quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

João Paulo Bessa vice-presidente do IDP

O ex-internacional e treinador de rugby João Paulo Bessa assumiu, hoje, o posto de Vice-Presidente do Instituto do Desporto Português.

João Paulo Bessa, que integra a Comissão de Honra da FPR, foi internacional português contra as selecções de Espanha, Marrocos e Itália (por três vezes) e representou os dois clubes universitários de Portugal, CDUP (1965/68) e CDUL (1968/81).

Já como treinador orientou clubes como o GDS Cascais, GD Direito e CDUL, enquanto como seleccionador treinou a selecção de Juniores (1980/82) e Seniores (1983/1986 e ainda em 1994/99) alcançando inúmeros êxitos colectivos e individuais, nomeadamente o prémio de treinador do ano por 4 vezes (1993, 1994, 1995, 1996).

Em dado de curiosidade João Paulo Bessa tem um espaço na internet dedicado ao Rugby: XV CONTRA XV.

10 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa noticia!LS

Anónimo disse...

Este "teórico" do rugby está agora numa posição priveligiada para ajudar o rugby nacional. Vamos ver o que fará...

Anónimo disse...

Teórico e prático.

Como Homem de Rugby tem um curriculum invejável, tanto como jogador, treinador, seleccionador e...teórico.

No blog tem escrito uns bons artigos sobre técnicas de jogo.

Anónimo disse...

"apenas" tem o melhor blog sobre como jogar bom rugby e os aspectos técnicos e tácticos que muitas vezes no passam despercebidos mas que fazem a diferença

Anónimo disse...

É inacreditável a cambada de anónimos que vem para aqui dizer mal de uma pessoa que tanto contribuiu e contribui para o rugby nacional. Sabe de rugby como ninguém e é sem dúvida uma figura respeitada no mundo do desporto em geral. A nomeação em causa é a prova disso. Parabéns Sr. Arquitecto. Um abraço Miguel Portela

Anónimo disse...

Uma excelente noticia,
não só para o rugby mas para o desporto em geral.
Confirmando-se que ficará com o dossiê “Centro de Alto Rendimento do Estádio Nacional (CAR)” e sensibilizado como deve estar, para a importância dessa infra-estrutura como pólo catalisador do desenvolvimento do rugby Português, estou convicto que encontrará junto do IDP e do governo as sinergias necessárias para que se dê inicio a tão importante obra.
O CAR, é neste momento da nossa evolução, uma estrutura fulcral e indispensável, para que os nossos atletas possam competir ao mais alto nível em pé de igualdade em termos de condições de treino, com os países com quem temos que medir forças e, que nos últimos anos tem feitos investimentos brutais na melhoria das suas condições de trabalho.
Se verificarmos o que se passou com outras modalidades no passado recente em Portugal, quando temos condições de treino ao nível do que há de melhor no mundo, automaticamente os resultados aparecem.
Muito há para fazer na nossa modalidade em diverso domínios, mas sem dúvida que as infra-estruturas de excelência, são fundamentais para a evolução de qualquer modalidade.
Como tal, esta nomeação é uma porta que se abre para o rugby Português através de um homem que muito deu a esta modalidade, e, estou convencido que inerente à futura função muito poderá ajudar no futuro.
Os meus votos de muito sucesso, em prol do desenvolvimento do desporto em geral e do rugby em particular.

Anónimo disse...

blogs só servem para mal dizer as pessoãs sejam elas quem forem

Anónimo disse...

O meu voto que este grande homem do Rugby se consiga impor numa organização ultra burocrática.
Que ele consiga arrancar com o processo do CAR do Rugby. Todo o processo está apenas à espera da vontade politica do IDP de por as coisas a andar

Anónimo disse...

"Grande homem do rugby"

O que é que este gajo fez de tão notável no rugby?

Anónimo disse...

Correcção pequena: o JPB é sim um homem notável no rugby português, queira-se ou não, mas não existe nada como Comissão de Honra da FPR. Existe o Conselho Geral, de que não me parece que faça parte. Existe sim a comissão de honra da candidatura do Didio de Aguiar e sim, o arquitecto figura nela!