terça-feira, 7 de abril de 2009

Joe Gardener e Portugal

"Quero jogar por Portugal"

É o título da reportagem do Jornal "a Bola". Segundo o mesmo jornal, Joe está interessado em integrar o CNT a partir de Setembro, altura em que completa todos os requisitos necessários para poder representar a Selecção Nacional.

Joe Gardener que veio para Portugal em 2005, tem vindo a subir de rendimento de ano para ano, tendo inclusivamente marcado 536 pontos só na época passada pela Agronomia.

Quem também se mostra receptivo a esta decisão é o Treinador Tomaz Morais e o grupo de trabalho do CNT. O treinador Nacional afirma mesmo que jogadores como Conrad Stickling, Jacques Le Roux e Michael Lubbe podem, inclusivamente, ser elegíveis, caso demonstrem interesse.

Depois de Juan Murré, Juan Severino, Eduardo Acosta e Christian Spachuck, parece que o contingente naturalizado dos trabalhos no CNT vai ser alargado e numa altura em que falta um ano para os jogos mais difíceis e decisivos da qualificação para o Mundial de 2011, estes jogadores podem ser uma grande mais-valia para "os Lobos".

Fonte: jornal "a Bola"

21 comentários:

Anónimo disse...

Mais concorrencia e luta pelos lugares, muita vedetas a desaparecerem. Infelizmente e se bem conheço a realidade só o Joe vai ser chamado a selecção. o resto é apenas possibilidade.

Anónimo disse...

so o gardener e que cumpre os requisitos. os restantes nao ficam em portugal o tempo necessario para que posssam ser elegiveis.

mesmo assim nao concordo com a elegibilidade de nenhum destes jogadores. ja chega de meter estrangeiros na selecçao. kk dia temos uma selecçao de naturalizados que decidiram vir jogar pa portugal.

abraços

Anónimo disse...

este jornal e de que dia?

Anónimo disse...

De hoje.

É uma excelente notícia, esta do Joe Gardner. Trata-se de um jogador que já criou raízes em Portugal, e que tem características de facto interessantes para a selecção, no que diz respeito ao jogo táctico ao pé, o nosso maior calcanhar de Aquiles, juntamente com a falta de profundidade no 5 da frente.

No que se refere a outros jogadores interessantes para a selecção, penso que o Willie Hafu também tem características únicas no nosso campeonato. É um 1ª linha com uma mobilidade e imaginação ímpar no nosso país. O problema é não gostar nada de treinar, nem de trabalhar. É um turista.

Anónimo disse...

Nos sub-18 Port ganhou a Espanha no ultimo minuto por 15-14. Vamos´à final com a Alemanha

Anónimo disse...

parabens aos sub-18 por ganharem a espanha!

Anónimo disse...

NÃO QUEREMOS! PORTUGAL...É DOS PORTUGUESES!!!!!!

Anónimo disse...

quem é o Jacques Le Roux ?

Anónimo disse...

É uma excelente noticia,o Joe com mais treino em cima, pode tornar-se um 15 de classe mundial, quando aos restantes jogadores, seriam interessantes se tivessem realmente vontade de representar Portugal, o que não sei se têm, e por outro lado tinham que reunir as condições necessárias o que segundo se consta ainda não possuem.
Temos nos avançados muitas lacunas, que poderiam de alguma forma ser atenuadas com estes jogadores, ainda todos nos recordamos de ver no último mundial um pilar a jogar na 3ª linha.

Anónimo disse...

Também há os "Estrangeirados". Portugueses que jogam em França por exemplo......É um enorme contingente.

Anónimo disse...

le roux é um terceira linha, que joga em agronomia, grande jogador. penso que mais jogadores seria um exagero. lubbe e conrad tambem grandes jogadores, lubbe com grande tecnica e velocidade, conrad um poço de força

Anónimo disse...

gardener é muito bem vindo, pois arrier nao existe nenhum de raiz com qualidade suficiente. mais estrangeiros nao, ja sao muitos e estamos a tirar hipoteses aos jovens. os estrangeirados, muitos deles desconhecidos por todos nos, tem muita qualidade

Anónimo disse...

O Joe tem características excepcionais para arrier, é rápido a decidir, corajoso no jogo aéreo, excelente pontapeador, tem grande visão de jogo e integra-se muito bem nas jogadas ofensivas, se conseguisse ganhar algum peso sem perder velocidade, aumentando a capacidade de choque, tinha condições para ser uma referência a nível mundial nesta posição tão especifica. Será um grande reforço, para a 2ª volta do torneio das nações.
Quanto aos restantes jogadores referidos, têm todos grande valor, mas há mais atletas para além dos referidos que são jogadores acima da média.
Quanto ao excesso de Portugueses naturalizados, é uma situação transitória, há uma fornada grande de jogadores jovens e com qualidade que a curto/médio prazo vão competir por um lugar nos Lobos, mas neste momento temos ainda muitas lacunas nomeadamente nos avançados, falta altura e peso que no rugby moderno são essenciais.
Lembro-me de há alguns anos e não é preciso recuar muito, na selecção da Nova Zelândia ter contado 7 jogadores oriundos ou das Fiji ou de Samoa, metade da equipa não era constituída por jogadores nascidos na Nova Zelândia, e no entanto isso não era nenhum drama para o país do rugby.

Anónimo disse...

Hoje apenas três selecções habitualmente presentes em fases finais de Mundiais não têm estrangeiros nos seus plantéis: a Geórgia, a Argentina e a Roménia. Todas as outras selecções têm vários jogadores nascidos e criados em países estrangeiros, incluíndo aqueles que não apresentam ligações familiares algumas aos países que representam.

Mesmo uma Inglaterra, com os seus 600.000 jogadores federados, tem no grupo de jogadores internacionais no activo vários jogadores nascidos no estrangeiro.

Não é drama nenhum, a não ser para quem andar agarrado a nacionalismos bacocos, que não têm a ver com amor pela pátria.

Vimaranense disse...

Nunca vi ninguem a dizer para deixarmos de apoiar o Francis Obikwelu (nascido na Nigéria) ou a Enezeneaide (vulgo Naide Gomes de Cabo Verde) ou o Nelson Évora (Cabo Verdiano)ou o Victor Tchikolaev (ums dos melhores andebolistas de sempre) só porque não nasceram em território nacional... A nossa "nacionalidade" pode ser construida de muitas formas. Tem mais a ver com a integração. E segundo o que li o homem até tem namorada portuguesa... E parece que isso foi o factor decisivo.(fonte "A Bola")

O Thomaz tambem nasceu em Angola...

Anónimo disse...

Acho o Gardener uma grande "aquisição" para a selecção. Tenho pena que o Hafu não "queira" ser um jogador espantoso e assim também ele poder jogar pelos lobos, ppois acho-o um 1ª linha com uma capacidade impressionante. Se se esforçasse sempre era um caso sério.....

Anónimo disse...

Acho que os últimos comentários, que desdramatizam a origem da nacionalidade, estão cobertos de razão.

Todas as selecções mundias o têm feito e só tem sido positivo.

Temos que ser honestos e humildes e reconhecer que se queremos crescer no rugby é urgente impôr certas mudanças.

As vedetas e os preferidos da nossa selecção têm que acabar.

O Tomaz tem que conseguir acabar com o estrelato de alguns e obrigá-los a jogar em equipa. A passar bolas por exemplo!

A vinda de profissionais de outra nacionalidade só tem que ser benéfica. Trazem uma cultura e conhecimentos de rugby que é urgente serem partilhados com a nossa selecção. Fomentam a competitividade saudável, a maior dedicação do grupo à evolução, acredito que mais vitórias, traz mais empenho e espírito competitivo mais a par das restantes nações mundiais.

Todas estas vindas devem, no entanto, ser bem avaliadas e controladas, se podem trazer grandes vantagens podem também contribuir para a desunião do grupo e situações afins.

A vinda de Gardener parece me perfeita e em boa hora. Todos já conhecemos as suas fantásticas características e qualidades e, independentemente do clube que representa agora,ter finalmente um puro arrier na selecção, ainda para mais sendo o Joe, é um orgulho para a nossa Selecção e para nós que a apoiamos. Julgo que vai impôr uma melhora significativa na qualidade do nosso rugby. Vai ser sem dúvida uma grande mais valia para o grupo e um exemplo para os mais novos. É uma grande notícia e ainda lhe vamos agradecer muito...

Quanto aos sul africanos, ao que sei, ainda não reúnem os requisitos necessários, espero uma rigorosa avaliação na mais valia da integração futura destes jogadores na nossa selecção... Tenho certas dúvidas...

Anónimo disse...

na minha opiniao a questao da "naturalizaçao" de jogadores estrangeiros a actuar em Portugal nao tem nada a ver com o sentido patriotico. tem a ver sim, com o facto de cada vez mais pensarmos neles como soluçao e pior ainda, que eles nos vejam como soluçao.

mais tarde ou mais cedo e se continuarmos com este ritmo, a selecçao portuguesa nao sera mais do que um punhado de jogadores que gostam do tempo em portugal e que dao uma perninha no rugby de vez em quando!!

abraços

Anónimo disse...

Que sejas BENVINDO, Joe!



BOM TRABALHO, boa intrusão no grupo!

Anónimo disse...

Cada um é livre de pensar como quer, mas a verdade é que o Gardener ia ajudar e muito a nossa seleção!

Penso que toda a gente já vi um jogo deste homem e creio que ficaram minimamente espantados com a sua destreza perante a bola... Se dá para o colocar no XV porque não?

só vejo beneficios

abraço

Anónimo disse...

considero o Joe Gardener um grande jogador mas acho que ja começam a ser jogadores estrangeiros a mais imaginem christian spatchuk juan murre william hafu, severino, accosta, jacques le roux, michael lubbe, joe gardener etc. na minha opiniao ja começam a ser neuturalizados a mais...