sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tomaz Morais até 2011

Segundo a agência Lusa o treinador e seleccionador Português fará a sua despedida da selecção a seguir ao Mundial 2011. Tomaz Morais ficará assim ligado à selecção por mais 2 anos, dando depois seguimento à evolução do Rugby em Portugal, num outro lugar mais afastado das selecções.

"Ainda não foi proposta a renovação, mas estarei sempre ao dispor e darei a cara, o corpo e alma pelo râguebi português. Em 2011, espero fazer uma passagem clara para a direcção técnica nacional, ocupar menos tempo com as selecções e desenvolver o râguebi de uma forma global", afirma o actual treinador dos Lobos.

Tomaz, que está ligado à selecção desde 2001, ficará assim ligado aos 10 anos em que Portugal mais evoluiu nesta modalidade. Durante os quais foram atingidos bastantes objectivos e metas como:

  • Um Mundial de XV;
  • 3 Mundiais de VII.

Para a história ficaram também os títulos:

  • Vencedor do Torneio das 6 Nações B 2003 (Grand Slam);
  • 5 Vezes campeão Europeu de Sevens.

A nível pessoal:

  • Nomeação para o prémio de melhor treinador do ano da IRB (2004).

Reacção ao Mundial:

Mas Tomaz Morais não fica por aqui. Na entrevista afirma que o Mundial trouxe muitas vantagens mas que não se estava preparado para o seu seguimento:

O mau do Mundial foi que nós não estávamos internamente bem organizados e por isso 500 jovens já abandonaram o râguebi por falta de condições

Tomaz fala também do facto dos jogadores que seguiram para o estrangeiro terem baixado os níveis físicos e, consequentemente, o rendimento:

"A curto prazo não ganhamos nada. Quase todos têm jogado pouco nos seus clubes e quando chegam a selecção não demonstram o ritmo competitivo necessário. Alguns até têm baixado os níveis físicos porque o ritmo competitivo, por exemplo em Espanha, não é elevado. Se jogassem todos em Portugal a selecção ganharia muito com isso",

Modelo Competitivo:

A terminar a entrevista, o o treinador Nacional, fala do modelo competitivo e da necessidade de o reajustar:

"Temos que reajustar o campeonato nacional. Só temos um mês competitivo por ano que é durante os play-off. Não podemos ter um mês de râguebi por ano. É preciso ter coragem para fazer isso, deixar velhos estatutos e burocracias de parte e pôr uma coisa em cima da mesa que desenvolva o râguebi português"

Tomaz começa assim a trabalhar para o final de um projecto que trouxe muitas alegrias aos Portuguese ligados, ou não, ao Rugby. Mas ainda definiu que o Mundial de 2011 é o objectivo final:

"Ver a quantidade de pessoas que se interessam por râguebi, que falam de râguebi, a importância que ganhou até ao nível mediático foi uma grande vitória e era essa vitória que queríamos. Em 2011 queremos cimentar esse trabalho"

Fonte: Público on-line

15 comentários:

Anónimo disse...

France A and Scotland A to join Nations Cup
(IRB.COM) Friday 3 April 2009

PrintEmail


Uruguay and Russia will travel to Romania again for the IRB Nations CupThe International Rugby Board has revealed an exciting line-up for the IRB Nations Cup 2009 in Bucharest, Romania.

The key international tournament, which provides targeted strategic investment Unions with access to an expanded Test calendar, will be played over three match days from June 12-21 and will feature Scotland A and France A for the first time alongside competition regulars Uruguay, Russia, Italy A and hosts Romania.

“We are delighted to be welcoming Scotland A and France A to the IRB Nations Cup for the first time. The addition of two quality teams to the programme will serve to further heighten the global interest in what is now a major international tournament on the international Rugby calendar,” said IRB Chairman Bernard Lapasset.

“The addition of these two teams will provide Romania, Russia and Uruguay with the high level of opposition required to benchmark their high performance programme development and assess the advances that they have made in competitiveness on the world stage.”

Underwritten by the commercial success of the Rugby World Cup and the IRB’s unprecedented £48 million global Strategic Investment Programme, the IRB Nations Cup was introduced in 2006 to provide much needed additional Test match level games for targeted Unions and played a significant preparation role for Romania, Georgia and Namibia ahead of RWC 2007 in France.

Last year’s tournament was won by Emerging South Africa, but with the champions not participating due to the British and Irish Lions tour to South Africa, the 2009 edition looks set to be the most open to date.

“A key element of our Strategic Investment Programme is to provide targeted Unions such as Romania, Russia and Uruguay with an expanded international match programme for their elite players. The IRB Nations Cup provides the ideal platform to provide these teams with high quality opposition as well as matches against other Performance Unions from different Regions,” said IRB Head of Development and Performance Mark Egan.

“For Scotland, France and Italy the tournament provides the opportunity to develop a wider pool of elite player talent and the IRB is committed to supporting their A team programmes as part of our global High Performance Strategy.”

“Romania, Russia and Uruguay are all still in the hunt for Rugby World Cup 2011 qualification in their respective regions, so it will be interesting to see how they perform in an elite tournament environment. The Nations Cup provides the IRB with an opportunity to evaluate our investment in these Unions and assess where each are positioned within the four-year Rugby World Cup cycle,” added Egan.

The tournament kicks off on Friday, June 12 with Scotland A versus Russia, Italy A versus France A and Uruguay against hosts Romania. All matches will be played at the stadionul National Arcul de Triumf in Bucharest.

Match Day 1 – Friday, June 12

Scotland A v Russia
Italy A v France A
Uruguay v Romania

Match Day 2 – Tuesday, June 16

Scotland A v Uruguay
Italy A v Russia
France A v Romania

Match Day 3 – Sunday, June 21

Russia v Uruguay
Italy A v Romania
France A v Scotland A

Anónimo disse...

O que acbo de ler em cima não é nada bom para Portugal, uma vez mais a IRB a preparar os Paises que quer ver no Mundial ( Uruguay, Russia e Romenia).

O que fazem os dirigentes do Rugby Português para inverter estas situações?

Anónimo disse...

Excelente entrevista do Professor Tomaz Morais. Aborda alguns dos aspectos que ainda são um grande entrave ao desenvolvimento do rugby em Portugal, falta de estruturas desportivas e modelos competitivos desajustados, que em nada potenciam o desenvolvimento do rugby.
É preciso arrepiar caminho e encontrar soluções rápidas, não podemos estar a perder jovens por falta de condições.
O rugby Português precisa de pessoas dinâmicas na sua liderança, que se desprendam dos velhos hábitos, que façam a família do rugby acreditar no desenvolvimento do rugby.
Nenhuma outra modalidade amadora terá tanta qualidade em termos de recursos humanos qualificados, e em lugares privilegiados da sociedade.
Falta dinamismo e liderança forte para mobilizar as sinergias necessárias.

Anónimo disse...

amanha portugal sub18 joga no campeonato da europa as meias finais do grupo b frente a ucrania

Anónimo disse...

a propósito da ida de jogadores para fora diz o Tomás Morais : "A curto prazo não ganhamos nada. Quase todos têm jogado pouco nos seus clubes e quando chegam a selecção não demonstram o ritmo competitivo necessário. Alguns até têm baixado os níveis físicos porque o ritmo competitivo, por exemplo em Espanha, não é elevado. Se jogassem todos em Portugal a selecção ganharia muito com isso". Mas.. não era o Tomás que dizia há um ano que ou os jogadores iam lá para fora para evoluir ou então nada feito!???

Anónimo disse...

Mas ele também disse que as mais valias das idas lá para fora seriam importanes para o futuro do rugby português a médio e longo prazo.assim trazem as mais valias e exeriencias que aprenderam. Não jogando os jogadores ou jogando muito pouco é normal que não tragam o ritmo necessário. Veja-se este ano só o Zé pinto e o Penalva trouxeram mais ritmo ao jogo. Ainda por cima são conhecidos os problemas da libertação dos jogadores por parte dos seus clubes. Concordo inteiramente com tomás é importante que saiam mas para jogar e que depois estejam disponiveis para jogar com a selecção de Portugal.
Se tiverem todos juntos para o ano é mais fácil trabalhar com todos mais tempo, como foi feito há uns anos. É por exemplo o caso da Ríussia agora. Tudo tem o seu tempo e agora para a próxima época é ano de estarem todos perto e disponiveis. Nessa perspectiva concordo, caso contrário jogar no estrangeiro é jogar em campeonatos competitivos, mesmo o espanhol ainda é melhor que o nosso.

Anónimo disse...

Deviamos era organizar uma competição em Jnho com o Brasil, a Alemanha, e outras 4 selecções para cotrariar esta mostra de torneio que demontra a preferência da IRB. Talvez a Espanha, O Chile e outra selecção (Marrocos).

Anónimo disse...

comentários despropositado, não é o tomas que quer mas sim a direcção da FPR. Todos sabemos que o campeonato é muito pobre, para haver evolução é preciso tyransformar alguma coisa. Se o campeâo da 1º divisão sobe ou não é outra questão que deve e pode ser pensada. O campenato tem que ser revisto e melhorado.

Anónimo disse...

Os comentários sobre a eventual alteração sobre o modelo competitivo só podem de vir de pessoas que estão no rugby há pouco tempo, senão, façam uma análise, nos últimos 20 anos de campeonatos nacionais, e descubram qual a formula em que houve mais equilibrio. Só para ajudar vos digo que é a formula que estava em vigor antes da redução par 8 clubes na honra, que é precisamente aquilo que o Tomaz e por isso a FPR defendem.

Por outro lado, sabemos o grande desnível entre os 4 da frente e os 4 últimos da honra (as cabazadas de mais de 60 pontos nos jogos entre eles são esclarecedoras). Por outro lado será que o desnível entre os piores da Honra e os melhores da 1ª é assim tão grande. Relembro que o CRAV eliminou o benfica na taça por número bastante expressivos.

Penso que, se o modelo que o Tomaz e a FPR defendem é o modelo de uma primeira divisão com duas series de 6 equipas, tal como era antes da redução para 8 equipas, realmente acertam. Este sim deverá ser o modelo em que devemos apostar.

NOTA - Quem há uns anos, "impôs" a reduzação para 8 clubes, foi o Tomaz....

Anónimo disse...

Os sub 18 ganharam 39-0 á Ucrania, passando assim as meias finais onde vão defrontar dia 7 a Espanha

Anónimo disse...

Alguém sabe resultados de Coimbra?

Anónimo disse...

excelente o espectaculo de rugby juvenil hoje no estádio nacional. PARAbéns continuem.

Anónimo disse...

Se o modelo é bom ou mau, não discuto...ou deixo para outra altura. O que não é mau...é péssimo, é alterarem as coisas de um ano para o outro. É completamente imoral.

Já se falou aqui da II e da III, mas mesmo na primeira divisão, o valor que tinha um 5º/6º/7º lugar quando a epoca começou e até....há 1 mês atrás, é completamente diferente do valor que tem agora!!

Mudam-se as regras a meio? As equipas jogam sempre para ganhar, mas há esforços e objectivos q se tentam cumprir...e é falta de respeito pelos clubes alterarem tudo a meio.

Um clube em 7º este ano, com a regras que (ainda) temos, para o ano pode ir à final four, pode ser campeao! De repente...afinal parece que não...

Querem que isto evolua, comecem por ser sérios.

Cumps

Anónimo disse...

Não acredito que alterem as regras no final da temporada. Isso é uma vergonha. É um desrespeito e um voltar atrás quando há uns anos isso se fez por 4 ou 5 vezes e foi para acabar com golpadas dalguns dirigentes pouco escrupulosos que foi aprovado em AG.que qualquer alteração não pode entrar em vigor na época seguinte.
Haja decoro.

Anónimo disse...

Se o modelo é bom ou mau, não discuto...ou deixo para outra altura. O que não é mau...é péssimo, é alterarem as coisas de um ano para o outro. É completamente imoral.

Já se falou aqui da II e da III, mas mesmo na primeira divisão, o valor que tinha um 5º/6º/7º lugar quando a epoca começou e até....há 1 mês atrás, é completamente diferente do valor que tem agora!!

Mudam-se as regras a meio? As equipas jogam sempre para ganhar, mas há esforços e objectivos q se tentam cumprir...e é falta de respeito pelos clubes alterarem tudo a meio.

Um clube em 7º este ano, com a regras que (ainda) temos, para o ano pode ir à final four, pode ser campeao! De repente...afinal parece que não...

Querem que isto evolua, comecem por ser sérios.