quarta-feira, 8 de abril de 2009

Reunião sobre o Modelo Competitivo

O dia de amanhã pode ser decisivo no Rugby Português.

Segundo o site da FPR, decorrerá, na sede da mesma, um encontro/reunião onde será discutido o novo Modelo Competitivo. Este modelo, segundo se conseguiu apurar, tem o apoio da maior parte dos clubes. Contudo, o facto de passarem a existir dois grupos na Divisão de Honra – duas divisões, numa só – parece ser o maior motivo de discórdia.

De qualquer maneira nesta reunião será, também, decidida a data de entrada em vigor daquele que parece ser o Modelo Competitivo do futuro, havendo mesmo a hipótese de esta entrada se dar já para o ano (Se todos os clubes forem a favor).

Grupo A - Divisão de Honra Época 2009/10

  • 1º Divisão de Honra
  • 2º Divisão de Honra
  • 3º Divisão de Honra
  • 4º Divisão de Honra
  • 5º Divisão de Honra
  • 6º Divisão de Honra

Grupo B - Divisão de Honra Época 2009/10

  • 7º Divisão de Honra
  • 8º Divisão de Honra
  • 1º da I Divisão
  • 2º da I Divisão
  • 3º da I Divisão
  • 4º da I Divisão

Reuniões marcadas:

  • Divisão de Honra às 18:00 horas
  • 1ª Divisão às 19:30

Espera-se a presença de todos os clubes, porque só assim se pode decidir o melhor para o Campeonato e para o Rugby Nacional.

6 comentários:

Anónimo disse...

Entrar em vigor em 2009-2010 ? A jornadas do fim da DH e uma da 1ª Divisão querem alterar as regras do jogo. Foi com estas regras que começaram os campeonatos, e querem alterá-las no final... Mas está tudo doido ou quê ? Será que além de Directores fracos, ainda os temos VIGARISTAS e OPORTUNISTAS.
Devemos alterar a formula, mas de acordo com as regras que estão em vigor ou seja, o último da DH desce para a 1ª. O 1º da 1ª sobe para a DH. O Campeão da 2ª sobe para a 1ª e o último da 1ª vai para a 2ª.

Anónimo disse...

A proposta não está completa pois para além da fase a seis será disputa um fase final (final four) entre os quatro primeiros do primeiro grupo – pelos últimos dois do primeiro com os primeiros dois do segundo e os últimos quatro.
O modelo permite aumentar a competitividade e a competição e serve sem dúvida os interesses dos clubes permitindo que quem vem da “segunda divisão” faça uma progressão sustentada evitando-se os resultados muito desnivelados. Aliás este modelo só poderá no limite da especulação prejudicar o 7º da divisão de honra e o primeiro da 1ª divisão que neste modelo nunca poderão ser campeões no ano seguinte! Vamos ser claros as hipóteses de tal acontecer no presente quadro nem académicas são!
Antes de começares a adjectivar ou seja a chamar vigaristas etc. Lê com atenção a proposta e só podes concluir que de facto esta é uma boa proposta para o Rugby Nacional que vem por um lado substituir um conjunto de regras e enquadramento competitivo obsoletas e de legalidade duvidosa e por outro claramente aumentar a competitividade e a competição.

Anónimo disse...

Afinal o q é q deu a reunião?

Anónimo disse...

Eu só chamo vigarista porque realmente um vigarista é aquele que deseja alcançar um objectivo, seja económica seja qualquer outro através da alteração do que está instituido. Se fores a um super e sacares um objecto e não o pagues está a vigarizar o super. Se alterares a fórmula do campeonato para entrar em vigor na próxima época estás a violar os estatutos vigarizando quem entrou num campeonato com umas regras e sai dele com outras. Penso que me fiz entender. Não podemos deixar cair a palavra "vigarice", pois é o mínimo que podemos pensar de quem quer alterar as regras do jogo. Basta haver um clube prejudicado para isso ser considerado roubo.

Anónimo disse...

Estou de acordo que é necessário ajustar modelos competitivos,mas só daqui a 2 anos.

Honra ( 6 Clubes ): 3 voltas

Divisão 1 ( 6 Clubes ):3 voltas

Divisão 2 ( 12 clubes )
(6 clubes Norte/Centro) + 6 clubes Lisboa/Sul)

1ªfase : 2 voltas
Play off : 4 equipas( 2 primeiros) 2 voltas
Play out ; 4 equipas (2 ultimos )
2 voltas

Divisão 3 : 4 grupos ( Norte + Centro + Lisboa + Sul )

Inclui equipas B (satelite)

Modelo semelhante à actual 2divisao

Anónimo disse...

Vigarice é o que está instituído – Quem mudou o modelo competitivo? Já se deram ao trabalho de ver o modelo aprovado? Como é que foram feitas as alterações ao mesmo? Por quem?
Prejudicados somos todos com este tipo de situação que podemos e devemos corrigir de imediato.
Já agora convém verificar os estatutos da Federação antes de se dizerem coisas que se desconhece