quarta-feira, 22 de abril de 2009

Duelos do "3 de trás"

São a última muralha e os principais finalizadores de uma equipa de rugby.

O três de trás é normalmente composto por jogadores velozes, com técnica e capazes de defender no um para um. Na primeira mão da Fase Final os jogos ficaram decididos por pontos de jogadores desse "meio". Tanto Joe Gardener, como Maxi Lopez são Defesas e Pedro Leal tem feito as últimas épocas nessa posição (apenas nesta se consolidou a médio-formação).

A.E.I.S. Agronomia

Rodrigo Sacadura – Joe Gardener – Michael Lubbe

Um trio que não precisa de apresentações e que têm no nº15, Joe Gardener, a principal arma. Com um jogo ao pé fora do comum (pelo menos em Portugal) Joe já marcou mais de 220 pontos apenas esta época. A auxiliá-lo tem dois pontas rápidos e fortes. Rodrigo Sacadura, produto da formação verde, é o terceiro melhor marcador de ensaios da história do clube e leva mais de 100 jogos pela Agronomia. Do outro lado está Michael Lubbe. Michael tem sido dos jogadores mais castigados pelas lesões em Portugal. No ano passado poucos jogos fez pela sua equipa e este ano aconteceu o mesmo, contudo em boa hora aparece e pelos vistos em boa forma também.

No banco têm ainda Vasco Gaspar, Filipe Saldanha, Manel Dentinho, Fernando Costa Duarte e Gonçalo Albergaria.

Lesionado encontra-se o internacional Diogo Coelho.

CDUL

Gonçalo Foro – "Maxi" Jordan – Nuno Ferreira

Maxi regressou este ano ao clube que o trouxe para Portugal. Caso para dizer que chegou, jogou e não mais largou a camisola nº 15. Autor de 60 pontos em todo o Campeonato, foi a estrela da equipa na 1ª mão marcando todos os pontos do CDUL no jogo. Mas será Maxi a estrela da do 3 de trás do CDUL? É que ao seu lado actua o 2º melhor marcador de ensaios do Campeonato, Gonçalo Foro. Com os mesmo 60 pontos que Maxi (todos por ensaios) Gonçalo pode ser o jogador a fazer a diferença no jogo da 2ª mão. A completar o três de trás aparece Nuno Ferreira, presença assídua nas convocatória do CDUL.

Como recursos têm ainda o jovem Ferderico Oliveira (que não apareceu na convocatória da 1ªmão) e Duarte Mónica (que jogou a médio-abertura), para além de Francisco Chaves, Francisco Bello, entre outros.

G.D. Direito

Adérito Esteves – António Aguilar – António Dias

Os 3 Ases da equipa de Monsanto podem muito bem fazer mossa no Belenenses no jogo da 2ª mão. António Aguilar vem sendo desde à muito tempo um dos jogadores mais fundamentais da equipa do Direito. Formado e criado no clube, António é dos jogadores que mais pontos tem no Campeonato Nacional desde sempre. Ao seu lado tem Adérito Esteves. Internacional de XV, mas é na selecção de VII que se mostra mais importante. Na outra ponta o Direito tem um jogador formado no CDUP. António Dias, cuja posição original é a de médio-formação, chegou ao Direito este ano e foi colocado com o número 11 nas costas. Uma opção feliz do treinador, pois nesta posição António pode dar uso à sua finta e velocidade.

Direito pode ainda fazer recuar o seu 1º centro Ricardo Alves para uma das pontas caso, Luis Salema apareça. Assim Miguel Portela, que jogou com a camisola nº 10 na 1ª mão, passa para centro. Sendo que Pedro Carvalho ainda pode aparecer.

C.F. "os Belenenses"

João Mirra – Pedro Rocha e Melo – Francisco Moreira

Um três de trás com vária diferenças daquele que é considerado o mais forte do clube. Neste trio podemos encontrar com um João Mirra bastante finalizador. O nº 11 azul é o sexto melhor marcador do campeonato, empatado com o também belenenses David Mateus. João Mirra que muitas vezes ocupa a posição de Defesa tem na sua companhia Francisco Moreira. "Xico" Moreira cuja posição habitual e a de médio-abertura, não estranha certamente o lugar de 11. Com ele lá atrás o Belenenses pode certamente contar com um bom jogo ao pé. Mas o destaque deste sector vai para o jovem Pedro Rocha e Melo. 1º ano de sub-20 e com apenas 19 anos, Pedro já jogou mais que uma vez pelos seniores do Restelo, tendo, inclusivamente, feito a sua estreia contra o Direito em Monsanto para a Taça. Após um grande jogo na 1ªmão não será de estranhar a sua presença no XV titular para o próximo jogo.

O Belenenses pode ainda recorrer aos jovens Duarte Bravo, Duarte Moreira (não se sabe se está recuperado da lesão), ambos internacionais de VII, e ainda Diogo Castro, João David, etc…

David Mateus concontra-se lesionado.

Qual o melhor "3 de trás"?

(Pode votas na sondagem da tabela lateral)

9 comentários:

Anónimo disse...

em boas condições, o do direito, por causa da qualidade dos jogadores e capacidade de ataque e do chuto do aguilar..
senão, o que funciona melhor é o da agronomia, com os chutos do joe gardener e do aproveitamento dos espaços pelo mesmo que sempre que os tem aproveita marcando bastantes ensaios, o rodrigo sacadura também marca bastantes ensaios. o michael lubbe permanece uma incógnita

Anónimo disse...

bom post. No Direito falta referir alguns jogadores que podem também jogar no trio de trás, casos como João Marques, Duarte Guerreiro, André Tojal(lesionado), Francisco Sepulveda e ainda Miguel Portela que esta época já jogou a ponta.

Anónimo disse...

na Agronomia falta o João Cardoso Pinto (ponta) que foi operado à mão mas fez alguns jogos este ano marcando ensaios.

Abraço

Anónimo disse...

o vasco gaspar não costuma ser suplente, o trio de trás nos últimos jogos foi Vasco Gaspar, Joe Gardener(15) e Filipe Saldanha... Agora deve ser o Michael Lubbe pelo último.

Anónimo disse...

Mais atenção aos factos, leia-se, aos números!
Joe Gardener é o melhor marcador do Campeonato (aliás desde que chegou a Portugal), com 15 ensaios.
Em 2.º lugar está o Foro com 12.

Afinal parece que não é só jogo aos pés!

Anónimo disse...

agronomia, se diogo coelho estve-se operacional. era uma verdadeira ameaça. com sacadura e vasco no banco. filipe saldanha, ja mostrou nao ter qualidade para continuar

Anónimo disse...

isso tendo em conta que na 1ª fase o Foro jogou no máximo 4 ou 5 jogos ...

Anónimo disse...

Claro que não é. O Gardner é, juntamente com o Hafu, o melhor estrangeiro em Portugal, sem dúvidas e nas calmas.

Neste ranking Gardner tem apenas a vantagem de não ter falhado um único jogo da DH por causa dos Sevens (contrariamente ao Foro, ao David Mateus, etc...).

Anónimo disse...

o melhor trio de tras é o do cdul