Torneio.

De facto a agressão do João Correia não foi bonita, o próprio o reconheceu e fez questão de pedir desculpa a todos os intervenientes.

cumprimentos

Anónimo disse...

QUANDO É QUE É O EUROPEU DE SEVENS EM HANNOVER?!?

VAMOS INUNDAR A RTP1 E A SPORTTV PARA QUE TRANSMITAM O TORNEIO.

PORTUGAL É SÉRIO CANDIDATO AO TÍTULO!!!!

Anónimo disse...

Parabéns ao Benfica por ter ganho esse torneio de Sevens. Pode ser que isso os ajude um pouco a preparar a próxima época.

Anónimo disse...

Vergonha, vergonha são gajos que vêm para aqui, sob anonimato, lançar boatos e discussões de assuntos que não interessam para nada. Vergonha e cobardia... É pena porque estavam apenas 3 equipas em madrid e todos se conhecem uns aos outros. Sinceramente não compreendo o que faz mover essa gente.

Anónimo disse...

"pois há quem diga que foi mais empurrão."

Quem diz não estava lá... Eu já vi muitos empurrões, nenhum de mão fechada, na cara, com o adversário de costas.

Anónimo disse...

"estavam apenas 3 equipas em madrid e todos se conhecem uns aos outros"

errado. estavam lá jogadores de muitas equipas portuguesas, pelo menos dois árbitros portugueses, mais alguns dirigentes de clubes portugueses. quatro clubes foram lá competir (não esquecer o Benfica), e o universo de pessoas tugas que viram o que se passou é grande.

quero ver se o cisneros e a fer participam do pipas e do portela à FPR.

Anónimo disse...

Caro blogger, queria so informa lo que amanha e a final da taça de sub 16 e que se pudesse dar lhe um destaque era optimo

Anónimo disse...

Queres que te diga o meu nome e onde vivo?

A mim ninguem me conhece, sou mais um emigrante, e fui ver o torneio com muita gente na minha situação. E não creio que alguem venha a Madrid discutir isto comigo!

Já os jogadores do Direito em questão, todos os conhecem, e daí advém uma maior responsabilidade. Não é?

Anónimo disse...

quase nenhum jogador da selecção sub 21 gosta do pico, sem tirar mérito mas gajos com aquele feitio não se sefaram para sempre. ele é mau em relaçoes interpessoais

Anónimo disse...

parem de dizer mal das pessoas. parece que o espirito futeboleiro já invadiu até os blogs sobre rugby. FRANCAMENTE!!!

Anónimo disse...

Sim. Mas no futebol, pelo menos, uma agressão daquelas nunca seria esquecida.

O espírito do rugby... pff... O espírito do rugby acabou quando começou a ter alguma visibilidade e apareceram blogs e a sportTv, e agora se vê que esse espírito que apregoam nunca passou de um mito. É agressões, é favores, é público mal formado, é sadismo, é desorganização, é desleixo, é falta de vontade... Cervejas todos as bebem. E todo o bom desportista é leal e tem espírito de sacrifício e fair-play. Não é só o jogador de rugby.

Não há espírito nenhum. Há regras de comportamento que estão acima de qualquer desporto individual.

E o que vi este domingo deve/tem que ser censurado.

Anónimo disse...

O que é que aconteceu no Domingo?

Anónimo disse...

Voltando ao que aqui se discutia com propriedade e elevação: João Bettencourt merece sem qualquer espécie de dúvida, pelo menos, uma menção honrosa.

Depois é necessário separar um bocado as águas para podermos ser justos na opinião: se a um chef de cozinha é dado o melhor que há para cozinhar, este não pode ser considerado o melhor cozinheiro de todos, se aos outros se der apenas um cesto de ovos e um kilo de batatas. A questão é o que se faz com o que se tem! Nisso, o Pico ganha ao Ricardo. Na final, não lhe valeu de (quase) nada o Joe, o Conrad, o LeRoux, o outro asa, o centro, etc. O "caviar" não bateu umas batatas cozinhadas na perfeição.

Anónimo disse...

Quem é o João Betencourt? Treina quem? (desculpem a minha ignorancia, antes de dizerem mal...)

Anónimo disse...

Se não estou em erro é treinador dos sub-16 do Cascais que foram campeões. Por favor não confundam as coisas. Independente do mérito que o sr. possa ter (nunca vi jogar a sua equipa) estamos a falar de seniores! Sub16 nem um escalão de competição é, ou pelo menos nem devia ser. Até porque então teria que se destacar também o treinador vencedor de sub-18 e sub-20.

Anónimo disse...

Só falei do João Betencourt porque fez uma equipa de miúdos, num cascais que não vinha prometendo grande futuro há já várias épocas. Pois não só conseguiu fazer e manter uma equipa de miúdos, como a fez ganhadora. Está de parabens! Quanto aos séniores, reitero: o Pico, com os ovos que teve, fez uma omolete maior e melhor!

Anónimo disse...

O melhor ovo do Pico, foi o Mourinha!

velho disse...

por inposição do treinador senior do GDD - albertino minhoto foi afastado dos sub - 21, ou seja foi despedido por inposição do pico.

Anónimo disse...

Homenagem a Albertino Minhoto, grande treinador! Tem lugar em qualquer equipa, grande homem do rugby, não merecia passar por isto depois de ficar em 2º lugar.

Anónimo disse...

Para mim um bom treinador é aquele que consegue retirar o máximo dos seus jogadores, elevando o nível dos mesmos.
Em virtude do que acima se disse, não entendo como o treinador do CDUP e do Belenenses podem ser considerados para esse prémio, visto que os seus clubes renderam nitidamente abaixo do que podiam.
Para além disso, penso que todos concordam que a equipe do Belém e do CDUP tem qualidade e potencial para atingir muito mais do que atingiram este ano.

Anónimo disse...

Treinar miudos cheios de pica para se afirmarem é uma coisa. Preparar uma equipa senior, muitas vezes com jogadores vindos de várias equipas é completamente diferente. Vide o caso do Carlos Queiroz no futebol.