quinta-feira, 2 de abril de 2009

Qual o melhor 15 de Portugal?

Joe Gardener é o nome que vem a baila quando se pergunta qual o melhor XV de Portugal. Mas a verdade é que este ainda não tem as condições necessárias para o fazer.

Sendo assim qual o melhor?

É sabido que a posição de XV é a que mais responsabilidade acorrenta durante um jogo. É o último defesa, a última barreira e ainda tem que ser uma arma de ataque.

Se recuarmos um bocado na história do Rugby Português, vemos que na altura da conquista das 6 Nações B, Gonçalo Malheiro era o Arriêr de serviço. E fez um óptimo papel, sendo que a sua aposição natural é a de 10.

Depois de Gonçalo Malheiro apareceu Pedro Leal. Foi ele o nosso nº15 na grande cruzada do Mundial... e tem-no sido até agora.

…Mas será o melhor?

Qual o melhor 15 de Portugal?

Pedro Leal: Não se pode falar de Arriêr sem se dizer o nome do jogador do Direito. É o 15 titular em qualquer jogo. É um jogador acima da média em Portugal, com uma capacidade de corrida, finta e técnica equiparada com poucos de nacionalidade Portuguesa. Á partida é o que tem maior vantagem para jogar como 15.

Pedro Cabral: Habitual abertura, também sabe jogar a 15. Já o fez por Portugal tanto no Mundial como mais recentemente contra a equipa B de Inglaterra (England Saxons). Tem a garra para defender e um bom pontapé, qualidades absolutamente necessária para defesa, mas falta-lhe a explosão e a velocidade de um Arriêr.

António Aguilar: Se queremos um Arriêr que ataque sem dar hipóteses ao adversário, António é um dos indicados. É um jogador com uma grande velocidade e capaz de fintar muito bem. Apesar da posição a que estamos mais habituado a vê-lo seja a de ponta a verdade é que ele não estranhará o uso da camisola com o número 15.

Diogo Miranda ou Nuno Penha e Costa: Dois jogadores com bastante potencial e com a mesma história: Jogaram a Abertura durante todos os escalões da formação e foram parar a Arriêr nos seniores. Ambos fizeram a época passada na posição de 15. Diogo tinha Francisco Moreira a abertura e Nuno tinha Pedro Cabral. Com um bom jogo ao pé, podem ser jogadores a seguir no futuro para a posição menos favorecida em Portugal.

Pedro Leal, Pedro Cabral, António Aguilar, Diogo Miranda e Nuno Penha e Costa são jogadores que já actuaram na posição de Arriêr no campeonato Português. Mas há mais. E para além desses ainda existem jogadores com muito potencial nos sub-20.

Deixamos a escolha para os leitores...

14 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo blogger,
Em relação á votação e análise (bastante agradável) dos jogadores individualmente penso que não dá grande importância a dois factores importantíssimos da posição de arrier. A defesa, quanto a mim fulcral e o primeiro principio para se ser um bom jogador neste posição, e o posicionamentoe a recepção das bolas do ar, outro ponto em que no rugby actual, onde se chuta muito e bem, é essencial ser forte!
Outro ponto é os jogadores escolhidos, não que os que la estejam não merecam, mas na minha modeste opinião, falta um jogador que ao longo dos anos tem sido invariavelmente um referência do nosso campeonato, com uma qualidade acima da média, mas que por motivos pessoais/profissionais (deduzo eu...) não tem sido internacional. Falo do Miguel Freitas do CDUP. Mesmo treinando pouco, continua a por as defesas contrárias em alvoroço (como se provou mais uma vez este fim de semana frente ao CDUL...).

Forte Abraço e votos de continuação de este excelente espaço de discussão do que realmente intressa, o Rugby jogado!

Ass. A.Rugby

Anónimo disse...

o Joe de longe!
dizer que ele não tem condições necessárias para o fazer, só se fôr por ainda não puder jogar pela selecção.

Pode pecar pela falta de impacto no contacto na placagem, sendo o único que não se nega nesse aspecto o Pipoca, mas quer dizer...não se faz sentir o seu contacto.

Anónimo disse...

concordo e mto com o 1º comentário, quanto aos elementos da votação, ainda podemos incluir Filipe Grenho...

Acho que Aguilar não é de todo 15.

Dos jogos que vi acho que Penha e Costa tb não é um 15, bem como Cabral. São ambos 10!!

Anónimo disse...

e o vasco gaspar?

Anónimo disse...

O melhor 15 é, quanto a mim, sem dúvida, o Joe Gardener. Já o era no Técnico, e em Agronomia apenas confirmou todo o seu valor. Excelente chutador, forte no contra-ataque, inteligente no jogo. Quando a mim, e de longe, o melhor 15 actual em Portugal.

Pipoca e Cabral são muito bons, mas estão uns furos abaixo. O Cabral é sobretudo 10, e o Pipoca é o que quiser (9, 10, 11, 14 ou 15), porque é um talento à solta.

Banana do Belém é, a 15, invenção. O lugar dele é 13 ou 12. O Miranda, para mim, é 10. Idem para o Penha e Costa, que quando joga a 10 é muito mais consistente, digo eu.

Nos escalões de formação há dois números 15 com GRANDE potencial:

- Pedro Rocha e Melo, dos Sub20 do Belenenses;
- O n.º15 dos Sub18 do CDUP, que tem jogado pelos Sub20 na FF. Este miúdo é do melhor que se tem visto.

Estes dois rapazes podem ser daqui por 4 ou 5 anos, as duas primeiras escolhas para a posição.

Anónimo disse...

Não concordo nada com o 15 ser a "posição menos favorecida em Portugal". Sempre tivemos excelentes 15: Zé Maria Villar Gomes, Alfredo Simões, Rohan Hoffman, etc... todos jogadores de nível internacional.

De momento vai ser difícil substituir o Pipoca. Quem está mais "talhado para o lugar" é o Aguilas mas sempre lhe faltou muita defesa e já não tem idade para se fazer de novo. Também prefiro ver o Cabral a 10. O Penha e Costa está muitos furos abaixo de qualquer outro. O Joe é o melhor 15 (de raiz) em Portugal. Mais uma época sem ir a casa ou o casamento com uma tuguinha e era o ideal, falta-lhe peso e mais decisão na defesa mas o Tomaz põe-no a 100% em menos de um fósforo.

Anónimo disse...

Joe estará apto para jogar por selecção no principi da próxima época, se não sair mais de Portugal.

Vae ser bom.

Mas para já os melhores são o Pipoca e o Aguilar.

cumps.

Anónimo disse...

I RUGBY MARKET
Troca/ Venda de roupa de Rugby
Anfitrião: DBC
Data: Sábado, 4 de Abril de 2009
Hora: 14:30 - 20:00
Local: Monsanto
Telefone: 916213352

Descrição
Rugby Market - Traz os teus "kits" de rugby usados e prepara-te para trocar com os "kits" dos teus amigos, colegas e adversários.
Como é hábito nos jogos internacionais a troca de camisolas, o DBC quer ser pioneiro na primeira troca nacional de equipamentos de rugby. Chuteiras, calções, camisolas... TROCA, VENDE ou OFERECE...
N FALTES!!

Anónimo disse...

bora pedir ao rohan pa voltar a jogar só pa ganhar ele esta enquete??

Anónimo disse...

Portugal já jogou?

Sei que a Austrália ganhou à Inglaterra 21-17, no nosso grupo em adelaide.

Alguém resp. sff.

Abraços

Anónimo disse...

http://www.irb.com/irbsevens/edition=9/fixturesresults.html

Anónimo disse...

O Joe é o único verdadeiro arrier a jogar em Portugal. A sua qualidade e nível de jogador não é sequer comparável com os candidatos em votação.

Vai ser a grande mais valia da Selecção para o ano e há de nos dar por certo as vitórias que nos levarão ao Mundial. Espero também que consiga partilhar com a selecção o seu grande conhecimento e cultura de rugby e principalmente a sua humildade em campo. Coisa que tem faltado às vedetas da nossa Selecção... Muitos mais jogos teríamos ganho se houvesse mais jogo de equipa e não cada vedeta a tentar ter o seu momento de glória e com isso prejuicar o jogo de equipa e o resultado final.
Foi um dos principais problemas que a era pós Mundial trouxe à nossa Selecção, mais se esperaria do Pai Tomás para acabar com o estrelato, em vez de o fomentar...

Gardener tem qualidades invejáveis de soberba leitura de jogo e segurança e decisão na defesa.
Com mais peso não saltaria ao ar com a elevação incrível com que ganha bolas onde mais ninguém chega, para além de que perderia a extrema velocidade quando faz as suas arrancadas que só param no ensaio.
Ao contrário do que se diz, placa muito bem, pois tem muita força, que chega para placar com eficácia, ao contrário do peso!
É um chutador exímio e com provas dadas.

Tem as características e qualidades que um verdadeiro 15 tem de ter, dos jogadores em votação não vejo nenhum com as características puras de arrier.

jonas7 disse...

Francisco Serra da Associação Académica de Coimbra.

Anónimo disse...

Sem dúvida o melhor 15 é o Joe gardner mas o Pedro Leal e o Francisco Serra (principalmente )não lhe ficam muito atrás.