domingo, 1 de março de 2009

Opinião Pública

Selecção

"Assistiu-se neste mês a uma transformação na Selecção Portuguesa de Rugby. Num torneio que está a ganhar competitividade e a subir de rendimento (Todas as operações de publicidade e marketing que se têm feito vêm em boa altura), Portugal entrou a dormir contra uma Rússia que parece ser a principal candidata à vitória neste ano.

Foi estranha a forma como "os Lobos" se bateram na primeira parte, sem a garra e honra de outros tempo, mais precisamente do Mundial. Mas se para o Mundial houve toda uma preparação de 4 meses, contra a Rússia tivemos menos de 1 semana de treinos. Sete dias depois Portugal foi a Tiblissi jogar perante 20 mil pessoas num estádio infernal onde os jogadores de Portugal eram vaiados. Num jogo histórico garantiram-se 2 preciosos pontos! Poderíamos ter saído de lá com 3 não fosse o árbitro. Mas a verdade é que não podemos olhar para os outros, temos que ambicionar mais e não pôr a culpa numa pessoa.

Passou-se mais uma semana e chegou a primeira vitória neste Torneio. Portugal vence contudentemente uma Alemanha ainda "amadora" para esta competição. Foi a maior derrota desta Selecção no Torneio das Nações Europeias deste ano e foi contra "Os Lobos".
Olhando para estes resultados, temos:
  1. Falta de ritmo no primeiro jogo;
  2. Com treinos conseguimos um empate num jogo difícil;
  3. Ritmo competitivo no terceiro jogo, para querer sempre mais.

Para além disto tudo, conseguimos um banco de suplentes como há muito ou nunca tivemos. Jogadores como Pedro Silva, Francisco Mira, Jorge Segurado, Tiago Girão, Bernardo Costa Duarte, entre outros, são jogadores que garantem um futuro ambicioso para Portugal. Prevêem-se bons jogos e bons resultados numa altura em que os cabeças de cartaz Geórgia e Roménia passam por tempos difíceis!"

10's

"Entretanto o Campeonato em Portugal parou. Com as razões já conhecidas e que concordo, procedeu-se a um torneio de 10's que foi um sucesso. Para já decorreram 2, um no Estádio Nacional organizado pelo Grupo Desportivo de Direito e outro em Cascais da responsabilidade do GDS Cascais. Tanto um clube como o outro merecem os parabéns pela a organização, assim como a FPR. Mas o que se retira mais deste torneio foram as apostas em novos jogadores. Jogadores que num Campeonato Nacional não dão tanto nas vistas, neste 10's foram fundamentais. Falo de António Dias (GDDireito), João Ventosa (SLBenfica), e o jovem Francisco Appleton (CDUL). Que se continue a apostar neste jogadores no Campeonato!! Foi uma boa iniciativa!"

Sevens

"Vem aí o Mundial. E Portugal garante nova presença. As expectativas são muitas e não é por menos. Aparecemos neste Mundial com uma equipa cheia de talento e criatividade. Pedro Leal, Diogo Mateus, David Mateus, Adérito Esteves, António Aguilar e Gonçalo Foro são jogadores de grande nível e deles espera-se muita magia. Mas a este leque de jogadores ainda faltam:

  • Pedro Silva - se calhar o jogador Português em melhor forma;
  • Vasco Uva - desistir não existe no seu vocabulário;
  • Tiago Girão
  • Pedro Cabral
  • João Mirra
  • Frederico Oliveira

Creio que se pode dizer que Portugal pode ser a surpresa deste torneio!"

Zé Nunes

"Rugby Field"

12 comentários:

Anónimo disse...

"Num jogo histórico garantiram-se 2 preciosos pontos! Poderíamos ter saído de lá com 3 não fosse o árbitro."

No rugby quando se ganha, recebe-se 4 pontos...

Anónimo disse...

mas na 6 naçoes B um avitoria vale 3 pontos.

ps. O Joao Ventosa e o Appleton têm a mesma idade

Anónimo disse...

Como sempre, excelente post!

Anónimo disse...

Duplos Parabens, Zé Nunes!

Pelo post, objectivo, directo e sincero.
Por teres assinado, os blogs que ficarão serão aqueles os autores assinam!

A**

Anónimo disse...

Pois eu tenho dúvidas que se tenha registado uma grande evolução na qualidade da equipa entre o 1º e o 3º jogos.

O adversário deste último é que era bastante mais fraco, o que pode criar a ilusão de uma evolução que efectivamente não existiu.

O jogo com a Roménia é que vai mostrar se a selecção está, ou não, a subir de rendimento.

Anónimo disse...

sim, e o empate com a geórgia foi um resultado horrivel

Anónimo disse...

Antonio Dias : ora aqui está outro bom exemplo do que significa jogar rugby em Lisboa ou no resto do País. O Antonio jogou pelo CDUP anos a fio. Jogador excepcional, sempre passou despercebido às gentes dos que mandam. motivos profissionais levam-no para Lisboa.como amante de rugby que sempre foi e continua a ser, procura forma de treinar. O GDD saca-o e mto bem. "Jogadores que num Campeonato Nacional não dão tanto nas vistas, neste 10's foram fundamentais. Falo de António Dias (GDDireito), João Ventosa (SLBenfica), e o jovem Francisco Appleton (CDUL). Que se continue a apostar neste jogadores no Campeonato!! Foi uma boa iniciativa!"

pois..não sou de ressentimentos. Ainda bem para o "Tonezinho" que finalmente tem a consideração que merece como grande jogador que é.E nao foi os ten's que o descobriram..o Pico que o diga! Só que se continuasse por aqui no Norte quem é que ia dar por ele??? e mais casos há acreditem. querem ver que vão ter que ir todos para Lisboa? continuem com essa ideia hilariante de reduzir campeonatos a 6 equipes ultra competitivas e mais sei lá o quê e depois queixem-se de inumeros que passaram ao lado de uma carreira.É limpinho como a farinha amparo.O Tomás lá sabe. mas saberá!???

Anónimo disse...

O António Dias é um jogador interessante, de nível mediano. Faz algumas coisas bem, mas está muito longe de ser um "jogador excepcional".

Anónimo disse...

sempre ressabiados

Anónimo disse...

"sempre ressabiados"... não, de todo! Só um facto.Conhecido por quem não vive/joga rugby em lisboa situação que obviamente vc desconhece e não lhe interessa minimamente conhecer.

quanto ao comentário que diz que o António é um jogador interessante de nivel mediano: se considera o António mediano pq estará ele de pedra e cal na equipe do GDD? que jeito fazia a qualquer equipe da Div de Honra 1/2 duzia de medianos como ele!

Anónimo disse...

vamos dar tempo ao tempo, o Appleton já está a jogar num escalão acima. Tem 18 anos.
Vai ser muito bom com certeza, muito bom mesmo. fisicamente e tecnicamente mas calma.

Anónimo disse...

o antónio dias é um excelente jogador! não o conhecia antes de ir para o GDD, mas já tinha ouvido dizer bem dele. ele é polivalente, tanto joga a formaçao como a ponta ou a centro e nunca desilude!
é exímio a placar, é muito bom a atacar e raramente faz erros. tem uma optima atitude dentro de campo e tem um grande fair-play!
ele tem impressionado bastante com as suas exibições, viu-se logo na supertaça com o belenenses a qualidade do jogador.

"jogador mediano", é mesmo falar de cor, provavelmente nunca viu nenhum jogo dele.. ou então é mais um dos muitos atacados pela irracionalidade clubítica..