quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Salto Qualitativo"

Na Selecão a união faz a força.

"“Râguebi cresceu de 2000 para 5000 praticantes desde 2005” é a frase que marca a entrevista de Dídio Aguiar ao jornal “a Bola” de hoje.

Numa altura em que nos aproximamos de mais uma etapa decisiva do Rugby Nacional, o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby vem afirmar que o Rugby está no bom caminho e que as principais apostas da Federação foram centradas na formação e na alta competição. Não podia estar mais de acordo. Como se sabe em 1999 a vizinha Espanha qualificou-se para o Mundial de Rugby, depois desse Mundial veio uma avalanche de desastres. Os resultados da selecção foram caindo, os jogadores foram deixando de jogar e mais importante, não houve um investimento grande.

Em Portugal, a FPR já estava precavida dessa situação. Foi então que se reuniram esforços de parte a parte (Lembro que Tomaz Morais aceitou prolongar o seu vinculo com a Selecção com esse objectivo) e se começou a trabalhar rumo a uma nova era do Rugby Português. Os resultados estão à vista: mais jogadores, mais equipas, mais qualidade, mais adeptos, mais patrocínios, mais informação, etc…

Tudo isto num prazo de 2 anos e numa altura de crise.

A Federação virou esforços para a formação e juntamente com as Associações de Rugby (Norte e Sul), conseguiram-se criar vários projectos de cariz social e de desenvolvimento do Rugby. Do outro lado estava também a haver um investimento forte no CNT. Muitos são os jogadores que se deslocam ao complexo desportivo do Jamor para treinar, seja no ginásio ou no campo, com resultado desportivos à vista:

  • Presença em mais torneios de Sevens e melhor classificação de sempre nos World Series;
  • Vitória na Roménia e empate na Geórgia, para o Torneio Europeu das Nações;
  • Resultados das selecção jovens (sub-20, sub19, e sub-17);
  • Digressões à Irlanda com um número grande de jogadores;
  • Leque de opções para as convocatórias da Selecção alargado (actualmente temos muitos e bons jogadores para cada posição).

Facilmente se percebe que apoio esta Federação e não concordo o que quer que seja quando aparecem movimentos que querem acabar com um trabalho que ainda não chegou ao fim."

Cumprimentos

Zé Nunes

29 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o texto é elucidativo do que se pasou estes anos ,nem tudo foram rosas e claro algumas coisas falharam , mas ninguém pode duvidar que se deu um grande salto quantitativo e qualitativo .

Anónimo disse...

Deu-se um SALTO!

Certo!

QUANTITATIVO sem dúvida, que foi o salto maior!


Quanto ao QUALITATIVO só será maior, leia-se maioridade, quando já não for necessário dar saltos quantitativos!

ESTAMOS a EVOLUIR, é certo!
ESTIVEMOS na MODA em 2007, é certo!
AINDA continuamos na MODA em 2009, tb é certo!



ATÉ a SN tem a melhor mascote que alguém poderia pensar, certíssimo!


Agora vamos TRABALHAR, para ver resultados, mas não a todo o custo sff! Sem LESÕES que fiquem permanentes!

Anónimo disse...

Rapaziada, este salto quantitativo, deve-se à presença no mundial, ao qual o esterismo está para a acabar, e pq digo isto, pq aumentamos o numero de praticantes, mas n melhoramos(aumentamos) as infraestruturas para os receber.
Direito 1 campo
Belem 1 campo de vez enquando (apesar de usarem o EN como se deles fosse e sem pagar)
Cdul Paga 10 mil por ano de renda ao EUL para lá jogar e treinar(injusto em comparação ao belem)
Agronomia 3 campos (sem o minimo apoio da FPR)
Técnico 1 campo
Benfica 1 campo (está agora a construir um centreo de treino mas tambem sem ajuda da FPR)
Cascais 1 campo que tem de gerir com o futebol e por isso está condicionado
Cdup 1 campo na lousada alugado
Évora sem campo
Montemor 1 campo condicionado pelo futebol (acho)
Setubal 1 campo
moita 1 campo.

Acham suficiente? ainda há mais alguns poucos mas alugados, que infraestrutura e ajuda aos clubes deu esta FPR?
A FPR singiu-se unicamente à selecção nacional e desinteressou-se pelos clubes, já que a SN é que lhes dá nome.
Outra coisa, os resultados dos dias de hoje são maus, isto pq são os mesmos de quando eramos totalmente amadores, o que não acontece agora, logo a exigencia deve aumentar.

Saudações,

Rugby Man

Anónimo disse...

rugby man
agora que o rugby em portugal é altamente profissional vamos fazer campos em cima das torres de Lisboa e ganhar aos all blacks.

rugby women

Anónimo disse...

quantas jornadas teve o Campeonato Nacional da DH na última época ?
Duas. A penultima e a última. Continuem assim que hão-de ir longe. Se não formos à Nova Zelândia andamos 5 anos para trás.

Anónimo disse...

Esta época só vai ter uma. A ultima.
Direito x Belenenses

Anónimo disse...

loolol rugby woman, mto bom!

ha pessoas que realmente nao tem noção

Anónimo disse...

Esse direitoxBelenenses deve ser o jogo do campeonato em atraso de à 2 época atrás....

bryan disse...

Concordo com o teu post Zé Nunes.

Anónimo disse...

Aumentou a qualidade? Aonde? Já estão esquecidos dos resultados da divisão de honra do ano passado? Houve jogos com diferenças de 90, 80,70,60,50 pontos!!! Isto é qualidade? Um campeão nacional apurado em 2 jogos (1/2 final e final) isto é qualidade? Francamente...
Isto foi uma entrevista patrocinada pelo amigo da fpr Antonio Aguilar, para dar um pouco de força a esta direccção, numa altura conturbada em que a oposição está a ganhar força.

Anónimo disse...

Essas diferenças acontecem em todo o lado do mundo.

Normalmente nos campeonatos que se decidem em dois jogos costuma ganhar a equipa mais regular...cá é que parece que não ( nas duas últimas épocas ). Porque será?

Na época passada houve muitos jogos com muito interesse. Aqui o anónimo anterior está afastado desta coisa.

Os clubes têm que fazer pela vida. Se ficam subsídiodependentes não duram muito.
VEJAM O RUGBY LINHA! DESENRASCOU-SE!

Anónimo disse...

Concordo com o post.

Acho que se deve dar continuidade a esta FPR, principalmente quando se vai decidir a Qualificação para o Mundial.

De há 5 anos para cá só havia uma ou duas equipas a lutar pelo título, agora estão pelo menos 4 (este ano tanto o Benfica como a Académica vão ter uma palavra a dizer). A isto chama-se evolução!!

Há 7 ou 8 anos só tínhamos 30 jogadores por selecção, agora temos mais de 50 em cada. (sub-17 A e B, sub-18, sub-19, sub-21 e Selecção A). Evolução

Há 2004 só tínhamos 10 clubes na II Divisão. Agora temos 19. Crescimento.

Lá porque há um clube que não gosta de perder a final quando é o melhor na fase regular, não se pode mudar os estatutos! No Top14 é assim, no Super 14 é assim. Há sempre uma final para fazer a festa do rugby. Para haver emoção. Adrenalina e nervos. Um jogo de pressão, para fazer os jogadores crescerem e habituarem-se a lidar com os nervos, como acontece nos Mundiais e nas qualificações.

Em todas as competições há finais.

Que seria de um campeonato do Mundo sem a Final. Não deixa de ser injusto para uma selecção que vença todos os jogos dos grupos e depois perde nas meias.. mas tem que ser assim. Não se pode ganhar apenas a fase regular. PARA A HISTÓRIA FICA QUEM GANHA A FINAL, O VENCEDOR!!!

Este movimento anti-FPR é apenas um grupo de pessoas que não consegue ver que para ganhar há que ser o melhor em todas as alturas!! ou então passa a haver um campeão da fase regular, dá-se-lhe uma taça e ficamos todos felizes.

abraços

Anónimo disse...

realmente ha pessoas burras...
o campeonato do mundo se voce reparar bem, tem o formato de, por exemplo, uma taça de portugal nao e?
nao esta dividido por grupos?

Rugby world Cup, ou Rugby World Championship...

A verdade é que o campeonato em Portugal é uma bela merda, não se joga rugby, brinca-se ao rugby. a unica equipa que joga é a selecção.
se a academica e o benfica vao dar luta, espero bem que sim porque o que se tem vindo a passar nestes ultimos anos é apenas ridiculo.

Anónimo disse...

Não há grupos? então contra quem é que Portugal jogou em 2007, perdeu mas passou a eliminatória?

Anónimo disse...

entao tas a dizer que o campeonato do mundo é um "todos contra todos"?
alguma vez foi?
é uma taça....taça do mundo.

Anónimo disse...

O que estava atentar dizer era que há primeiro uma fase de grupos e só depois é que há eliminatórias.

Como em Portugal, mas com apenas um grupo.

É difícil de perceber?

De qualquer maneira o que leva as pessoas ao estádio, traz patrocínios e televisão, são as finais.

Anónimo disse...

"Aumentou a qualidade? Aonde? Já estão esquecidos dos resultados da divisão de honra do ano passado? Houve jogos com diferenças de 90, 80,70,60,50 pontos!!! Isto é qualidade? Um campeão nacional apurado em 2 jogos (1/2 final e final) isto é qualidade? Francamente..."

Falta-lhe um bocadinho de conhecimento, meu caro:

em raguebi, actualmente, todos os campeonatos têm um formato semelhante ao de portugal.
liga, depois play-offs.

veja-se Top14, Guiness Premiership, Currie Cup, Air New Zealand Cup, Super14, Heineken Cup, Magners League, and so on and so on..

é verdade que é um modelo que não premeia a regularidade, mas promove o espectáculo e a emoção, levando mais adeptos ao estádio (que é tipo, o mais importante..)

mas se calhar estão todos errados e só o senhor está certo..

Anónimo disse...

Há algum jogo amigável este fim-de-semana?

Anónimo disse...

benfica vs setubal

Anónimo disse...

academica-selecção de sub 19

Anónimo disse...

Só uma lembraça boa desta direção da FPR:
-Jogo belem-direito de à 2 épocas atrás, foi cumprido?
-O fiscal de linha da final do campeonato da época passada, nuno coelho, que mentiu no relatório de jogo, perante imagens televisivas, que lhe aconteceu?
-Após a final da taça ibérica agronomia-direito, ai sim poassaram-se cenas graves envonvendo agressões de jogadores internacionais a arbitros, houve algum comunicado da FPR como houve após a final do CN da época passada?
-Após a final do CN em que a agronmia venceu o direito, houve igualmente ofensas e ameaças ao mourinha por parte dos jogadores do direito, houve algum comunicado ou sanção disciplinar?

São apenas alguns pontos, MUITO GRAVES, desta direção podre, será que após isto, que são uns infimos promenores de todos o resto, aind ponderão a continuação desta direção e o porque de todas as equipas (menos 3) estarem contra esta direção?
Será o cabé boa opção? entre a luta pelo rugby deste Sr, ou na eventual candidatura do paisana, cabé á presidencia, o paisana seria a continuação deste lobby, que afecta, clubes,selecao, arbitragem e jornalismo.

Força cabé, queimado, pedro ribeiro e todos os outros que lutam pelo regresso dos valores do rugby e da transparencia!

Abraço
OVAL

Anónimo disse...

Parece-me um bocado tendencioso este último comentário.

Todas as queixas que enunciaste em cima são a favor de Agronomia... e depois no final juntas os nomes de Queimado e Pedro Ribeiro.

Dá a entender que se o Cabé ou alguém da Agronomia for ao "poder", o dado começa a pender um bocado para o lado Agrónomo, ou não é isso que queres dizer?

Depois porque é que nunca vi o Queimado ou o Ribeiro assumirem uma opinião pública como o Cabé? Aliás nem sei se essa é a opinião deles, como afirmas.

Agora duas dúvida:
-É mentira que a Agronomia está com muitas dívidas?
-Se o Cabé for para o poder quem é que garante que a FPR não fica afundada em dívidas, também?

N.F.

Anónimo disse...

Afirma-se aqui que a selecção a 10 anos atrás só tinha 30 jogadores, o que é uma mentira rasgada, desmentida pela história. Pois se bem se recordam, em 1997, os jogadores do Cascais e do belenenses (maioria na selecção - se não estou em erro eram 15 ou 16 normalmente convocados), decidiram se recusar a jogar pela selecção nacional em protesto contra o selecionador nacional de então, João Paulo Bessa. A FPR aceitou a queda de braço e não afastou o selecionador, optando por convocar jogadores de outros clubes, tais como academica, Cdup, Técnico, Direito. Resultado, Portugal ganhou da Georgia, e quase se apurou para o mundial de 1999 (poucos parecem se lembrar, mas não fomos aquele mundial por 4 pontos , derrota com Espanha 21x17).
Por isso como acima se demonstrou é mentira que a selecção Senior só tivesse 30 jogadores, bem como é mentira que tem agora 50, ou alguém acha que muitos daqueles que por lá andam tem nivel para ser internacional?
Quanto aos escalões de formação, relembro que durante varios anos Portugal participou do Campeonato do Mundo de Juniores, tendo por varias vezes vencido o grupo B, e em consequencia participado do grupo A, contra equipe como França, Itália, Gales, Romenia, Argentina, etc...
Agora pergunto, a quantos anos Portugal não participa deste Campeonato? Equipes como Uruguai, Japão, Roménia, Georgia, EUA, portanto do nivel que nos pretendemos ser, tem participado regularmente, e nós???
Defendam o que de bem tem sido feito nos ultimos anos (há que reconhecer isso), mas não denigram a história nem esqueçam dela.

Anónimo disse...

Histeria, é um termo que já aqui foi usado e com razão. E a FPR mais uma vez tenta aproveitar-se disso. O sucesso do Rugby é de há doís anos para cá e não desde 2005. Quanto pesam os feitos de há dois anos em relação aos conseguidos desde 2005 ? Não queiram mascarar os números como o Tio Sóctares.
O que aconteceu foi fruto de um acaso e não de um trabalho da FPR. Um acaso, de termos conseguido reunir um conjunto de Homens, que com tanto querer como de saber, nos soube Honrar. Foi o querer de uma selecção e de um Treinador, tão simples como isto !! .O que éque a FPR contribuiu para a formação dessa equipa no passado ? E tanto foi um acaso que no presente já é o que é e não fosse a Selecção do Mundial, onde estaria o cerscimento das camadas jovens ? Dêmos graças a Deus por aquela selecção mas só a ela.
Um abraço

Anónimo disse...

Não há pior cego do que aquele que não quer ver...

Anónimo disse...

"O que éque a FPR contribuiu para a formação dessa equipa no passado ? E tanto foi um acaso que no presente já é o que é e não fosse a Selecção do Mundial, onde estaria o cerscimento das camadas jovens ?"

-Quem é que arranjou os patrocínios para o CNT? FPR
-Quem é que arranjou os patrocínios para a Divisão de honra? FPR
-Quem é que tratou da festa que vem sendo a final do campeonato? FPR
-Quem é que pôs o Tomaz no comando da selecção? FPR
-Quem é que pôs o rugby português a ser falado nos media, com investimentos e SEM DÍVIDAS? FPR

N.F.

Anónimo disse...

-Quem é que arranjou os patrocínios para o CNT? Foi o Seleccionador Nacional!
-Quem é que arranjou os patrocínios para a Divisão de honra? Para os Clubes entrou dinheiro da SAGRES!!!
-Quem é que tratou da festa que vem sendo a final do campeonato? FPR e o resto de CAMPEONATO???
-Quem é que pôs o Tomaz no comando da selecção? Mas já lá anavda antes desta direcção!!!
-Quem é que pôs o rugby português a ser falado nos media, com investimentos e SEM DÍVIDAS? Foi sem dúvida o trabalho e dedicação do GRUPO de pessoas que pôs Portugal no Mundial!!!

Anónimo disse...

Como é que o grupo de trabalho conseguiu o investimento SEM DÍVIDAS? explica-me lá isso sff

Anónimo disse...

Paisana a Presidente!

Tem uma visão sustentada (veja-se o trabalho que fez na ARS!!!) e perfil de presidente.

É honesto! Não é como o Famous Didio!