quinta-feira, 12 de março de 2009

Quais os melhores pontas de Portugal?

Muitos dos melhores jogadores do mundo jogam nestas posições:

11 e 14

Jogadores como Campese, Robinson, Lomu, o actual melhor jogador do mundo Shane Williams, Habana, entre outros, foram pontas do mais alto nível. Foram jogadores que se destacaram pela sua técnica, força, velocidade, ou até mesmo pelo seu "side-step".

Foram verdadeiros atletas.

Há quem diga que a posição de ponta é uma das mais chatas no Rugby, pois pode-se passar ao lado do jogo. Mas a verdade é que um ponta tem uma das tarefas mais espectaculares do XV: correr com a bola e fintar. É por isso que a maior parte deles ficam para a história.

Em Portugal já houve, e há, bastantes bons jogadores para essas posições, como Nuno Durão (um dos melhores jogadores de sempre de Portugal)e António Aguilar. Estes dois jogadores já deram bastantes alegrias a Portugal pelo Mundo fora. Tanto na selecção de Sevens como na de Quinze.

Hoje em dia Portugal tem muitos jogadores para estas posições. A grande questão é:

Quais os melhores pontas de Portugal?

  • David Mateus

É um dos jogadores mais possantes em Portugal e quando aparece embalado, são poucos os que se metem à sua frente para o placar. Jogador fundamental na Selecção de XV, mas é na de VII que realmente faz a diferença. David foi formado no extinto clube TLP tendo mais tarde ido para o Belenenses com o seu irmão gémeo, Diogo. Curiosidade: Nas camadas jovens jogou a 8.

  • Gonçalo Foro

Gonçalo é a a figura de proa do CDUL. Convocado para o Mundial de 2007, teve poucas oportunidades de jogar. Presença constante nos torneios de Sevens e na Selecção de XV é actualmente o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional, atrás de Joe Gardener, com 12 ensaios em 11 jornadas. Gonçalo teve um crescimento parecido com o de David. Formado no CDUL, sempre jogou a avançado, mais propriamente a 2º linha, tendo nos seniores sido adaptado a ponta e com bastante sucesso, pois pode fazer da sua aceleração uma arma bastante forte.

  • Adérito Esteves

É uma "Pérola Negra" nesta Selecção. Começou a jogar Rugby no R.C. Oeiras. Fez uns treinos no G.D.S. Cascais mas foi em Agronomia que deu nas vistas. É um jogador bastante possante e dificílimo de placar. Quando corre com a bola quase nunca a perde e devido à sua estrutura ainda consegue entrega-la ao apoio. Actualmente no G.D. Direito, é uma das peças fundamentais da Selecção de VII, faltando-lhe apenas cultura táctica para poder jogar na Selecção de XV.

  • António Aguilar

São poucas as palavras que possam descrever este jogador. António é o melhor marcador português em Mundiais de VII com 12 ensaios. É um dos jogadores mais experientes de Portugal e é certamente aquele que melhor ataca. Waisali Serevi disse: "O António tem capacidade para ser um dos melhores jogadores do mundo em Sevens", e a verdade é essa. Com velocidade, uma boa técnica individual em todos os aspectos, apenas peca no capítulo da defesa.

  • Pedro Carvalho

"Kiki" voltou. O primeiro jogador português a marcar um ensaio no Campeonato do Mundo é certamente, em forma, dos melhores pontas em da actualidade a jogar em Portugal. Com grande velocidade e força (tem apenas 24 anos) Pedro tem capacidade e tempo para fazer muito mais. A grande questão prende-se com a forma física. Mas na sua melhor forma, não é um jogador para ser titular?

  • Diogo Coelho

É provavelmente um dos jogadores mais rápidos em Portugal. A sua forma de jogar lembra Shane Williams e Robinson. Pequeno, rápido e dono de um grande "side-step". Formado e criado em Agronomia este ano foi afectado por uma lesão grave que o impediu de ir ao Mundial do Dubai. Será um jogador que passará ao lado de uma grande carreira? A verdade é que é dos únicos em Portugal com estas características.

São todos jogadores de grande nível. Todos têm experiência a nível internacional. Mas não são os únicos. Atrás deste surgem outros com hipóteses de vestir a camisola nacional: Vasco Gaspar, Rodrigo Sacadura, Sérgio Franco, entre outros...

São nomes que podem vir no futuro próximo fazer parte dos trabalhos da selecção.

Deixamos a escolha para os leitores!

18 comentários:

Anónimo disse...

Esqueces-te claramente do Frederico Oliveira...20 aninhos, e sempre convocado para a Selecção de VII (já com um mundial em cima)e XV.
Muito parecido com o Gonçalo Foro e dono de um fortissimo Hand Off

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior e ainda acrescento.
Daqui a 2 aninhos o Frederico Oliveira é o melhor ponta português de longe.

Anónimo disse...

Pedro Carvalho!
David Mateus ou Adérito Esteves

Anónimo disse...

esquecem-se de dizer que o aguilas é o melhor marcador da seleccao nacional de 15 e 7 no circuito mundial!!! mas a verdadeira posicao dele é a de arrier(15)

Anónimo disse...

E ainda há os históricos Tomaz Morais (centro/ponta), o António Moita, o Pedro Muri, o Alfredo Simões (C.R.Técnico)... Este último, na minha opinião, o melhor ponta que alguma vez jogou nas selecções portuguêsas e que pura e simplesmente nunca mais ninguem o viu... e é pena!

Anónimo disse...

Coitado do Fred, compararem-no ao Foro... Não tem nada a ver! o Foro é fraco técnicamente...

Anónimo disse...

e tu és fraco gramaticamente

Anónimo disse...

O piqueno ficou aborrecido com a opinião?! A verdade doi a alguns pobres de espírito... Não disse que o Foro era mau jogador (pó nosso campeonato pelo menos...) mas que é fraco técnicamente é! Só um ceguinho, ou um gajo muito amigo dele é que diz o contrário! Um bem haja Sr. Professor!

Anónimo disse...

Pedro Carvalho e David Mateus

Anónimo disse...

david mateus e aderito esteves ( foro suplente), kiki e aguilar já lá vão. Fizeram muito mas já não conseguem. veja-se o Aguilar que neste momento não tem velocidade. Tem que se dar o lugar aos mais novos.

Anónimo disse...

"kiki e aguilar já lá vão"

calma que o kiki já volta

recomeçou os treinos ha pouco tempo, e ele nao é o tipo de atleta que precise de muito tempo para recuperar a forma

Anónimo disse...

sr "anti-foro"

eu não fiquei aborrecido, apenas fiz a piada porque me pareceu engraçado. quanto as capacidades do gonçalo foro, acho que tem uma grande passada e um excelente hand-off, para além de ser muito forte de tronco, tornando-o muito difícil de placar. Não muitos jogadores cá com estas qualidades (salvo o kiki, que dizem que vai voltar) No entanto, tem lacunas graves no que diz respeito a placagem e posicionamento na defesa. contra a rússia custou-nos um ensaio e ainda ia custando outro. quanto a tecnica não me recordo de o ver a comprometer nesse aspecto, por exemplo, o david mateus faz muitos mais avants e nunca se ouve ninguem a chama-lo fraco tecnicamente.

Anónimo disse...

Os 22 convocados pelo seleccionador Tomas Morais, para o jogo contra a Espanha no domingo, às 15.30 horas, no EUL, são os seguintes:

Cristian Spachuk (Auch), João Correia (Direito), Juan Murre (St. Nazaire), João Júnior (CDUL), Nuno Taful (Técnico), David Penalva (Auch), Gonçalo Uva (Montpellier), Juan Severino (Agronomia), Vasco Uva (Direito), Tiago Girão (CDUL), Salvador Palha (Direito), João Uva (Belenenses), Julien Bardi (Clermont), José Pinto (Roma), Duarte Cardoso Pinto (Agronomia), Pedro Cabral (Madrid), David Mateus (Belenenses), Diogo Mateus (Belenenses), Gonçalo Foro (CDUL), Pedro Silva (Belenenses), Adérito Esteves (Direito) e Pedro Leal (Direito).

Anónimo disse...

O ensaio que o G. Foro "custou" contra a Rússia, não é culpa dele, mas dos centros...

Quando se combina e pede blitz, os centros têm também de subir, se não o ponta abre necessariamente um buraco a defender...

Anónimo disse...

Não venham com conversas e desculpas, o Foro é muito fraco nos aspectos posicional e defensivo, e forte a atacar.

Anónimo disse...

Acho que se devia ter mais respeito pelos jogadores.

todos os jogadores que se falam neste post são bons jogadores, inclusivé o Frederico.

Se formos ver o Gonçalo evoluiu bastante nestes 2 anos. É dos melhores pontas em Portugal e no último mês dedicou-se praticamente ao rugby (XV e VII).

Se bem que lhe falta, assim como à maior parte dos pontas portugueses, cultura defensiva.

Se formos ver o Foro, o Mateus, o Kiki, o Aguilar, o Adérito são muito bons a atacar e um pouco fracos a defender (placam pouco). Mas isto deriva do facto dos pontas terem um jogo pouco participativa no aspecto da placagem. Se estes fossem obrigados a placar mais (tou a falar da posição de ponta) certamente que o fariam mas vezes e de uma maneira mais eficaz.

A lacuna defensiva na placagem deve-se entao ao pouco habito. (o ponta não faz tantas placagen por jogo como um asa ou um centro, p.e.)

Para mim os pontas seriam o Mateus e o Foro (embora na minha opiniao um diogo seja um jogador que faz falta a Portugal, um "sprinter").

cumprimentos e parabens pelo blog

Anónimo disse...

SEMPRE BEM!...este blogueiro!

os comentadores tb!





é agradável vir cá, passar por cá e ler o que entendes escrever!


Todos bons atletas!

Não se pode comparar o Aguilar que está quase com 30 anos, com o Pedro Carvalho, com o Foro ou com o Adérito!
Estes 3 últimos, têm tudo para serem excelentes atletas, nesta posição, trabalhar TRABALHAR!

Anónimo disse...

mateus e diogo ou foro, vere-mos como volta o kiki