segunda-feira, 23 de março de 2009

Selecção de Portugal

“Antes de mais deve-se congratular a fantástica vitória de Portugal contra a Roménia. É certamente um momento histórico o que se viveu no sábado em Bucareste.

Mas não podemos ficar por aqui. Em mês e meio o campeonato parou. Parou porque se iniciou mais uma caminhada rumo, não a um mas, a dois Mundiais: VII e XV. Foi um tempo de treino, de jogos, de ansiedade e mais ainda, de muita dedicação e sacrifício. Jogadores e treinadores fizeram um trabalho muito bom. Mas se na selecção de XV os resultados foram positivos o mesmo não se pode dizer na de VII. Ou pode? Afinal de contas os jogadores de VII também são de XV. Os jogadores de VII treinaram e jogaram pela selecção de XV uma semana antes do Mundial do Dubai… Se for feita uma análise ou avaliação à participação da Selecção de VII tem que se ter, obrigatoriamente, isso em atenção. Desse ponto de vista pode-se dizer que a participação Portuguesa não foi má, embora se tivesse potencial para fazer melhor. De resto, Parabéns aos Lobos pelas suas performances.

Acabou a primeira volta do Torneio Europeu das Nações. Portugal termina num 2º ou 3º lugar (falta a Rússia jogar com a Alemanha). Para o ano há mais. Mas, e até lá? Como foi visto, os piores jogos de Portugal foram contra a Rússia e contra a Espanha. O 1º e o 4º, respectivamente. E ambos têm um ponto em comum: a Preparação! Se no caso da Rússia os jogadores só começaram a treinar (juntos) cerca de uma semana antes, já o jogo da Espanha foi precedido pelo Mundial de Sevens (onde estavam 9 jogadores titulares do XV). E isto fez a diferença! É preciso entrar-se num consenso. É preciso mais tempo de treinos para os jogadores da Selecção. É preciso que os clubes libertem os seus jogadores mais cedo ainda. Porque somos todos Portugueses!

Pegando em dois bons exemplos:

  1. O Belenenses vai libertar 7 jogadores para os torneios de Sevens de Hong Kong e da Austrália numa altura em que vai jogar contra Direito e CDUL.
  2. Quem não se lembra do Direito – Belenenses da Taça de Portugal? Ambos os clubes tinham 8 jogadores na Selecção de VII. Nesse jogo jogaram a titular 4 jogadores ainda Sub-20. Não apenas jogaram, como mostraram estar à altura do desafio.

Se realmente queremos Portugal no Mundial da Nova Zelândia, se queremos festejar efusivamente as vitórias dos Lobos temos que dar treino e competição aos jogadores da selecção. E se calhar a solução passa por um novo clube, o “XV do Presidente”, a treinar e a fazer digressões, preparando-se para os jogos a doer do próximo ano.”

Zé Nunes

“Rugby Field”

22 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me uma boa solução essa do XV do Presidente. Acho que os jogadores de selecção devem treinar juntos durante todo o ano, tal como se faz num clube.

Bom post

Anónimo disse...

Zé Nunes,

já viu a fotografia no site Portugal rugby?

Sangue, dor e alegria de uma grande nação no rugby

estou consigo!

abraço e parabéns.

Anónimo disse...

è verdade que os Russos fizeram um estágio de 18 dias na Turquia, antes do jogo com a Georgia?

Anónimo disse...

Apenas tenho um ponto de dúvida:

-Será que os clubes libertam assim os seus melhores jogadores?

Se formos a ver a maior parte dos jogadores pertencem a Direito e Belenenses. Agronomia e CDUL não dão assim tantos.

Só vejo os clubes a "cederem" os seus jogadores a troco de bens económicos. Se bem que estes são amadores e podem sair ou faltar aos treinos quando quiserem.

É bom ler este blog com opinião imparcial.
Não sei quantos escrevem aqui mas Parabens a todos!

Anónimo disse...

o belém não cedeu foram convocados pelo selecionador sem pensar nos clubes.o belém vai jogar no sábado sem 7 jogadores sem o sebastião cunha e sem o uva que vai jogar nos penguins, com direito que tem 2 jogadores na selecção.e quem vai ganhar com tudo isto ,porque rodagem de jogadores isso são tretas imaginem como vão aparecer nos clubes os mateus o bananinha o pipoca etc que há dois meses andam por esse mundo fora a jogar ao mais alto nivel e quem conhece o tomaz e o netto sabe quando chegarem os jogadores veêm de gatas.
no futuro têm que se separar as duas selecções com o perigo de se rebentar com alguns atletas.
apoiar a selecção sim mas com respeito pelos clubes.
H.C.

Anónimo disse...

O artigo apresentado fala na criação de um clube independente com vista à preparação da selecção...

Mas já alguém pensou qual será a posição dos jogadores em relação a esta proposta.

Pertencer à seleção é um orgulho, mas será maior do que representar o seu próprio clube e ser campeão por ele. Do que partilhar momentos inesquéciveis com os verdadeiros amigos...

Tenho muitas dúvidas em relação a esta proposta.

Anónimo disse...

Incluiria outros jogadores nos trabalhos da seleção de VII, que acho que têm vindo a ser chamados, mas não têm sido convocados. Podiamos prepará-los para os Fira Sevens:

Agronomia: Rodrigo Sacadura, Gonçalo Albergaria.

Direito: Luis Sousa, Luis Portela e António Pinto

Belenenses: Salvador Cunha*, Duarte Moreira, Diogo Miranda* e Manuel Costa (sub20)

CDUL: Silveira*, Frederico Oliveira*, Vasco Cabral e José Coelho

Técnico: Bernardo D'eça*, Filipe Luís* e Duarte Burges

Benfica: João Ventosa, Mestre

CDUP: Martim Bettencourt

Cascais: Rodrigo Ribeiro

AAC: Ricardo Dias* e Sérgio Franco*

Setubal: José Guerreiro

Évora: Marim Cabral

os jogadores assinaldos com * já são internacionais VII ainda que pouco experientes

Mas pelo que parece até temos uma boa base de recrutamento.

Anónimo disse...

Mais ainda:
-Vasco Gaspar (AGR)
-Pedro Rocha e Melo, sub-20 (BLN)
-Henrique Morato, sub-20 (BLN)
-Tomás Gaivão, sub-20 (AGR)
-Apletton, sub-20 (CDUL)
-João Cardoso Pinto (AGR)
-Manuel Paisana, sub-20 (GDD)
Acho que estes nomes poderiam integrar uma futura selecção XII e mais, daria experiencia e poderia ser uma plataforma de salto para os XV.
Grande abraço,
RUGBY MAN

Anónimo disse...

Bom Post!

Excelente Blog!



Nem mais, os jogadores têm que estar a tempo inteiro juntos, para que possam realmente capultar o seu nível para os 1º lugares das Six Nations B.



XV do PRESIDENTE!
Objectivo para 2010!

Anónimo disse...

Como é óbvio o Belenenses não vai conseguir colocar os tais 4 sub-20 em campo, já que nesse mesmo fim-de-semana jogam na final four do respectivo campeonato um jogo muito importante com o CDUL.

O que vai acontecer é o Belenenses colocar em campo uma equipa muito descaracterizada, e lutar muito para perder por poucos contra um Direito (quase) na máxima força. O mesmo se passará contra o CDUL, na semana seguinte.

Resultado: nas meias-finais teremos um Agronomia x Belenenses e um Direito x CDUL, e tudo por culpa da merda da selecção de sevens e da forma completamente pateta como foi montada a equipa para HK e Adelaide.

Não censuro os 7 jogadores do Belém que foram. Sobretudo não censuro o Salvador e o Javardo, que têm a sua primeira hipótese de competir num grande palco internacional.

O problema é que quem fez a convocatória não teve minimamente em conta os interesses dos clubes, nem o interesse de alguns dos jogadores convocados...

Pipoca, Banana, Adérito, Foro e manos Mateus deviam era ficar em casa, a descansar! Os últimos meses foram extenuantes para estes jogadores. Vários torneios de Sevens, alguns deles foram à Irlanda, outros a Manchester, o Diogo Mateus ainda foi aos Barbarians, e depois o VI Nações B.

Há jogadores que andam a jogar "tocados" há muito tempo, e teria de ser o Prof. Morais a fazê-los parar, tenham ou não vontade para isso. É uma questão de interesse da FPR, dos clubes e dos próprio atletas.

Tenho muita pena de assumir isto, porque o Belém é o meu clube do coração, mas tenho sérias dúvidas de que tenhamos este ano chances de ganhar a DH.

As esperanças da época estão já voltadas para a Taça de Portugal (competição menor) e sobretudo para a Taça Ibérica, prova que o Belém disputará pela 8ª vez, mas que nunca ganhou.

Anónimo disse...

O Belenenses poderá sair prejudicado com esta convocatoria dos sevens ou não... já que tem sub 20 muito bons e como já o fizeram podem jogar e ajudar o Belenenses. Noutras vezes já foram outros clubes a ter este problema.
Por exemplo Agronomia reclama mais jogadores na selecção e não tem, outros clubes como o Direito e o Benfica acham que o Belenenses tem sido levado ao colo pela FPR. enfim polémicas mais polémicas.

Anónimo disse...

"O Belenenses poderá sair prejudicado com esta convocatoria dos sevens ou não... já que tem sub 20 muito bons e como já o fizeram podem jogar e ajudar o Belenenses."

Não leste o comentário de cima, pois não???

"Como é óbvio o Belenenses não vai conseguir colocar os tais 4 sub-20 em campo, já que nesse mesmo fim-de-semana jogam na final four do respectivo campeonato um jogo muito importante com o CDUL."

O Direito acha isso? Ele há coisas...

Anónimo disse...

O cantinho do Presidente explica bem o que deve ser a realidade do Rugby Português.muito a propósito do post e dos muitos comentários ao mesmo. Leiam e reflitam. Até nem gosto do homem mas define bem o que é esta modalidade hoje em dia e no que se deve tornar.

Anónimo disse...

Permitam-me discordar. Em primeiro lugar não me venham dizer que não é vantajoso para os clubes ter jogadores na Selecção. Se não tem sido é porque não sabem trabalhar bem os patrocínios que sempre vão chegando! Depois: em primeiro lugar é na estrutura dos clubes que deve residir a grande vantagem que podem ter em libertar jogadores. Caramba, parem de deitar bons miudos S20 ou S21 fora! A alta competição também passa pelos clubes poderem dispor de 40/45 jogadores que possam jogar em qualquer jogo ou fase do campeonato ou da taça e colmatar a saída dos seleccionados. O conceito "Belém desfalcado" ou "GDD mais pobre" nem devia existir! Não acho nada bem essa história do Clube do Presidente! Façam as coisas como deve ser. Imagine-se qualquer clube inglês andar a chorar porque lhe levaram uns quantos jogadores para a selecção!!!! Não há almoços grátis pá. Só tem "musculo" quem se exercita!
Abraço e parabéns pelo fórum interessante e relevante para a discussão do rugby para o futuro.

Anónimo disse...

"A alta competição também passa pelos clubes poderem dispor de 40/45 jogadores que possam jogar em qualquer jogo ou fase do campeonato ou da taça e colmatar a saída dos seleccionados"

Sim, concordo. Mas qual é a equipa portuguesa que tem capacidade para o fazer? Nenhuma, asseguro-te. Umas têm mais profundidade de plantel que outras, mas NENHUMA tem 40 a 45 jogadores de nível igual, ou sequer aproximado.

O exemplo dos clubes ingleses (suponho que fales dos clubes de topo) é mau, e penso que nem é preciso pensar muito para perceber porquê...

Desculpa, mas não faz sentido um clube ficar privado de 7 titulares seus (e uma linha de 3/4's quase completa) nesta fase do campeonato.

Faria, sem dúvida, SE estivessemos a falar de uma fase de preparação para o Mundial, ou um Europeu, ou um jogo de qualificação para o Mundial.

Mas estes dois Torneios são a feijões! Ok, há prestígio e apoios da IRB que podem ser facilitados com bons desempenhos no Circuito. Mas esse preço é demasiado alto para os clubes (neste caso é o Belém como podia ser outro, noutras circunstâncias), que têm - como deves calcular, se tens uma visão tão alargada do Rugby - objectivos traçados com os patrocinadores (PATROcinadores, não é PAItrocinadores), que são quem paga esta brincadeira toda.

Enfim... há MUITAS forma de olhar para este problema, e percebo a tua posição. Simplesmente não vejo qual a vantagem de levar 7 jogadores de um único clube (para os quais existem alternativas) depois de tantos meses sempre a abrir...

Anónimo disse...

"O Belenenses poderá sair prejudicado com esta convocatoria dos sevens ou não... já que tem sub 20 muito bons e como já o fizeram podem jogar e ajudar o Belenenses."

Não leste o comentário de cima, pois não???

"Como é óbvio o Belenenses não vai conseguir colocar os tais 4 sub-20 em campo, já que nesse mesmo fim-de-semana jogam na final four do respectivo campeonato um jogo muito importante com o CDUL."

O Direito acha isso? Ele há coisas...

são opções, o que será mais importante para os patrocinadores? Sub 20 ou seniores?

Anónimo disse...

Depende, visto que os patrocinadores não são todos iguais nos dois escalões...

Anónimo disse...

A prova da vitalidade do rugby Português afere-se não só pelos resultados desportivos, mas também pela dinâmica do debate das ideias e convicções.
Nesta altura de grande expansão e dinamismo (veja-se o número cada vez maior de clubes emergentes) sem dúvida que é preciso encontrar soluções consensuais, abrangentes e que vão de encontro com as pretensões da selecção e dos clubes.
Neste capitulo, e, quer se seja ou não adepto de Agronomia, é da mais elementar justiça referir que o Sr. Eng.º Amado da Silva, pelas ideias que manifesta e tem a coragem de tornar publicas, pela coerência e pela visão, pela vontade de ver evoluir o rugby em Portugal, é uma referência no dirigismo Luso, fazem falta dirigentes assim.
Li com muito agrado as suas sugestões, podemos concordar ou não com todas as observações, agora garantidamente todos concordamos que é preciso fazer mais e melhor, e como aqui já foi referido, o futuro do rugby passa pela sua massificação através das escolas, só assim podemos viver no futuro sem depender de conjunturas favoráveis que, como é evidente nem sempre irão acontecer.
Porque que é que, sob a égide da FPR, não se criam grupos de trabalho, para os temas mais sensíveis da nossa modalidade (com elementos da FPR, das Associações Regionais e dos Clubes) que estudem e proponham soluções que visem melhorar, vários aspectos:
- Definição de quadros e modelos competitivos;
- Calendário desportivo;
- Relações e respectivas contra-partidas entre FPR e Clubes;
- Estratégia a médio e longo prazo para a modalidade;
- Inserção do rugby como modalidade curricular ou extra-curricular nas nossas escolas;
- etc.
Mas só o facto de estarmos a viver um período, onde estas questões começam a interessar e a servirem de tema de debate público, já demonstra a grande vitalidade e interesse que o rugby está a causar. Esta modalidade que até há bem pouco tempo era de um amadorismo, levado ao extremo, onde tudo funcionava por pura carolice, onde os jogadores dos melhores clubes, pagavam do seu bolso as deslocações as estadias e até por vezes os equipamentos, onde se jogava em pelados.
Felizmente esse tempo já lá vai, e parece que é desta que a modalidade vai ser obrigada a evoluir, a pressão vinda do exterior assim o exige,a dinâmica que está criada é tal, que os menos competentes e conformados vão ser obrigados naturalmente a abdicar dos seus lugares e a dar lugar aos reformistas.
É necessários que os adeptos sejam criticos, participativos e exigentes, há oportunidades que não surgem duas vezes. A Espanha passou por um período parecido com o nosso actual à 10 anos, e não foi capaz de se organizar internamente nem tirar partido de uma conjuntura favoravél, nós não podemos cometer o mesmo erro.
O futuro é aquilo que nós quisermos.
Senhores dirigentes federativos e responsaveis pelos clubes façam o favor de se organizar.
Viva o rugby.

Anónimo disse...

Há algumas movimentações no sentido de ser restaurada uma secção de rugby no Sporting, o que seria mais uma boa novidade para o rugby Português, para os atletas, treinadores, e adeptos em geral que queiram contribuir,activamente ou apenas com opiniões, consultem:

www.forumscp.com/index.php?topic=13149.0

este movimento está fase inicial, mas os grandes projectos começam sempre por simples ideias.
A concretizar-se seria uma grande noticia.

Anónimo disse...

Estou, em muitas coisas, de acordo com o "Cantinho do Presidente" deste mês. Também estive presente na acção que houve com o Alto Responsável IRB que cá veio dizer que Alta Competição é Selecção. Tal como Eng.º Amado da Silva acho que o rugby em Portugal só vale pelos clubes que temos! E ou os clubes têm melhores condições para formar jogadores e prepararem grandes equipas séniores para fazer frente à tal saída de jogadores para a selecção ou teremos a barraca que assistimos até aqui: há grande interesse no rugby, há miudos a querer entrar neste desporto mas não há capacidade para os clubes os absorverem! OK reforce-se a política de apoio à Selecção mas se vamos esquecer os clubes cometemos os mesmos erros de se apostar apenas em séniores e esquecer a formação, mesmo que se pense que a formação dos futuros selecionados só reside no CAR do Est. Nacional e nas Selecções S20 e S21. O perigo é este e está bem à espreita: 1) Clubes sem capacidade de absorver miúdos e sem apoios para garantir uma equipa sénior com muitos jogadores para colmatar os que saem para a selecção. 2) Os clubes portugueses só disputam campeonato nacional e taça... o resto é a brincar (tens's, 7's e beach) 3) É fundamental criar outros níveis de competição: Regional, Ibérico, Mediterrânico (estamos tão perto de Marrocos, Italia, Espanha, Tunisia...)
Sem esta visão... não vamos lá tão cedo e claro, os sponsors retraem-se porque não têm muitas prespectivas de novos mercados!

Anónimo disse...

Irrita-me os intelectuais do rugby, de certa forma são bastante parecidos com os intelectuais do futebol, os Rui Santos do Rugby. Por amor de Deus parem de se achar os Donos do Rugby e comecem a apreciar o jogo como ele se deve ver, dentro do terreno do jogo.

Anónimo disse...

E a mim sempre me irritou o jogador de rugby bronco! Assim tipo futebolista, que só sabe dizer que "a bola é redonda e há ganhar e perder" e que, pelos vistos é espectador atento dos Rui Santos da vida. Não se enerve com os "intelectuais" que esses sempre houve no Rugby: é afinal um desporto de gente universitária e de formação e educação superior. E uma coisa é certa, é preciso voltar a pensar no Rugby e no futuro deste desporto que tarda a arrancar para o lugar que merece neste país. E um grande bem-haja é devido à equipa do Rugby Field por manter o único fórum de discussão de nível superior. Os que se enervam com a discussão que vão comentar para outros blogs!