quinta-feira, 16 de abril de 2009

Duelos da 1ª linha

Começa a Fase Final e não se pode deixar de fazer referência aos duelos entre posições.

Desde a 1º linha até ao três de trás, vemo-nos recheados de jogadores de grande nível. Chegará isso para fazer a diferença?

Na última terça-feira o jornal "aBola" publicou um texto, do Selecionador de Portugal, sobre o treino e a sua importância para um jogador ou atleta. Desde o Ginásio até à alimentação, passando claro pelo treino em conjunto. Todos os jogadores podem fazer a diferença mas aquele que se apresentar em melhor forma tem mais possibilidades de o fazer.

Com os jogos já realizados e forma que os jogadores se apresentaram, temos portanto as prováveis Primeiras linhas titulares dos 4 clubes:

A.E.I.S. Agronomia

Gustavo Duarte – Bernardo Costa Duarte – Vincent Coelho

Com 3 Jogadores internacionais, esta primeira linha tem como pontos fortes a força. Nos dois pilares vemos jogadores bastantes fortes e se Gustavo é internacional português, Vincet traz consigo experiência em França e é um jogador para ter em conta nas próximas chamadas à selecção. No banco aparecem jogadores com José Luis, internacional sub-21 e Rodrigo Aguiar, internacional A.

Na posição de talonador temos Bernardo Costa Duarte, um dos jogadores que mais tem evoluído nos últimos anos, fruto de um grande trabalho. Distingue-se pelo rigor que aplica na introdução de bolas na "touche", sendo mesmo um dos melhores, senão o melhor, em Portugal.

Peso conjunto de 310 kg

G.D. Direito

Jorge Segurado – João Correia – Bernardo Mota

Jorge Segurado e João Correia são os nomes que mais saltam à vista desta linha. Dois jogadores que fazem parte dos trabalhos da Selecção Nacional, que estão inscritos no Centro Nacional de Treinos e que trazem grande experiência ao pack avançado do Direito. A única dúvida reside em Jorge Segurado que não se tem apresentado nos últimos jogos, vítima de uma lesão. Ma scertamente que o ponto forte desta 1ª linha reside na velocidade e força do talonador e capitão português João Correia.

Para além destes dois ainda têm Bernardo Mota, internacional português 6 vezes fazendo parte de diversas convocatórias para a Selecção Nacional, assim como Francisco Tavares jogador com presença assídua nos trabalhos das selecções jovens, prontos para entrar dentro de campo.

Peso conjunto médio de 304 kg.

C.F. "os Belenenses"

Emanuel Chirino – William HafuFacundo Borelli

É uma primeira linha completamente formada fora de Portugal e da qual sai um nome logo á peimeira vista: William Hafu.

Herói da final do ano passado e nomeado para melhor jogador do ano logo na primeira época em Portugal. Distingue-se pela sua técnica, fora do normal para Portugal, e pela criatividade. É claramente uma das estrelas da Fase Final, podendo mesmo vir a ser a Estrela maior. Ao seu lado tem dois argentinos, Facundo Borelli e Emanuel Chirino, sendo que o primeiro teve um percurso bastante positivo de onde se destacam as internacionalizações em sub-21 e a presença na selecção regional de Buenos Aires, tendo jogado contra a selecção principal de Itália.

Para além de estes três nomes aparece ainda um quarto que teve uma explosão esta época. Hugo Valente, de 20 anos, que começou a jogar rugby no ano passado ao serviço dos sub-21 do turma azul, foi testado nos últimos encontros a pilar tendo marcado 3 ensaios em 3 jogos, é também um jogador capaz de aparecer como titular nos jogos da Fase-Final.

Peso conjunto a rondar os 325 kg.

CDUL

João Júnior – Duarte Figueiredo – Diogo Fialho

Se para muitos é a 1ªlinha mais fraca, para outros é a que tem mais potencial.

Falamos de dois pilares que fizeram parte das convocatórias da Selecção de Portugal no último Torneio das Nações Europeu e digressões, de dois jogadores formados em clubes de I e II divisões e chegados ao CDUL asseguraram a titularidade, ou seja dois jogadores capazes de assegurar uma primeira linha no Futuro não só a nível de clube como também de Selecção.

A talonador está Duarte Figueiredo. Um dos pilares deste CDUL. Formado e criado no clube da cidade Universitária, distingue-se nas formações ordenadas e nos alinhamentos. Foi um dos jogadores que marcou presença no Mundial de 2007 em França, tendo actuado contra a Itália. Mas atrás de Duarte está um outro jogador com muito potencial. Filipe Ramalho, formado no Évora, jogou no ano passado pelo Vitória de Setúbal sagrando-se campeão da II Divisão, é um jogador cheio de garra e bastante forte que pode muito bem vir a jogar vários minutos da Fase Final.

Peso conjunto, aproximadamente, de 303 kg.

Reside agora a dúvida:

  • Qual a 1ª linha que se apresentará em melhor forma?
  • Chega um nome para fazer a diferença?

Deixamos estas questões, assim como a sondagem, para o leitor responder.

9 comentários:

Anónimo disse...

O Bernardo Mota lesionou-se no jogo contra o Cascais
Abraço do GDS Cascais Rugby e as rapidas melhoras

Anónimo disse...

partiu o perónio...não me parece que jogue

Anónimo disse...

bom trabalho. Continua

Anónimo disse...

o Bernardo Mota está lesionado (luxação do perónio, não joga mais este ano) mas o Jorge Segurado está apto para jogar. A 1ª linha do GDD deverá ser Pipas, Tavares e Segurado.

Anónimo disse...

1ª linha do direito : Pipas ; Fanã e Titó.

Anónimo disse...

Pipas, Tavares e Segurado parece me ser a melhor no conjunto do jogo aberto, touche e melee...

Anónimo disse...

tb há a hipotese do gonçalo alpuim e do antónio segurado para a 1ª linha do direito

Anónimo disse...

CDUP sub campeão!!!!

Cdup 27 - 13 Cdul

Anónimo disse...

*sub 20