terça-feira, 6 de outubro de 2009

Direito vence Super Taça

O Grupo Desportivo de Direito continua na senda de vitórias depois de ontem ter derrotado a Agronomia por 14-6.

Num jogo, onde as condições atmosféricas não foram as melhores, o grupo de Monsanto conseguiu desde cedo chegar à vantagem, através de uma penalidade de Pedro leal e um ensaio bem conseguido por Salvador Palha numa acção onde os restantes avançados do Direito conseguiram enganar o conjunto da Tapada.

Não demorou muito a resposta de Agronomia que ao ver-se em desvantagem começou a fazer os seus pontos através do jogo ao pé de Duarte Cardoso Pinto. A primeira parte terminou com um resultado de 11-6, mas este podia ser mais dilatado não fosse o abertura impedir um novo ensaio de Salvador Palha, numa jogada bastante semelhante ao primeiro ensaio.

Na 2ª parte o jogo piorou. Com a chuva a apodera-se do terreno de jogo este tornou-se mais pesado e mais jogado através dos avançados de cada equipa. Os restantes pontos foram conseguidos pelo nº15 do Direito, fechando o resultado em 14-6.

Alinharam pelo Direito:

  1. Jorge Segurado
  2. Nuno Taful
  3. João Correia
  4. Gonçalo Uva
  5. Eduardo Acosta
  6. Luís Portela
  7. Salvador Palha (5)
  8. Vasco Uva
  9. José Pinto
  10. Luís Salema – Gonçalo Malheiro
  11. Pedro Carvalho
  12. Miguel Leal – Ricardo Alves
  13. Miguel Portela
  14. António Aguilar
  15. Pedro Leal (9)

Alinharam pela Agronomia:

  1. Gustavo Duarte
  2. Bernardo Costa Duarte
  3. Rodrigo Aguiar – Álvaro Graça
  4. Patrício Bellesteros
  5. Carlos Quadros – João Pratas
  6. Jacques Le Roux
  7. António Duarte – João Paiva
  8. Juan Severino
  9. Lourenço Kadosh – Pedro Lorena
  10. Duarte Cardoso Pinto (6)
  11. Diogo Coelho
  12. Francisco Mira – Manuel Dentinho
  13. Fernando Costa Duarte – Manuel Assis Teixeira
  14. Michael Lubbe – Duarte Champalimaud
  15. Duarte Cortes

No final do jogo o Frederico Sousa considerou o resultado justo e realçou ainda o facto do Direito ser o clube com maior ascendente no Rugby Português do últimos 10 anos, onde ganhou 6 campeonatos. Do lado Agrónomo Ricardo Sequeira encarou o jogo com naturalidade dizendo que o adversário soube aproveitar as oportunidades dadas pela sua equipa e destacou o comportamento da sua equipa que se encontra em renovação e com muitos jogadores novos.

Neste jogo o destaque vai para os regressos de Diogo Coelho e Pedro Carvalho. Dois “pontas” que voltaram a pisar os relvados portugueses depois de uma ausência por lesão e estudos, respectivamente.

Duarte Cardoso Pinto mostrou neste jogo a sua boa forma e o seu bom jogo ao pé. Foi dos melhores elementos de Agronomia juntamente com Juan Severino. Destaque ainda para a titularidade de Fernando Costa Duarte a 2º centro e logo frente ao jogador mais experiente em campo, Miguel Portela.

Do lado do Direito, os regressos de Gonçalo Uva e José Pinto não se fizeram notar tanto quanto se esperava destes dois jogadores que nos últimos anos jogaram em campeonatos bastante mais competitivos que o nosso. Já Nuno Taful fez um bom jogo na posição de talonador e Gonçalo Malheiro teve pouco tempo para se mostrar.

Nos outros jogos os resultados foram:

Sub-20: CDUP 9 - 3 CDUL

Sub-18: Direito 17 - 3 Agronomia

Femininos: Benfica 26 - 0 CDUP

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Super Taça 2009/10

É já nesta Segunda-feira que começam os jogos a doer. Dia 5 de Outubro vem a primeira prova de fogo:

Direito x Agronomia, às 17:00 no Estádio nacional.

Numa reedição da final do campeonato da temporada passada o Direito aparece, à partida, com uma ligeira vantagem. Os regressos dos internacionais são certamente uma mais-valia para o clube de Monsanto numa final que irá pôr à prova os nervos dos jogadores. Do lado Agrónomo a principal baixa vai para a ausência de Joe Gardener. O jogador naturalizado português está em dúvida para o jogo e pode muito bem ficar na bancada. Contudo há um regresso bastante esperado. A dupla de centros Francisco Mira e Manuel Assis Teixeira, os centros titulares na época em que a Agronomia ganhou o Campeonato.

Interessante será também o jogo de avançados dos dois clubes. De um lado temos quase uma selecção portuguesa com João Correia, Gonçalo Uva, Salvador Palha, Vasco Uva, Nuno Taful, Jorge Segurado, etc.. e do outro temos António Duarte e Gustavo Duarte, dois jogadores que vêm sendo segundas ou terceiras escolhas nas convocatória da Selecção e espreitam por uma oportunidade, e ainda Juan Severino que vem jogando a 8 e Jacques Le Roux o pesadelo do Direito na final de 2007. Por último neste jogo estarão os 3 talonadores da Selecção Portuguesa em jogo: João Correia, Nuno Taful e Bernardo Costa Duarte.

Nos ¾’s os advogados também partem com a vantagem de terem mais nomes. Mas se de um lado está Pedro Leal, Malheiro e Adérito Esteves, do outro estão Duarte Cardoso Pinto, Francisco Mira e Michael Lubbe.

Este será, talvez, o primeiro encontro numa final em que a Agronomia não parte como favorita. Nos últimos dois anos tanto contra o Belenenses como contra o Direito, a Agronomia era a principal candidata ao título e acabou por ceder. Agora a história muda. Será este factor crucial?

Nada foi deixado ao acaso e a festa da Supertaça promete ser igual à da final do Campeonato.

Antes da final e no mesmo campo terá encontro a Super-Taça do escalão de sub-18. O jogo será disputado entre os mesmo clubes do escalão sénior:

Sub.18 - Agronomia x Direito, às 14:30 no Estádio Nacional.

Entretanto no Estádio Sérgio Conceição, em Coimbra terão encontro as respectivas Supertaças dos sub.20 e Femininas :

Sub.20 - CDUP x CDUL, às 17:00 no Estádio Sérgio Conceição, em Coimbra.

Feminino - Benfica x CDUP, às 15:00 no Estádio Sérgio Conceição, em Coimbra.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Prémios FPR

Já foram anunciados os nomeados para os prémios da FPR da época 2008/09.

Sem muitas surpresas os nomeados foram os jogadores que mais se destacaram durante a última época, quer nas equipas, quer nas selecções.

Melhor Jogador:

  • Pedro Leal – Campeão Nacional, 2º melhor marcador do Campeonato e presença assídua nas selecções de XV e VII. Esteve presente no Mundial e Europeu de Sevens.
  • Gonçalo Foro – 3º lugar no campeonato, 5º melhor marcador do campeonato (12 ensaios) e presença assídua nas selecções de XV e VII. Esteve presente no Mundial e Europeu de Sevens.
  • Joe Gardener – Vice-campeão, melhor marcador do Campeonato com 212 pontos e vencedor da Taça de Portugal.

Jogador Revelação:

  • Manuel Costa – Jogou pelos sub-20 e seniores do Belenenses e representou as selecções de sub-19, sub-21 e de VII de Portugal.
  • Frederico Oliveira – Marcou presença em todas as etapas de VII e ainda esteve presente no Mundial e Europeu de Sevens.
  • Luis Portela – Campeão Nacional pelo Direito e autor 5 ensaios durante a época, marcou presença numa etapa de Qualificação para o Europeu de Sevens..

Melhor Treinador:

  • Frederico Sousa – Campeão Nacional, orientou a selecção de sub-21.
  • Craig Sandland– 3º Lugar no Campeonato.
  • Ricardo Sequeira – Vice-campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.

Melhor árbitro:

  • Afonso Nogueira
  • Rohan Hoffman
  • João Mourinha
Dê a sua opinião e escolha os seus vencedores nas sondagens laterais.

Agronomia de renovação.

A Agronomia é uma das candidatas ao título.
A Agronomia, que vem sendo um dos melhores clubes nacionais, senão o melhor, nos últimos 5 anos, vive um período de renovação de equipa.

As saídas do capitão Conrad Stickling, para o Dramático de Cascais, de Geere David, Silvestre Engelbrecht e ainda Vincent Coelho, foram suprimidas com a contratação de apenas um jogador, até ao momento. Falamos do Argentino, que joga a 2ª e 3ª linha, Patricio Ballesteros que veio do clube sul-americano Deportiva Francesa.

A Agronomia inicia esta época com apenas 3 jogadores estrangeiros: Jacques Le Roux, Michael Lubbe e Patricio Ballesteros.

Mas será uma contratação suficiente? A resposta foi dada no sábado passado com a titularidade de Fernando Costa Duarte na posição de 2º centro (marcou um ensaio) ou ainda com as entradas de Manuel Dentinho, João Pratas, João Paiva e ainda Pedro Lorena (todos jogadores formados no clube) mostrando que a juventude agrónoma pode dar conta do recado.

É uma nova imagem, aquela que surge nos campos de Agronomia. Uma equipa mais rejuvenescida e com os regressos de experientes jogadores portugueses, capazes de orientar os mais novos. Mas não é tudo. Quem viu esta Agronomia jogar reparou numa maior mobilidade e rapidez na condução da bola, o que traz de um rugby mais empolgante, e ainda de um pack avançado bastante forte e coeso capaz de perfurar qualquer defesa.

Antevê-se então uma Agronomia ao mesmo nível ou ainda mais forte que no ano passado.

Uma solução

Registo e penso sobre todos os comentários que são colocados em cada caixa. É importante que se esclareça que estes espaços são de opinião pública, mas também são de discussão do tema do post.

Fui reparando que os comentários se tornaram cada vez mais agressivos e sem lógica, um pouco como os argumentos dos portugueses em geral. Como tal, foi decidido que só se poderá comentar com um nome registado (para registar carregue AQUI).

Durante estes 9 meses nunca foi publicado artigo algum que seja, de maneira alguma, mais ou menos parcial. Sempre foi a base da equipa: Imparcialidade. Apenas e unicamente me tornava parcial nos artigos onde expunha a minha opinião.

Existem e sempre existirão pessoas cujo objectivo é destruir um bom trabalho, seja por falta de ambição pessoal ou por desacordo. Contudo é bastante satisfatório ver que o que faço porque gosto e porque o Rugby é um deporto que para além das vertentes físicas, técnica e tácticas, tem uma psicológica que é bastante importantes para qualquer pessoa, e assente nas qual se pode crescer. É por isso que existirá sempre uma solução.

Cumprimentos

Zé Nunes

Adérito volta a treinar.

Adérito é um jogador importantíssimo nos Sevens.

O jovem ponta português voltou a treinar condicionado depois da lesão sofrida nos Sevens o Campeonato da Europa. O jogador do Grupo Desportivo de Direito que passou a maior parte do verão a recuperar da lesão sofrida, poderá estar apto parar jogar nas primeiras jornadas do campeonato, assim como, estar presente nos jogos de preparação da selecção contra a Namíbia, Argentina A e Samoa.

Adérito que conta apenas 23 anos, nasceu para o rugby no Rugby Clube de Oeiras, tendo depois ido jogar para a Agronomia, onde se desenvolveu como jogador. Contudo foi no Direito que Adérito atingiu o seu actual nível como jogador internacional e se tornou bastante reconhecido, não só em Portugal como também por todo o mundo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jornada de 24 a 26 de Setembro

24 de Setembro (Quinta-feira) - 18h no Estádio Nacional – Portugal x França – jogo de preparação para o Europeu de sub-19.

Portugal - 03 x 62 - França

26 de Setembro (Sábado) - 15h na Sobreda da Caparica – S.L. Benfica x C.F. “os Belenenses”;

26 de Setembro (Sábado) - 15h na Tapada da Ajuda – A.E.I.S. Agronomia x CDUL – “Sapo Meo CUP”;

26 de Setembro (Sábado) - 15h em Monsanto – G.D. Direito x A. Académica de Coimbra – Joga de apresentação do Direito.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Gonçalo Malheiro reforça o clube de Monsanto.

Gonçalo Malheiro deixa o CDUP.

Confirma-se, assim, a sua saída do CDUP por motivos profissionais e o seu ingresso no clube de Monsanto, "Porque é um clube vencedor com um espírito de grupo e de sacrifício que se assemelha comigo."

Gonçalo que recentemente foi alvo de uma sondagem para se saber qual era o clube ideal em Lisboa para praticar Rugby, decidiu-se pelo Grupo Desportivo do Direito, que se vê reforçado por mais um internacional do Mundial de 2007.

O melhor marcador do Campeonato em 2002/2003 e 2005/2006, para além de vencedor da Taça de Portugal por duas vezes, irá querer, de certeza, juntar ao seu currículo (AQUI) o título de campeão Nacional já esta época, num Direito que se torna mais forte a cada dia que passa. Neste momento tem no seu plantel 10 jogadores que estiveram presentes no Mundial 2007: Vasco e Gonçalo Uva, Pedro Leal, António Aguilar, José Pinto, João Correia, Diogo Coutinho, Pedro Carvalho, Miguel Portela e Gonçalo Malheiro.

Portugal Vs França, sub-19

A selecção de sub-19 defronta amanhã (quinta-feira, dia 24) a selecção Francesa.

Este jogo insere-se no programa de preparação da selecção portuguesa para o Europeu que se realizará entre os dias 23 e 31 de Outubro. A outra grande novidade deste Europeu é o facto de este se disputar em Portugal, mais precisamente em Coimbra.

Entre os convocados para o jogo está o internacional de VII António V. Almeida e ainda Manuel Costa, Henrique Morato, Pedro Rocha e Melo, Veltioven Tavares, João Ventosa, João Mestre e João Mateus, todos jogadores presentes no Europeu de sub-21 realizado em Madrid, para além de presença habitual no plantel sénior dos respectivos clubes. Nota de destaque para a presença de Arnaud Gonçalves, jogador dos juniores R.C. Toulon.

Para ver a convocatória carregue AQUI.

domingo, 20 de setembro de 2009

Julien Bardy, 80 minutos e um ensaio.

Julien Bardy, cujas marcas da primeira época foram visiveis nos primeiros estágios, vai dando nas vistas no seu clube.

O único Português a actuar no Top-14 foi uma das figuras da sua equipa, o Clermont, na 7ª jornada da competição Francesa. Titular com o número 7, Bardy foi autor de uma exibição bastante elogiado no site do clube, de onde destacam o seu ensaio: “Com uma jogada de mestre, ele tirou o defensor, rasgou a cortina defensiva adversária e marcou o terceiro ensaio da tarde.

Em acção no último jogo.

Na mesma reportagem sobre o jogo diante do Albi, o Luso-francês é considerado como uma máquina defensiva, dizendo que ele faz tudo o que se pode pedir a um defesa “Julien Bardy, o forno e o moinho da defesa”.

Para ver o resumo do jogo carregue AQUI. (O ensaio de Bardy é o terceiro.)

Depois de uma estria auspiciosa diante do Toulon, o asa português assina assim o seu primeiro ensaio no Top-14, dando a entender que o futuro deste jovem jogador pode ser bastante interessante.

O Clermont, com esta vitória, alcançou o primeiro lugar da Tabela.

  1. Clermont - 7 jogos, 25 pontos
  2. Toulouse - 6 jogos, 19 pontos
  3. Biarritz - 7 jogos, 19 pontos
  4. Stade Francais - 7 jogos, 17 pontos

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Argentina no 4 Nações e APJR

Na Argentina é tempo de festa.

O mundo do rugby mudou. A Argentina, 3ª classificada no Mundial de 2007 e uma das melhores selecções da actualidade (6º lugar do raking), vai participar na edição das 3 Nações em 2012, que, assim adoptará o nome de 4 Nações.

A decisão está na base dos consequentes pedidos pela Federação Argentina de Rugby e de uma pressão internacional, com o apoio da IRB.

“Foi um trabalho de 2 anos”, diz Augustin Pichot. O médio-formação e ex-capitão dos pumas, foi também um dos obreiros desta etapa decisiva do Rugby Argentino. (Para ler mais sobre a entrevista clique AQUI).

A.P.J.R., vem defender os jogadores de alta competição em Portugal.

Em Portugal o Rugby também evoluí. Miguel Portela, Vasco Uva, João Correia e Vasco Brilhante criaram a Associação Portuguesa de Jogadores de Râguebi.

Esta Associação tem como objectivos defender os jogadores de Rugby de alta competição e ainda dar voz aos mesmos em todas as áreas do Râguebi Nacional. Com a APJR poderá dar-se um novo passo rumo a uma possível profissionalização do Rugby Nacional e assim melhorar o rendimento dos jogadores em campo.

Amigáveis de pré-época

Os amigáveis estão sempre presentes na pré-época.

Em pré-época, é normal haver amigáveis pelo país todo. Não só para
preparação de equipas como também para avaliar os jogadores e o seu entrosamento. Este ano não se foge à regra e são muitas a equipas que querem acabar o ano com o título na mão, e para tal preparam-se da melhor maneira.
São muitos os bons jogos que se irão proporcionar nesta fase, com destaque para os jogos de Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses, sem esquecer o Benfica e Académica.
Realce ainda para a "Sapo Meo Cup" disputada entre Agronomia e CDUL, dois candidatos ao título.
Dia 19 de Setembro:
  • 15h - GD Direito(17) x (19)CDUL (A) e às 16h30 - GD Direito x CDUL (B), em Monsanto.
  • 16h - AEIS Técnico(63) x (0)Cascais Linha, nas Olaias.
  • 16h - CRAV(0) x (24)RC Vigo, no E.M. de Arcos de Valdevez
  • 16h - RC Lousã x RC Tomar, em St. Rita (Lousã)
Dia 20 de Setembro:
  • 10:30 - Académica(24) x (28)Belenenses, na Estalagem do Sorraia (Coruche)
  • 16h - AEIS Agronomia(19) x (6)SL Benfica, na Tapada da Ajuda.
Dia 26 de Setembro:
  • 15h - "Sapo Meo Cup" - AEIS Agronomia x CDUL, na Tapada da Ajuda
  • 14h - SL Benfica x CF Belenenses, na Sobreda da Caparica.
  • 15h - GD Direito x Académica, em Monsanto.
Dia 3 de Outubro:
  • 13h - CF Belenenses x CDUL (B) e às 15h - CF Belenenses x CDUL (A)
Dia 4 de Outubro:
  • 16h - RC Lousã x SL Benfica, em St. Rita (Lousã)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Namíbia Sevens

Tanto Samoa com África do Sul vão disputar o Torneio.

Portugal vai disputar o torneio de Sevens da Namíbia nos próximos dias 25 e 26 de Setembro, sendo a única equipa europeia da competição.

Nesse torneio estarão presentes as melhores selecções mundiais da variante do Rugby como África do Sul, Fiji, Samoa, Argentina e ainda Zimbabwe, Zâmbia, Uganda, Botswana e os Sub-23 Sul-Africanos.

Os convocados foram:

  • Ricardo Dias e Francisco Serra de Académica
  • Hugo Valente, Veltioven Tavares e Diogo Miranda do Belenenses
  • Frederico Oliveira e Bernardo Silveira do CDUL
  • Francisco Mira de Agronomia
  • Diogo Gama do Benfica
  • Afonso Vareta do Prazer de Jogar

Numa convocatória onde estão presentes bastantes jogadores novos, como Bernardo Silveira, Veltioven Tavares, Hugo Valente, Diogo Miranda, Frederico Oliveira e Afonso Vareta (todos com menos de 22 anos) o destaque vai para o internacional sub-21, Afonso Vareta, e para o regresso de Diogo Gama.

Nota-se uma aposta em formar uma nova equipa de Sevens num ano de preparação para o Mundial de XV.

Gonçalo Malheiro vem para Lisboa.

Gonçalo Malheiro foi decisivo na conquista do Torneio das Seis Nações B em 2004.

Muito se tem falado da sua saída da cidade invicta para vir para a capital trabalhar. Pois, a noticia confirma-se.

Gonçalo Malheiro, internacional e o primeiro Português a marcar pontos à Nova Zelândia, vem para Lisboa trabalhar e está à procura de clube. O internacional, que jogou sempre com a camisola do CDUP, excepção feita quando foi para Madrid e representou o Madrid 2012, prepara-se para abraçar um novo projecto como jogador, desta feita irá representar um clube em Lisboa.

Malheiro após o "drop" que valeu três pontos frente à Nova Zelândia.

O médio-abertura de 31 anos que é um dos jogadores mais carismáticos do CDUP e de Portugal, é o recordista de pontos ao serviço da selecção portuguesa com 237 pontos em apenas 37 jogos, começou a jogar rugby aos 12 anos e detém actualmente 2 taças de Portugal, sempre ao serviço do clube do Porto.

Muitos são os clubes que Gonçalo pode representar e convites não lhe deverão faltar, mas qual será o clube ideal para o jogador nortenho?

Qual é o clube que Gonçalo deverá representar em Lisboa?

(Pode votar na sondagem da barra lateral)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rugby Clube da Lousã reforça-se.

O Rugby Clube da Lousã que já marcou presença no escalão principal do Rugby Português entre o final da década de 80 e inicio da década de 90 está com os olhos postos na subida de Divisão.

O Clube que já formou grandes jogadores para o Rugby Português como Daniel Redondo (internacional júnior), Ricardo Redondo (internacional de Sevens), João Catulo (internacional de quinze) Luís Ramos (internacional júnior), João Alberti e mais recentemente Francisco Serra (actualmente na Académica e também internacional de Sevens), foi buscar para a época que se inicia em Outubro os ex-jogadores de Agronomia, Gere David e Silvestre Engelbrecht.

Gere David (à esquerda) é um avançado polivalente que pode jogar tanto a 2ª com a 3ª linha. Silvestre (à direita) jogou na época passada a 1º centro.

Este dois jogadores foram armas bastante fortes para o jogo agrónomo. Enquanto o primeiro é um jogador bastante forte e rápido, tendo-se destacado ao longo do campeonato Nacional pelos seus 10 ensaios, o segundo destacou-se pelo seu porte físico e pelo impacto no contacto.

Estes dois jogadores vão trazer certamente uma força anímica bastante forte ao clube da Serra da Lousã e tornam-se assim um adversário e um candidato ao título da I Divisão juntamente com Setúbal, Évora, Cascais Linha, Dramático e CRAV.

Serevi no meio da fila de baixo.

Uma última curiosidade sobre o clube serrano: O histórico Waisale Serevi já representou a Lousã num torneio de Sevsns disputado em Madrid.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hamish do Dramático para o Belenenses

O Belenenses concretizou a sua 2ª contratação da época.

"O avançado neozelandês Hamish Haika chegou na passada 2ª feira a Lisboa para uma temporada ao serviço do Belenenses. O jogador oriundo de Northland esteve no Cascais nas últimas duas épocas, e reforça agora a 1ª e 3ª linhas azuis." (fonte: BelenensesRugby)

Antevê-se que Hamish seja o substituto natural de Emanuel Chirino no posição de nº3.

A melhor "contratação"

O ex-CRC Madrid foi o mais votado
Gonçalo Uva e José Pinto ficaram, respectivamente, em 2º e 3 º lugar na sondagem.

O melhor marcador do campeonato espanhol do ano passado foi considerado a melhor “contratação” para a próxima época. Pedro Cabral regressa ao Rugby Português intitulado de organizador de jogo. Vem com mais experiência e pode muito bem ser a arma que faltava à equipa universitária.

Com 75 votos, o médio-abertura do CDUL, conseguiu 36% do total.

Em 2º lugar ficou Gonçalo Uva. O 2ª linha que jogava no Montpellier, Top 14, na época passada regressa ao seu Clube, o Direito.

A completar o pódio está José Pinto que veio do campeonato Italiano, mais propriamente do Rugby Roma Olimpic.

  1. Pedro Cabral – CDUL – 36%
  2. Gonçalo Uva – Direito – 26%
  3. José Pinto – Direito – 23%
  4. Yannick Ricardo – Benfica – 22%
  5. Julio Farias – Belenenses – 11%
  6. Carl Murray e Manuel Assis Teixeira – CDUL e Agronomia – 10%
  7. Diogo Gama – Benfica – 5%

Total de Votos: 208.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Big Joe" sofre lesão

Joe já tinha vestido a camisola portuguesa (XV do presidente) frente ao Cambridge.

Joe Gardener que vem sendo o melhor jogador do Campeonato Português há uns anos e que integrou os trabalhos da selecção portuguesa de rugby nestes últimos dias, sofreu uma lesão grave no estágio: uma lesão ao nível da anca.

Esta lesão pode impedir Joe de jogar durante 2 meses, contudo ainda não se sabe ao certo o período de recuperação da lesão visto que não foi possível apurar a profundidade da, provável, ruptura (parcial ou total).

É uma má notícia não apenas para a Selecção como também para a Agronomia que se vê privada de um jogador que tem vindo a provar ser uma peça chave na manobra ofensiva da equipa.

Com a lesão Joe fica em dúvida para os jogos frente à Namíbia, Tonga e Argentina “A”, assim como poderá não estar presente nas primeiras jornadas do Campeonato “Super Bock”.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Salto Qualitativo"

Na Selecão a união faz a força.

"“Râguebi cresceu de 2000 para 5000 praticantes desde 2005” é a frase que marca a entrevista de Dídio Aguiar ao jornal “a Bola” de hoje.

Numa altura em que nos aproximamos de mais uma etapa decisiva do Rugby Nacional, o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby vem afirmar que o Rugby está no bom caminho e que as principais apostas da Federação foram centradas na formação e na alta competição. Não podia estar mais de acordo. Como se sabe em 1999 a vizinha Espanha qualificou-se para o Mundial de Rugby, depois desse Mundial veio uma avalanche de desastres. Os resultados da selecção foram caindo, os jogadores foram deixando de jogar e mais importante, não houve um investimento grande.

Em Portugal, a FPR já estava precavida dessa situação. Foi então que se reuniram esforços de parte a parte (Lembro que Tomaz Morais aceitou prolongar o seu vinculo com a Selecção com esse objectivo) e se começou a trabalhar rumo a uma nova era do Rugby Português. Os resultados estão à vista: mais jogadores, mais equipas, mais qualidade, mais adeptos, mais patrocínios, mais informação, etc…

Tudo isto num prazo de 2 anos e numa altura de crise.

A Federação virou esforços para a formação e juntamente com as Associações de Rugby (Norte e Sul), conseguiram-se criar vários projectos de cariz social e de desenvolvimento do Rugby. Do outro lado estava também a haver um investimento forte no CNT. Muitos são os jogadores que se deslocam ao complexo desportivo do Jamor para treinar, seja no ginásio ou no campo, com resultado desportivos à vista:

  • Presença em mais torneios de Sevens e melhor classificação de sempre nos World Series;
  • Vitória na Roménia e empate na Geórgia, para o Torneio Europeu das Nações;
  • Resultados das selecção jovens (sub-20, sub19, e sub-17);
  • Digressões à Irlanda com um número grande de jogadores;
  • Leque de opções para as convocatórias da Selecção alargado (actualmente temos muitos e bons jogadores para cada posição).

Facilmente se percebe que apoio esta Federação e não concordo o que quer que seja quando aparecem movimentos que querem acabar com um trabalho que ainda não chegou ao fim."

Cumprimentos

Zé Nunes

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jogos de Portugal

Datas e jogos de preparação para o Torneio Europeu das Nações,
em os Lobos(clique AQUI)!

"Mercado de transferências"

Já falta pouco para o inicio do campeonato. Muitas foram as equipas que se reforçaram… e bem.

Desde jogadores da 1ª Divisão até internacionais, o Campeonato deste ano promete grandes figuras dentro das 4 linhas.

O Direito foi o clube mais activo, indo buscar nada mais que 6 novos jogadores, onde constam os nomes de José Pinto, Gonçalo Uva, Pedro Carvalho, Nuno Taful, José Guerreiro e Cláudio Ferrete.

Segue-se o CDUL e o Benfica com 4 "contratações" cada. Do lado azul chegaram Carl Murray, Pedro Cabral, Martim Cabral e António Fragateiro, enquanto do lado encarnado vieram 3 luso-franceses, Yannick Ricardo, Sebastien Alves e Mickael Martins (internacionais sub-20) e ainda Diogo Gama.

Mais resguardados estiveram os dois clubes que disputaram a final de 2007/08, Agronomia e Belenenses. Se à Agronomia regressou os campeão de 2006 Manuel Assis Teixeira, Para os lados do Restelo chegou o ex-internacional puma, Júlio Farías.

Do CDUP, Técnico e Académica pouco se sabe das novidades do plantel.

São pelo menos 16 novos jogadores para a nova época. Mas quais destas ”contratações” se destacam mais? Quais os jogadores que representam mais-valias para o clube?

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cunha e Conceição presentes no estágio

Sebastião da Cunha marca presença no estágio de inicio de trabalhos da Selecção Portuguesa de Rugby nos dias 7, 8 e 9 de Setembro.

O 3ª linha belenense, internacional de VII e XV, que por motivos profissionais não garantira a sua presença nos treinos da Selecção, vai assim juntar-se com ao grupo de trabalho na próxima segunda-feira.

Outro regresso aos trabalhos da selecção, é o de Bruno Conceição. O 1ª linha do Sport Lisboa e Benfica regressa à selecção depois de ter marcado presença num jogo em 2006 frente à Rússia.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Convocados para o estágio da Selecção de XV

A Selecção Portuguesa de rugby inicia na próxima semana uma onda de trabalhos que vai culminar com os jogos do Torneio Europeu das Nações. Os convocados para o primeiro estágio de preparação para a Qualificação para o Mundial, nos dias 7, 8, e 9 de Setembro:

G.D. Direito: Jorge Segurado, João Correia, Cláudio Ferrete, Nuno Taful, Eduardo Acosta, Salvador Palha, Pedro Leal e José Pinto

A.E.I.S. Agronomia: Bernardo Costa Duarte, Francisco Mira, Juan Severino, João Pratas, Joe Gardener

CDUL: João Júnior, Nelo, Pedro Cabral, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro, Bernardo Silveira e Afonso Sousa

C.F. Belenenses: João Uva, Diogo Mateus, Pedro Silva, David Mateus, Hugo Valente e Sebastião da Cunha*

CDUP: Martim Bettencourt

S.L. Benfica: Acácio Sousa, Yannick Ricardo, Diogo Gama e Bruno Conceição*

Académica de Coimbra: Francisco Serra, João Mateus e João Paulo

G.D.S. Cascais: Conrad Stickling

De França foram ainda chamados:

Thomas Vaz - Clermont

Emmanuel Rebelo – Dijon

Aurélian Beco – Limoges

Anthony Alves – Montauban

Francisco Fernandes – Tyrosse

É um convocatória que apenas inclui 11 jogadores que estiveram presentes no Mundial de 2007 e onde são notórias as ausências de Vasco e Gonçalo Uva, Duarte Cardoso Pinto, Sebastião da Cunha, Tiago Girão e David Penalva, Christian Spachuck, Juan Murré e Julien Bardy, de França, entre outros.

Mas as grandes surpresas prendem-se com a chamada de Joe Gardener e Conrad Stickling que fazem a estreia oficial, como portugueses, nos estágios de Portugal. Ambos os jogadores já iam trabalhando no CNT e fazem a sua estreia em estágios da Selecção (Joe Gardener já tinha estado presente num estágio no Algarve)

Destaque ainda para a inclusão de mais de 13 jogadores com menos de 23 anos. Todos eles são importantes nos seus clube e garantem um futuro a esta selecção. Entre os quais estão João Pratas, João Mateus, Martim Bettencourt, Acácio Sousa, Bernardo Silveira e Anthony Alves, jogadores que estiveram presentes nos Europeus de sub-21 e sub-19 (João Mateus), do ano passado e que este ano têm uma oportunidade de mostrar o seu valor na Selecção principal.

Esta convocatória vem também confirmar o ingresso do "mundialista", Diogo Gama no Benfica.

*confirmado depois do anúncio da convocatória.

Julien Bardy é titular na estreia.

Julen Bardy (jogador mais à esquerda), no jogo contra o Touloun.

O jovem jogador português do Clermont, Julien Bardy, jogou a titular contra o Touloun de Jonny Wilkinson. O Português que para além de ter começado a partido no quinze inicial, jogou o jogo todo e protagonizou uma boa exibição.

Touloun 26 Vs 21 Clermont

O Clermont ocupa actualmente o 4 lugar da tabela com 12 pontos (menos 2 que o 1º classificado Toulouse).

Julien Bardy é neste momento o único jogador português presente no Top 14, depois de Gonçalo Uva ter voltado a Portugal, e é um jogador com quem Tomaz Morais pode contar na próxima etapa de qualificação para o Mundial.

Julien Bardy, no meio de Nuno Taful e Pedro Leal, esteve presente no jogo contra o Canadá e na digressão à Irlanda.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A incógnita das Olaias.

O clube de Rugby das Olaias viu-se, durante este defeso, desfalcado de dois dos seus principais jogadores. Nuno Taful e Carl Murray que eram verdadeiros pilares na equipa do Técnico saíram do clube.

A importancia destes dois jogadores não se resumia apenas à presença dentro do seio da equipa, ambos os jogadores foram autores de mais de 50 pontos (1/5 do total), só em jornadas do campeonato na época passada.

De Nuno Taful sabe-se que para além de ser uma pedra fundamental nas manobras dos avançados dos azuis e um dos jogadores mais importantes no seio da equipa, era um jogador polivalente tendo actuado tanto a talonador, como a 3ª linha (asa e nº8). Já Carl Murray, também ele um jogador polivalente, foi muitas vezes considerado como o melhor elemento da equipa e apesar de estar rotulado de 2º centro jogou na maior parte dos jogos da época passada a médio-abertura.

Desconhece-se ainda se o Técnico foi buscar jogadores novos e/ou estrangeiro para colmatar as saídas, mas uma coisa é certa aquela equipa que no ano passado terminou no 5º lugar da Divisão de Honra vai ter muitas dificuldades de manter o lugar neste ano. Tanto o Benfica como a Académica apresentam-se bastante fortes e vão ser um osso duro de roer.

Por outro lado o Técnico tem no seu plantel jogadores de grande nível e com experiência internacional. São eles Bernardo D'eça e Eduardo Luis. Tanto um como outro já treinaram na Selecção de Sevens, tendo o primeiro representado a selecção nos torneios do Dubai e de George em 2006, enquanto o segundo marcou presença em torneios da FIRA. Serão estes dois jogadores capazes de dar o salto e explodir nesta próxima época?

O Campeão reforça-se.

O Direito voltou aos trabalhos depois das merecidas férias. Após o anunciado regresso de José Pinto, Pedro Carvalho e Gonçalo Uva, o Grupo Desportivo do Direito foi ainda buscar 3 jogadores de grande potencial para o grupo de trabalho.

O primeiro é Nuno Taful, ex-Técnico, um jogador com provas dadas no rugby Português. Com 24 anos, o jogador, que já representou o CRC Madrid, ingressa no Grupo de Monsanto, também a pensar numa presença mais assídua na Selecção Nacional.

Depois vêm dois jogadores da segunda divisão. Cláudio Ferrete e José Guerreiro.

Cláudio Ferrete (ex-Vilamoura), é um pilar que tem vindo a integrar os trabalhos da selecção nacional, no CNT, e José Guerreiro de apenas 22 anos e com um potencial enorme, já vinha sendo seguido pela equipa do Direito há uns anos. O ex-setubalense é apontado por muitos como um jogador bastante semelhante a Miguel Portela.

São três jogadores com grande futuro que vêm completar lacunas da equipa de Monsanto. Se os dois primeiros vêm preencher espaços na primeira linha (as posições mais fracas de Monsanto), o 3º vem pressionar o par de centros dos advogados.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conrad na I Divisão... e na Selecção.

Conrad trocou a Agronomia pelo Dramático de Cascais e pela Selecção.
Foi um desfecho estranho e surpreendente, aquele que Conrad teve com a Agronomia.

Depois de mais de 5 anos dedicados ao clube finalista das últimas 3 edições do Campeonato Nacional, o nº8 sul-africano ruma ao GDS Cascais onde reencontra o seu antigo treinador de Agronomia, Phillip Kellerman.

Não deixa de ser curioso o facto de Conrad Stickling deixar o clube da Tapada no ano que integra os trabalhos da Selecção Nacional no Centro Nacional de Treinos, assim como a sua opção em ir para uma divisão inferior quando é importante a sua boa forma, isto na possibilidade de representar Portugal na qualificação para o Mundial.

Conrad, actualmente com 31 anos, foi um dos melhores jogadores a actuar na Divisão de Honra dos últimos tempos e inicia, agora, uma nova fase da sua carreira, integrando não apenas o plantel como jogador, como também faz parte da equipa técnica do Dramático de Cascais (papel que também desenrolou na Agronomia).

No meio disto, nenhum comunicado nem nenhuma informação sobre a sua saída de Agronomia, levando a crer que a saída daquele que durante muitos jogos foi capitão e um dos símbolos do clube verde a branco, foi tudo menos pacífica.