segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campeonato da Europa de Sevens Universitário

Decorreu nos passados dias 11 e 12 o Europeu de Sevens Universitário. Com equipas compostas por jogadores universitários, onde marcaram presença a Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra, entre outras como a Universidade de Bristol, a Universidade de Cardiff, até à Universidade de Koban State da Rússia.

O torneio acabou por ser marcado pelo nível a que as principais equipas se apresentaram, como Koban, Exeter, Limoges e Bristol que continham jogadores de alto nível capazes de marcar presença num XV titular dos principais clubes da Divisão de Honra em Portugal.

A melhor das equipas Portuguesas acabou por ser a equipa da Universidade de Coimbra, que se apresentou em grande nível e composta pelos seus melhores jogadores de XV e internacionais como Sérgio Franco, Ricardo Dias e Francisco Serra, para além do resto da equipa que mostrou grande qualidade. A Universidade Nova de Lisboa, com uma preparação diferente, deu uma boa imagem conseguindo ainda receber elogios de treinadores de equipas semi-finalistas, como do treinador francês do Limonges.

Na final torneio a equipa de Coimbra jogou contra a forte formação Russa composta por jogadores que estiveram no Campeonato do Mundo universitário de 2008 em Córdoba e campeões do Campeonato Russo de XV 2009. Nesse jogo, Coimbra não conseguiu entrar damelhor forma sofrendo bastantes pontos ainda na primeira parte. Na segunda, o jogo foi mais equilibrado com a equipa portuguesa a marcar um bom ensaio através João Tavares. A derrota contra a equipa Russa era quase que inevitável e o resultado acabou por não fugir a esse fado.

Classificação Final:

  1. Universidade de Kuban State (Rússia)
  2. Univarsidadde de Coimbra
  3. Universidade de Bristol (Reino Unido)
  4. Universidade de Limoges (França)
  5. Universidade de Exeter (Reino Unido)
  6. Universidade de Loughborough (Reino Unido)
  7. Universidade Nova de Lisboa
  8. Universidade de Bordéus (França)
  9. Universidade de Cardiff (Reino Unido)
  10. Universidade de Berlim (alemanha)

As equipas portuguesas deixaram uma boa imagem neste torneio como equipa dedicadas e capazes de fazer magia com a bola de rugby, mas não foram as únicas. A equipa de arbitragem composta por Afonso Nogueira e Tiago Gonçalves foi bastante elogiada. Afonso acabou ainda por receber o prémio de melhor árbitro do torneio.

Para mais informações e fotografias clique AQUI.

2 comentários:

Anónimo disse...

quem é que jogou pela nova?

Anónimo disse...

- João Campelo, Duarte Silva e João Sousa (FCT)
- Duarte Vargas, João Ricardo, Gonçalo Faustino e Francisco Frazão (Técnico)
- Francisco Tavares (Direito)
- Vasco Jonet e Tiago Bastos (Cascais)
- Nuno Gonzaga (Linha)
- Gustavo Moreira(CDUL)